6 de fevereiro de 2015

'É como um artilheiro em frente ao gol', diz Governador Rui Costa sobre ação da PM com treze mortos no Cabula

O governador Rui Costa também comentou sobre a ação da Polícia Militar durante um confronto na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, na madrugada desta sexta-feira (6), que terminou com treze mortos e três feridos. "A PM que eu imagino e quero construir no estado é uma PM que respeite o cidadão e atue sempre dentro da legalidade. A polícia, assim como manda a Constituição e a lei, tem que definir a cada momento e nem sempre é fácil fazer isso", afirmou. 
Segundo Rui Costa é preciso, em poucos segundos, "ter a frieza e a calma necessárias para tomar a decisão certa". "É como um artilheiro em frente ao gol que tenta decidir, em alguns segundos, como é que ele vai botar a bola dentro do gol, pra fazer o gol", comparou. "Depois que a jogada termina, se foi um golaço, todos os torcedores da arquibancada irão bater palmas e a cena vai ser repetida várias vezes na televisão. Se o gol for perdido, o artilheiro vai ser condenado, porque se tivesse chutado daquele jeito ou jogado daquele outro, a bola teria entrado", continuou.
A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (6), durante a coletiva de apresentação da Operação Paz e Folia, promovida pela Secretaria de Segurança Pública durante o carnaval da Bahia. Ainda de acordo com o governador, nenhum PM da Rondesp envolvido na ação da madrugada será afastado, já que não há "indícios que teve atuação fora da lei nesse caso". "Nós defendemos, assim como um bom artilheiro, acertar mais do que errar. E vocês terão sempre um governador disposto a não medir esforços, a defender desde o praça ao oficial, a todos que agirem com a energia necessária, mas dentro da lei", finalizou Rui Costa, que foi aplaudido por dezenas de policiais presentes na cerimônia. Confira vídeo do discurso:


"Ação enérgica"
Quem também se pronunciou sobre o caso durante a coletiva desta sexta foi o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA). "A polícia deve agir com rigor, deve ser dura. Lógico, sem ser arbitrária. Mas atuando com firmeza", disse Barbosa. 


"A atuação da polícia foi muito enérgica nesse ponto", reiterou o secretário, que revelou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso, mas que informações preliminares apontam que todos os homens feridos participaram da troca de tiros. 
"O Estado tem de atuar de forma enérgica no combate à criminalidade e ao crime organizado", afirmou Maurício Barbosa. "Eu defendo muito a vida dos meus policiais, e isso para é o que importa: a vida dos policiais e a vida da sociedade, que está sofrendo com essas ações delituosas", lamentou. 
Junto com os criminosos a polícia encontrou uma grande quantidade de drogas e 16 armas, muitas de grosso calibre, assim como pelo menos cinco fardas do exército. Além disto, diversos veículos que podem ter participados de assaltos também foi apreendidos pela polícia.
Ainda segundo o secretário da SSP, a suspeita é de que o arsenal teria sido utilizados em ações criminosas que visavam agências bancárias. O DHPP investiga se o grupo participou de outros assaltos a bancos, entre eles o do terminal de autoatendimento do Banco do Brasil, no Posto-Escola BR que fica na avenida Tancredo Neves, no bairro do Stiep.
Entenda o caso
A troca de tiros aconteceu por volta das 4h, na localidade do Campinho, entre um grupo com cerca de 30 homens e uma guarnição da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp Central). Segundo a Polícia Militar, a guarnição recebeu a informação de que um grupo planejava arrombar uma agência bancária na Estrada das Barreiras.


A PM encontrou um veículo abandonado durante uma ronda na área. Ao investigar a denúncia, os militares foram recebidos a tiros, e um sargento da Rondesp foi atingido de raspão na cabeça. A PM revidou e feriu 16 homens durante o confronto.
Eles foram socorridos para o Hospital Roberto Santos. Das vítimas, doze não resistiram aos ferimentos e morreram após dar entrada na instituição. Já nesta manhã, mais uma delas morreu. Entre elas estava um adolescente. O sargento baleado durante a troca de tiros também foi socorrido, medicado e liberado ainda na manhã desta sexta-feira (6). 
Segundo a Polícia Civil, todas as vítimas eram do sexo masculino. As outras três pessoas feridas no tiroteio continuam internada na unidade médica. Dois passaram por cirurgia e estão em estado grave. O terceiro homem não corre risco de morrer. 
A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada pela polícia. Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverão passar por perícia. 
Correio da Bahia

