28 de abril de 2015

Locutor esportivo, José Carlos Araújo, o 'Garotinho', acerta com a Super Rádio Tupi AM 1280

O radialista José Carlos Araújo, conhecido como "Garotinho', acertou contrato para ingressar a equipe esportiva da Rádio Tupi. O locutor deixou a Transamérica e vai encontrar na sua nova casa um ex-companheiro dos tempos de Rádio Globo, Washington Rodrigues, conhecido como "Apolinho". Com ele, também vão para Tupi os comentaristas Gilson Ricardo e Gerson "Canhotinha de Ouro".
José Carlos Araújo vai para a Tupi
Foto:  Reprodução Internet




























"Olá pessoal da Rádio Tupi, agora eu estou aqui para reviver a dupla com o Apolinho. Minha estreia será na decisão do Carioca neste domingo", afirmou o locutor.

Um dos principais locutores da atualidade do rádio, José Carlos Araújo começou a sua carreira na Rádio Globo. Pela emissora, Garotinho se consagrou, apesar de uma longa passagem pela Rádio Nacional no fim dos anos 70 e meados dos 80. Entre idas e vindas, o locutor ficou na rádio até 2012, quando acertou sua ida para a Bradesco FM. Depois disso, ele ainda trabalhou na Transamérica e na Band News FM.

Na televisão, José Carlos Araújo trabalhou na CNT, na Band e no SBT

O DIA

Camilo Santana anuncia reajuste de 13,01% para professores da rede estadual

APEOC2                                                       FOTOS: CARLOS GIBAJA

Neste Dia Internacional da Educação, 28 de abril, o governador Camilo Santana homenageou os professores de todo o estado atendendo a uma antiga demanda da categoria: anunciou reajuste que iguala o salário dos profissionais no Ceará com o piso nacional da categoria. A proposta corrige o vencimento básico do magistério em 13,01% e beneficia 48.842 professores da rede estadual. O projeto de lei foi apresentado em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), no auditório do Palácio da Abolição, e será encaminhado no mês de maio para aprovação dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. De acordo com as negociações com a categoria, o valor será pago retroativo ao mês de janeiro de 2015.

APEOC"Ao longo das últimas semanas, nós viemos mantendo diálogo franco e aberto com os representantes da categoria, buscando construir as condições para que, mesmo neste ano de dificuldade fiscal, pudéssemos honrar o compromisso de assegurar o piso nacional dos professores. É uma conquista histórica, justamente reivindicada por esses profissionais, que dedicam a vida a cuidar da nossa juventude e construir um estado melhor", elogiou o governador.

O presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (APEOC), Anízio Melo, parabenizou o Governo e afirmou que essa lei é uma conquista da categoria. “É muito importante poder apresentar, neste Dia Internacional da Educação, pontos de acordo que avançam. Quando falo que não daremos nenhum passo para trás é no sentido de garantir o que tem e ampliar nossas conquistas. Após uma série de negociação, o Governo está de parabéns por atender, principalmente, a aplicação da Lei do Piso e tantos outros benefícios”, afirmou Anízio, bastante animado com o projeto de lei.
APEOC1O governador falou ainda do compromisso que tem com a categoria e da sua forma de administrar, além de informar que o Estado já ampliou o percentual dos recursos do Fundeb para a valorização dos professores. “Grande parte dos Estados do Nordeste não deram esse reajuste para categoria. Esse ato é uma demonstração de que nosso governo tem um compromisso muito forte com a Educação e com seus profissionais. O Ceará, ainda na gestão de Cid Gomes, se comprometeu em ampliar o percentual dos recursos do Fundeb para a valorização dos professores. Portanto, reitero que esse é o nosso caminho, de diálogo, e acrescento que queremos nos somar a todos que lutam pelo fortalecimento e pela valorização de um ensino de qualidade ao povo brasileiro e ao povo do Estado do Ceará”, disse.

Outros benefícios

O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% da tabela já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano. O governador aproveitou também para sancionar a lei que garante o auxílio-alimentação para mais de quatro mil professores temporários. Autorizou ainda a prorrogação do concurso público para o magistério estadual e a nomeação de 212 novos concursados, além a carga horária definitiva de toda a categoria para 40 horas semanais.

