17 de outubro de 2014

Policial que simulou assassinato em Macapá diz que se 'sentiu famosa'

PM Emily no dia da simulação (esquerda) e no exercício da função (Foto: John Pacheco/G1, Cássio Albuquerque/G1)PM Emily no dia da simulação (esquerda) e no exercício da função (Foto: John Pacheco/G1, Cássio Albuquerque/G1)
A cabo da Polícia Militar Emily Monteiro, de 25 anos, diz que se sentiu famosa após participar da simulação feita pela corporação na manhã desta quarta-feira (15) na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá. Na encenação, a militar foi assassinada pelo marido, que depois matou o suposto amante da mulher e em seguida se matou. O episódio assustou a população que passava pelo local. As mortes fictícias chegaram a ser veiculadas como verdadeiras por alguns órgãos de imprensa.
Trio de policiais que participaram de simulação no Centro de Macapá (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Trio de policiais que participou da simulação no Centro de Macapá (Foto: Cassio Albuquerque/G1)
"Algumas pessoas que se desesperaram e começaram a levantar hipóteses sobre o acontecido. Uma mulher, ao me ver jogada no chão, preferiu elogiar o meu sapato do que tentar prestar socorro. Mas, no fim, a reação das pessoas foi muito positiva. Quando foi anunciada a simulação fomos aplaudidos e todo mundo queria saber se estávamos bem. Eu me senti famosa porque depois do ocorrido muita gente quis tirar foto comigo", comemorou Emily.
  •  
Polícia Militar simulou morte de casal a tiros no Centro da capital (Foto: John Pacheco/G1)Polícia Militar simulou morte de casal a tiros no
Centro da capital (Foto: John Pacheco/G1)
O trabalho de encenação fez parte de uma atividade do Curso de Formação de Cabos da PM para a disciplina valorização da prova e preservação do local do crime. Segundo o coordenador do curso, sargento Jayson Chagas, 45 militares estavam envolvidos na ação que foi planejada em duas semanas.
"Essa ação foi um trabalho em que eles tinham que montar um caso de homicídio envolvendo três pessoas e a tarefa era manter o local do crime preservado até a chegada dos órgão de segurança", disse o sargento.
Emily falou que a turma pensou em tudo, desde a maquiagem para simular o sangue até a forma em que ocorreriam essas mortes.
"Foi a primeira vez que realizamos uma atividade dessa natureza fora do comando da polícia. O objetivo era saber de que forma a população e a imprensa iria reagir ao fato", disse a cabo, que atua como PM há seis anos.

Segundo o sargento Jayson Chagas, antes da simulação, a equipe informou ao Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), que é responsável em atender às denúncias do 190, sobre o ocorrido. Mesmo assim, várias viaturas da polícia e do Corpo de Bombeiros chegaram até o local.

O autor dos homicídios na encenação, o cabo Almir Midões, disse que recebeu instruções práticas e psicológicas para realizar a ação, sem que a população percebesse que se tratava de ficção.

Homem traído teria matado mulher, amante e em seguida se suicidado (Foto: John Pacheco/G1)Homem traído teria matado mulher, amante e em
seguida praticado suicídio (Foto: John Pacheco/G1)
"As reações foram muito diferentes, desde gente que pedia socorro ou até mesmo de pessoas que disseram que eu não deveria ter feito isso e outras que me chamaram até de corno", contou o militar, que atua como PM há 12 anos.

O cabo Sandro Figueiredo, que interpretou o suposto amante da mulher, avaliou o trabalho de forma positiva e disse que o aprendizado servirá na atuação de futuras diligências.

