2 de abril de 2015

Filho mais novo do Governador Geraldo Alckmin morre em queda de helicóptero em Carapicuíba

O filho mais novo do governador   Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin, durante   velório do segurança Diógenes Barbosa Paiva, na capital paulista.   Thomaz era um dos cinco ocupantes do helicóptero que caiu nesta   quinta-feira, dia 2, em Car (Foto: Arquivo/Beto Barata/Estadão Conteúdo)Em 2002, Thomaz participou de velório
de segurança. (Foto: Arquivo/Beto
Barata/Estadão Conteúdo)
O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, morreu nesta quinta-feira (2) na queda de um helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Cinco pessoas morreram no acidente.
O helicóptero da empresa Seripatri caiu sobre uma casa em Carapicuíba, nesta tarde, sem deixar sobreviventes. Além do caçula de Alckmin, também morreu o piloto Carlos Esquerdo. A empresa não foi divulgou a lista completa com o nome de todas as vítimas.
O acidente ocorreu por volta das 17h20, segundo os bombeiros. A Seripatri informou, em nota divulgada às 19h11, sem listar nomes, que um piloto e três mecânicos faziam um voo de teste depois de uma manutenção preventiva. A confirmação de que houve uma quinta vítima só foi divulgada pelos bombeiros por volta das 20h30.
Thomaz Alckmin trabalhava como piloto e também estava na aeronave. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato. Ele deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida, com aproximadamente um mês.
A mãe de Thomaz, Lu Alckmin, estava em Campos do Jordão e chegou por volta das 21h50 ao Palácio dos Bandeirantes. Alckmin estava em viagem pelo interior do estado e voltou para contar pessoalmente a ela sobre a morte do filho.
Lu Alckmin, ao lado do filho Thomaz Alckmin, e Tais Fantato, para assistir a estreia de Renata Sorrah em São Paulo, em setembro de 2007 (Foto: Janete Longo/Estadão Conteúdo/Arquivo)Lu Alckmin, ao lado do filho Thomaz Alckmin, e Tais Fantato, para assistir a estreia de Renata Sorrah em São Paulo, em setembro de 2007 (Foto: Janete Longo/Estadão Conteúdo/Arquivo)

Em fevereiro do ano passado, Thomaz e a filha dele ficaram no meio de um tiroteio após serem abordados por criminosos na região do Morumbi. Eles estavam em um carro sem blindagem quando outro veículo parou na frente, impedindo a passagem, e quatro homens saíram armados. O filho do governador estava acompanhado por um carro de escolta. Os policiais militares reagiram e houve troca de tiros com os criminosos.

Thomaz e a filha foram retirados do local em segurança, sem ferimentos. Os criminosos fugiram em seguida. Em 2002, ele já havia sido alvo de criminosos. Um PM que fazia a segurança de Thomaz foi baleado e morreu após trocar tiros com bandidos na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.
No perfil da mulher, foto de Thomaz Alckmin pilotando. (Foto: Reprodução/Instagram)No perfil da mulher, foto de Thomaz Alckmin pilotando. (Foto: Reprodução/Instagram)
Queda sobre casa

Após o impacto, a cauda da aeronave ficou sobre a residência e a maior parte do helicóptero caiu no chão, entre as árvores. Não há relato de feridos entre as pessoas que estavam nas imediações. O condomínio fica na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.

De acordo com a Associação de Moradores do condomínio Fazendinha (AMAF), em Carapicuíba, a queda aconteceu dentro do condomínio, e atingiu o telhado de uma casa em reforma. Segundo a AMAF, os moradores não estavam no local.

Acidente será investigado
A Aeronáutica informou, por meio da assessoria de imprensa, que está apurando o caso para divulgar as informações sobre o acidente.

A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. A aeronave da marca Eurocopter, modelo EC 155, tinha prefixo PPLLS, e matrícula PPLLS.

Em fóruns especializados em aviação, pilotos repercutiram o acidente e relataram que o filho do governador estava como co-piloto do helicóptero. A aeronave fazia um voo teste de balanceamento após a troca de uma pá do rotor principal.

Nota da empresa dona do helicóptero

Leia a íntegra da nota divulgada às 19h11 desta quinta:
"A Seripatri lamenta profundamente a morte dos quatro ocupantes do helicóptero de propriedade da empresa, em um trágico acidente na Grande São Paulo, na tarde desta quinta-feira (2/4). Ocupavam a aeronave o piloto da empresa, com mais de 30 anos de experiência, e o mecânico, também funcionário da Seripatri. Os outros dois ocupantes eram mecânicos da Helipark, empresa de manutenção. O acidente ocorreu durante voo de teste, após a aeronave passar por manutenção preventiva. O helicóptero, da marca Eurocopter, modelo EC 155, prefixo PPLLS, tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo e estava com sua documentação e manutenção rigorosamente em ordem. Neste momento de luto e enorme tristeza para todos, a Seripatri está prestando toda a assistência necessária aos familiares das vítimas, bem como já destacou profissionais para acompanhar junto às autoridades as investigações das causas do acidente."
Destroços de um helicóptero são vistos sobre um imóvel na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros 4 pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/GloboNews)Helicóptero caiu sobre casa em reforma. (Foto: Reprodução/GloboNews)
  •  
Detalhe dos destroços do helicóptero que caiu sobre um imóvel na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros quatro pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/GloboNews)Aeronave ficou destroçada. (Foto: Reprodução/GloboNews)
  •  
Detalhe dos destroços do helicóptero que caiu sobre um imóvel na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros quatro pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/GloboNews)Tripulação fazia voo de manutenção. (Foto: Reprodução/GloboNews)