Para passar, 1º lugar da UFRGS em medicina eliminou Facebook e WhatsApp

  •  Bruna Sollitto, 21, passou em primeiro lugar na UFRGS por meio da nota do Enem 2014 e do Sisu
    Bruna Sollitto, 21, passou em primeiro lugar na UFRGS por meio da nota do Enem 2014 e do Sisu
Acorda cedo, vai para o cursinho, almoça, participa de aulas especiais para quem quer prestar medicina, vai para casa, continua estudando, janta, dá mais uma lida na matéria, toma banho e dorme.
Essa foi a rotina diária de Bruna Sollitto, por quatro anos, para finalmente conseguir, neste ano, passar em medicina em uma universidade pública.
Para se classificar em 1º lugar na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ela deixou de lado baladas, amigos, namoro, filmes e shows de rock. Adeus, Facebook e WhatsApp.
Para não entrar em colapso diante de uma carga tão intensa de estudos, a jovem de 21 anos buscou refúgio em um hobby antigo, o desenho. Nos poucos momentos de descanso, pegava um pedaço de papel e um lápis para rascunhar rostos e personagens.
"Gosto de desenhar. Sempre dava um tempinho. O desenho foi minha válvula de escape", afirmou a estudante que vive com os pais na Vila Mascote, zona sul de São Paulo.

Escola particular

Bruna fez a educação básica em escolas particulares em São Paulo. Quando terminou o ensino médio, encarou quatro anos de preparatório para o vestibular. Foram dois anos no Objetivo e os dois últimos no Poliedro.
Após quatro anos de cursinho e uma rotina de 14 horas de estudos todos os dias, incluindo sábados e domingos, Bruna sente que conseguiu cumprir seu dever. Mesmo assim, se surpreendeu com a primeira colocação na UFRGS que utiliza a nota do Enem pelo Sisu como processo seletivo.
"Foi uma surpresa. Não pensei que eu fosse passar em primeiro lugar. Eu sabia que tinha feito um bom Enem, mas medicina é medicina, né?", contou.
Bruna já havia passado no curso desejado em uma universidade pública antes. No começo de 2014, foi aprovada na UFF (Universidade Federal Fluminense). No entanto, achou que não se adaptaria ao Rio de Janeiro e, por isso, insistiu em mais um ano de cursinho.
A estudante admite estar bastante apreensiva quanto a morar em Porto Alegre. Ela sempre viveu em São Paulo, com os pais. Além disso, vai visitar o Rio Grande do Sul pela primeira vez nesta semana, justamente no período de matrícula.
"Certamente, vou ter uma vida diferente da que eu levo em São Paulo. Porto Alegre é uma capital de Estado, mas parece ser um lugar mais tranquilo do que onde eu vivo", afirmou. "Vou ficar bem longe da minha família e ainda tenho de ver onde eu vou morar. É preocupante, não conheço a cidade. Não sei se vou me adaptar. Na teoria tudo parece ser legal, mas a prática é bem mais complicada."

Moda

A jovem paulistana já chegou a cursar um semestre de faculdade. O curso escolhido na ocasião, porém, não tem absolutamente nada a ver com medicina. Após dois anos de cursinho e, cansada de tentar ser médica, Bruna se matriculou em moda.
Não deu certo. Apesar de adorar desenhar, o curso não tinha sua cara, segundo ela. Medicina era uma paixão mais antiga e muito mais arrebatadora. A estudante abandonou a faculdade, trocou de cursinho e focou no sonho.
Mesmo distante mais de 1.100 km de seus pais – que sempre estiveram no quarto ao lado -, em uma cidade nova, ao lado de pessoas que nunca viu antes na vida, Bruna diz ter certeza de que vai gostar do curso. Quer dizer, quase: "Não tenho medo de não gostar de medicina. Acho difícil que isso aconteça... mas a gente nunca sabe, né?".
Thiago Varella
Do UOL

