4 de maio de 2016

Década de 1960: O Fortaleza é duas vezes vice-campeão da Taça Brasil

10151886_785952791526192_3867280023830061687_n

Em 1960, o Fortaleza eliminou o ABC-RN, Moto Club-MA e o favorito Bahia, campeão do ano anterior. Em seguida, o Leão entraria em campo para encarar o Santa Cruz. Nova vitória e vaga na final. O Palmeiras era o último adversário.O Jornal O POVO chegou a noticiar: “O Fortaleza pode ser campeão do Brasil”. Mas foi impossível resistir a Julinho Botelho e companhia. Derrota por 3 a 1, em casa; e por 8 a 2, em São Paulo.
Em 1968, o Fortaleza eliminou o Bahia e o Náutico. O título foi disputado com o Botafogo. O empate no PV até que deu esperança, mas os 4 a 0 no Rio de Janeiro encerraram as esperanças da primeira conquista nacional. Resultado final: Leão duas vezes vice-campeão brasileiro. “Nos anos 60, o Fortaleza montou boas equipes”, afirma Pedrinho Simões, goleiro do Fortaleza na época.

Resultados dos jogos – TAÇA BRASIL
fortaleza em 1960


1960 
Fortaleza 3×0 ABC
ABC 0x0 Fortaleza
Fortaleza 2×0 Moto Club
Moto Club 1×1 Fortaleza
Fortaleza 2×1 Bahia
Bahia 0x0 Fortaleza
Santa Cruz 2×2 Fortaleza
Fortaleza 2×1 Santa Cruz
Fortaleza 1×3 Palmeiras
Palmeiras 8×2 Fortaleza1968
Bahia 1×0 Fortaleza
Fortaleza 1×0 Bahia
Fortaleza 2×1 Bahia
Fortaleza 2×1 Náutico
Náutico 2×1 Fortaleza
Fortaleza 1×0 Náutico
Fortaleza 2×2 Botafogo
Botafogo 4×0 Fortaleza
O time vice-campeão em 1960
fortaleza-vice-campeão-de-60
Fortaleza e Palmeiras fizeram a final em 1960
Fortaleza 1960
Escudo retrô usado na época
Fortaleza Esporte Clube - escudo retrô
Esquadrão tricolor de 1960
Fortaleza Esporte Clube 1960
“Fortaleza pode ser campeão do Brasil”, manchete de O Povo, 1960
Fortaleza Esporte Clube pode ser campeao do Brasil Taça Brasil 1960
Agora a final de 1968. Botafogo e Fortaleza no Maracanã. Mais uma vez, o Fortaleza era vice-campeão do Brasil.
Fortaleza e Botafogo 1968
Gera, Sanatiel e Purunga, em pé; Charuto e Moésio, agachados. Craques do Fortaleza nos anos 50 e 60.
fortaleza de sanatiel

Reidabola.com

Fortaleza x Flamengo - Dois times de massa frente a frente na Copa do Brasil

Depois de cinco anos sem se enfrentar, Fortaleza Flamengo jogam nesta quarta-feira, na Arena Castelão, pelo primeiro confronto da segunda fase da Copa do Brasil. A disputa por uma vaga nas sonhadas oitavas de final começam às 21h45, horário de Brasília. Se o Rubro-Negro vencer por dois gols ou mais, o Leão da Pici está automaticamente eliminado.
O primeiro jogo oficial entre as duas equipes foi no Brasileiro de 1981 em uma lembrança nada agradável para a torcida tricolor, com vitória carioca por 8 a 0.Foram até hoje dez partidas, com três vitórias do Fortaleza, dois empates e cinco vitórias no Flamengo. O Leão marcou 11 vezes, contra 24 do Flamengo. O último jogo foi no Castelão pela Copa do Brasil de 2011, vitória flamenguista por 3x0.
A partida mais marcante para a nação tricolor foi no dia 16 de Julho de 2003, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Com dois gols de Vinícius, o Fortaleza fez 2 a 0 nos cariocas, conquistando sua primeira vitória sobre eles na história e se tornando o primeiro clube cearense a vencer no Maracanã.

