8 de abril de 2016

Com metade da Série B cearense, Galo e Ferrão seguem favoritos; Floresta é surpresa

A Série B do Campeonato Cearense 2016 chegou à sua metade nesta quarta-feira (6). Após 11 rodadas, quase dois meses de jogos e com onze times na disputa, a maioria do interior, poucas surpresas na atual classificação. Horizonte, Ferroviário e Floresta são os três primeiros na tabela. Para além do futebol jogado, a competição começou com um W.O e já soma três. Outra marca da Segundona este ano são as goleadas. 10 a 0, 9 a 0, além das comemorações inusitadas.
Horizonte x Ferroviário Série B cearense Domingão (Foto: Davidson Alves/TV Verdes Mares)Horizonte x Ferroviário pela Série B do Cearense (Foto: Davidson Alves/TV Verdes Mares)


Rebaixado da série A em 2015, o Horizonte chegou forte para voltar à elite do Cearense. Dos 10 jogos disputados, o time garantiu nove vitórias e um empate. A equipe encerra a primeira fase com 17 gols marcados, com a defesa menos vazada e é líder do campeonato. Os adversários balançaram apenas cinco vezes a rede do goleiro horizontino. O time que demorou a "dar as caras" no campeonato, mas venceu os principais adversários (Ferroviário e Floresta) e abriu vantagem na liderança. Com um jogo a menos, o Galo do Tabuleiro pode ampliar vantagem se vencer jogo atrasado da nona rodada contra o Maracanã, na próxima quarta-feira (13).
Reestruturado, com nova comissão técnica, o Ferroviário está na cola pela vaga na Série A. O time é vice-líder da competição com 22 pontos com sete vitórias, um empate e duas derrotas. Sob comando do técnico Fernando Filho, o time tem maior saldo de gols da competição. A equipe protagonizou o 10 a 0 diante do Campo Grande, ainda na primeira rodada. Nesse embalo, o time marcou 36 vezes e levou 12 gols. Roney, Diego e Valdeci foram os que mais marcaram. Os três somam 21 gols para o Tubarão da Barra.
Floresta, Mastrillo, técnico, Campeonato Cearense, Série B (Foto: Crisneive Silveira)Mastrillo comanda o Floresta, que vem fazendo boa campanha na Série B (Foto: Crisneive Silveira)
O Floresta é um dos times que vem incomodando.A equipe somou os três primeiros pontos sem jogar, quando venceu o Crato por W.O, no jogo de abertura da Segundona, em fevereiro. Bem estruturado, o grupo tem o experiente Moré, um dos destaques do grupo. Equipe tem poder ofensivo concentrado nos pés de Expedito Jacinto, artilheiro do torneio com dez gols, seguido pelo mesmo Moré, que tem nove. Com seis vitórias, quatro empates e uma derrota, o time está colado no Ferroviário, mas na terceira posição.
Crato (19), Alto Santo (16) e Itapajé (13), que chegou a brigar judicialmente por vaga na elite do futebol cearense, são equipes que correm por fora na disputa. Com campanha cheia de altos e baixos, torcem por tropeços dos três primeiros para tentar encostar na zona de classificação para a Série A do estadual.
Depois deles, vem a caravana que ocupa a parte de baixo da tabela e que lutam bem mais contra o rebaixamento para a Série C do que para postular uma vaga na 1ª divisão. O Maracanã, com 11 pontos, é o mais folgado neste luta contra o descenso. Em seguida, vem ainda o Iguatu, com 10 pontos, sendo o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Dentro do Z-3, as três piores equipes, do ponto de vista técnico, da Série B do Cearense: Barbalha (7), Campo Grande (4) e Nova Russas (2), que correm sérios riscos de queda para a 3ª divisão, em 2017.
A disputa pelas duas vagas na segunda fase da competição promete esquentar. Horizonte precisa manter regularidade para seguir líder e ficar com o título. Ferroviário e Floresta têm chances reais de desbancar o time e ficar com o troféu. A segunda fase da competição começa no sábado (9), com Iguatu x Maracanã, no Agenorzão.
Por Fortaleza, CE