"Somos preparados para enfrentar diversas situações em toda a cidade. Toda essa preparação foi para melhorar a qualidade do nosso trabalho", falou o cabo, que está desde 2004 na corporação.
O trio de policiais foi aprovado junto com outros 87 militares no curso de formação de cabos no Comando da PM. A turma deverá se formar em novembro de 2014.
Simulação foi organizada pela turma de cabos da Polícia Militar do Amapá (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Simulação foi organizada pela turma de cabos da Polícia Militar do Amapá (Foto: Cassio Albuquerque/G1)



Cassio AlbuquerqueDo G1 AP

Impacto de remédios na natureza faz peixes machos ficarem femininos

Características femininas em peixes machos foram notadas pela primeira vez nos anos 90 (Foto: Thinkstock/BBC)Características femininas em peixes machos foram notadas pela primeira vez nos anos 90 (Foto: Thinkstock/BBC)
Nós, seres humanos, tomamos paracetamol para dor de cabeça, contraceptivos para evitar a gravidez e Prozac para a depressão. Mas para onde vão os resíduos destas substâncias, uma vez cumprida a sua função?
O corpo humano elimina muitos dos medicamentos que ingerimos através da urina. A urina vai para os esgotos e, depois de atravessar um sistema imperfeito de purificação, os resíduos desembocam nos rios que alimentam o planeta.
Embora as concentrações de drogas na água sejam baixas, as conseqüências destas para os ecossistemas não deixam de ser preocupantes: desde peixes machos que adquirem características femininas até aves selvagens que perdem a vontade de comer, além de populações inteiras de peixes e outros organismos aquáticos dizimadas.
Diversos estudos sobre o impacto da poluição farmacêutica sobre a vida selvagem apontam que o uso crescente de drogas projetadas para serem biologicamente ativas em baixas doses pode estar causando uma crise global da vida selvagem.
"As populações de muitas espécies que vivem em paisagens alteradas pelo homem estão encolhendo por razões que não podemos explicar completamente", disse a pesquisadora Kathryn Arnold, da Universidade de York, na Inglaterra.
"Acreditamos que é hora de explorar novas áreas, como a poluição farmacêutica."
Leia mais: População animal caiu pela metade no mundo em 40 anos, diz relatório
Machos femininos
Estorninhos, como os que voam nos céus de Roma, são afetados por drogas encontradas na água (Foto: AFP/BBC)Estorninhos, como os que voam nos céus de Roma, são afetados por drogas encontradas na água (Foto: AFP/BBC)
Para os seres humanos, no entanto, a presença de drogas em baixa concentração na água não é um problema: seria necessário tomar entre 10 milhões e 20 milhões de litros de água da torneira para ingerir medicação suficiente para, digamos, aliviar uma dor de cabeça. No caso dos peixes, a história é outra.
O biólogo John Stumper, da universidade britânica de Brunel, foi um dos primeiros a estudar os peixes machos com características femininas descobertos na década de 90. "A primeira coisa que descobrimos foi que havia muitos peixes nos rios que tinham proteína do sangue que é comumente conhecida como a gema. A síntese desta proteína no fígado é controlada pelo (hormônio) estrogênio", disse a Stumper à BBC.
Ele explica que mesmo os peixes machos - que não produzem quantidades significativas de estrogênio e, portanto, não têm gema - apresentavam uma alta concentração dessa proteína. "Especialmente aqueles que habitavam os rios perto de uma estação de tratamento ", notou Stumper.
"Uma vez que eram os machos que estavam se tornando mais femininos e não o contrário (fêmeas adotando características mais masculinas), achamos que a causa poderia ser o estrogênio."
Stumper estava certo: estudos posteriores confirmaram que essas mudanças estavam relacionadas à presença de resíduos de contraceptivos na água. "Em nível molecular, os peixes são extremamente semelhantes a nós", disse o biólogo. Assim, quase todos os fármacos para seres humanos têm um efeito sobre os peixes.
Impactos
Pode-se melhorar qualidade do tratamento da água, mas solução é custosa (Foto: BBC)Pode-se melhorar qualidade do tratamento da água, mas solução é custosa (Foto: BBC)







