4 de julho de 2014

Técnico tático fechou a quinta feira do Leão de Aço.

Lateral direito Tiago Cametá não havia treinado na parte da manhã por conta de um problema nas costas, mas voltou a trabalhar normalmente no período da tarde. (Fotos: Nodge Nogueira)
Treinamentos técnicos e táticos fecharam a programação desta quinta feira para o elenco do Fortaleza Esporte Clube. Jogadores tiveram hoje mais um dia de atividades em dois períodos, dando prosseguimento à preparação para o retorno da Série C. 

Na primeira parte o preparador Roger Gouveia orientou uma sessão de exercícios à beira do gramado, que serviram como preparação do grupo para o treino com bola que viria a seguir. Na atividade de fundo, Marcelo Chamusca fez primeiro um trabalho técnico com jogadas de contra ataque em velocidade, simulando situações de jogo. Depois o treinador leonino organizou um treinamento tático com espaço reduzido, encerrando os trabalhos do dia. 

Atacante Robert e volante Correa seguem em tratamento e ainda não voltaram a treinar com bola, o que só deve ocorrer na próxima semana. Já o lateral Tiago Cametá, que não havia treinado pela manhã, trabalhou normalmente no segundo período. Já os zagueiros Eduardo Luiz e Adalberto não treinaram à tarde, o primeiro com um incômodo na coxa, e o segundo com um problema no pé, resultado de uma pisada forte sofrida no treino da manhã. 

Nessa sexta feira acontece um treinamento às 9 horas. Por volta do meio dia os jogadores serão liberados para acompanharem o jogo do Brasil. No sábado acontece um coletivo a partir das 9 horas da manhã, encerrando a semana de treinamentos do Leão. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 

Direção do PT quer partido coligado com PMDB na Paraíba

image_large
A direção nacional do PT vai tentar convencer a direção do partido na Paraíba a apoiar a candidatura do senador Vital do Rego, do PMDB, ao governo da Paraíba. O prazo para isto é esta sexta-feira, limite para a inscrição dos candidatos na Justiça Eleitoral. O PT da Paraíba negociou indicar Lucélio Cartaxo, irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, para compor a chapa como candidato ao Senado em coligação com o governador do PSB, Ricardo Coutinho. Se o PT da Paraíba não recuar e apoiar o PMDB, a direção nacional do PT está disposta a fazer intervenção no diretório estadual da sigla.
Blog do Eliomar de Lima

A disputa por Heitor Ferrer

20130830133921-20130830133921-heitor-ferrer-3
Não existe dúvida sobre o peso eleitoral do deputado Heitor Ferrer em Fortaleza. Na Assembléia, contam que ele não precisa sair de casa para renovar seu mandato de deputado estadual.
O que está deixando Heitor Ferrer sem dormir é a fama de ficar em cima do muro nas eleições majoritárias. Dizem que Heitor vai negociar seu apoio nessa eleição. O candidato a governador que apoiar, tem o compromisso de apoiá-lo em 2015. A verdade é que o apoio de Heitor Ferrer pesa em Fortaleza.
Blog do Roberto Moreira

Casca de banana poderá ser usada para descontaminação de água

BANANA ok
Uma pesquisa do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba, identificou a potencialidade da casca de banana na descontaminação de águas poluídas pelos agrotóxicos atrazina e ametrina, utilizados em plantações de cana-de-açúcar e milho.
Em amostras coletadas nos rios Piracicaba e Capivari e na estação de tratamento de água de Piracicaba, as águas contaminadas ficaram livres dos princípios ativos após o tratamento, para o qual as cascas de banana são trituradas e peneiradas após serem secas em forno a 60ºC.
Os pesquisadores defendem que o uso da casca de banana apresenta vantagem sobre outros métodos (como remediações térmicas, químicas ou físicas) que não demonstram a mesma eficiência na remoção de resíduos de agrotóxicos a ponto de tornar a água potável para consumo humano.
A casca da banana apresenta grande capacidade de adsorção de metais pesados e compostos orgânicos principalmente devido à presença de grupos hidroxila e carboxila da pectina em sua composição. Esse tipo de remediação poderá ser utilizada, principalmente, para tratamento de água de abastecimento público provenientes de regiões com intensa prática agrícola, como Ribeirão Preto e Piracicaba.
Agência USP
Imagem: SXC.HU

