20 de fevereiro de 2022

Com Ceará e Fortaleza, quartas de finais do Cearense 2022 está definida

Sábado, foi realizada a última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense 2022. Sem as duas maiores forças do estado, nesse começo de competição, as oito equipes brigaram por quatro vagas para o mata-mata do certame, além de vagas para a Série D 2023 e Copa do Brasil 2023.

Líder do octogonal, o Caucaia assegurou sua vaga para a Série D e ganhou também a vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte. Junto com o 2º colocado, Ferroviário, as duas equipes avançaram direto para as semifinais.

Antes de falar dos outros dois classificados, vale relembrar que Crato e Atlético Cearense foram os rebaixados para a Série B. O Azulão ainda enfrenta um processo judicial, sob acusação de manipulação de resultado.

Definições da última rodada

Como prevê o regulamento, 3º e 4º colocados avançam para as quartas de finais, onde enfrentarão Fortaleza e Ceará, respectivamente. Já classificado, o Pacajus entrou na última rodada só para definir seu adversário na próxima fase. O Cacique do Vale do Caju foi derrotado de virada, por 2×1, mas ainda passou em terceiro e enfrentará o Leão do Pici.

Já a última vaga, ainda estava em aberto. Iguatu e Maracanã brigavam pela classificação. Na temporada passada, os times decidiram a Série B, com muita rivalidade, onde o Alviceleste levou a melhor. Dessa vez, já em vantagem, o Azulão precisou apenas do empate, em 1×1, contra o Icasa, para se classificar. O adversário nas quartas será o Ceará.

Além da classificação para as quartas, Pacajus e Iguatu se juntam ao Caucaia, como representantes do estado na Série D 2023. O primeiro citado, Cacique do Vale do Caju, jogará a edição de 2022 do torneio nacional. Em caso de acesso, sua vaga de 2023 será repassada para o 5º colocado, Maracanã.

Quartas de finais definidas

Os duelos serão em ida e volta, com os mandos sendo definido por sorteio. No mesmo sábado (19), a Federação Cearense de Futebol (FCF) realizou o sorteio dos mandos de campo e divulgou as datas dos confrontos. Confira:

24/02 – Fortaleza x Pacajus – Arena Castelão
02/03 – Pacajus x Fortaleza – Indefinido

22/02 – Ceará x Iguatu – Arena Castelão
26/02 – Iguatu x Ceará – Indefinido

Em relação as semifinais, o regulamento prevê o seguinte chaveamento:

Semifinal 1 – Caucaia x Ceará/Iguatu

Semifinal 2 – Ferroviário x Fortaleza/Pacajus

Por Diogo Arruda

Com informações do Esporte News Mundo


Atlético-MG supera Flamengo nos pênaltis e fatura Supercopa do Brasil

Em partida movimentada na Arena Pantanal, em Cuiabá, a Supercopa foi decidida nos detalhes entre Atlético-MG e Flamengo. Depois de empate por 2 a 2 nos 90 minutos, a disputa por pênaltis envolveu todos os jogadores que estavam em campo e só foi definida quando Vitinho desperdiçou sua segunda cobrança. O Galo venceu por 8 a 7 e conquistou o título inédito. O Rubro-Negro havia vencido as duas primeiras edições da competição.

Mesmo em início de temporada, as duas equipes imprimiram um ritmo forte desde o início, com o Flamengo mais presente no campo de ataque e o Galo perigoso de forma mais eficiente. Gabigol teve duas chances na primeira etapa, mas acabou concluindo para fora em ambas as oportunidades. 

Já a equipe mineira foi certeira. Aos 40 minutos, Guilherme Arana arriscou de fora da área, o goleiro Hugo Souza espalmou para frente e o argentino Nacho Fernández aproveitou o rebote para abrir o placar em Cuiabá. 

Na segunda etapa, disposta a mudar o destino do jogo, a equipe comandada pelo português Paulo Sousa foi para cima e conseguiu a virada antes dos vinte minutos de partida. 

Atlético-MG conquista Supercopa do Brasil nos pênaltis - em 20/02/2022
Reprodução Twitter/Atlético

Aos 10 minutos, Arrascaeta recebeu grande lançamento pela esquerda e cruzou. Bruno Henrique cabeceou, Everson fez grande defesa, mas o rebote caiu nos pés de Gabigol, que estufou as redes para empatar.

Oito minutos depois, em lance rápido de Lázaro, que havia acabado de entrar, Bruno Henrique recebeu de frente para Everson e tocou com categoria para encobrir o goleiro e virar o placar.

Aos 30, a igualdade foi novamente estabelecida no placar. Após cruzamento da direita, o chileno Vargas ajeitou de cabeça e Hulk, depois de dominar a bola, fuzilou a meta adversária.