Projeto de lei prevê substituição da fiação aérea para a subterrânea

Câmera prevê substituição das fiações aéreas(FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)
Câmera prevê substituição das fiações aéreas(FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)
Um projeto na Câmara Municipal prevê a substituição da fiação aérea para a subterrânea em Fortaleza. Na capital, poucos pontos contam com esse tipo de instalação que deixa a cidade mais bonita e não oferece riscos para a população.
A produção do programa Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, a fim de saber como está o andamento dessa proposta. A Câmara até agora não deu retorno. Veja mais detalhes no vídeo.


Por Tribuna do Ceará em Jornal Jangadeiro

Flu renova com Elivélton, e negocia empréstimo do zagueiro ao Fortaleza

O Fluminense negocia o empréstimo do zagueiro Elivélton para o Fortaleza. Sem espaço nas Laranjeiras, o jovem de 23 anos está perto de ser repassado ao clube cearense até o fim da temporada 2016 para a disputa da Copa do Brasil e da Série C do Campeonato Brasileiro. Para viabilizar a transferência, ele renovou seu compromisso com o Tricolor Carioca até junho de 2017. O novo vinculo foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, nesta sexta-feira.
Barcos e  Elivelton, Fluminense x Grêmio (Foto: Matheus Andrade / Photocâmera)Elivélton marca Barcos no Brasileirão 2014: empréstimo para o Fortaleza (Foto: Matheus Andrade / Photocâmera)
- Falta muito pouco para fechar o empréstimo, devemos finalizar tudo ainda nesta sexta. Ai ele viaja no domingo para Fortaleza - confirmou Evandro Ferreira, empresário de Elivélton.
Revelado em Xerém, nas categorias de base do Flu, Elivélton acumula 63 jogos e três gols pelo clube das Laranjeiras. Viveu seu melhor momento em 2014, quando disputou 46 partidas. No ano seguinte, acabou emprestado ao Náutico, clube pelo qual sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo e ficou seis meses afastado dos gramados. Voltou ao Flu em 2016 e não foi utilizado.
No Leão do Pici, Elivélton terá a missão de reforçar um setor defensivo que tem alguns jogadores que vem sendo muito questionados pelos torcedores em 2016. Atualmente, o técnico Marquinhos Santos conta com cinco zagueiros no elenco: Edimar, Ernando, Leonardo Luiz, Lima e Max Oliveira.
Por  
Rio de Janeiro

Camilo Santana envia à AL projeto que cria 4.200 vagas para PM no CE

RpmMeta é aumentar em 26% o efetivo atual da corporação até 2018

O governador Camilo Santana enviou para a Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (7), mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar. O documento estipula a criação de 4.200 novas vagas de soldado para a corporação até o fim de 2018.


Conforme o governador, a intenção é iniciar a instalação do concurso assim que o processo for aprovado pela Assembleia Legislativa. “Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará. Juntos venceremos esse desafio”, destaca Camilo.

O reforço de 4.200 vagas representa acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da Polícia Militar. O concurso permitirá incremento das ações das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs); na interiorização da segurança pública, como a instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do Batalhão de Divisas; e da segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos, entre outras atividades.

“Investir na segurança pública, ampliar e interiorizar a atuação da Polícia é um compromisso pessoal meu. Mesmo em um período de dificuldades financeiras é prioritário dar condições para a construção de um Ceará mais tranquilo e pacífico”, afirma o governador.

A mensagem enviada à Assembleia modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso.