Fidelidade de Lula segura à fina força aliança entre PMDB e PT

Sabendo da  fragilidade da relação entre PT e PMDB e da importância de se manter fiel à palavra dada ao senador Eunício Oliveira (PMDB), o ex-presidente Lula recusa-se até mesmo a falar sobre o candidato da chapa do governador Cid Gomes (Pros) ao governo do Ceará, Camilo Santana (PT). Comprometido com o peemedebista a não participar de nenhum palanque no cenário político cearense, Lula teria telefonado para o deputado José Guimarães lamentando sua desistência ao Senado. 
Na conversa, Guimarães teria dito que havia retirado sua candidatura devido a contingências políticas e tentado conversar sobre o apoio à campanha de Camilo Santana, porém Lula esquivou-se do assunto. Ontem (01), Camilo ainda viajou a São Paulo para tentar uma audiência com Lula, mas não obteve sucesso. Para garantir o apoio do PMDB à reeleição de Dilma, Lula comprometeu-se a gravar um vídeo em apoio a Eunício e a não participar de nenhum palanque no Ceará.
Crise com PMDB 
A aliança entre PT e PMDB, articulada ainda no Governo Lula, anda muito mal das pernas e dá sinais de que o fim pode estar próximo. D entre os 26 estados brasileiros, apenas em 5 os partidos seguem alinhados e, no meio desse “pé de guerra”, está o candidato ao governo do Ceará Eunício Oliveira. O peemedebista já declarou votar na presidenta Dilma Rousseff (PT) e tenta pôr panos quentes sobre os conflitos internos do partido contra a aliança com o PT. 

Mesmo com o palanque aberto aos quatro presidenciáveis, Eunício abstém-se de endossar o caldo de oposição ao PT, pois, até agora, o ex-presidente Lula está cumprindo com o que foi acordado. A fidelidade do petista é, provavelmente, uma das frágeis linhas que ainda prendem os dois partidos. Até mesmo na convenção nacional destinada a renovar a estadia na base aliada de Dilma, o PMDB mostrou-se áspero aos petistas presentes. Um dos motivos do desentendimento é a falta de apoio do PT aos candidatos peemedebistas aos governos de Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás.
Ceará News 7

Evo Morales revela que tomava urina para enfrentar doenças

evo
Durante uma cerimônia pública na região de Cochabamba para entrega de equipamentos médicos, o presidente boliviano (ou bolivariano, como preferirem) Evo Morales revelou que costumava usar a própria urina como remédio. A notícia – que é mais um capítulo na longa história que envolve a relação entre política e instalações sanitárias – foi divulgada ontem, pela France Presse.
Morales, um indígena da etnia uru-aimará, afirmou que foi criado “na base da ‘lampaya’ e da ‘wira-wira’ para curar a tosse” e que, além de usar essasduas plantas medicinais típicas do país (as quais também tratam reumatismo e resfriado), também bebia urina. Nas palavras de Morales, “quando algum médico dizia: ‘tome urina, é bom’, eu me curava com urina, tomando urina, esse era o meu remédio”.
O presidente cocalero ainda afirmou que os médicos bolivianos devem combinar tecnologias medicinais modernas com a medicina ancestral, cuja utilização ainda é bastante comum nas zonas indígenas e pobres do país. Disse aos médicos que o ouviam na ocasião: “meu pedido, com muito respeito: é preciso combinar a medicina tradicional com a científica”.
Morales não esclareceu, contudo, se essa “combinação” deve incluir o consumo de xixi pelos pacientes bolivianos.
O Globo