28.04.2015

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Morre Antônio Abujamra, aos 82 anos de idade

abujamra1
Antônio Abujamra (Reprodução)
Morreu na manhã desta terça-feira (28) Antônio Abujamra, aos 82 anos de idade. O diretor e apresentador do programa Provocações, da TV Cultura, estava dormindo em sua casa. A causa da morte ainda não foi divulgada. 
Abu, como era conhecido, era diretor de teatro, ator e dramaturgo. Deixa os filhos André e Alexandre, e dois netos. As informações sobre o local do velório e o sepultamento serão comunicadas no decorrer do dia.  
Perfil
Em Ourinhos, interior de São Paulo, no dia 13 de setembro de 1932, nascia um provocador nato: Antônio Abujamra, que mais tarde se tornaria filósofo e jornalista, com formação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Portador de um humor crítico, Abujamra atuou pela primeira vez no Teatro Universitário de Porto Alegre.
“Quem não pensa que é sério quando jovem? Quando jovem, eu pensava dirigir uma peça para mudar o mundo. Tinha uma fúria dedicada. A maioria que quis continuar sério provocou o que está acontecendo no País”. Abujamra (IstoÉ/Senhor, 1988)
Em 1959, aos 27 anos, ganhou uma bolsa para estudar literatura espanhola em Madri, na Espanha, onde trabalhou com Roger Planchon e Jean Villar. Na Alemanha, participou da "Berliner Ensemble" de Bertolt Brecht. De volta ao Brasil, sua primeira direção profissional foi “Raízes’’, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker, em 1961. Entre 1962 e 1963, fundou o grupo Decisão, com base na técnica brechtiana para o teatro político. O trabalho encerrou-se com o AI5. Desde então, comandou mais de 150 montagens e, a partir de 1987, passou a subir nos palcos.      
Abujamra foi diretor na TV Tupi, emissora na qual se destacou também como ator. Ao lado de Fernando Faro, trabalhou em “Divino Maravilhoso” e “Colagem”. “A minha vinda para a televisão foi curiosa, pois praticamente de toda a minha geração, o único que ficou fui eu”, conta Abu, que também passou pelo SBT, Bandeirantes, Manchete, Globo e Record.
O provocador foi admitido pela TV Cultura em 1971: “Quando entramos na TV Cultura era para mostrar que nós não deveríamos ser copiadores, nós deveríamos ser copiados. Era uma geração que não tinha medo de nada, que fazia as coisas com coragem, que acreditava na possibilidade de esclarecer popularmente”. Abu dirigiu infantis como “Vila Sésamo” e desde 2000 está à frente do “Provocações”.
Hoje, com mais de 60 anos de profissão, o diretor e ator, considera-se um estudioso da TV: “a televisão não é uma coisa aprendida, mas é um aprender-se dia a dia”.
Prêmios
Entre os principais prêmios recebidos por Abujamra, estão o Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1959, pela direção de "A Cantora Careca", de Eugène Ionesco; melhor ator com "O Contrabaixo", de Patrick Suskind, em 1987; Kikito de melhor ator em Gramado em 1989, pelo filme "Festa", de Ugo Giorgetti; melhor ator de TV por sua participação como Ravengar na novela "Que rei sou eu?", de Cassiano Gabus Mendes, na TV Globo, em 1989;  Molière em 1991, pela direção de “Um Certo Hamlet” com o grupo Os Fodidos Privilegiados; e o Lifetime Achievement, em 1996, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami, Estados Unidos.
Frases de Abu
“Esteticamente, o fracasso é mais interessante que o sucesso. Sou um homem de fracassos”. Abujamra (Veja, 1989)


“Quem não pensa que é sério quando jovem? Quando jovem eu pensava dirigir uma peça para mudar o mundo. Tinha uma fúria dedicada. A maioria que quis continuar sério: provocou o que está acontecendo no País”. Abujamra (IstoÉ/Senhor, 1988)
 
“E para que serve a utopia? Eu dou um passo, o teatro dá dois passos. Eu dou dois passos, o teatro dá quatro passos. A utopia serve para isso: continuar caminhando”.  Abujamra (Discurso de agradecimento em 1996 no Festival Hispânico de Miami, nos EUA)

“Pergunte-me: o que você fez de bom nestes mais de 30 anos de televisão? Eu posso dizer: alguns segundos”. Abujamra (Folha de S.Paulo, 2000)

“Eu perco tudo para não perder uma frase”. Abujamra (O Globo, 1991)


Redação cmais+
TV Cultura