Governo do Ceará

CE Pacífico: Estado entrega novos veículos para a PM e assina parcerias com outras instituições

 JW3217 web
 A segunda reunião do ano do  Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico foi realizada nesta sexta-feira (8) no Palácio da Abolição

JW3333 web    
O Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico realizou a segunda reunião do colegiado em 2016, nesta sexta-feira (8), no Palácio da Abolição. O governador Camilo Santana e a coordenadora-executiva do Pacto, a vice-governadora Izolda Cela, comandaram o encontro. Na ocasião, foi realizada a entrega de 26 novas viaturas do programa Ronda ao comando da Polícia Militar.
JW3232 web    Segundo o governador Camilo Santana, as novas viaturas fazem parte das estratégias do Governo do Estado para combater a violência junto com ações integradas com outras áreas. "Nós precisamos dos equipamentos e dos projetos, mas, fundamentalmente, temos que criar uma cultura de paz em todo o território cearense, a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. Por isso contamos com o apoio de todas essas instituições", afirmou.
JW3246 web    O comandante geral da Polícia Militar, coronel Giovanni Pinheiro, destacou que o planejamento para a atuação das viaturas será divulgado a partir de segunda-feira (11). “As novas viaturas vão atuar de forma mais preventiva nos principais corredores da cidade. Vamos divulgar as áreas de atuação a partir da semana que vem”, informou o militar. Camilo Santana afirmou que 200 novas viaturas serão adquiridas pelo Estado para a renovação da frota e para fortalecer as ações da Polícia Militar.

    O secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, apresentou os resultados de ações como o projeto "Em Defesa da Vida", para a redução de mortes violentas, roubos e furtos. Nos três primeiros meses de 2016, os crimes violentos letais e intencionais tiveram uma redução de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos recebendo a estrutura que precisamos para atuar nas ruas, além dos equipamentos, mais policiais militares estão nas ruas e policiais civis estão recebendo a preparação para também ganharem as ruas. Somos cobrados todos os dias e estamos apresentando os resultados”, disse o secretário.

    O comandante do Comando de Policiamento Comunitário, tenente-coronel Fernando Albano, apresentou as ações desenvolvidas na Unidade Integrada de Segurança (Unisegs) no Vicente Pinzon, englobando três bairros, com nova base fixa da PM, reforço de efetivo, delegacia 24 horas e atividades sociais na região.


    Participaram do encontro representantes dos poderes e entidades signatárias do programa, entre elas: o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale; e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; além dos secretários de Estado e município de Fortaleza e seus órgãos vinculados, representantes do Poder Judiciário e Ministério Público e integrantes da sociedade civil e instituições de iniciativa privada.
JW3198 web
    Audiências de custódia

    Também foi apresentado o resultado do programa de audiências de custódia, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Desde que iniciou a sua atuação no Ceará, 1.122 pessoas tiveram seus delitos rapidamente analisados pela Justiça e punidos com medidas alternativas ao aprisionamento. “As pessoas que comentem algum desvio de conduta estão sendo apresentadas em tempo hábil ao Poder Judiciário, que decide pela necessidade ou não da prisão e isso faz com que o encarceramento aconteça apenas quando necessário. Com isso, nós deixamos de prender uma quantidade equivalente à capacidade de um presídio”, comemorou o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão.

    Tempo de Justiça


    Durante a reunião, foi discutida também a implantação do programa Tempo de Justiça, que será executado em conjunto pelos Poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público. “Nossa meta é que os homicídios sejam esclarecidos e julgados em até seis meses. Vamos envolver o Executivo, através das Polícias Civil e Militar, e os operadores do Direito para que isso aconteça com efetividade. Queremos passar a sensação de que no Ceará não impera a impunidade”, disse Camilo. Ele destacou que modelo semelhante foi adotado em outros países para reduzir a criminalidade e o resultado foi satisfatório.

    Também foram assinados termos de cooperação entre o Governo do Estado e as diversas instituições que compõem o Pacto pelo Ceará Pacífico. “O conceito do Ceará Pacífico é envolver toda a sociedade para que nós possamos construir uma cultura de paz em todo o território cearense, a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social, investindo em saúde, educação e principalmente oferecendo oportunidade para os jovens”, destacou o governador.

