30 de novembro de 2014

Despedida a Roberto Bolaños reúne 40 mil no Estádio Azteca


Caixão com corpo de Roberto Bolaños chega ao estádio Azteca rodeado de pessoas vestidas de 'Cahpolin' (Foto: Alfredo Estella/AFP)Caixão com corpo de Roberto Bolaños chega ao estádio Azteca rodeado de pessoas vestidas de 'Cahpolin' (Foto: Alfredo Estella/AFP)
30/11/2014 – Caixão de Roberto Bolaños pouco antes da missa de corpo presente no estádio Azteca (Foto: Alfredo Estrella/AFP)30/11/2014 – Caixão de Roberto Bolaños pouco antes da missa de corpo presente no estádio Azteca (Foto: Alfredo Estrella/AFP)
30/11/2014 – Fãs de Roberto Bolaños lotam as arquibancadas do estádio Azteca para o velório do criador de Chaves e Chapolin (Foto: Marco Ugarte/AP)30/11/2014 – Fãs de Roberto Bolaños lotam as arquibancadas do estádio Azteca para o velório do criador de Chaves e Chapolin (Foto: Marco Ugarte/AP)
30/11/2014 – Milhares de fãs fazem fila diante do estádio Azteca, na Cidade do México, neste domingo, para o velório de Roberto Bolaños (Foto: Alfredo Estrella/AFP)30/11/2014 – Milhares de fãs fazem fila diante do estádio Azteca, na Cidade do México, neste domingo, para o velório de Roberto Bolaños (Foto: Alfredo Estrella/AFP)
O corpo de Roberto Bolaños, criador de personagens emblemáticos, como Chaves e Chapolim deixou por volta das 16h15 (local, 20h15 de Brasília) deste domingio o estádio Azteca, rumo a sede da Televisa, na Cidade do México. A família não divulgou qual o destino do corpo de Bolaños.
Muitos fantasiados como as famosas personagens criadas por Roberto Gómez Bolaños, o Chaves', uma multidão de mexicanos aguardou por horas em uma longa fila para poder participar das homenagens que o comediante falecido recebeu este domingo no Estádio Azteca.
"Era como um irmão, como um tio, como um pai. Por isso viemos aqui para nos despedir dele", declarou Esteban Chávez, um dos muitos fãs de Bolaños que não escondia sua tristeza.
O caixão com os restos de Bolanos foi levado para o estádio, que pertence à rede Televisa, para onde o comediante trabalhou boa parte de sua carreira.
No estádio do América, o time de coração de Bolaños, foi colocada uma grande cruz de madeira entre duas enormes fotos do comediante.
A cerimônia religiosa foi transmitida ao vivo pela tv mexicana, assim como para outros países onde o programa criado por Bolaños conquistou legiões de fãs.
Pombas brancas foram soltas e o caixão deu uma última volta pelo estádio, ao fim da cerimônia religiosa realizada na presença de familiares, amigos, políticos e artistas.
O corpo de Bolaños foi velado no sábado nos estúdios da Televisa, e estiveram presentes, além de sua segunda esposa, a atriz Florinda Meza - a dona Florinda - e seus seis filhos, atores como Edgar Vivar (Seu Barriga) e Carlos Villagrán (Quico), que, apesar de ter mantido uma delicada disputa judicial com o comediante falecido, não deixou de reconhecer sua genialidade.
"Se foi um gênio, um mestre (...) Devo a ele tudo que sei e serei eternamente agradecido", declarou Villagrán que, junto com María Antonieta de las Nievas (Chiquinha) disputaram com Bolaños os direitos autorais de suas personagens.
No sábado, Bolaños também recebeu um minuto de aplausos no Estádio Azteca por parte dos torcedores que foram ver a partida entre o América e o Pumas.
Durante o cortejo até a sede da Televisa San Ángel, neste sábado, fãs vestiram a fantasia do Chapolin Colorado e o gorro do Chaves para se despedir do comediante mexicano (Foto: Reuters/Carlos Jasso)Fãs vestem a fantasia do Chapolin Colorado para
se despedir do comediante mexicano
(Foto: Reuters/Carlos Jasso)
No trajeto do caixão entre sua residência em Cancún e a Televisa, também foi ovacionado pelas pessoas nas ruas.O legendário comediante morreu na sexta-feira, aos 85 anos, de causas ainda não divulgadas.Em suas últimas aparições públicas, Bolaños sempre se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.
Ele fez rir gerações de crianças latino-americanas, com personagens inesquecíveis como Chapolin Colorado e Chaves, que usava do humor para revelar os profundos temores que o assombravam desde criança.
Por causa de sua prolífica escrita, que rendeu roteiros para rádio, televisão, cinema, teatro e inclusive vários livros, Bolaños foi apelidado por um colega de 'Chespirito', um pseudônimo que aliava a comparação com o talento do dramaturgo Shakespeare e um diminutivo que refletia a sua baixa estatura.
O comediante nasceu em 21 de fevereiro de 1929 em uma família de classe média da Cidade do México. Seu pai, um boêmio amantes das artes, trabalhou como desenhista e ilustrador para importantes jornais, mas a vida desregrada provocou sua morte precoce, quando o pequeno Roberto tinha apenas seis anos.
Quando adolescente, Bolaños sonhava ser jogador de futebol e se destacou em torneios escolares de boxe, que disputava escondido da mãe. Aos 22 anos, começou a estudar engenharia mas se aventurou a escrever anúncios em uma agência de publicidade e logo estreou como roteirista em programas de rádio, televisão e cinema que ganharam fama.
Mais tarde, aproveitou a ausência de algum ator nas gravações para fazer graça diante das câmeras, dando os primeiros passos para o comediante que interpretaria personagens nascidos em sua própria imaginação.
Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa Chespirito que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre e foi exportado para inúmeros países.
Edgar Vivar, o Senhor Barriga, publica imagem de Roberto Bolaños, o Chaves, recebendo mensagem de fãs do Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Edgar Vivar Oficial)Edgar Vivar, o Senhor Barriga, publica imagem de Roberto Bolaños, o Chaves, recebendo mensagem de fãs do Brasil (Foto: Reprodução/Facebook/Edgar Vivar Oficial)
Do G1, com France Presse

Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai


Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai (Foto: AFP Photo/Pablo Porciuncula )Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai
(Foto: AFP Photo/Pablo Porciuncula )
O candidato esquerdista e ex-presidente Tabaré Vázquez foi eleito, neste domingo (30), o sucessor de José Mujica no Uruguai. Vásquez venceu Luis Lacalle Pou, candidato de centro-direita, no segundo turno das eleições no país. O novo mandato começa em 1° de março de 2015.
De acordo com o jornal "El Observador", Vázquez é o presidente mais votado dos últimos 70 anos, considerando os votos válidos. Com a vitória, este será o terceiro mandato consecutivo da Frente Ampla no país.
Segundo a agência de notícias EFE, com 71,7% do total de seções apuradas, Vázquez soma 851.294 votos (cerca de 53%) contra 683.689 (em torno de 42%) do candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou. A agência cita números da Corte Eleitoral do Uruguai. Tabaré Vázquez, socialista e oncologista de 74 anos, já foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010.
Ao saber do resultado das eleições, de acordo com a EFE, o oncologista de 74 anos assinalou o "orgulho" que sente com "a mostra de amor pela democracia, pelo respeito e pela tolerância" com que o país viveu a jornada, "independentemente da cor política de cada um". "Vamos cumprir até a última vírgula do programa do Frente Ampla. Dentro da Constituição e da lei tudo; fora, nada", afirmou.
Vázquez se comprometeu com a multidão fazer "o máximo esforço possível" para "não decepcionar" e a "trabalhar a cada dia" para "que os uruguaios vivam cada vez melhor".
O candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou reconheceu a vitória do esquerdista e ex-presidente Tabaré Vázquez. "Há poucos minutos liguei para o dr. Tabaré Vázquez para felicitá-lo por ter triunfado legitimamente nestas eleições", declarou Lacalle Pou em seu comitê de campanha.
 Do G1, em São Paulo

