2 de julho de 2019

Agricultor morre ao seu atacado por enxame de abelhas no município de Milhã

Resultado de imagem para abelhas enxames
Um fato triste e lamentável foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (01) no município de Milhã, no Sertão Central cearense, quando um agricultor foi encontrado já sem vida em seu roçado após ser atacado por um enxame de abelhas.
De acordo com informações da Polícia Militar, o corpo do agricultor foi encontrado por populares por volta de 13h, na localidade de Boa Água, zona rural do município. O corpo foi periciado e ficou constatado que de fato mesmo teria sido atacado por abelhas.
O rabecão da Perícia Forense encaminhou o corpo do agricultor ao IML para realização dos devidos procedimentos cadavéricos.
Imagem internet
Com informações do Monólitos post

Moro reitera que conversa entre juízes e promotores é trivial

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, reafirmou hoje (2), que “são coisas absolutamente triviais no cenário jurídico” brasileiro conversas entre juízes, membros do Ministério Público e advogados. Moro é ouvido neste momento por três comissões da Câmara dos Deputados: Constituição e Justiça (CCJ); de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Direitos Humanos e Minorias.
“Vamos esclarecer que, na tradição jurídica brasileira, é comum que juízes falem com procuradores, é comum que juízes falem com advogados”, afirmou. “Isso são coisas absolutamente triviais dentro do cenário jurídico”, acrescentou ao reiterar o que já havia falado no Senado, no mês passado.
O ministro disse que consultou alguns colegas estrangeiros, e também obteve afirmações de pessoas estrangeiras, que também não vislumbraram qualquer maior ilicitude no conteúdo que foi divulgado pelo site de notícias The Intercept Brasil.
O ministro reiterou que não reconhece o conteúdo das mensagens veiculadas pela imprensa e que elas podem ter sido adulteradas. Para ele, até o momento, as conversas atribuídas a ele “são um balão vazio cheio de nada”.
Moro foi convidado pelas comissões para apresentar sua versão sobre as supostas conversas que teria mantido com integrantes da força-tarefa quando ainda era juiz da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, onde são julgados os processos da Lava Jato que tramitam no Paraná.
Os deputados querem esclarecimentos sobre supostas conversas mantidas por meio de um aplicativo de troca de mensagens por celular obtidas por uma fonte anônima e entregues ao site The Intercept Brasil. O site está, desde o dia 9 de junho, publicando reportagens com base nos diálogos atribuídos ao ministro Sergio Moro e aos procuradores, entre eles, o coordenador da força-tarefa, o procurador Deltan Dallagnol.
Ao abrir a audiência, o ministro argumentou ainda que a invasão de celulares de autoridades para obter mensagens faz parte de uma "tentativa criminosa de invalidar condenações" da Operação Lava Jato.
“A minha opinião, e aqui é uma opinião informal, é que alguém com muitos recursos está por trás dessas invasões e que objetivo principal seria invalidar condenações da Operação Lava Jato e impedir novas investigações. Seria alguém com recursos, porque não é tentativa de ataque a um celular, mas tentativa de ataque a vários, em alguns casos talvez com sucesso, o que não parece corresponder à atividade de um adolescente com espinhas na frente do computador”, ressaltou.
Por Heloisa Cristaldo 
Com informações da Agência Brasil

Bolsonaro: inclusão de estados na reforma depende de apoio do Nordeste

O presidente Jair Bolsonaro chega ao Ministério da Defesa para encontro com o ministro Fernando Azevedo.
O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) na Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados que, para incluir estados e municípios, é preciso que os governadores do Nordeste e de esquerda votem a favor, mesmo que isso gere desgaste com suas bases de apoio. Ele disse ainda que espera que relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) seja lido ainda hoje (3).
“Para entrarem estados e municípios, os governadores, em especial os do Nordeste e de esquerda, têm que votar favorável. Até pouco tempo, eles queriam que fosse aprovada a reforma com voto contrário deles para eles não terem desgaste. Porque tem desgaste o parlamento, sim tem. Agora, há um sentimento dentro do parlamento e fora também de que temos que mudar. Se não mudar, o Brasil vai ter mais problemas econômicos pela frente do que já temos no momento”, disse.
Nos últimos dias tem ocorrido negociações entre equipe econômica, líderes partidários e governadores para uma possível reinclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, ainda na comissão especial que trata do tema.
Pelo projeto enviado pelo governo federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 da reforma da Previdência valeria automaticamente para servidores dos estados e dos municípios, sem necessidade de aprovação pelos legislativos locais, mas esse ponto foi retirado do parecer do relator.
Sobre reivindicações de militares em relação a regras diferenciadas de aposentadoria, o presidente Bolsonaro disse que isso está em negociação e que todo mundo vai ter sua cota de sacrifício