    Convênios assinados


    - Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Núcleo de Soluções Consensuais no âmbito da CGD.
    - Convênio entre AMC e PMCE que possibilita exercício das atividades de operação e fiscalização de trânsito, de competência da AMC, pela Polícia Militar, através do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual – BPRE, no município de Fortaleza.
    - Convênio entre a Sejus e o UniChristus para o compartilhamento de conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento profissional dos servidores e colaboradores da Sejus nas competências técnicas disponibilizadas e organizadas pela UniChristus.
    - Convênio envolvendo a Sejus e o Tribunal de Justiça para o compartilhamento do Sistema Penitenciário / Ficha do Preso, que detém os dados de todos os presos do Estado, para integrar informações geradas com órgãos relacionados à Justiça e Segurança Pública, viabilizando um modelo de segurança eficiente e que permitirá seu uso através de servidores cadastrados e autorizados do TJ.
    - Termo de Cooperação entre a Sejus e a SSPDS executado pelo Corpo de Bombeiros para a realização de Curso de Capacitação, Treinamento  e Qualificação dos Agentes Penitenciários em Brigada de Incêndio, com atuação em prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.
    - Termo de Cooperação Técnica entre a STDS e a Sejus para a qualificação profissional e o processo de ressocialização dos detentos em cumprimento de pena nas unidades penitenciárias do Estado, viabilizando os cursos de formação inicial, por meio do Programa Primeiro Passo, totalizando 500 pessoas beneficiadas.
    -Termo de Cooperação Técnica entre a Sejus e a Sesporte para a viabilização de projetos esportivos e de lazer para pessoas em privação de liberdade e agentes penitenciários.
    - Termo de Cooperação Técnica entre a Sejus e o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Ceará (Sindiverde) para a coleta de resíduos sólidos nas unidades prisionais, bem como destinar os insumos ou produtos repassados pelas empresas vinculadas ao Sindicato à ocupação de mão-de-obra carcerária.

    - Parceria da Sejus e Senai/CE para viabilizar a execução de cursos profissionalizantes aos detentos que se encontram sob o regime semiaberto, aberto ou em livramento condicional, bem como aos egressos.



08.04.2016


Lúcio Filho

Gestor de Célula / Rádio


Fotos: Carlos Gibaja e José Wagner 


Governo do Ceará

Governador Camilo Santana diz que leis são frouxas e estimulam impunidade

Camilo Santana em reunião do Ceará PacíficoCitando o caso damorte do policial civil Alisson Mendonça em uma tentativa de assalto, o governador Camilo Santana fez duras críticas ao Código Penal Brasileiro, nesta sexta-feira, 8, na reunião do Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico, no Palácio da Abolição. Para o gestor estadual, as leis são frouxas e permitem que criminosos presos pela Polícia sejam liberados e cometam novos delitos.


Camilo citou o homem envolvido na morte do policial, que trocou tiros com Alisson e morreu no local, para exemplificar a crítica. "Esse cidadão já tinha sido preso várias vezes. Ele tem seis condenações, sendo dois homicídios, e estava solto. Enquanto a Polícia prende, as leis são frouxas. É preciso rever as leis desse país para não permitir que criminosos presos voltem para as ruas e cometam este tipo de crime", comentou o governador.

O chefe do executivo estadual prometeu marcar uma reunião com a bancada dos deputados federais do Estado para sugerir que apresentem mudanças "mais rigorosas" no Código Penal, na Câmara Federal. "Para não acontecer o que tem acontecido. A Polícia prende, a Justiça condena, mas temos leis frouxas que estimulam a impunidade. Enquanto o Brasil está vivendo esse momento absurdo politicamente, nós deveríamos estar preocupados com as questões do dia a dia do povo brasileiro, que é segurança, saúde, educação. Acho que é a pauta que o povo quer para melhorar a vida das pessoas", disse Santana.

Assim como nesta quarta-feira, 6, quando respondeu à ameaça de bomba, Camilo voltou a adotar uma posição firme em combate à criminalidade. "Esse é um tema que precisamos rever para combater a criminalidade. Nós não vamos arredar o pé, nem recuar um milímetro para combater o crime no Estado", completou.


O POVO