21 de março de 2016

Raúl Castro e Obama têm encontro histórico no Palácio da Revolução, em Havana

Presidente Barack Obama cumprimenta o presidente cubano Raúl Castro no Palácio da Revolução, em Havana
Presidente Barack Obama cumprimenta o presidente cubano Raúl Castro no Palácio da Revolução, em HavanaMichael Reynolds/Agência Lusa
























O presidente de Cuba, Raul Castro, recebeu hoje (21) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Palácio da Revolução, em Havana. O encontro bilateral, que acontece no âmbito da primeira visita oficial de um presidente norte-americano ao país caribenho em quase nove décadas –, faz parte do processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que durante mais de meio século viveram sem relações diplomáticas.

Dentro da sede do governo cubano, Raul Castro cumprimentou Obama com um aperto de mão e os dois líderes posaram para fotos oficiais. Após este momento, teve início a cerimônia de boas-vindas: os dois governantes ouviram os hinos de Cuba e dos Estados Unidos diante das bandeiras dos dois países.

Presidente Barack Obama passa em revista as tropas cubanas acompanhado pelo seu homólogo cubano, Raúl Castro
Obama passou em revista as tropas cubanas acompanhado do presidente cubano, Raúl CastroMichael Reynolds/Agência Lusa
Depois, Castro e Obama passaram em revista a guarda de honra composta pela Unidade de Cerimônia das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba.

No fim da cerimônia protocolar, o líder cubano cumprimentou os membros da comitiva norte-americana, entre eles o secretário de Estado, John Kerry, e os responsáveis pelas pastas de Comércio, Penny Pritzker, e da Agricultura, Tom Vilsack.

A comitiva norte-americana também saudou os membros do governo cubano presentes na cerimônia, como o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel e o chefe da diplomacia cubana, Bruno Rodríguez.

Barack Obama depositou uma coroa de flores junto ao Memorial José Martí
O presidente norte-americano depositou uma coroa de flores junto ao Memorial José MartíMichael Reynolds/Agência Lusa
Antes do encontro com Raul Castro, Obama visitou o memorial do herói nacional cubano José Martí, na Praça da Revolução, em Havana. Ele depositou uma coroa de flores junto do memorial e ouviu o hino dos Estados Unidos na praça que é conhecida pela imagem em um prédio do líder revolucionário Ernesto Che Guevara.

Histórico
Esta é a quarta vez que os dois líderes se encontram, mas a primeira em solo cubano. Em abril do ano passado, Obama e Castro se reuniram por meia hora durante a VII Cúpula das Américas, no Panamá; em 2013 trocaram um breve cumprimento nas cerimônias fúnebres do líder histórico sul-africano Nelson Mandela; e em setembro do ano passado se encontraram na Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Yorque.

O último presidente norte-americano em exercício que visitou Cuba foi Calvin Coolidge (1923-1929), em 1928.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, Estados Unidos e Cuba anunciaram em 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica. Depois de vários meses de rodadas de negociações, Obama e Castro anunciaram em 1º de julho do ano passado o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Da Agência Lusa