DÚVIDAS!
O técnico Marquinhos Santos treinou pela última vez com o elenco do Fortaleza antes de definir os jogadores que irão a campo diante da sua torcida. Rallan e Ronaldo, antes mesmo de serem apresentados oficialmente, já trabalharam com o restante do elenco e devem ser opções no banco de reservas – dependem da regularização no Boletim Informativo Diário (BID).
Em campo, entre os selecionados, o treinador deve manter a mesma base do time que venceu o Uniclinic por 4 a 1 no primeiro jogo da grande final do Campeonato Cearense. As principais dúvidas são nos sistema de marcação no meio campo, isso porque Corrêa disputa posição com Dudu, enquanto Felipe e Pio fazem sombra a Elivélton e Juninho, respectivamente.
CANSADO...
Sem mudanças no time do Flamengo, o técnico Muricy Ramalho comandou nesta segunda-feira o último treino da equipe no Rio de Janeiro antes da viagem até Fortaleza. O treinador manteve o time com um trio ofensivo formado por Fernandinho, recém-contratado, Marcelo Cirino e Guerreiro. Foi com este ataque que o Flamengo fez 3 a 0 no Confiança, no Sergipe, avançou de fase na competição nacional.
O treinador chegou ao Ceará reclamando principalmente da rotina desgastante do futebol brasileiro. Isso porque, como participou da Liga Sul-Minas-Rio, o Flamengo disputou três competições simultâneas no primeiro semestre e acabou muito desgastado com viagens, até mesmo porque até recentemente não poderia contar com o Maracanã, fechado para reforma.
Futebol Interior

Marquinhos Santos elogia grupo e convoca torcida para jogo com Fla

Marquinhos Santos, Fortaleza (Foto: Juscelino Filho)Marquinhos Santos em coletiva pelo Fortaleza, antes de jogo contra o Fla (Foto: Juscelino Filho)
Marquinhos Santos sentou à mesa para a entrevista coletiva bem confiante. Com aspecto sereno, ele respondeu a todas as perguntas e deixou bem claro que acredita em um bom resultado para o Fortaleza contra o Flamengo, nesta quarta-feira (4), às 21h45, no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, na Arena Castelão.

Para ele, o Rubro-Negro carioca vem respaldado por um bom elenco e pela perspicácia de Muricy Ramalho, o qual ele chamou de "multicampeão", mas as chances de trazer uma vitória são boas para o Tricolor.

- Será um jogo mais tático, não tanto emocional ou físico. Muricy é um treinador qualificado e tem um baita elenco. Vão jogar para frente, agredir o adversário. Mas eu acredito que temos um time equilibrado e que pode fazer um bom jogo, conquistando um resultado importante para a partida de volta. Por isso, a presença e o papel da nossa torcida são importantes para que esse resultado venha - analisou.
Marquinhos tem boas lembranças quando o assunto é Flamengo. Foi na sua estreia como treinador que o Coritiba aplicou um 3 a 0, na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas sabendo que a partida não terá, nem de longe, a mesma facilidade do primeiro confronto da final do Campeonato Cearense, quando goleou o Uniclinic, por 4 a 1. Diante disso, o segredo é preservar a escalação do time a sete chaves - apesar de a equipe que treinou nesta terça-feira (3) não mudar muito em relação a que entrará em campo - e montar uma estratégia própria para o jogo.

- Vamos definir time titular somente depois de trabalhar todas as formações. Mas a estratégia já está montada. Para cada jogo, nós pensamos em forma, em uma estratégia de jogar diferente. Temos de nos adequar aos adversários - pontuou Marquinhos Santos.

Marquinhos Santos, técnico do Fortaleza (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Marquinhos Santos, técnico do Fortaleza (Foto: JL Rosa/Agência Diário)

E ele sabe que a condução dessa estratégia será fundamental para que, durante os 90 minutos, o time não sinta tanto a sequência de jogos. O adversário, o Flamengo, fora da final do Carioca, não jogou no fim de semana e teve mais tempo de descanso.

- Temos desgaste de jogos e emocional. Flamengo teve tempo de se recuperar. Nós ainda estamos tendo que decidir um título estadual - finalizou, lembrando que, no próximo domingo, o Leão encara o segundo jogo com o Uniclinic, jogando por uma simples empate e podendo perder por até três gols de diferença.

Fortaleza x Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (4), na Arena Castelão, a partir das 21h45, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. 

Por Fortaleza