Uruguai escolhe hoje seu novo presidente

O Uruguai se prepara para definir seu próximo presidente no domingo (30), na votação do segundo turno de um duelo no qual a esquerda governante é franca favorita para obter um terceiro mandato consecutivo e consolidar a receita de crescimento econômico combinado com avanço sociais que a tornou tão popular.
As pesquisas dão ao governista Tabaré Vázquez, médico oncologista que já governou o país, uma vantagem de cerca de 14 pontos sobre seu jovem adversário, o parlamentar conservador e fã de surfe Luis Lacalle Pou.
A consultoria Equipos Consultores projetou que o candidato sucessor de José Mujica terá 54,5% dos votos, e o conservador Partido Nacional, 40%, enquanto que votos brancos e nulos somarão 5,5%. "Tabaré Vázquez vai ser reeleito como próximo presidente dos uruguaios, vai ganhar por uma diferença ampla sobre Lacalle Pou e possivelmente vai terminar superando a votação de Mujica em 2009", disse o diretor de opinião pública da Equipos, Ignacio Zuasnabar.
Um total de 2,6 milhões de uruguaios estão convocados a votar. Não há opção de votar fora do país. As urnas abrirão das 8h às 19h30 (hora local, mesma de Brasília) e as primeiras pesquisas de boca de urna devem sair aproximadamente às 20h30.
Crescimento econômico e avanço social

O candidato da Frente ampla à presidência do Uruguai, Tabaré Vázquez, durante discurso em Montevidéu, em 27 de setembro (Foto: AFP Photo/Pablo Porciuncula)O candidato da Frente Ampla à presidência do Uruguai, Tabaré Vázquez, durante discurso em Montevidéu. (Foto: AFP Photo/Pablo Porciuncula)

A vitória no primeiro turno - e provável trunfo no segundo - foi possível, entre outros motivos, por um inesperado aumento na votação nos menores municípios do país, onde até pouco tempo atrás a esquerda era temida pelo "comunismo" e onde houve uma forte inversão social e uma melhora nas condições de trabalho de quem trabalha na roça.
"O ressentimento era muito profundo, e essa mudança mostra o poder incrível que tem hoje a Frante Ampla", disse em entrevista à agência de notícias Associated Press o analista político Adolfo Garcé, do Instituto de Ciências Políticas da Universidad de la República.
Além da boa situação de trabalho nos pequenos povoados, a Frente Ampla se viu favorecida nas urnas pela taxa de desemprego - historicamente baixa - e pela a boa administração econômica.
Mas independente do motivo, as contas que fez Gustavo Leal, sociólogo que trabalhou na campanha oficialista, são impactantes. "A Frente Ampla" conseguiu um crescimento de 79% nas 550 menores localidades do país e nas zonas rurais", disse à Associated Press. "Essas cifras marcam as últimas barreiras que foram rompidas no que impedia o relato da esquerda de chegar ao Uruguai profundo."
Embora seja mais moderado que Mujica, uma vitória de Vázquez, de 74 anos, também garantiria a continuidade de iniciativas progressistas como a descriminalização do aborto, o casamento gay e outra iniciativa que rendeu manchetes em todo mundo: a legalização da produção e venda de maconha.