Ministro do Turismo

Questionado por jornalistas se o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, permanece no cargo, Bolsonaro respondeu que é preciso haver uma acusação formal contra ele para que se tome alguma providência. “Por enquanto tenho 22 ministros sem problema. Tem que ter acusação grave, acusação com substância. Por enquanto não tem nada contra ele ainda. Tem do assessor. Se o assessor falar e for confirmado que ele tem participação, aí a gente toma providência”, disse.
No dia 27 de junho, a Polícia Federal (PF) deteve o assessor especial do Ministério do Turismo, Mateus Von Rondon Martins por suspeita de integrar um suposto esquema que fraudava candidaturas eleitorais em Minas Gerais. Ontem (1°), o assessor foi liberado pela polícia.
Outros dois ex-assessores do ministro do Turismo também foram presos em caráter temporário nesta mesma operação.
Por Yara Aquino
Com informações  da Agência Brasil

Prestações de contas estaduais 2018 ao TCE Ceará podem ser enviadas até 30 de agosto



Os órgãos e entidades estaduais, jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Ceará, têm até o dia 30 de agosto próximo para prestarem contas de 2018 a esta Corte. A prorrogação do prazo, que era 1º de julho, atende solicitação de algumas pastas, e foi aprovada por unanimidade pelo pleno do TCE na sessão desta terça (25/6). 

Por Lei, os jurisdicionados têm até 180 dias, contados a partir do encerramento do exercício anterior, obrigatoriamente, para apresentar suas devidas prestações de contas financeiras (art. 8º, § 6º, da Lei Estadual nº 12.509/95). As Prestações das Contas Anuais (PCAs) deverão ser enviadas por meio do sistema digital Ágora, do TCE Ceará, conforme a Instrução Normativa TCE nº 01/2018.

O acesso ao sistema está disponível no portal da Corte de Contas, por meio do e-TCE. Os dirigentes máximos e os servidores por eles indicados a realizar os procedimentos precisam realizar cadastro prévio, com login e senha.

Saiba mais

O Ágora é voltado à automatização dos procedimentos de análise das prestações de contas anuais dos administradores e demais responsáveis por órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, enviadas ao TCE Ceará exclusivamente em meio eletrônico. O sistema executa uma série de algoritmos em cada módulo e fornece para os analistas do TCE possíveis achados nas informações fornecidas, possibilitando maior agilidade na análise da conta.

Para melhor esclarecer, os servidores públicos responsáveis pelas prestações de contas passaram por treinamento para atualização de informações, que foi ministrado pelo TCE Ceará, dias 6 e 10 de maio, na sede da Escola de Gestão Pública (EGP), no Centro Administrativo do Cambeba.

Com informações do TRE-CE

Estudo de universidade mostra que baratas já estão nascendo resistentes ​​a inseticidas

Uma barata alemã se alimenta de inseticida no laboratório responsável pelo estudo da Universidade Purdue que determinou que as baratas estão ganhando resistência a múltiplos inseticidas ao mesmo tempo
Baratas já estão nascendo resistentes ​​a sprays de matar insetos e isso está acontecendo rápido. Um estudo da Universidade de Purdue descobriu que as espécies de baratas comumente encontradas na Alemanha estão nascendo com proteção a produtos químicos com os quais elas ainda nem tiveram contato.
O chocante estudo, publicado na revista científica Live Science, concluiu que a barata alemã, também chamada de Blattella germanica, evoluiu e desenvolveu uma imunidade a novos venenos.
"Não tínhamos a menor ideia de que algo assim poderia acontecer tão rápido", disse o co-autor do estudo, Michael Scharf. "Baratas que desenvolvem resistência a múltiplas classes de inseticidas de uma só vez tornarão o controle dessas pragas quase impossível apenas com produtos químicos."
O estudo foi realizado em vários edifícios no centro de Illinois e Indiana (Estados Unidos), e nos laboratórios da universidade de Purdue (EUA), que tiveram infestações de baratas. Os pesquisadores usaram várias combinações de sprays e estudaram várias gerações de baratas para chegar à sua conclusão.
Baratas alemãs, que se reproduzem rapidamente e buscam áreas ocupadas por pessoas, são descritas no relatório como "a espécie que dá má reputação a todas as outras baratas".
Impedir a essas super-baratas de espalhar bactérias e doenças no futuro dependerá mais de armadilhas e vácuos do que produtos químicos, sugere o relatório. Uma barata alemã pode colocar 400 ovos por toda a vida. A notícia boa é que, apesar de terem asas, essa raça aparentemente evolutiva "raramente voa", segundo pesquisadores.
Com informações do Globo/extra