Cientes do destino que levaria a definição do campeão para a disputa por pênaltis, os dois times se lançaram ao ataque em busca do gol salvador. O Galo teve a oportunidade com o volante Jair, que chutou colocado da entrada da área e parou no goleiro Hugo Souza.

Já o Flamengo quase marcou em jogada trabalhada por Gabigol e Vitinho pela esquerda, mas Guilherme Arana foi providencial para fazer o corte quando Lázaro chegava para finalizar na cara do gol.

Os pênaltis, então, tornaram-se uma realidade. A disputa que decidiria o campeão começou em alto nível, com as duas equipes convertendo todas as cobranças na série original de cinco para cada time. No entanto, quando se iniciaram as cobranças alternadas, o drama se instalou. Por três vezes, o Flamengo, que cobrou sempre depois do Galo, teve a chance de fechar o jogo após um desperdício do adversário. Nas três vezes, falhou. Ambas as equipes rodaram todos os onze jogadores disponíveis, inclusive os goleiros (que, por sinal, erraram as cobranças). No começo da segunda rodada de cobranças, Hulk converteu pela segunda vez pelo Atlético e viu Vitinho, que havia acertado na primeira rodada, parar nas mãos do goleiro Everson, dando o título ao Galo.

A conquista, alcançada em 2022, é a cereja no bolo do ano de 2021 do time mineiro. A Supercopa do Brasil é disputada entre os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano anterior. Como o Galo ganhou ambos os títulos na última temporada, o Flamengo, vice-campeão do Brasileirão, foi o convidado a desafiar o Atlético.

Por Igor Santos - Repórter da EBC 

Com informações da Agência Brasil

Chapecoense oficializa a contratação do atacante Éderson para temporada

O atacante Éderson é o novo reforço da Chapecoense para a sequência da temporada. O clube alviverde oficializou a contratação do atleta de 32 anos no início da tarde desta quinta-feira e informou que o vínculo é válido até 15 de novembro.

O nome do atacante foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), e ele poderá estrear na próxima rodada do Campeonato Catarinense, contra o Camboriú, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Condá.

Com experiência de sobra, Éderson tem passagem por clubes como Vasco e Athletico, onde foi artilheiro do Brasileiro, em 2013, ao marcar 21 gols. No Verdão do Oeste, chega para disputar a camisa 9 com Perotti e Rodriguinho, que subiu para o elenco profissional no ano passado.

O atacante também defendeu o Fortaleza, clube pelo qual foi campeão da Série B do Brasileiro, em 2018, e da Copa do Nordeste, em 2019. Com o ABC-RN, tem no currículo o título da Série C de 2010.

No ano passado, Éderson defendeu o ABC até metade da temporada, quando realizou 17 partidas e anotou quatro gols, e também o Botafogo-PB. Pelo time paraibano, foram 19 jogos e o mesmo número de gols: quatro.

Com informações da redação do ge — de Chapecó (SC)

Tremores de terra são sentidos em ao menos três cidades da BA, CE e MG

Moradores de ao menos duas cidades nordestinas distantes quase 700 quilômetros foram surpreendidos por pequenos tremores de terra ao longo deste sábado (19).

Embora tenham sido captados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), os abalos sísmicos foram de pequena intensidade e não causaram estragos maiores.

Um primeiro sismo foi registrado na região de Curaçá, no norte da Bahia, por volta das 5h de ontem. A partir dos dados de suas estações sismográficas, o LabSis calcula que o tremor de terra atingiu uma magnitude preliminar de 2.1 na escala Richter (mR).

O segundo evento sísmico confirmado pelo LabSis-UFRN ao longo deste sábado ocorreu na região de Canindé, no norte cearense, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. Por volta de 21h33, os moradores de Canindé sentiram o tremor de terra que o laboratório potiguar calcula ter atingido 2.4 mR.

Segundo os especialistas, tremores de baixa intensidade como os registrados, ontem, em Curaçá e Canindé, são frequentes, mesmo no Brasil, e, na maioria das vezes, a população sequer percebe os abalos causados pelo contínuo processo de acomodação das rochas que formam a crosta terrestre.

Em Canindé, por exemplo, um abalo sísmico de 1.8 mR já tinha ocorrido no último dia 10. Além disso, na madrugada de ontem, a Rede Sismográfica Brasileira, registrou dois eventos de magnitudes semelhantes em Divinópolis (MG) – cidade onde, desde o inicio deste ano, já foram registrados ao menos 36 eventos semelhantes.

“Tremores desta ordem de grandeza ocorrem com uma certa frequência no país, principalmente na região Nordeste, dada as características locais”, explicou à Agência Brasil o geofísico Eduardo Menezes, do LabSis-UFRN.