Oposição

Luis Lacalle Pou discursa em campanha no último domingo, dia 23 (Foto: Matilde Campodonico/AP)Luis Lacalle Pou discursa em campanha no último domingo, dia 23 (Foto: Matilde Campodonico/AP)

Lacalle Pou, um advogado de 41 anos do Partido Nacional e filho de um ex-presidente, havia proposto anular parte desta última medida –rejeitada pela maioria dos uruguaios, segundo as pesquisas– só permitindo o cultivo em casa e em clubes de fumantes.
Mas nem uma proposta como esta, nem seu discurso conciliador conseguiram convencer suficientes uruguaios no primeiro turno, e as pesquisas apontam que tampouco o fará na segunda etapa. Os especialistas acreditam que Lacalle Pou não soube apresentar um projeto alternativo ao da esquerda.
“Não creio que Lacalle possa ganhar, e é uma pena, porque ele pode solucionar os problemas do país”, opinou Carla Da Silva, uma aposentada de 68 anos que criticou a insegurança e o baixo nível do ensino no país.
Vázquez parece ter se beneficiado também da lembrança de seu primeiro governo. Quando concluiu seu mandato, em 2010, tinha uma aprovação de 70%. Ele reduziu o desemprego com políticas econômicas favoráveis aos mercados, mas mantendo os programas sociais para os mais vulneráveis, que ajudaram a diminuir a pobreza em um terço, chegando aos 11% atuais.
A ampla diferença prevista a favor do governismo, em parte também um produto do grande apoio que tem o ex-guerrilheiro Mujica, fez com que as campanhas eleitorais baixassem o tom.
No primeiro turno de 26 de outubro, Vázquez obteve mais votos que o esperado – 47,8% diante dos 30,8% de Lacalle. A Frente Ampla ainda conquistou a maioria dos assentos no Congresso.
 Do G1, em São Paulo

Um cai, outro fica: 'frango' do goleiro do ABC salva Bragantino e rebaixa rival América-RN


O América-RN caiu para a Série C após ser batida pelo Paraná
O América-RN caiu para a Série C após ser batida pelo Paraná
A torcida do ABC comemorava aos quatro minutos do segundo tempo no estádio Maria Lamas Farache, em Natal-RN. O placar, no entanto, aponta 1 a 0 para o Bragantino e, dentro de campo, seu próprio goleiro acabava de tomar um daqueles ‘frangos' clássicos, no vão da perna. Tudo isso tem uma explicação coerente: o gol levado praticamente sacramentava o rebaixamento de seu grande rival, o América-RN.
Com o resultado, o Bragantino chegou aos 46 pontos, subiu para a 16° colocação e garantiu sua permanência na segunda divisão. A milhares de quilômetros de lá, no estádio Durival de Brito, em Curitiba, o América-RN era derrotado por 3 a 1 para o Paraná, estacionava nos 43 pontos e lamentava seu rebaixamento para a Série C.
A queda do time potiguar ficou muito mais próxima logo no começo do jogo. Nem bem a partida começou e, com um minuto, Carlinhos cruzou para a área, a zaga do clube nordestino se atrapalhou e, já no chão, o atacante Giancarlo chutou para dentro do gol para abrir o placar. Oito minutos depois, outra ducha de água fria: Thiaguinho recebeu na área, cortou para o meio e chutou fora do alcance de Andrey.
Um suspiro de esperança veio aos 30 minutos do segundo tempo, quando Emerson subiu livre e cabeceou para diminuir a diferença. Ledo engano: aos 42, Thiaguinho fez o segundo dele no jogo e, dois minutos depois, Marcos Serrato completou o resultado. 4 a 1.Resultado que deixou o Paraná na 11° colocação, com 51 pontos.
O ano do América-RN começou muito bem, com o título do Campeonato Potiguar diante do Globo FC. Na Copa do Brasil, outra grande campanha, parando apenas nas quartas de finais contra o Flamengo.
Na próxima temporada, no entanto, justamente em seu centenário, o América-RN amargará a Série C do Campeonato Brasileiro, divisão que o clube potiguar não disputava desde 2011.
Se o América-RN lamenta, o Bragantino termina o sábado aliviado. O clube, que começou a rodada entre os quatro rebaixados, escapou da Série C com a vitória. O gol salvador saiu aos quatro minutos da segunda etapa. Erick deu um chute despretensioso de fora da área, e a bola que foi fraca e no meio do gol passou no vão das pernas do goleiro Willian. Frangaço. A festa ficou ainda maior quando, aos 44 minutos, Erick soltou uma bomba e marcou o segundo. O ABC terminou a competição em 13°, com 48 pontos.
A permanência na Série B, coroa o bom ano do Bragantino. O clube deu trabalho no Campeonato Paulista chegando até as quartas de final. Na Copa do Brasil, a equipe foi a responsável pela eliminação do São Paulo e parou só no Corinthians, nas oitavas.
O torcedor de Bragantino acompanhará, pelo oitavo ano seguido, seu time na Série B do Brasileiro.
GAZETA PRESS
ESPN.com.br