Agência Brasil

Icasa perde para o Tiradentes e amarga o 3º rebaixamento em 3 temporadas

Rebaixamento do Icasa é o terceiro em três temporadas (FOTO: Reprodução)
Rebaixamento do Icasa é o terceiro seguido em três temporadas (FOTO: Reprodução)
Após amargar mais uma derrota para o Tiradentes na tarde deste domingo (20), por 2 a 0, o Icasa está rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense,faltando duas rodadas para o término da Série A. Com o resultado, o clube de Juazeiro do Norte tem o seu sexto rebaixamento em 11 anos.
Com a derrota, o Verdão do Cariri acumulou sua quarta derrota em quatro jogos da competição. Este é o terceiro rebaixamento do Icasa em três temporadas, sendo os outros dois pelo Campeonato Brasileiro.
No entanto, apesar do resultado negativo, o empate entre Itapipoca e Quixadá, por 2 a 2, foi determinante na queda do Verdão. Com o empate, o Quixadá chega a sete pontos e o Itapipoca a quatro, deixando o Icasa matematicamente rebaixado. 
Rebaixamentos nacionais
Há 10 anos que o Icasa não disputava a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense oscilou entre a Série C e B durante esse período. De 2006 a 2009 ficou na 3ª, subindo no último ano para a Série B, em 4º lugar. Contudo, não conseguiu permanecer por muito tempo na competição, e dois anos depois acabou caindo e voltando para a Terceirona. Mas no ano seguinte, o time de Juazeiro do Norte foi vice-campeão da Série C, voltando à B.
Em 2013 o Icasa ganhou projeção nacional por entrar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para conseguir chegar à elite do Campeonato Brasileiro. O time do Verdão terminou em 5º lugar, com 59 pontos, 1 ponto atrás do Figueirense (4º). Na época, a equipe de Juazeiro alegou que o time catarinense teria utilizado um jogador irregular e por isso teria que perder 6 pontos na tabela. Desta forma, o Icasa ganharia a vaga.
No entanto, o “tiro saiu pela culatra” e o Verdão acabou entrando em um imbróglio e sendo excluído da Série B de 2014. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) derrubou a liminar e o Icasa conseguiu disputar o certame do ano passado. Mas seria um ano ruim para o time icasiano. A equipe perdeu peças importantes, terminou em 18º lugar e acabou sendo rebaixada para a Série C deste ano.
Em 2015, o ano foi totalmente desastroso. O Verdão do Cariri não conseguiu fazer uma boa campanha na Terceirona deste ano e acabou caindo com duas rodadas de antecedência. O Icasa conseguiu apenas 7 pontos em 48 possíveis, resultando em um aproveitamento pífio de apenas 14,5%. Mais de 50 jogadores entre contratados e dispensados, crises internas e financeiras durante a competição foram alguns motivos para que o time terminasse caindo para a última divisão do Campeonato Brasileiro.
Campanha do Icasa nos últimos 10 anos no Campeonato Brasileiro:
SÉRIE C
2005 – 24º
2006 – 22º
2007 – 42º
2008 – 18º
2009 – 4º (acesso à Série B)
2012 – 2º lugar (acesso à Série B)
2015 – 18º (rebaixado à Série D)

SÉRIE B
2010 – 12º
2011 – 17º (rebaixado à Série C)
2013 – 5º lugar
2014 – 18º (rebaixado à Série C)

Por Matheus Ribeiro
Tribuna do Ceará

Aos 44 anos, volante Lima, ex-Ferroviário-Ce e Roma-ITA "desaposenta" e reforça o rival Fast para Copa Verde

Lima ex-volante do Roma (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Lima, ex-volante do Roma (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Francisco Govinho Lima é um dos amazonenses mais lembrados quando o assunto é futebol mundial. Lima fez sua fama ao defender por cinco anos o Roma. Os 16 anos em clubes estrangeiros e duas passagens relâmpagos pelo São Paulo contribuíram para a fama do ex-jogador. Que não é mais ex. Aos 44 anos, depois de se arriscar como diretor de futebol do Nacional-AM no início desta temporada, o volante anunciou seu retorno aos gramados. E a missão é grande: reforçar de última hora o Fast-AM, que enfrenta o Paysandu, nesta quinta, pela Copa Verde, na Arena da Amazônia.
A reviravolta se deu em menos de um mês. Lima, até o fim de fevereiro, integrava o quadro de diretores do Nacional. Saiu por problemas internos e decidiu aceitar a proposta do Fast – que na última semana voltou à Copa Verde após a exclusão do Águia de Marabá. Sem ligar muito para a idade ou o tempo que passou sem atuar, o volante confia na preparação “relâmpago” do Fast para o jogo desta semana. Inicialmente, o contrato de Lima é apenas para os dois jogos da primeira fase da Copa.
- Desde a quinta-feira passada estávamos conversando (Lima e diretoria do Fast) e fechamos uma parceria apenas para os dois primeiros jogos da Copa Verde: um que acontecerá na Arena e outro lá em Belém, contra o Paysandu. Foi uma boa proposta e eu aceitei. Nada é impossível, até mesmo para quem está com uma idade elevada como eu e os demais companheiros que ajudarão o time - explicou o ex-volante. 
Ao citar companheiros, Lima refere-se, principalmente, a Ediglê, de 37 anos, que também foi confirmado para o “intensivão” da Copa Verde. Ediglê foi campeão mundial com o Internacional em 2006 e desde 2013 passeia pelo futebol amazonense. Juntos na zaga do Fast para o confronto desta quinta, os dois somam 81 anos. 
Lima ex-volante do Roma  (Foto: Reprodução)Lima, antigo camisa 8, defendeu o Roma por quase cinco anos (Foto: Reprodução)
De acordo com o vice-presidente do Clube, Cláudio Nobre, a intenção do clube é usar os veteranos para guiar o restante do elenco – quase todo composto pela base do Fast.
- Estamos mesclando o elenco, temos jogadores muito jovens e queremos trazer peças experientes. Além do Lima, trouxemos também o Ediglê e o Claílson (31 anos). Estamos confiantes e temos tudo para ganhar esse jogo - concluiu. 
Lembra dele?