Argel Fucks é o novo técnico do CSA

Dois dias depois de demitir Marcelo Cabo, o CSA já tem um novo treinador. Nesta terça-feira, o clube anunciou Argel Fucks como comandante para a sequência da temporada 2019.
O treinador de 44 anos deixou o comando técnico do Coritiba em fevereiro, e agora inicia um novo trabalho no clube de Alagoas. Argel já é esperado nesta terça-feira para comandar o treino do Azulão.

Com informações da Gazeta Esportiva

Homem viaja no trem de pouso de avião, mas cai e morre em Londres

Quênia, avião
O corpo de um suposto passageiro clandestino, que viajou no compartimento do trem de pouso de um avião no trajeto Nairobi-Londres, no domingo (30), foi encontrado no jardim de uma casa no sul de Londres, anunciaram hoje (2) as forças policiais inglesas.
O corpo, aparentemente do sexo masculino, foi encontrado no jardim de uma casa no bairro de Clapham.
Segundo a polícia, o clandestino caiu de um avião da companhia aérea Kenya Airways que pousou no Aeroporto de Heathrow, em Londres, a oeste da capital, proveniente de Nairobi, no Quênia, na África.
Um porta-voz da companhia aérea lamentou a morte da pessoa, cuja identidade não foi divulgada.
"A Kenya Airways trabalha em estreita colaboração com as autoridades de Nairobi e Londres, enquanto investiga minuciosamente o caso", acrescentou a fonte da companhia aérea.
Esta não é a primeira vez que ocorre um incidente como este perto do terminal de Heathrow.
Em 2015, um homem foi encontrado morto no telhado de um prédio em Richmond e, em 2012, o corpo de um homem foi descoberto no trem de pouso de um avião proveniente de Joanesburgo, na África do Sul, e que desceu no aeroporto de Londres.
Com informações da Agência Brasil

Trabalho das forças de segurança do Ceará resulta na redução de 53,6% nos CVLIs no primeiro semestre de 2019

Fotografia de Davi Pinheiro dos painéis de monitoramento da CIOPSCom o progresso alcançado em todo o território cearense, o Estado chega ao 15° mês seguido de redução, e Fortaleza ao 16° mês
O Ceará chega ao 15° mês de redução nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que é a metodologia utilizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) para contabilizar os homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Os números foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No acumulado dos seis primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período de 2018, foi registrada uma diminuição de 53,6% nos CVLIs do Estado, passando de 2.380 para 1.105 casos. A redução representa 1.275 vidas salvas no período.
Entre os territórios, a maior queda foi em Fortaleza, com -57,7%, indo de 780 casos, em 2018, para 330, neste ano. Outro dado importante registrado pela SSPDS é que durante 33 dias, nesses seis meses, Fortaleza não registrou nenhum homicídio. A Capital chega ao seu 16° mês seguido de queda. Em seguida, vem o Interior Norte, com -54,4%, caindo de 463 para 211. Na Região Metropolitana, a retração foi de 51,6%, diminuindo de 704 para 341. Por último, está o Interior Sul, que foi de 704 para 341, correspondendo a redução de 48,5%.
As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa, na sede da pasta, em Fortaleza. Durante a reunião que aconteceu no Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), estiveram presentes, além do secretário André Costa e dos chefes das vinculadas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Supesp), o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; e representantes de outras instituições ligadas à Segurança Pública (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ordem dos Advogados do Brasil).

CVLI Junho

No mês de junho, todas as regiões do Ceará também reduziram no balanço dos CVLIs. A maior queda aconteceu no Interior Sul do Estado, com -59%, indo de 83 casos para 34. Em seguida veio Fortaleza, com 56,2% de redução, caindo de 121 crimes para 53. Os trabalhos das forças de segurança também impactaram em um balanço positivo na Região Metropolitana, que reduziu em 55% seus CVLIs, indo de 100 para 45. Já o Interior Norte, foi de 80 mortes, no ano passado, para 36, em junho deste ano; correspondendo a redução de 55%. Com 216 vidas salvas, o Ceará registrou uma queda percentual de 56,3%, passando de 384 crimes para 168, no sexto mês do ano.
Com informações do Governo do Ceará