De acordo com um relatório da Agência Federal Ambiental da Alemanha, as drogas para os seres humanos que mais causam desequilíbrios ambientais são os hormônios, antibióticos, analgésicos, antidepressivos e drogas para combater o câncer.
Entre os medicamentos veterinários, o relatório destaca os hormônios, antibióticos e parasiticidas. Assim como os hormônios sexuais sintéticos, os antidepressivos se dissolvem em gordura, não na água. Por isso, podem entrar na corrente sanguínea dos organismos expostos à água contaminada.
Um estudo de Kathryn Arnold que deve ser publicado no fim deste mês sugere que este fator está afetando o comportamento e a capacidade dos estorninhos, um tipo de pássaro, de se alimentar.
Arnold e colegas da Universidade de York analisaram como o Prozac impacta essas aves, que se alimentam de lagartas, vermes e moscas em áreas próximas a estações de tratamento de resíduos.
Estes organismos, por sua vez, se alimentam de alimentos encontrados na área - em geral, contendo altos níveis de fármacos, principalmente Prozac.
"No inverno, as aves tendem a consumir um bom café da manhã, beliscar ao longo do dia e comer bem antes de escurecer", disse a pesquisadora.
Sob o efeito do antidepressivo, elas não faziam isso: em vez de duas grandes refeições, elas comiam esporadicamente ao longo do dia e, no cômputo geral, comiam menos.
"Esse comportamento pode afetar o seu peso, os riscos que decidem correr ou não para obter alimentos e como se socializam", afirma a cientista.
"São variações pequenas e sutis mudanças que vão se somando e, no fim, podem comprometer a sobrevivência de uma espécie."
Uso excessivo?
Se o problema tem origem na água de resíduos, talvez a solução passe por reduzir a presença de farmacêuticos que vai parar em rios e córregos. Pode-se, por exemplo, desenvolver métodos mais eficientes de tratamento da água. Mas esta pode ser uma solução cara e gerar um gasto de energia muito elevado.

Ole Phal, professor da Universidade de Glasgow Caledonian, defende uma abordagem que inclua uma discussão sobre a produção e o uso de medicamentos. "Estamos tomando (medicamentos) demais? Estamos utilizando-os corretamente? Existe alguma maneira de se desfazer deles que seja mais benéfica para o meio ambiente?", questiona Phal.
"Precisamos refletir sobre o nosso uso de drogas farmacêuticas."
Da BBC

Fim de semana deve ser de calor recorde em várias regiões do Brasil

Quatro cidades da região de Ribeirão Preto (SP) registraram calor recorde na terça-feira (Foto: Reprodução/EPTV)
As regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste devem sentir o efeito de uma massa de ar quente e seca na atmosfera e podem registrar temperaturas altíssimas entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). O fenômeno pode “quebrar” recordes de calor em várias cidades, entre elas, São Paulo.

As cidades paulistas, além das de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro e parte do Paraná, poderão ser mais impactadas pelas máximas.

A massa de ar seco formada é do mesmo tipo que a que atingiu alguns estados brasileiros no começo do ano e provocou um longo período de estiagem no Sudeste – que teve consequências graves para o abastecimento de água na Grande São Paulo. No entanto, ela deve se dissipar ainda na segunda-feira (leia mais abaixo).

De acordo com Vitor Kratz, meteorologista da Climatempo, a “bolha de calor histórica” se formou devido ao fortalecimento do ar seco na atmosfera. Com isso, ela bloqueia desde o início desta semana a entrada de frentes frias, responsáveis por dar um refresco com a derrubada das temperaturas e formação de chuvas.

Segundo ele, o calor teria relação com o surgimento do El Niño, provocado quando a temperatura do Oceano Pacífico aumenta. De acordo com os cientistas, a anomalia na costa pacífica da América do Sul enfraquece os ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial e provoca uma mudança no padrão de transporte de umidade pelo globo, variações na distribuição de chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas, além de inconstância nas temperaturas.
Kratz diz que "O menino", nome do fenômeno traduzido para o português, é também responsável pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O Inmet e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, o Cptec, previam a formação de um El Niño ainda este ano, que poderia interferir no clima da primavera. No entanto, ainda não confirmam a existência do fenômeno, o que deve ser discutido em reunião ainda este mês.
Calor deve ter ápice entre sábado e domingo
De acordo com a Climatempo, vários municípios que já atingiram recordes de temperatura absolutos, ou as maiores marcas de 2014, podem registrar valores superiores até domingo. Segundo a instituição, até 15 de outubro, 21 cidades registraram 40ºC ou mais.

