15 de junho de 2018

Estado Islâmico ameaça cometer atentado na Copa da Rússia

Estado IslâmicoMilitante do Estado Islâmico na Síria Foto: Manu Brabo/AP

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) voltou a fazer ameaças contra a Copa do Mundo na Rússia. Em um novo vídeo, os terroristas prometem "um massacre como nunca visto". A mensagem foi publicada em vários canais e chats extremistas nesta quinta-feira (15), um dia após a abertura do Mundial, com uma partida em Moscou entre Rússia e Arábia Saudita.

No vídeo, o Estado Islâmico diz que pretende se "vingar" da Rússia e do presidente Vladimir Putin devido ao envolvimento em operações contra o grupo terrorista na Síria. O vídeo se conclui com imagens panorâmicas dos estádios, como o de Sochi, sendo atingidos por explosões à bomba provocadas por drones.

Especialistas internacionais em contraterrorismo acreditam que o vídeo não passe de uma fantasia, mas alertam para o risco de "lobos solitários" seguirem os chamados do Estado Islâmico e agirem na Rússia.De acordo com Rita Katz, da agência SITE, jihadistas do EI têm postado nas últimas horas campanhas incitando ataques na Rússia e dando instruções detalhadas para atentados em restaurantes, shoppings centers e áreas de pedestres.

"Diante de várias derrotas militares na Síria e no Iraque, o Estado Islâmico está desesperado por atenção e tentando intimidar o público. Dito isso, faz sentido que eles lancem ameaças contra a Copa do Mundo", disse Katz.

Esta não é a primeira vez que o Estado Islâmico ameaça cometer atentados durante a Copa do Mundo. Em 2014, no Brasil, eles também pediram que os jihadistas agissem. Já o governo de Moscou diz há anos que teme que terroristas russos que deixaram o país para lutar pelo EI na Síria retornem e cometam atentados.

Com informações do Estadão

Em duelo de opostos, Fortaleza tenta recuperar ritmo diante do Brasil de Pelotas

Resultado de imagem para fortaleza e brasil de pelotas
Após a perda da invencibilidade na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, para o São Bento, fora de casa, o líder Fortaleza recebe o Brasil de Pelotas e tenta reencontrar a vitória e evitar que chegue na terceira partida sem vencer. Nesta sexta-feira (15), mesmo sem pressão, o time de Rogério Ceni quer aproveitar o mando de campo, na Arena Castelão, para manter a vantagem na ponta.

Foram nove rodadas invicto, mas mesmo após sofrer sua primeira derrota, o Fortaleza segue isolado na liderança mas precisa ficar de olho no Brasil de Pelotas, que ameaçado pela zona da degola, precisa vencer de qualquer jeito. Para completar, o técnico Ceni sofre com desfalques para montar o time para sexta. São quatro baixas confirmadas. Além de Bruno Melo, Derley e Marlon, que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Tinga não terá condições de jogo devido lesão na coxa direita. Para a vaga do lateral direito, Pablo é o favorito na disputa com Felipe. Ainda existe a dúvida no ataque com o artilheiro da série B, Gustavo, que ainda não é certeza para o Tricolor.

O Brasil, que encabeça a zona de rebaixamento, procura a sua terceira vitória na competição, para deixar a posição incômoda. São três jogos sem vencer e apesar do favoritismo tricolor, Welinton Junior acredita que o Brasil de Pelotas pode surpreender. ”Futebol é resolvido dentro de campo e, apesar da situação do Fortaleza ser melhor que a nossa, nada impede de conseguirmos uma vitória. Podemos surpreender, só depende de nós. Temos que fazer um jogo equilibrado e manter a atenção durante os 90 minutos”, concluiu.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X BRASIL DE PELOTAS 

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 15 de junho de 2018, sexta-feira
Horário: 19h15 (Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago e Celso Luiz da Silva (MG)

FORTALEZA: Marcelo Boeck, Pablo (Felipe), Diego Jussani, Ligger e Leonan; Jean Patrick, Felipe (Anderson Uchôa), Dodô e Marcinho; Edinho e Wilson (Gustavo)
Técnico: Rogério Ceni

BRASIL DE PELOTAS: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas, William Machado; Leandro Leite, Itaqui, Calyson, Toty, Lourency; Luiz Eduardo
Técnico: Clemer

Com informações da Gazeta Esportiva