Aneel propõe reajuste de 26,26% na conta de energia elétrica no Ceará

conta de luzA Agência Nacional de Energia Elétrica está propondo um reajuste na conta de energia elétrica de 26,26%, acima da média nacional que está prevista em 22%. A Aneel aprovou hoje a abertura de consulta pública para a revisão tarifária da Companhia Energética do Ceará (Coelce).
Para os consumidores residenciais e comerciais, o aumento proposto é de 19,50%. Já a indústria terá o maior terá o maior índice, 44,12%.
Neste ano, a Coelce passa pelo processo de revisão anual, isto é, a própria empresa pleiteia o reajuste de suas tarifas. No caso da revisão a cada quatro anos, é a propria Aneel que define os índices de reajuste, que devem ser aprovado em consulta pública.
Como a Coelce já passa por revisão, não haverá o reajuste tarifário em abril. Haverá, entretanto, outra revisão extraordinária, para pagar os R$ 23,2 bilhões em despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e o reajuste da tarifa de Itaipu.
Ceará Agora

Após saída de Roberto Carlos, Itapipoca anuncia Maurílio Silva como novo treinador

Maurílio Silva
Maurílio já comandou outros 4 times cearenses
FOTO: KID JÚNIOR
Depois da saída do técnico Roberto Carlos, o Itapipoca trabalhou rápido e já anunciou o novo comandante. Trata-se de Maurílio Silva, que teve o anúncio da contratação divulgado na noite desta sexta-feira (6), através do perfil do time no facebook.
treino desta tarde, no Estádio Perilo Teixeira, já foi comandado pelo novo treinador, que chega com a missão de livrar a equipe do rebaixamento. No Ceará, Maurílio Silva já comandou Maranguape, Ferroviário, Crateús e Boa Viagem.
O Itapipoca ocupa a lanterna do Grupo A2 do Cearense, com apenas 1 ponto em cinco jogos disputados. Neste sábado (7), o Moleque Travesso enfrenta o Guarany de Sobral, às 17h, no Junco, pela 8ª rodada da competição.
Diário do Nordeste

Capitão Wagner quer saber como governador Camilo recebeu as contas de Cid

O deputado Capitão Wagner (PR) apresentou requerimento solicitando, junto ao novo secretário de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Hugo Figueiredo, a atual situação patrimonial, econômica e fiscal do Governo do Estado.

“No requerimento, estamos solicitando dados do relatório de gestão fiscal, para sabermos como o governador Camilo Santana recebeu as contas do Estado da gestão de Cid Gomes. Queremos analisar o motivo dos cortes de gastos adotados pelo novo governador, a situação dos servidores efetivos, cargos comissionados e terceirizados, entre outros pontos”, salientou Capitão Wagner.

Em pronunciamento na sessão desta sexta-feira (6) da Assembleia Legislativa, o parlamentar ressaltou que as informações são importantes para que a fiscalização e a cobrança ao Executivo sejam feitas de maneira responsável.


Ceará News 7

SUS vai oferecer teste oral de HIV em toda a rede pública este ano

ONG ofereceu teste rápido do HIV durante ato no Centro de Teresina (Foto: Catarina Costa / G1)O teste oral para detectar HIV passará a estar disponível em toda a rede pública ainda este ano, de acordo com anúncio feito pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (6). A pasta já começou a distribuir o novo teste para os estados.
Até então, o teste rápido, que dá o resultado em apenas 30 minutos, estava sendo oferecido por 60 ONGs no projeto piloto Viva Melhor Sabendo. Os exames eram feitos em bares, parques e outros locais onde se concentram populações-chave, como homens que fazem sexo com homens, transexuais, usuários de droga e profissionais do sexo.
Segundo o Ministério da Saúde, 14 mil pessoas já fizeram o teste oral, dos quais 381 receberam diagnóstico positivo. Dos que se submeteram ao teste rápido, 43% nunca tinha feito nenhum teste de HIV antes.
A coleta para o exame é feita com uma haste que extai fluido da gengiva e da bochecha. Além da rapidez do resultado, o teste tem a vantagem de não precisar de uma infraestrutura laboratorial.
Do G1, em São Paulo

Alexandre Abreu é o novo presidente do Banco do Brasil

Alexandre Abreu, novo presidente do Banco do Brasil (Foto: Wilson Dias/ABr)
O vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil (BB), Alexandre Abreu, será o novo presidente da instituição financeira. A informação foi confirmada há pouco pelo banco, que divulgou comunicado ao mercado financeiro, após o fechamento da Bolsa de Valores de São Paulo.

