1 de outubro de 2013

Exposição reúne cerca de quatro mil animais de diversas raças no Ceará.

ExpoeceComeçou neste domingo (29), a 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2013). O evento acontece no Parque de Exposições Governador César Cals, até o próximo dia 6 de outubro, reunindo criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, empresários e agricultores familiares do Ceará e do Brasil. A feira é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC). A abertura oficial será às 16 horas, no picadeiro do Parque de Exposições.

A Expoece 2013 apresentará também expositores de animais e produtos, com cerca de 500 estandes, movimentando aproximadamente R$ 12 milhões em negócios, além de destacar exemplos exitosos de projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares no Ceará. Está prevista a participação de 4 mil animais dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Haverá julgamento e exposição de animais de caprinos, ovinos e bovinos, leilões, concurso leiteiro, além da premiação de R$ 50 mil aos donos dos animais. “Será realizada a Prova de Tambores, que mede a agilidade da raça de quarto de milha e a novidade deste ano é que termos Inédita Seletiva da competidora do Norte e Nordeste que participará da delegação brasileira no Mundial de Três Tambores nos EUA”, informou Paulo Helder Braga.

Sobre a Expoece

Surgiu da necessidade de reunir os pecuaristas cearenses, os técnicos ligados à agropecuária, as lideranças locais e as instituições que atuavam no setor agrícola do Estado para discutir potencialidades, debater os principais problemas do segmento e buscar soluções.

O objetivo é promover a agropecuária cearense e fortalecer as cadeias produtivas que envolvem o setor, além de fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar, promover o empreendedorismo no meio rural, estimular o intercâmbio de experiências e divulgar o plantel cearense.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a Expoece é uma grande oportunidade de negócios e de melhoramento genético do rebanho cearense. “A Expoece tem o compromisso de fortalecer o setor agropecuário, mas também aproveitamos a oportunidade para apresentar ações de sucesso da nossa agricultura familiar”.

O secretário Nelson Martins destaca ainda que o reconhecimento do Ceará como zona livre de febre aftosa com vacinação vai impulsionar mais ainda as exposições agropecuárias no Estado. “Teremos a possibilidade de receber mais animais e mais criadores de outros Estados ampliando as possibilidade de negócios e melhoria genética”.

O público também vai poder apreciar as delícias produzidas na Casa de Mel, Casa de Farinha e Engenho, Fazendinha e Bodega, Restaurantes e Bares. A diversão fica por conta das manifestações culturais, das apresentações artísticas, do parque de diversões, do pesque e pague e dos shows artísticos.

Confira a Programação da Expoece 2013

De 29 de setembro a 6 de outubro no Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne
28 de setembro – Sábado
8h às 20h - Entrada de animais
29 de setembro – Domingo
8h às 18h - Julgamento de admissão: Caprinos, Ovinos e Bovinos
16h - Abertura Oficial da 59ª EXPOECE
30 de setembro – Segunda-Feira
8h às 20h – Visitação Pública
Admissão de Caprinos, Ovinos e Bovinos
14 h – Julgamento: Caprinos e Bovinos
1 de outubro – Terça-Feira
8h às 20h – Visitação Pública
14h – Julgamento de Bovinos
2 de outubro – Quarta-Feira
8h - Visitação Pública
14h – Julgamento: Ovinos e bovinos
3 de outubro – Quinta-Feira
6h - Concurso Leiteiro 1ª Ordenha – Pardo Suíço e Girolando
8h às 20h - Visitação Pública
8h às 18h – Reunião dos Criadores e Palestra de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas.
14h - Julgamento: Ovinos, bovinos e equinos
14h - Concurso Leiteiro 2ª Ordenha - Pardo Suíço e Girolando
22h - Concurso Leiteiro 3ª Ordenha - Girolando
4 de outubro – Sexta-Feira
6h - Concurso Leiteiro 3ª Ordenha - Pardo Suíço, 4ª Ordenha - Girolando
8h às 20h – Visitação Pública
8h às 18h – Curso de Escrituração Zootécnica da ABCZ.
14h – Concurso Leiteiro – 4ª Ordenha – Pardo Suíço, 5ª Ordenha – Girolando
14h – Julgamento de Equinos
20h – Prova Oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha - ABQM de Três Tambores.
21h – Shows Artísticos com Guilherme Dantas, Pé de Ouro e Esquenta
22h – Concurso Leiteiro 6ª Ordenha - Girolando
5 de outubro – Sábado
08h – Julgamento de Equinos
14h – Resultado dos Julgamentos
15h – Prova Oficial da National Barrel Horse Association - NBHA de Três Tambores. (Inédita Seletiva da competidora do Norte e Nordeste que participará da delegação brasileira no Mundial de Três Tambores nos EUA)
18h – Solenidade de Entrega da Premiação
21h – Shows Artísticos com Danado de Bom, Tropykália e Forró Embalo
6 de outubro – Domingo
8h às 12h – Visitação Pública
12h – Saída dos Animais