“Normalmente, estes eventos são causados pela existência de falhas geológicas. E seus efeitos, principalmente emocionais, são mais sentidos quando os abalos ocorrem próximos a áreas urbanas”, acrescentou o especialista, destacando que, eventualmente, os tremores de pequena intensidade podem causar algum dano estrutural às construções, principalmente caso se repitam em um curto espaço de tempo.

“O grande problema é a repetição em um curto período de tempo, a exemplo do que temos observado em Canindé, onde, só este mês, já registramos seis eventos semelhantes, percebidos pela população.”

Por Alex Rodrigues

Com informações da Agência Brasil

Na Arena Castelão, Fortaleza vence o Bahia e mantém invencibilidade na Copa do Nordeste

Silvio Romero comemora seu gol que ajudou o Fortaleza a garantir a vitória sobre o Bahia na Arena Castelão (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Silvio Romero comemora seu gol que ajudou o Fortaleza a garantir a vitória sobre o Bahia na Arena Castelão (Foto: Divulgação/Fortaleza)

No clássico entre tricolores, Fortaleza e Bahia mediram forças na tarde deste sábado, na Arena Castelão, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. E o Leão se deu melhor. Em confronto muito movimentado, o Leão não tomou conhecimento do adversário garantindo mais feito na competição ao bater o Esquadrão por 3 a 1, garantindo sua invencibilidade.

Com o resultado, o time comandado por Vojvoda chegou aos 12 pontos, mantendo-se na liderança do Grupo A, enquanto a equipe comandada por Guto Ferreira acabou estacionando na 4ª posição com seus 7 pontos.

FORTALEZA ABRE O PLACAR NO INÍCIO

Fazendo valer o fator casa, a equipe do Fortaleza tratou de ir para cima do Bahia logo nos primeiros movimentos de jogo. E se deu bem. Aos 3 minutos, após Moisés puxar um contra-ataque pela direita, acionou Silvio Romero, que em boas condições, mandou para o fundo das redes abrindo a contagem no Castelão.

Tentando correr atrás do prejuízo, o Esquadrão então foi em busca do empate na sequência. Mesmo com o Leão embalado e mais próximo de marcar mais um tento, teve a oportunidade de igualar tudo aos 11 minutos com Ignácio, mas a bola acabou indo para fora.

DONOS DA CASA AMPLIAM AINDA NA PRIMEIRA ETAPA

Mesmo com o Bahia tentando equilibrar as ações, a sorte parecia estar ao lado do Fortaleza. Lamentando os erros nas chances que apareciam, ainda viu o time local chegar ao seu segundo gol no duelo, desta vez marcado por Moisés, aos 29 minutos, após jogada ensaiada até chegar ao atacante que concluiu com precisão. 2 a 0 no Castelão.

Vendo a situação ainda mais difícil para ser revertida, o time comandado por Guto Ferreira, nos momentos finais da primeira etapa, até que tentou descontar no marcador. Mesmo com os acréscimos dados pelo árbitro, ofereceu perigo ao goleiro Max Walef em apenas uma oportunidade, mas que acabou parando na defesa do camisa 23 que manteve o placar sem alterações.


BAHIA DESCONTA E COLOCA FOGO NO JOGO

Voltando com duas alteração para o segundo tempo, sendo delas Matheus Bahia e Raí nos lugares de Lucas Mugni e Marco Antônio, os visitantes adotaram, nos primeiros minutos, uma postura mais ofensiva. E surtiu efeito. Com 1 minuto no relógio, Rodallega, após assistência do próprio Matheus que havia entrado momentos antes, serviu bem seu companheiro de time fazendo 2 a 1 no placar.

Após o gol, o confronto tomou ares de emoção. Com o Esquadrão empolgado, Rodallega continuava a ser o mais acionado na frente. Porém acabava parando na defesa rival, que conseguia mostrar força neutralizando as jogadas, além de aproveitar espaços cedidos mandando a bola para frente procurando Moisés e companhia, também assustando o goleiro Danilo Fernandes como no chute de Lucas Lima, quase marcando o terceiro.

ALTERAÇÕES E GOL DE DEPIETRI NOS MOMENTOS FINAIS

Com os dois treinadores atentos a qualquer movimento, optaram então por promover novas trocas no decorrer do jogo. Mesmo lutando para buscar o empate, o Bahia acabou não conseguindo converter em gol nas chegadas como as de Rodallega e companhia.

Sendo assim, já nos acréscimos, Depietri, que havia entrado no decorrer da etapa, tratou de frustrar qualquer chance do rival de igualar tudo. Aos 46, após assistência de Robson, fechou a conta em 3 a 1 com direito a comemoração dos jogadores do Leão, além de festa nas arquibancadas.

Com informações do Terra.com