Responsável pela definição das tarifas bancárias e taxas de juros para pequenos e médios clientes do banco, Abreu teve participação ativa na política de expansão do crédito público nos últimos anos. Na ocasião, o governo incentivou a concessão de empréstimos pelos bancos públicos para estimular o consumo no auge da crise econômica de 2008 e de 2009.

Funcionário do Banco do Brasil desde 1986, Abreu é formado em administração de empresas com MBA em gestão e marketing. Entrou como escriturário na agência de Cariacica, no Espírito Santo, foi diretor de Cartões, Previdência e Capitalização, Seguridade e vice-presidente de Varejo, Distribuição e Operações.

Abreu assumirá a presidência no lugar de Aldemir Bendine, que deixará o BB para ser o novo presidente da Petrobras. Bendine substitui Graça Foster, que teve o pedido de demissão confirmado ontem (5) pela petroleira.

Agência Brasil

Presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine vai comandar a Petrobras

Aldemir Bendine
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou hoje (6) a indicação do atual presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para a presidência da empresa, em substituição a Graça Foster, que renunciou ao cargo quarta-feira (4). Além do novo presidente, eleito por maioria, o Conselho de Administração escolheu cinco novos diretores. Graça Foster desligou-se também do Conselho de Administração da companhia.

Graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA em finanças e em formação geral para altos executivos, Bendine é também membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil.

Eleito por maioria para a Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, Ivan de Souza Monteiro substituirá Almir Barbassa, que também renunciou há dois dias. Vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, Monteiro ocupou na instituição os cargos de diretor comercial, vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores e de presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em engenharia eletrônica e telecomunicações pela Inatel-MG, com MBA em finanças e gestão.

A gerente executiva de Exploração e Produção Corporativa da Petrobras, Solange da Silva Guedes, foi eleita para a Diretoria de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Solange Guedes é doutora em engenharia de petróleo e tem experiência de 30 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de exploração e produção.

O atual gerente executivo de Logística do Abastecimento, Jorge Celestino Ramos, será diretor de Abastecimento, em substituição a José Carlos Cosenza. Jorge Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em engenharia de processamento de petróleo pelo Cenpro, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em administração e marketing. Ele trabalha há 32 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora.

Para a Diretoria de Gás e Energia, foi eleito o atual gerente executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, que substituirá José Alcides Santoro Martins. Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal Fluminense, em economia pela Uerj e mestre em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético da UFRJ, Hugo Repsold trabalha há 30 anos na companhia, onde ocupou posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.

O atual gerente executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, Roberto Moro, será o novo diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em substituição a José Antônio de Figueiredo. Roberto Moro é formado em engenharia mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em gerenciamento de projetos, Moro está há 33 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.

Agência Brasil

'Quem enfrentar polícia terá resposta à altura', diz secretário após tiroteio

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou no final da manhã desta sexta-feira (6) que até o momento não há indícios de necessidade de afastamento dos policiais militares que participaram da ação que resultou na morte de 12 suspeitos de assalto e deixou outros três feridos. Um sargento da PM foi atingido de raspão na cabeça, mas foi socorrido e teve alta médica. A troca de tiros ocorreu na madrugada desta sexta, na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador. "A Polícia Civil vai detalhar a apuração e se algum fato justificar o afastamento de alguém, isso será feito. Mas nesse momento não há nenhum indicativo de afastamento dos policiais", destacou o governador. 