Em São Paulo, a expectativa é que o calor ultrapasse o recorde histórico de 37ºC, de 20 de janeiro de 1999. No Rio de Janeiro, é provável que os termômetros indiquem 42ºC, valor maior que os 41,6ºC sentidos em 13 de outubro de 2014, maior máxima deste ano.
O ápice da ar muito quente será entre sábado e domingo. É provável que os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná sintam mais os efeitos.

Frio e chuva chegando
Mas a partir da segunda-feira (20), a atmosfera deve ficar mais úmida e o ar seco começa a perder força. A tendência é que a partir da próxima semana, novas frentes frias cheguem ao Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste e provoquem chuvas, mas sem grandes acumulados de precipitação.

Entre segunda e sábado, a previsão é que chova na Grande São Paulo em torno de 10 milímetros e 20 milímetros. Para outubro, a meteorologia espera que o nível de chuva seja menor ou igual a 127 mm, média do mês em anos anteriores.

O total, segundo Kratz, não será suficiente para encher os níveis do reservatórios que formam o Sistema Cantareira, que opera com 8,2% da capacidade de abastecimento, segundo balanço divulgado pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) na manhã da última quinta-feira (15).
Eduardo CarvalhoDo G1, em São Paulo

Cristóvão Borges admite que G-4 define seu futuro: "Sem resultado, tem mudança"

Cristovão Treino do Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Vaga no G-4 pode definir a situação de Cristóvão 
no Flu (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)
A mesma sinceridade que fez Cristóvão Borges dizer ter escolhido o Fluminense, apesar de propostas mais vantajosas financeiramente, é usada para admitir que o resultado em campo definirá o seu futuro nas Laranjeiras. Com contrato por vencer em 31 de dezembro, o treinador reconheceu nesta sexta-feira que a classificação à Libertadores terá interferência na prorrogação do vínculo.
- Meu futuro, assim como o de todo mundo no futebol, obedece a uma simples coisa: ganhar. Sem resultado, tem mudança. Se não ganhar, tudo pode acontecer - disse o comandante em entrevista coletiva.
Apesar da dificuldade na tabela de classificação, a confiança do treinador continua inabalada em levar o clube ao G-4, zona não frequentada desde a 15ª rodada. O Flu é o oitavo, com 42 pontos, cinco a menos do que o Atlético-MG, o último integrante da elite.
- Time grande tem de fazer o melhor sempre. Continua sendo uma obrigação (classificar à Libertadores). São dez jogos, a diferença é de cinco pontos. Temos de quebrar a sequência ruim. Empatamos demais e ganhamos pouco. Por isso, a prioridade nossa é resolver a situação no campeonato. As conversas ficarão para depois - completou o comandante.
A direção já procurou o treinador para renovar o contrato. Porém, Cristóvão preferiu tratar do tema após o Brasileirão. Há jogadores que também precisam acertar a permanência, como Diego Cavalieri, Gum, Diguinho e Carlinhos.
Por Rio de Janeiro