Assessoria de Comunicação da SDA

Caso vença o Cuiabá, Fortaleza pode garantir classificação antecipada

Fortaleza vence Luverdense por 2 a 1 (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Gol salvador de Luiz Eduardo contra o
Luverdense ocorreu aos 46 minutos da
etapa final (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Um gol pode fazer muita diferença nesta reta final da fase de classificação do Campeonato Brasileiro Série C. O tento anotado pelo zagueiro Eduardo Luiz aos 46 minutos do segundo tempo, na vitória do último sábado (28) diante do Luverdense por 2 a 1, deu ao Tricolor do Pici mais dois pontos que podem ser decisivos e causou uma série de mudanças na tabela. Ao todo, nove times do equilibrado Grupo A brigam diretamente por quatro vagas nas quartas-de-final da competição e para fugir de um lugar restante na zona de rebaixamento.
Graças ao gol salvador do zagueiro, o time do Pici alcançou a liderança com 30 pontos. Ele também foi o responsável por empurrar o Luverdense para a sexta posição com 28. Caso a partida de fato terminasse empatada, o Fortaleza terminaria a rodada na quinta posição, ou seja, fora do grupo dos que estariam classificados para o mata-mata. Já o Luverdense estaria mais vivo na briga, ocupando a terceira posição.
Contribuiu para a ascensão do Fortaleza, que ganhou quatro posições na tabela, uma favorável combinação de resultados dos concorrentes. Das outras quatro partidas da rodada de domingo (29), três acabaram empatadas, fazendo com que vários adversários perdessem pontos na rodada.
Os resultados do fim de semana fizeram com que 35 pontos sejam a margem suficiente para uma equipe assegurar a classificação sem sustos. Mesmo que vença o Cuiabá no próximo domingo (6/10) fora de casa, o Fortaleza não chega a esta pontuação. Entretanto o Fortaleza pode chegar ao confronto já sabendo que precisa apenas dos três pontos para se garantir matematicamente nas quartas-de-final da Série C.
Como a Cuiabá x Fortaleza está marcado para às 19 horas, a equipe do técnico Luiz Carlos Martins pode precisar apenas de um triunfo para assegurar a vaga. Isso depende de mais uma combinação de resultados favorável.
Tropeços do Santa Cruz diante do Rio Branco no meio de semana, do Luverdense contra o Baraúnas (em Mossoró/RN), do Águia frente ao Treze (em Marabá/PA) e do CRB diante do Sampaio Correa (em São Luis/MA) somados a uma vitória do Fortaleza garantem a vaga ao Tricolor do Pici.
O Fortaleza sai de Cuiabá classificado se vencer a equipe mato-grossense e não mais do que três equipes terminem a rodada abaixo dos 30 pontos. Até o momento, apenas Treze Brasiliense atingiram tal marca. Ou seja, CRB, Santa Cruz, Luverdense, Águia de Marabá e Sampaio Correa têm que fechar a rodada de domingo com no máximo 29 pontos.
Por Fortaleza, CE

Outubro Rosa tenta conter avanço do câncer na Capital


A chegada do mês de outubro marca o início de uma das mais importantes campanhas existentes na prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa engloba um conjunto de ações e atividades em todo o mundo visando alertar à sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância de um diagnóstico precoce de casos de câncer de mama, que é um dos tipos que mais matam pessoas do sexo feminino e que, ao contrário do que muitos pensam, também pode atingir os homens.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúdeaté o final de setembro deste ano, 479 pessoas já foram detectadas com a doença em Fortaleza. O número representa um avanço de diagnósticos do caso em relação ao ano de 2012 inteiro, onde 471 pessoas descobriram ter câncer de mama na Capital cearense. O órgão também informa que, na Capital, 8.787 exames de mamografia são realizados mensalmente e que não existe fila de espera para o procedimento.
Os primeiros passos para quem deseja um diagnóstico preciso na Capital é procurar os núcleos de atenção básica, como os postos de saúde. Caso uma mamografia seja solicitada, o paciente precisa buscar os núcleos de atenção secundária, como os hospitais. Em Fortaleza, o Hospital da Mulher e o Hospital Distrital Gonzaga Mota realizam o exame e também pequenas cirurgias de remoção de tumores. Já o tratamento específico do câncer de mama e cirurgias mais complexas são realizadas em hospitais conveniados, como o Instituto do Câncer do Ceará.
Prédios públicos e pontos turísticos serão iluminados na cor-de-rosa
O Outubro Rosa também terá diversas ações da prefeitura de Fortaleza. Uma destas ações em homenagem ao evento é a iluminação de alguns prédios públicos e pontos turísticos da cidade. O Instituto Dr. José Frota (IJF), a Casa Amarela, as Estátuas de Iracema e a Catedral receberão iluminação cor-de-rosa, servindo de alerta para a prevenção do câncer de mama.
Nesta terça (1º), às 17h, o lançamento da campanha acontecerá no IJF. O evento contará com a presença da banda de música do Exército e a presença de diversas autoridades. O hospital também será palco de várias ações de conscientização, como apresentações monitoradas realizadas pelo Sesc e rodas de conversa. Além disso, acontecerá uma palestra ministrada pela  ginecologista e obstetra Ilná Escócia sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Mais de 1.700 pessoas devem ter doença diagnosticada este ano no Ceará
No Ceará, 499 pessoas vieram a óbito, vítimas da doença, em 2010. Deste número, 492 eram mulheres e apenas 7 eram homens. Já em 2011, 491 mulheres e 7 homens morreram com câncer de mama. Segundo a assessoria de comunicação de Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), os números referentes ao ano de 2012 ainda não foram fechados.
A previsão para 2013, entretanto, assusta. Segundo a Sesa, 1.770 pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de mama durante este ano. Só em Fortaleza, 770 pessoas devem descobrir que têm a doença.