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, defendeu a ação dos policiais. "Tudo está sendo apurado, o Departamento de Homicídio com a Corregedoria de Polícia. Agora prefiro acredita na versão dos meus policiais até que algum outro fato apareça. A resposta da polícia tem que ser dura e energética no combate ao crime organizado", afimrou o secretário.
"Nós não vamos tolerar a participação de elementos armados na prática desse tipo de delito que a gente tem combatido tanto, que é o estouro de terminal de caixa eletrônico por bandidos armados, querendo colocar em risco a sociedade. Os nosso policiais, em uma situação de enfrentamento, não vão ficar esperando alguma coisa acontecer contra eles ou contra a sociedade. O criminoso que quiser enfrentar a polícia vai ter resposta a altura", acrescentou Maurício Barbosa.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão, o tiroteio aconteceu após policiais receberem a informação de que um grupo planejava roubar um banco na região. A PM afirma que, ao chegar ao local, a viatura das Rondas Especiais (Rondesp) foi recebida a tiros por cerca de 30 assaltantes.
"Seguimos a informação do nosso serviço de inteligência, foi dado um alerta geral e as guarnições ficaram aguardando uma ação desses grupos. Foi quando nós avistamos uma quadrilha na região de Tancredo Neves, próximo a um Terminal de Autoatendimento. Ao abordarem essas pessoas, nossas guarnições se surpreenderam com arsenal deles", contou o militar.
"As informações do policial que estava coordenando [a operação] é que eram mais de trinta pessoas. Estavam bem armados, inclusive com arma de grosso calibre, com poder de fogo de tiro de rajada, com silenciadores. Muitas armas, muitas drogas. Eles vieram bem articulados, inclusive com uniforme. Estavam camuflados também", descreve Brandão.
Dos três suspeitos internados no Hospital Geral Roberto Santos, um teve alta e os outros dois permanecem internados em estado grave na unidade até o início da tarde desta sexta-feira.
A Polícia Civil informou, por volta das 10h desta sexta-feira, que as armas dos policiais foram entregues espontaneamente por eles e irão passar por perícia. Os militares também irão prestar depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta sexta. Três delegados participam das investigações.
Do G1 BA

Treze suspeitos de assalto morrem em tiroteio com policiais militares na Bahia

Treze pessoas morreram na madrugada de hoje (6), em Salvador, durante troca de tiros entre policiais militares (PMs) e homens que supostamente planejavam assaltar uma agência bancária. Segundo a Polícia Militar (PM), dois suspeitos estão internados em estado grave e outro recebeu alta médica. Um sargento da PM, atingido de raspão na cabeça, foi socorrido e liberado.

A PM informou que, por volta das 2h40, recebeu a denúncia de que um grupo planejava roubar um banco na cidade. Ao chegar ao local, os PMs foram recebidos a tiros por cerca de 30 assaltantes. Na versão dos policiais, após um sargento ser atingido, os militares entraram em confronto com os bandidos.

A investigação do caso está sendo conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil da Bahia. As armas dos policiais foram entregues aos investigadores e vão ser periciadas. Os militares que participaram da ação deverão ser ouvidos pelo DHPP.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse que todas as pessoas que morreram estavam envolvidas na troca de tiros. Barbosa  defendeu a atuação da polícia, que, segundo ele,  “agiu como deveria agir, com rigor, no combate ao crime organizado". Ele disse que acredita na versão dos policiais. "A resposta é essa. A criminalidade que quiser enfrentar a polícia vai encontrar uma resposta à altura”, afirmou.

Agência Brasil

Governo estuda ampliar horário de verão em um mês

Horário de verão
A ampliação do horário de verão por mais um mês é uma das alternativas que estão sendo estudadas pelo governo para diminuir o consumo de energia neste ano. Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma reunião na próxima quinta-feira (12), com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética, vai discutir se o prazo do horário diferenciado deverá ou não ser ampliado.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, a princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Um dos argumentos que será debatido pelos técnicos é o deslocamento que vem sendo verificado neste horário de maior consumo de energia, que ultimamente tem sido registrado por volta das 14h. Neste caso, a prorrogação do horário de verão não seria necessária.

Segundo o ministério, não há, em princípio, uma predisposição do governo em ampliar o período de vigência do horário de verão, esta é apenas uma das alternativas que estão em estudo, mas não há nada definido. No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Na edição anterior, a economia foi R$ 405 milhões. 

Agência Brasil

Fortaleza e Icasa se enfrentam nesse sábado (07), às 18h45, no Estádio Presidente Vargas, em jogo válido pelo Campeonato Cearense

Fortaleza e Icasa se enfrentam nesse sábado (07), às 18h45, no Estádio Presidente Vargas, em jogo válido pelo Campeonato Cearense. (Artes: Maciel Junior)
Os ingressos para o jogo contra o Icasa já estão disponíveis para a Maior Torcida do Estado, no Pici e em todos os pontos de vendas credenciados. O confronto, que acontece neste sábado, no Estádio Presidente Vargas é muito importante para o Leão na seqüência do Campeonato Cearense. 

Depois de uma goleada em cima do São Benedito no último domingo e uma atuação satisfatória no 1º Clássico Rei de 2015, válido pela Copa do Nordeste, o elenco tricolor volta às suas atenções para vencer a equipe Icasiana no final de semana, tentando encaminhar sua classificação na competição estadual. Para isso, o apoio da Nação Tricolor é essencial.