Pedro Simon critica campanha eleitoral e diz que PT ficaria melhor na oposição

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) advertiu nesta quinta-feira (16) em Plenário ser necessário um governo de união nacional, que se sustente no diálogo e no debate de ideias, não na troca de favores em busca de apoio político. Ele mencionou escândalos que envolvem o governo e sublinhou que o país ainda não tem a dimensão do que foi revelado em delação premiada (ainda sigilosa) pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef.
Simon voltou a afirmar que uma eventual derrota no segundo turno da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, pode ser "a melhor coisa para o Brasil e para o próprio PT".
— Há derrotas que são vitórias — disse Simon, dirigindo-se à presidente Dilma Rousseff.
No entendimento do senador, que declarou ter votado em Marina Silva (PSB) no primeiro turno, só na oposição o PT poderá se recompor e voltar a ser o partido ético, importante para o país, que foi no passado. Por outro lado, se vencer, o candidato Aécio Neves (PSDB-MG) terá uma forte oposição, que o obrigará a cumprir seus compromissos de campanha.
Para o senador, apesar de a apuração de votos no Brasil ser rápida e eficiente — o que o coloca "50 anos à frente" de outros países —, no caso da campanha eleitoral, o país está "50 anos atrás". Simon comparou a campanha feita no Brasil com o modelo americano, onde a decisão dos eleitores ocorre após os debates, em que um candidato pergunta e o outro responde, sem o auxílio de assessores nem de documentos.
Segundo ele, no Brasil, quem faz a campanha não é o partido nem o candidato, mas os marqueteiros, que, com suas técnicas, apresentam o candidato como um bom produto.
— Na televisão, o candidato faz de conta que faz. Primeiro, umas perguntas de todo o dia e a respostas são as mesmas. "Qual é a sua proposta para a educação?..." Ah, para a educação. "Qual é a sua proposta para o problema da falta de água?" ah, a falta de água... "Qual é a sua proposta com relação à saúde?" Ah, pois é, a saúde... "Qual é a sua proposta com relação às estradas?" Ah, pois é, as estradas. E quem assiste não leva a sério. Só quando alguém diz: "mas houve roubo lá na estrada, parece que está superfaturada". Aí arregala o olho, aí a coisa é importante — criticou, observando que os debates têm se resumido à troca de acusações.
Agência Senado

Quando concluído, Complexo do Pecém usará metade da água destinada a 4 cidades da RMF

