12 de novembro de 2013

João de barro: Um arquiteto ciumento e vingativo. Será?

Quem nunca se encantou com aquelas casinhas do João de Barro? Esse pássaro habilidoso possui diversas peculiaridades. Os casais constroem juntos sua morada durante duas semanas, onde vivem por cerca de um ano, tempo o bastante para pelo menos 4 ninhadas.
Na cosntrução da casa, utilizam barro úmido, misturado a esterco e palha. O casal chega a fazer centenas de viagens no transporte do material. O ninho (casinha)tem formato esférico e normalmente 30 centímetros de diâmetro. As paredes tem 5 centímetros de espessura e exigem grande esforço do casal: eles amassam as porções de barro com os bicos e os pés, criando uma massa homogenea e pegajosa que ajuda na construção.
É um arquiteto perfeito. O ninho tem dois cômodos, com uma porta que dá acesso ao primeiro, que é feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. O cômodo mais interno, geralmente é forrado com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes. A porta de entrada é sempre estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento.
Mesmo sendo um arquiteto muito habilidoso, as histórias que cercam esta ave não é muito amigável. Dizem que o macho é extremamente ciumento e vingativo. Os machos amam para a vida toda, mas as fêmeas são “vulneráveis” e se encantam facilmente por outros machos. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Embora esse comportamento nunca tenha sido cientificamente observado, essa má fama corre o mundo!
AC215811C0F54E8786E10BCBCF932258
1_joaodebarro
2505682
O casal constrói a casinha com muito esforço e dedicação!
diariodebiologia

Dorival Júnior é o novo técnico do futebol profissional do Fluminense


Por decisão do presidente Peter Siemsen, Dorival Júnior é o novo treinador do Fluminense para esta reta final de Campeonato Brasileiro. Com contrato até o final do ano, o técnico já comandará o Tricolor no treino desta terça-feira, dia 12. Campeão da Copa do Brasil pelo Santos, em 2010, da Recopa Sul-Americana com o Internacional, em 2011, e vencedor de mais seis títulos estaduais por Figueirense, Sport, Coritiba, Santos e Internacional, Dorival chega ao Rio na manhã desta terça.
Com experiência no futebol desde 1982, quando começou sua carreira de jogador profissional pela Ferroviária de Araraquara (SP), e treinador desde 2003, com início pelo Figueirense (SC), Dorival tem a confiança do presidente Peter Siemsen e de toda a diretoria para a sequência do trabalho.
Principais Títulos:
2012 – Campeão gaúcho pelo Internacional
2011 – Campeão da Recopa Sul-Americana pelo Internacional
2010 – Campeão da Copa Brasil pelo Santos
2010 – Campeão paulista pelo Santos
2009 – Campeão brasileiro – série B pelo Vasco
2008 – Campeão paranaense pelo Coritiba
2006 – Campeão pernambucano pelo Sport
2004 – Campeão catarinense pelo Figueirense
2003 – Campeão catarinense pelo Figueirense
Clubes anteriores:
2013 – Vasco da Gama (RJ)
2012/2013 – Flamengo (RJ)
2011/2012 – Internacional (RS)
2010/2011 – Atlético Mineiro (MG)
2010 – Santos (SP)
2009 – Vasco da Gama (RJ)
2008 – Coritiba (PR)
2007 – Cruzeiro (MG)
2006/2007 – São Caetano (SP)
2006 – Avaí (SC)
2005/2006 – Sport (PE)
2005 – Juventude (RS)
2005 – Criciúma (SC)
2005 – Fortaleza (CE)
2003/2004 – Figueirense (SC)
Comunicação Institucional FFC
Foto: Bruno Haddad / Divulgação FFC 

Diretoria do Fluzão age rápido e anuncia a contratação do técnico Dorival Junior

Dorival Junior entrevista (Foto: Richard Souza)Dorival Junior assina até o fim do ano com o Fluminense (Foto: Richard Souza)
Dorival Junior é o novo técnico do Fluminense. O anúncio foi feito no site oficial do clube na noite desta segunda-feira, poucas horas após a demissão do treinador Vanderlei Luxemburgo. O comandante assinará contrato até o fim do ano e já vai dirigir o treinamento do Tricolor na tarde da próxima terça-feira, nas Laranjeiras.
A nota divulgada pelo Fluminense volta a frisar que a decisão foi tomada pelo presidente do clube, Peter Siemsen, assim como ocorreu na demissão de Vanderlei Luxemburgo. A estreia de Dorival será no duelo de quinta-feira, contra o Náutico, às 21h (de Brasília), no Maracanã. O comandante assume a equipe tricolor faltando apenas cinco rodadas para o término do nacional.
Dorival Júnior estava no Vasco até o último dia 27 de outubro, quando foi demitido após a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, em Campinas. Se confirmada a contratação, será o terceiro trabalho seguido de Dorival no Rio: antes do Cruz-Maltino, o treinador comandou o Flamengo entre julho de 2012 e março de 2013.
Confira a nota oficial do Fluminense:
Por decisão do presidente Peter Siemsen, Dorival Júnior é o novo treinador do Fluminense para esta reta final de Campeonato Brasileiro. Com contrato até o final do ano, o técnico já comandará o Tricolor no treino desta terça-feira, dia 12. Campeão da Copa do Brasil pelo Santos em 2010, da Recopa Sul-Americana com o Internacional em 2011 e mais seis títulos estaduais pelo Figueirense, Sport, Coritiba, Santos e Internacional, Dorival chega ao Rio na manhã desta terça. 
Com experiência no futebol desde 1982 quando começou a sua carreira de jogador profissional pela Ferroviária (SP) e treinador desde 2003 pelo Figueirense (SC), Dorival tem a confiança do presidente Peter Siemsen e de toda a diretoria para a sequência do trabalho.
Por Rio de Janeiro