Alguns fatores, de acordo com a secretaria, aumentam o risco de contrair câncer de mama:
- Mulheres com história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos);
- Menopausa tardia (após os 50 anos);
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Nuliparidade e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos.
Outros fatores de risco que podem desencadear a doença são a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos; a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo que em quantidade moderada (30g/dia); obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa e o sedentarismo. Por outro lado, atividades físicas regulares e o aleitamento materno exclusivos são considerados fatores protetores contra o câncer de mama.
Como iniciou o Outubro Rosa
O movimento surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1990, com a 1ª Corrida pela Cura. Desde então, o evento vem sendo realizado anualmente na cidade. No Ceará, o Outubro Rosa existe há 5 anos e dura o mês inteiro. A cor rosa, que simboliza a campanha, significa no mundo inteiro a união de todos em prol da saúde feminina.
Confira no hotsite do Portal Verdes Mares uma página especial que tira as principais dúvidas sobre o câncer de mama, além de oferecer dicas sobre o tema e as informações sobre a programação do Outubro Rosa em Fortaleza.
DN

Fluminense anuncia contratação do goleiro Felipe, do Náutico e ex-Santos

Goleiro Felipe é anunciado pelo Flu. Foto: Divulgação
O Fluminense fechou a contratação do goleiro Felipe Garcia, ex-Náutico, até o fim de 2014, com possibilidade de renovação, nesta segunda-feira, 30. O goleiro chega para se juntar ao elenco tricolor que conta com os goleiros Diego Cavalieri e Kléver, além do jovem Marcos Felipe.
– Já havíamos dito que o Fluminense só contrataria jogadores se houvesse necessidade e foi o que aconteceu. Na verdade, por dois motivos: a convocação do Cavalieri, que o deixará de fora por três a quatro jogos em 14 partidas pelo Brasileiro e da mesma situação em relação ao Marcos Felipe, que defenderá a seleção sub-17, no Mundial no Catar – afirmou Rodrigo Caetano, explicando como chegou ao nome do novo contratado:
– Fomos ao mercado e vimos que o Felipe tem qualidade e escola, pois foi formado no Santos, além de ter apenas 25 anos e poder crescer no Fluminense. Com as ausências dos goleiros Cavalieri e Marcos Felipe, teremos Klever e Felipe para disputar boa parte do Brasileiro.
Em seu último clube, o Náutico (2012-2013), Felipe Garcia atuou 48 vezes. O arqueiro participou do jogo inaugural da Arena Pernambuco no amistoso contra Sporting Lisboa. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Felipe Garcia disputou o Campeonato Sul-americano sub-17, sendo campeão do torneio. Se destacou ainda pelo Santos, onde trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo e atuou 102 vezes, conquistando os paulistas de 2006, 2009 e 2010 e a Copa do Brasil de 2010.
– É uma oportunidade excelente jogar pelo Fluminense. Estou muito feliz. Fui bem recebido pelo grupo e será uma honra trabalhar com Cavalieri, com quem já tive oportunidade de pela seleção brasileira pré-olímpica – afirmou o novo reforço tricolor.
FICHA TÉCNICA
Nome: Felipe Garcia dos Prazeres
Posição: Goleiro
Idade: 25 anos
Nascimento: 10/01/1988
Cidade: São Vicente – SP
Altura: 1,93m
Peso: 90 kg
fluminense.com

Marcos Cals comunica a Tasso desfiliação do PSDB

                 

O ex-presidente da Assembleia  Legislativa Marcos Cals manteve a poucos instantes contato por telefone com a reportagem deste site e confirmou sua desfiliação do PSDB. Marcos revelou ainda ter conversado na tarde desta segunda feira, 30, com o ex-senador Tasso Jereissati e o expôs os motivos para deixar a sigla.
O ex-tucano disse sair sem insatisfação, mas busca, segundo ele mesmo expõe, as condições partidárias e de legenda na disputa por uma vaga na Assembleia  Legislativa. Dirigentes de cinco partidos (PR, DEM, PSL, PMDB e Solidariedade) o procuraram para abrir as portas e recebê-lo como filiado.
Marcos Cals conversou com Eunício Oliveira, com o presidente regional do PR Lúcio Alcântara, com o líder do DEM na Assembleia, Idemar Citó e com o deputado federal Genecias Noronha que passa a comandar o solidariedade no Ceará. Marcos avalia cada convite e faz os cálculos para decidir dentro de 48 horas seu novo destino partidário.
cearaagora