Água bruta necessária destinada ao Complexo Portuário do Pecém, quando estiver em pleno funcionamento, será a metade da utilizada em Fortaleza, Eusébio, Maracanaú e Caucaia. Os quatro municípios da Região Metropolitana – que contam com população estimada pelo IBGE de quase 3,2 milhões de habitantes – têm uma demanda de 9 mil litros de água por segundo, enquanto há a previsão de que o empreendimento localizado em São Gonçalo do Amarante consumirá sozinho 5 mil litros de água por segundo.
Atualmente, o complexo consume 1,5 mil litros por segundo. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Governo do Ceará. Em declaração no site do governo, o governador Cid Gomes anunciou os dados. “A termelétrica demandará cerca de 1.000 litros por segundo. A siderúrgica, algo em torno 1.500 litros por segundo, e a refinaria, outros 1.000 litros por segundo”.
Atualmente, Porto consome 1,5 mil litros de água por dia (FOTO: Adece/ Divulgação)
Atualmente, Porto consome 1,5 mil litros de água por dia (FOTO: Adece/ Divulgação)
O anúncio, em época de seca, abriu uma série de discussões sobre a gerência de água no Ceará, onde há176 municípios em situação de emergência. Com base na afirmação, o professor de Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Alexandre Araújo, especialista em clima, criticou bastante o projeto, por tirar a água das pessoas e destiná-las à indústria. Para ele, algumas ações do governo para amenizar a seca estão equivocadas.
“A expectativa era que se apostasse em cisternas, poços, barragens subterrâneas e pequena e média açudagem com adutoras. O problema é que, se tivesse com o clima estabilizado, poderia funcionar. Eu realmente acho que não vai estabilizar. Então, o poder público deveria fomentar alternativas para complementar as soluções. Mas no fim das contas vai ao contrário”, reclama Alexandre.
Assembleia Legislativa do Ceará elaborou um documento em que registra as ações do governo no combate à estiagem. A comissão responsável pelo levantamento concluiu que é necessário maior investimento em perfuração de poços com dessalinizadores, atendimento de carro-pipa e construção de adutoras. Quanto às cisternas, não há urgência, já que o material serve para acumular água pluvial. O problema é que chove abaixo da média nos últimos três anos.
De onde vem a água?
Berthyer Peixoto, chefe de gabinete da Cogerh, explica que a água fornecida para o Complexo do Pecém é de origem do açude Castanhão, o maior do América Latina. “Hoje, ele está com 2,1 bilhões de metros cúbicos de água (cada metro cúbico equivale a 1.000 litros). O volume necessário para o abastecimento humano e das indústrias até janeiro de 2015 é de 400 milhões de metros cúbicos na RMF e Complexo do Pecém. O que sobra ainda 1,7 bilhão”.
A Cogerh ainda deixa intocável o açude Orós, com 1,1 bilhão de metros cúbicos de água, para uma eventual falta de água no Castanhão. Dessa forma, Berthyer assegura que haverá fornecimento de água bruta para ambos os destinos até 2016.
Quanto à crítica de que há água para indústria, mas não para as populações de alguns municípios do interior, Berthyer justifica que as obras não estão totalmente concluídas. “A siderúrgica só entra em operação provavelmente em 2015. E ela não entra em carga máxima, mas progressivamente. Já a refinaria é para 2017”.
Até lá, a esperança é de que a quadra chuvosa se regularize e que as obras iniciadas pelo governo garantam abundância de água. “Até lá o próprio Eixão vai estar em carga máxima e com certeza vamos ter sistemas hídricos reestabelecidos”.
Racionamento
Com seca perseverante durante três anos, os açudes obviamente sofreriam as consequências. E muitos secaram, comprometendo o abastecimento de alguns municípios. Para priorizar o consumo humano, a Cogerh realizou o transporte para reposição de água pela terceira vez. Em média, o custo da ação é de R$ 250 mil o quilômetro.
“Os municípios que estavam em regime diferenciado de abastecimento foram mapeados. Foi realizado estudo e levantamento para buscar alternativas para segurança hídrica. Então, planejamos trazer água de outro reservatório mais próximo para o abastecimento. A cidade de Beberibe é abastecida dessa forma”, revela Berthyer.
Agricultura
As consequências da seca também se refletiram na agricultura do Ceará. Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), apontou que há racionamento de água na irrigação, com restrição de dias, pois a prioridade é o consumo humano. “Somos a favor dessa atitude do governo, mas a situação é crítica e a tendência é piorar”.
A cultura permanente é a mais atingida, por necessita de um tempo maior de espera para colher a safra. O que é diferente da cultura temporária, que demanda pouco tempo, em média cinco meses. “Quanto às pastagens, há uma tendência do desaparecimento da nativa”.
Mesmo assim, enfatiza que os produtores aprenderam a lidar com as situações adversas. “Eles passaram a pensar duas vezes e fazer reserva alimentar, guardar comida para que os animais se mantenham no período crítico. O que resultou, pela primeira vez, no aumento de 20% a 25% da produção leiteira no estado”, finaliza.
Por Hayanne Narlla
Tribuna do Ceará

Técnico do Macaé faz treino fechado e não descarta mudanças na equipe

O treino coletivo do Macaé desta quinta-feira foi marcado por mistério. O técnico Josué Teixeira deixou a imprensa entrar no Estádio Moacyrzão, mas, na hora que atividade começou, pediu para o treinamento não fosse gravado. Fora o mistério, o que se sabe até o momento é que o clube pode entrar em campo com uma formação diferente do contra o Fortaleza no próximo sábado, às 18h30, no Moacyrzão, na primeira partida das quartas de final da Série C. Entretanto, o comandante ainda não confirmou a equipe.
Josué teixeira, macaé (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação)Josué Teixeira ainda não divulgou a escalação para sábado (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação)

No coletivo desta quinta-feira, Josué Teixeira manteve a dupla de volantes, Gedeil e Lucas. O comandante usou uma prancheta para passar orientações aos jogadores e parou as atividades quando não gostou do que viu. A primeira parte do treino foi de atenção ao sistema ofensivo, cobrando criação das jogadas e movimentação dos homens de frente. 
A segunda parte foi dedicada ao posicionamento do sistema defensivo. Neste momento, o treinador cobrou empenho na marcação e conversou ao pé do ouvido com o capitão Gedeil - mais uma vez usando a prancheta para mostrar o que queria do miolo de zaga e dos volantes. 
O time, no entanto, segue indefinido para o jogo. Josué Teixeira mesmo sem mexer na equipe durante o coletivo, ainda sinaliza que pode utilizar um time com três formações diferentes. A que treinou nesta quinta-feira, com Lucas e Gedeil como volantes, uma formação com três volantes e um marcador, ou até mesmo, sendo mais ousado, com três atacantes. Contudo, a definição só deve acontecer mesmo no treino desta sexta-feira, que também será realizado no Moacyrzão.
Por 
Macaé, RJ