As entradas para o importante confronto estão custando R$30,00 para o setor de arquibancadas e R$100,00 para as cadeiras especiais. Todos os setores possuem meia-entradas. As gratuidades serão entregues nesta sexta-feira, no Pici, das 09h às 17h. 

Pontos de vendas: 
Estádio Alcides Santos 
Leões do Pici Store 
Loja Benfica 
Lojão do Ariosvaldo 
Loja Caldeirão (Shopping Riomar) 
Tricolaço 
Amor Eterno 
Aguerrido Store 
Loja Bom Jardim 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 


Roberto Carlos deixa o Itapipoca para assumir time paraibano

Itapipoca, treino, Roberto Carlos, técnico (Foto: Juscelino Filho)
O Itapipoca continua sem vencer no Campeonato Cearense. Além de conviver com a sequencia de derrotas, o Garoto Travesso perdeu seu comandante. Na tarde desta quinta-feira, o técnico Roberto Carlos anunciou seu desligamento, pois acertou com o Sousa e vai assumir a equipe nesta sexta. “Foi um acerto rápido, nós preferimos mudar um pouco e aceitar o desafio”, resumiu.
A frente do Guerreiro do Norte, Roberto Carlos teve números tímidos com um empate e quatro derrotas. A campanha foi tão decepcionante que o ataque itapipoquense marcou apenas um gol.
Roberto Carlos fez excelente trabalho no Horizonte, onde começou a carreira como treinador e ficou quase três anos na equipe. Será o primeiro trabalho do treinador fora do futebol cearense.
Blog do Fabiano Rodrigues



Orkuti alcança 150 mil usuários e planeja 1 milhão até o final do ano

Orkuti, lançado para matar as saudades da famosa rede social, já conta com mais de 150 mil participantes em apenas 4 meses no ar. Com o rápido crescimento, a meta é alcançar 1 milhão de usuários só em 2015, afirma o brasileiro Alex Becher, criador da rede, em entrevista exclusiva ao TechTudo. 
Orkuti (Foto: Reprodução)


Elaborado em meio ao clima de tristeza deixado pelo fim da rede em setembro, Becher decidiu recriar o ambiente que marcou uma época. "A nossa ideia foi reviver o Orkut como rede social usada pelos brasileiros mantendo o ambiente, as funcionalidades e criando novas ferramentas para interação", explica.
Becher explica ainda que começou a criar o projeto sem nenhuma estrutura comercial. Hoje, a rede já possui mais de 7 mil comunidades e os scraps estão de volta, agora virando bate-papos para aprimorar a comunicação. O ar de nostalgia se estende até os smartphones, com apps para Android e iOS.
Alex garante que segurança não é um problema na rede social e que a estrutura por trás do site só cresce. "No inicio tínhamos um servidor e com isso muitos problemas. Hoje já temos três servidores de grande porte em um datacenter nos Estados Unidos". Afinal, mesmo o Facebook sofre com instabilidades e problemas de segurança, conforme lembra Becher.
E se a segurança parece não ser o problema, um possível atrito com o Google, proprietário da extinta rede social Orkut, também parece estar descartado. Alex lembra que o Orkuti não tem nenhuma relação com a gigante de buscas, e que já pediu o registro da marca, embora saiba que isso leva (muito) tempo. "Enviei várias mensagens para o Google dizendo que eu tinha lançado o Orkuti e nunca me responderam. Além disso o Orkut não existe mais."
Globo.com

Depois de analisar Clássico-Rei, Flávio disseca rivais cearenses: “Dificílimos”