América Mineiro faz sua parte jogando em casa e agora espera decisão favorável no STJD

Time de guerreiros goleia no fechamento da temporada

O América lutou muito em campo e terminou a temporada de 2014 com uma convincente vitória de 4 a 0 diante do Sampaio Corrêa, em partida válida pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série ‘B’. Se fora de campo o "tapetão" interferiu na classificação de uma competição nacional mais uma vez, dentro das quatro linhas os guerreiros do Coelho fizeram história. A vitória deste sábado (29/11), na Arena Independência, com dois gols de Willians e dois de Mancini, encerrou uma campanha irrepreensível de recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro.

Desde a chegada do técnico Givanildo à equipe, o time somou dez vitórias e quatro empates e sofreu apenas uma derrota em 15 jogos. Em busca da classificação, quando muitos já davam o time como eliminado, esse grupo de jogadores tirou uma diferença de 13 pontos para o G4 e por, alguns minutos no jogo de hoje, chegou a ficar entre os quatro com direito ao acesso. Mas a última vaga do acesso ficou com o Avaí, que venceu o Vasco.

JUSTIÇA

Agora, o América volta a atenção para o julgamento do Icasa no Pleno do STJD, na terça-feira (2/12), já que o time do Ceará jogou grande parte da competição nacional protegido por liminar, uma vez que fora excluído ao reivindicar na Justiça Comum vaga na Série ‘A’ deste. O presidente Marcus Salum vai ao STJD em companhia do presidente da Federação Mineira de Futebol, Castelar Neto, com objetivo de que o Tribunal faça prevalecer o resultado de primeira instância. Com isso, o Coelho terá confirmado o acecesso brilhantemente conquistado em campo. 

RAÇA 

Sabendo que precisava de uma difícil combinação de resultados, os heróis americanos não pouparam energia para armar uma bonita goleada na Arena Independência contra o time maranhense. Jogando com muita raça e vontade, o América saiu de campo nesta tarde de sábado ovacionado pela sua torcida que soube reconhecer cada gota de suor doado pelos jogadores em busca um objetivo que para alguns era impossível. A camisa americana de tanta história e tradição foi honrada dentro de campo no Campeonato Brasileiro de 2104.

ARREBATADOR

Mesmo com a forte chuva que caiu na cidade antes do jogo, a torcida fez a sua parte e compareceu em grande número (quase 5 mil pagantes) para apoiar os jogadores do Coelho. Em campo, Givanildo Oliveira armou a equipe com três zagueiros escalando Renato Santos e Carlos Renato, jovem lateral proveniente da Base americana que voltou a atuar depois de quase seis meses tratando de uma cirurgia no joelho.

Buscando a vitória, o América começou o jogo pressionando seu adversário. Sem afobação, o time segurava a bola no campo ofensivo em busca de uma oportunidade de marcar. O time maranhense, que não aspirava nenhum objetivo no campeonato, seguia com uma proposta defensiva e quando saia para o jogo, esbarrava na raça dos jogadores americanos. Com onze minutos, Mancini cobrou escanteio pela direita. O goleiro do Sampaio Corrêa saiu mal e Vitor Hugo quase abriu o placar em cabeçada para baixo. A bola bateu no gramado e subiu.