Lima jogou durante 16 anos em times estrangeiros. Passou por seis países. Só na Itália, atuou em cinco clubes - entre eles, Roma. Jogou ao lado de nomes como Cafu, Totti e Batistuta. Foi campeão da Supercopa da Itália em 94 e ainda teve a honra de ser treinado pelo lendário Fabio Capello. 


Não só Capello. Trabalhou ao lado do mítico técnico Telê Santana durante suas duas passagens-relâmpago pelo São Paulo nos anos 90 - em uma delas ficou marcado por ter sido inscrito irregularmente na Copa do Brasil de 1996, o que rendeu ao Tricolor a eliminação para o Inter em julgamento no STJD, sem necessidade de realização do segundo jogo (o primeiro, no Beira-Rio, foi 1 a 1). 


Veja o currículo de Lima


1990 - 1994 - Ferroviário-CE 

1993 - Sul América-AM 
1994 - São Paulo 
1995 - União São João-SP 
1996 - São Paulo 
1996 - 1998 - Gaziantespor (Turquia) 
1998 - 1999 - Zurique (Suíça) 
1999 - Lecce (Itália) 
2000 - 2001 - Bolonha (Itália) 
2001 - 2004 - Roma (Itália) 
2004 - 2006 - Lokomotiv Moscou (Rússia) 
2006 - Catar SC (Catar) 
2006 - Dinamo Moscou (Rússia) 
2007 -2008 - Brescia (Itália) 
2008 - 2009 - San Jose Earthquakes (EUA) 
2009 - Taranto (Itália) 
2010 - Nacional-AM 
2010 - Rio Negro-AM 
2011 - São Raimundo-AM


Títulos


Campeonato Cearense 1994

Supercopa da Itália 2001

Por Manaus, AM

Na volta ao River-PI, Júnior Xuxa diz se sentir em casa e projeta: "Grande Série C"

Júnior Xuxa volta ao River-PI  (Foto: Érica Paz/RiverAC )Júnior Xuxa volta ao River-PI 
(Foto: Érica Paz/RiverAC )
O caminho é conhecido, não deu tempo de sair da memória, e o CT Afrânio Nunes ganhou um novo morador. Bom, não é tão novo assim: depois de conquistar o acesso à Série C com o River-PI no ano passado, o meia Júnior Xuxa retornou ao clube tricolor. Xuxa não teve o contrato renovado na virada do ano durante a montagem do time na pré-temporada, sendo contratado pelo Treze.  A necessidade de um camisa 10 no elenco fez a diretoria procurar o meia, apresentado na tarde desta segunda-feira depois de quatro meses longe do Poleiro do Galo.  
Na primeira coletiva na volta ao Galo, Xuxa falou do sentimento de vestir novamente a camisa tricolor e traçou metas. 
- Tenho a maioria de amigos, até que não estava aqui no ano passado tive o prazer de jogar como o Vanderlei, no ABC. Aqui me sinto em casa, tenho o apoio de todos os jogadores, diretoria e do nosso torcedor. Espero fazer a mesma coisa do ano passado, ajudar meus companheiros e o River-PI naquilo que o time tem de projeto. Primeiro o título do Campeonato Piauiense, depois a classificação na Copa do Nordeste – disse o meia. 
- Que a gente possa continuar no projeto. Sabia que os jogadores que estão aí ou chegaram agora iriam ajudar, espero chegar para somar e ajudar os companheiros. Espero conquistar aquilo que o clube projetou. Temos a possibilidade de classificação e fazer uma grande Série C – completou.  
Júnior Xuxa em apresentação no CT Afrânio Nunes (Foto: Joana D'arc/GloboEsporte.com)Xuxa fez primeiro treino com o grupo nesta segunda (Foto: Joana D'arc/GloboEsporte.com)

Com Xuxa no elenco, o técnico Capitão passa a ter Esquerdinha e Sandro Costa na posição. O treinador ressaltou a importância do reforço no elenco tricolor.  
- Todo jogador de qualidade é bem vindo. Com o Júnior Xuxa não é diferente, ele mostrou qualidade aqui no clube (ano passado) e por onde passou. É mais uma opção nessa caminhada – revelou Capitão.
Xuxa deve ser regularizado ainda nesta semana. Caso apareça no BID até terça, estará à disposição do técnico Capitão para o último jogo do Galo na Copa do Nordeste contra o Fortaleza, na quarta-feira, às 21h45, no Albertão. 
Por Teresina