Flávio Araújo e o auxiliar Hélio Pinheiro  (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)Flávio Araújo garante que River-PI se dedicará à marcação a Magno Alves no duelo com o Ceará (Foto: Lucas Barros)
O empate em 1 a 1 no clássico entre Ceará e Fortaleza, nessa quarta, deu ao River-PI a liderança do Grupo D da Copa do Nordeste. O primeiro Clássico-Rei do ano serviu também para Flávio Araújo analisar friamente os próximos adversários do time piauiense na primeira fase do torneio. As anotações feitas em casa pelo treinador do Galo devem nortear o Tricolor no duelo com o Vozão na quarta, em Teresina.
- Ceará e Fortaleza são dois adversários dificílimos. Os dois estão no mesmo nível. O Fortaleza dominou bem o jogo, mas o Ceará mostrou que tem equilíbrio em campo. São equipe que têm jogadores que podem fazer a diferença, como o Magno Alves que é um excelente finalizador. Com um jogador como ele em campo, você tem que trabalhar para não deixa-lo livre porque, se ele for para frente do gol, com certeza vamos correr riscos. Vamos marcar forte e aproveitar os contra-ataques para vencermos. Nosso time vai precisar de uma grande concentração em campo, sempre pressionando a marcação - analisa Flávio.
Ceará x Fortaleza Copa do Nordeste Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)Rivais na briga pela classificação, Ceará e Fortaleza ganham atenção especial do River-PI (Foto: Juscelino Filho)
Um dos responsáveis pelo placar que garantiu o triunfo do River-PI contra o Botafogo-PB fora de casa, Naylson pregou respeito à dupla cearense e negou temor no grupo piauiense por briga direta por classificação.
- O Ceará tem um time bom e bem postado, com vários jogadores que sabem o que quer na competição. O Fortaleza buscou o resultado do começo ao fim do jogo e tem um cérebro que é o Correa, por onde as melhores jogadas passavam. Equipe bem compacta. Apesar disto, não há essa história de medo. São 11 contra 11 dentro de campo.
Por 
Teresina

Atacante Cassiano assina com o Fortaleza e já treina com grupo no Pici

Atacante assinou contrato no início da tarde, passou por avaliações e já treinou com o restante do grupo participando de um coletivo, no Pici. (Fotos: Nodge Nogueira)
Depois de um coletivo realizado no gramado do Alcides Santos, na tarde desta quinta-feira (05), o atacante Cassiano foi apresentado pelo presidente tricolor, Jorge Mota, que aproveitou para convocar a torcida para o próximo compromisso do Leão no Campeonato Cearense. 

"Quero convocar a torcida para que ela compareça no jogo de sábado, diante do Icasa, no PV, a partir de 18h45. E aproveitar também para pedir ao torcedor para se associar, nós tivemos um mês de janeiro muito bom, com uma presença muito boa do sócio-torcedor, esperamos que neste mês de fevereiro a gente continue nesse ritmo para que possamos dar continuidade nesse trabalho. Quem viu o Clássico ontem, viu que o Fortaleza tem qualidade, muita gente disse que se surpreendeu, mas pra mim não foi surpresa, porque eu conheço e confio nessa equipe e na qualidade técnica dos jogadores. Então eu quero chamar o torcedor pra ficar do nosso lado, e agora eu passo a palavra para o Cassiano lhe desejando boas vindas e sucesso no Fortaleza", afirmou o dirigente. 

Após a palavra do mandatário e a sua convocação destinada ao torcedor tricolor, o atacante Cassiano iniciou a coletiva falando sobre suas condições físicas. 

"Não sei se estou 100%, mas estou 99%. Vinha treinando no Internacional, fiz pré-temporada lá e já estou apto a jogar. Se o professor precisar de mim já estou à disposição, apenas aguardando a regularização", afirmou. 

Quando perguntado sobre suas características, o atacante destacou sua velocidade e força.

"Jogo mais pelos lados do campo, mas quando é necessário também jogo de centroavante. Não chego a ser um 9 de ofício, mas gosto de atuar como único jogador lá na frente. Sou aquele atacante de velocidade mais pelos lados", disse. 

O atleta também falou sobre seu conhecimento em relação a torcida tricolor. 

"Já conheço o time do Fortaleza desde pequeno, é um time de grande torcida e isso é bom pro atleta, ainda mais ser bem recebido. Cheguei ontem e vi que a torcida ajudou bastante fora de campo no Clássico, espero poder desempenhar um bom trabalho aqui, cair nas graças da torcida e fazer a felicidade deles", ressaltou. 

Concluindo, Cassiano falou sobre suas expectativas para o ano de 2015 vestindo a camisa tricolor. 

"Vindo pra cá espero fazer história na minha vida, no Fortaleza e ser campeão. Acho que o Fortaleza não pode ficar na Série C, é um clube grande e tem que estar entre os grandes, então vim pra cá com esse pensamento, buscar títulos e conseguir o acesso. O Fortaleza tem que estar na Série A pela grandeza que tem", finalizou. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA:
Jornalistas: Nodge Nogueira e Raíssa Feijó