Elenco do Salgueiro conta com remanescentes do acesso de 2010

Há quatro anos, no dia 17 de outubro, o Salgueiro viveu a emoção de conquistar o acesso à Série B do campeonato Brasileiro, superando o Paysandu no mata-mata. Até hoje esse é o maior feito da história do clube, que virou profissional em 2005. Agora, contra o Mogi Mirim, o time pode repetir a façanha de 2010 e, para isso, conta com a experiência de quem participou daquela campanha. 
Do atual elenco, o goleiro Luciano e os meias Pio e Rodolfo Potiguar estavam presentes na batalha decisiva em Belém. Quem também participou e teve  contribuição importantíssima na conquista foi o ex-atacante Junior Ferrim. Com um desvio de cabeça, aos 12 minutos do segundo tempo, o hoje auxiliar técnico marcou o segundo gol do Salgueiro, calando o Estádio da Curuzu e encaminhando a vitória do time pernambucano por 3 a 2. 
Salgueiro, do atacante paraense Beá (com a camisa vermelha", comemora a vitória na Curuzu (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Com a camisa de Pernambuco, Junior Ferrim comemora o acesso do Salgueiro em 2010(Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
– É todo um filme que a gente revive. Aquele ano de 2010 foi um momento único na carreira de todos que faziam parte do grupo do Salgueiro. E hoje eu tenho a oportunidade de participar novamente de um momento como aquele, dessa vez diante do Mogi Mirim, agora não mais como jogador, mas fazendo parte da comissão técnica. A emoção é a mesma, apesar de o cargo ser diferente – descreve Ferrim. 
Titular na atual temporada, Luciano era reserva na equipe treinada por Cícero Monteiro em 2010. Para o jogador, a união é a principal semelhança entre os dois elencos. 
– A união daquele ano era grande e a deste ano está me lembrando a de 2010. O Salgueiro tem uma grande coisa aqui que é sempre fazer times bem unidos. Na reta final o jogador cresce e fica difícil ganhar da gente aqui dentro do Salgueirão – afirma o goleiro, que está no Salgueiro desde 2005. 
Com a experiência a favor, Junior Ferrim orienta os jogadores mais jovens do elenco do Carcará do Sertão. Assim como aconteceu com ele, o ex-atacante espera que outros jogadores possam  fazer história com a camisa do Salgueiro. 
– Eu procuro passar para os mais jovens que façam algo para que fique marcado dentro do clube e eles possam contar para os filhos, netos e que as pessoas reconheçam o seu sucesso e sua parcela de contribuição dentro do clube. 
Por Salgueiro, PE

Fortaleza o Tricolor Gigante do Nordeste está pronto para o primeiro desafio - Rumo a Serié B.

Atividade desta manhã foi bem leve e descontraída. Agora é concentração total para o jogo desse sábado, em Macaé/RJ, diante do representante local. (Fotos: Nodge Nogueira)
A equipe do Fortaleza está pronta para encarar o Macaé nesse sábado (18), pelas quartas de finais da Série C. Tricolor de Aço encerrou os preparativos com um treino recreativo na manhã desta sexta feira, no Rio de Janeiro. 

O trabalho foi realizado no Centro Integrado Almirante Graça Aranha – CIAGA, complexo localizado na Avenida Brasil, que pertence a Marinha do Brasil, e que foi cedido gentilmente ao Leão para seu último trabalho na Cidade Maravilhosa. 

O grupo foi dividido e uma parte foi para o campo e a outra metade para a quadra coberta, onde disputaram jogos de futvolei. Por volta das 10h30min a delegação retornou para o hotel. Jogadores almoçam, repousam e depois seguem para Macaé. 