Do G1 São Paulo

Fazendo só o suficiente para vencer, Fortaleza passou apertado pelo River/PI, no Estádio Albertão, em Teresina

Image-0-Artigo-1827091-1
Técnico Marcelo Chamusca reclamou muito de seus jogadores, por não terem executado devidamente o que foi treinado, a não ser no momento em que o centroavante Cássio deixou a sua marca, de cabeça, fazendo 1 a 0
FOTO: BRUNO GOMES
Se na Copa do Brasil o que importa é vencer os jogos, de preferência sem sofrer gols no terreno do adversário, que seja louvado o Fortaleza. Entretanto, para quem esperava uma melhor exibição do Leão do Pici, esta não apareceu. E o time comandado pelo técnico Marcelo Chamusca fez só a conta do chá para conseguir uma vitória magra sobre o River/PI, apenas 1x0, ontem à noite no Estádio Alberto Silva, em Teresina, pelo jogo de estreia de ambos na edição de 2015.
Os dois times voltam a se enfrentar no próximo dia 16, novamente às 19h30, em jogo marcado para a Arena Castelão. O Tricolor jogará por qualquer empate. Se perder pelo mesmo placar, o jogo vai para as penalidades.
As várias modificações processadas por Chamusca no seu time, poupando vários titulares, o aparente pouco interesse dos atletas, que não mostraram um maior empenho e o gramado do Estádio Alberto Silva foram alguns dos entraves para um melhor futebol na noite de ontem.
Fosse o River um adversário de maior qualidade, com certeza o Tricolor cearense teria enfrentado maiores problemas.
Ivan Bezerra
Repórter
Diário do Nordeste

Paramoti tem maior chuva do CE; rios e açudes viram atraçãof

açude 3
Imagem registrada por leitor do açude Maracajá, em Paramoti, após chuva nesta quarta (1º)
açude
Em Paramoti, na tarde desta quarta (1º), a forte chuva fez o volume do Rio Canindé subir
As chuvas das últimas 24 horas, apesar de não tão intensas, encheram diversos açudes particulares e ajudou a amenizar a situação de dificuldade hídrica em alguns locais do Estado. Em Paramoti, por exemplo, o Rio Canindé ficou cheio, atraindo a presença de curiosos às suas margens para observar o quadro, visto como promissor pela comunidade. Muito desse potencial foi desaguar no Açude Paramoti, que abastece a cidade.
Com as precipitações que caíram na tarde desta quarta, o açude Porcinato, localizado no centro de Paramoti, começou a sangrar levando alegria à população. O reservatório é um dos principais pontos turísticos do Município.
Segundo último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado às 8h45min desta manhã, Segundo última atualização da Funceme, às 8h45, choveu 197.8 mm no município, desde às 7h da manhã desta quarta. No relatório divulgado no site, 34 municípios registraram precipitações. A maior delas aconteceu justamente em Paramoti. No transcorrer da manhã, entretanto, novos dados serão inseridos no mapa das chuvas do Estado.
Semana Santa
A Funceme divulgou na tarde desta quarta-feira, a previsão do tempo para a Semana Santa no Ceará. Segundo os modelos analisados pelos meteorologistas, entre a quinta-feira, 02/02, e o sábado, 04/02, a Zona de Convergência Intertropical – principal sistema causador de chuvas no Estado durante a quadra chuvosa – deve atuar na atmosfera sobre o Ceará trazendo precipitações, principalmente sobre o setor norte do Estado.

Previsão para o feriado
Hoje, segundo a Funceme, teremos "tempo variando entre nublado a parcialmente nublado, com eventos de chuvas no centro e norte do Ceará. No sul, nebulosidade variável com chuvas isoladas"; amanhã, a previsão é de que a "nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro e norte; no sul,  nebulosidade variável com chuva isolada: neste sábado, teremos "nebulosidade variável com eventos de chuvas no norte. No centro e sul,  nebulosidade variável com chuva isolada".

Abaixo, confira lista com as 10 maiores chuvas
- Paramoti (Posto: Paramoti) : 197.8 mm
- Granja (Posto: Pessoa Anta) : 65.0 mm
- Nova Russas (Posto: Nova Russas) : 65.0 mm
- Beberibe (Posto: Beberibe) : 55.0 mm
- Santa Quitéria (Posto: Trapia) : 45.4 mm
- Russas (Posto: Russas) : 36.4 mm
- Beberibe (Posto: Sitio Forquilha ) : 36.2 mm
- Acaraú (Posto: Acarau) : 36.0 mm
- Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 35.0 mm
- Beberibe (Posto: Uruau Carrapicho) : 35.0 mm
Diário do Nordeste