Dezenove jogadores convocados para River/PI x Fortaleza

Atacante Eduardo, recuperado de lesão, volta a ser relacionado para o jogo desta quarta
Após o treino da manhã desta segunda-feira, no estádio Alcides Santos, o Departamento de Futebol Profissional do Fortaleza divulgou a relação dos 19 jogadores convocados pelo técnico Marquinhos Santos para o jogo contra o River/PI, quarta-feira, às 21h45, no estádio Albertão, em Teresina, pela Copa do Nordeste. 

O volante Juliano, acometido por uma virose, é a baixa na lista. Em contrapartida, o volante Nonato, recuperado de indisposição estomacal, e o atacante Eduardo, liberado para atuar após sofrer lesão muscular, ficam à disposição e integram o grupo. 

O Tricolor viaja para Teresina no final da noite desta segunda-feira. A última atividade antes do duelo decisivo por vaga nas quartas de final do Nordestão será na tarde desta terça-feira. 

Confira os jogadores relacionados: 

Goleiros
 
Erivelton e Ricardo Berna 

Laterais 
Bruno Melo e Wilian Simões 

Zagueiros 
Edimar, Lima e Max Oliveira 

Volantes 
Nonato e Pio 

Meias 
Clebinho, Daniel Sobralense, Elias, Éverton e Jean Mota 

Atacantes 
Anselmo, Eduardo, Hudson, Juninho e Núbio Flávio 

Remo confirma contratação de Luiz Carlos "Imperador", do Guarany-CE

Luiz Carlos, Guarany de Sobral (Foto: Natinho Rodrigues / Agência Diário)Luiz Carlos marcou 4 gols pelo Guarany de Sobral em 2016 (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)
O Clube do Remo confirmou a contratação do atacante Luiz Carlos “Imperador”, que estava disputando o Campeonato Cearense pelo Guarany de Sobral. O jogador de 35 anos é o terceiro artilheiro da competição, com quatro gols marcados em seis jogos disputados.
O centroavante tem um currículo extenso de clubes por onde atuou, tendo experiências inclusive fora do país, no Paraguai, Espanha, Dinamarca e Emirados Árabes Unidos. No Brasil, chegou a vestir a camisa de Vasco, Coritiba, Internacional, Ceará e Fortaleza e até pelo Paysandu, em 2005. Em 2015, o Imperador (apelido dado pela sua semelhança com o atacante Adriano, ex-Fla e Internazionale) atuou por Brasiliense, Botafogo-PB e Bangu, além do próprio Guarany.
Além dele, o presidente do Clube do Remo, André Cavalcante, ainda aguarda a contratação do zagueiro Fernando, do São Paulo-RS. Já o goleiro André Zuba, também do Guarany de Sobral, foi descartado.
– Há mais de 40 dias temos conversado com muitos jogadores. Quase 40 foram consultados, em várias posições que entendemos que precisamos de reforços. Várias situações fizeram com que não obtivéssemos sucesso, como pedido de luvas e comissões para empresários, mas tínhamos definido que não vamos fazer loucuras com o dinheiro do Remo. Nós ainda estamos na expectativa do zagueiro. Estava tudo acertado com o Fernando, mas em cima da hora o clube cobrou a multa rescisória no valor de R$ 30 mil, e não temos condições de prosseguir com o negócio. O próprio jogador disse que vai conversar com a diretoria lá para tentar reverter a situação – explicou Cavalcante.
A expectativa é de conseguir regularizar o jogador até esta terça-feira, prazo final de inscrição no Campeonato Paraense. 
FICHA TÉCNICA
Nome: Luiz Carlos de Souza Pinto Júnior
Nascimento: 31/08/1980 (35 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro
Altura: 1,87 m
Peso: 86 kg
Clubes: CFZ-RJ, Bangu, Sol de América-PAR, Shabab Dubai-EAU, Coritiba, Paysandu, Lleida Esportiu-ESP, Vasco, Cabofriense, Viborg-DIN, Internacional, Ceará, Itumbiara, Fortaleza, Portuguesa, Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas, Brasiliense, Central, América-RJ, Botafogo-PB e Guarany de Sobral.

Por 
Belém