Tricolor de Aço conta com uma delegação composta por 33 pessoas, além de 10 diretores que acompanham o grupo, que faz um jogo importantíssimo contra o time de Macaé, sendo essa a primeira parte da decisão, que definirá um dos quatro classificados para a Série B, no dia 25, quando voltam a se enfrentar, dessa vez na Arena Castelão. 

Técnico Marcelo Chamusca não tem a equipe definida oficialmente, pois perdeu o meia Edinho, que torceu o tornozelo no treino da quarta feira. Na relação entrou em seu lugar o volante Leandro. 

Uma grande quantidade de torcedores tricolores continua se deslocando para o Rio de Janeiro, com o objetivo de incentivar o Leão na difícil missão de superar o Macaé em seus dominios. 

Macaé e Fortaleza se enfrentam às 18h30min desse sabado, no Estádio Moacyrzão, que está liberado para receber público de até 10 mil pagantes. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 

10 coisas que você sempre faz que estão danificando seu corpo

A maioria das pessoas tenta evitar o que é ruim para a sua saúde. Mas, às vezes, é inevitável! Você se sente um pouco doente, você fica mal, você tem uma dor de cabeça, ou qualquer outra coisa que pode atormentar você. Mais frequentemente do que não, você não tem idéia de por que seu dia de repente fica horrível. Bem, estas poderiam ser uma das razões pelas quais você está realmente vivendo uma vida pouco saudável, mesmo sem saber.
1) Olhe para esse cara usando seu computador. É incrível, não é? Errado! Usar um computador por muito tempo pode ser prejudicial para a sua saúde. O brilho da tela pode causar cansaço visual e dores de cabeça. Alguns computadores também contêm toxinas que causam danos neurológicos.
1
2) Nada pode estar errado com secar meu cabelo, porém, estou errado? Sim, você está! O calor faz as ligações de hidrogênio em seu cabelo deteriorarem-se, o que facilita sua queda.
2
3) Morder um lápis é seguro, por favor, me diga que é seguro. Não é. Morder lápis e canetas pode danificar os dentes ou mudar o posicionamento deles, além da possibilidade em contrair bactérias indesejadas.
3
4) Eu posso sair sem colocar protetor solar e eu vou ficar bem. Errado. Não só o protetor solar protege dos raios UV prejudiciais que causam danos à pele, mas também ajuda a sua pele a manter uma aparência jovem e todos nós queremos isso, certo?
4
5) Tomar banho todos os dias com água muito quente desgasta lipídios da sua pele, que ajudam a manter a sua umidade.
5
6) Eu sei que correr é saudável, por favor, não me faça sentir estúpido sobre isso. Desculpe, tenho que fazer. Correr muito quando não há o preparo ideal aumenta o risco de artrite, especialmente nos joelhos, onde a maioria dos danos é sentido.
Captura de Tela 2014-10-16 às 11.57.36
7) Posso comer limões, não há nada de errado com isso. Você não poderia estar mais errado. A acidez em limões corrói o esmalte dos seus dentes, o que é essencial para uma boca saudável.
Captura de Tela 2014-10-16 às 11.59.16
8) Posso desfrutar de pipoca quando vejo um filme, certo? Eu não faria isso se eu fosse você! A pipoca pode ficar presa em seus dentes e causar infecções. Além disso, morder um milho pode quebrar seus dentes se você for suscetível a esse tipo de dano.
Captura de Tela 2014-10-16 às 11.59.32
9) Não há nada de errado em ficar sentado em seu escritório, certo? Há! O seu risco de doença cardíaca aumenta 64% se você se sentar em sua mesa durante 6 ou mais horas por dia.
Captura de Tela 2014-10-16 às 11.59.50
10) Usar meias na cama não poderia estar errado, certo? Usar meias na cama impede a troca gasosa de células do seu corpo, o que danifica as células da pele.
Captura de Tela 2014-10-16 às 12.00.03

POR  
O CIENTISTA.COM