O gol parecia amadurecendo na Arena Independência quando, com 18 minutos, a pressão do Coelho deu resultado. Pablo fez boa jogada, invadiu a área pelo bico direito e rolou para Willians na cara do gol. O atacante limpou o zagueiro e bateu com estilo na saída do goleiro. Um bonito gol na Arena Independência, 1 a 0, e nesse momento com os resultados que seguiam na rodada o América estaria na quarta posição.

Com 25 minutos, o Coelho tomou um susto, após vacilo da defesa.  Eloir cruzou rasteiro e Hiltinho, dentro da pequena área, sozinho, chutou para cima e perdeu a chance de empatar. Aos 31 minutos, o time americano respondeu com mais uma grande jogada. Willians arrancou pela direita e rolou bem para trás em direção ao artilheiro Obina. Sem ser fominha, o camisa nove enfiou a bola no espaço vazio, por debaixo das pernas do zagueiro, para Mancini chegar sozinho e marcar o segundo. Com muita vontade e jogando bem, o América chegou ao segundo gol: 2 a 0.

A fome de gol do América não parava por aí. Fazendo uma atuação de gala, o time pressionava o tempo todo no campo de ataque. Em uma bobeada da zaga, Mancini roubou a bola e saiu na cara do gol. O experiente meia ainda driblou o goleiro antes de marcar o terceiro. Aos 34 anos, Mancini mostrou que ainda tem muita lenha para queimar e marcou seu segundo gol no jogo: 3 a 0 na saída dos vestiários. Nesse momento, o Coelho estaria em quinto na classificação ainda torcendo contra seus rivais.

ERROS E MILAGRES 

Mesmo com a boa vitória, o Coelho não tirou o pé no início do segundo tempo. Logo nos primeiro minutos, Willians teria a chance de marcar o quarto cara-a-cara com o goleiro depois de boa trama de Carlos Renato e Obina. Equivocadamente, o auxiliar marcou o impedimento. Na jogada seguinte, “São” João Ricardo operou mais um milagre com a camisa 1 do América ao defender um chute de Cleitinho à queima-roupa de cara com o goleiro.

Aos 20 minutos do segundo tempo, mais um erro do assistente da arbitragem. Em mais uma boa jogada de Carlos Renato, Obina iria sair na gente do goleiro quando o auxiliar subiu a bandeira e anulou de forma errada outra chance americana de ampliar. No lance seguinte, como em uma repetição do mesmo filme, João Ricardo praticou outra grande defesa, dessa vez de mão trocada, em uma forte cabeçada de Willian Paulista.

Aos 46 minutos do segundo tempo, Willians deu números finais ao placar. Em uma bela enfiada de Renan Oliveira, o atacante fechou a conta sendo ovacionado pela torcida: 4 a 0, placar final.

No final da partida, coube ao Coelho, que torcia contra Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí, esperar o fechamento da rodada depois do apito final no Independência ainda no gramado debaixo de uma festa da torcida. Infelizmente, o América não conseguiu o acesso, já que o Avaí venceu o Vasco, ficando com a última vaga, mas os guerreiros saíram de campo de cabeça erguida.

Ficha do Jogo – América (4 a 0) Sampaio Corrêa

Motivo: 38° rodada do Campeonato Brasileiro da Série ‘B’
Local: Arena Independência, Belo Horizonte-MG

América – João Ricardo; Adalberto, Renato Santos e Vitor Hugo; Pablo, Leandro Guerreiro (Magrão), Andrei Girotto, Mancini (Renan Oliveira), Carlos Renato (Thiago Santos); Willians e Obina. Técnico: Givanildo Oliveira.  

Sampaio Corrêa – Rodrigo Ramos; Daniel, Mimica, Luis Otavio e William Simões; Robson Simplício, Valber, Uillian Correa, Hiltinho (Cleitinho); Cascata (Arundo Maracanã) e Eloir (Wilian Paulista). Técnico: Vinicius Saldanha

Arbitragem: Raphael Claus –SP, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse – SP e Anderson José de M. Coelho - SP

Cartões Amarelos: Andrei Girotto e Adalberto (América); William Simões (Sampaio Corrêa)
GolS: Willians, aos 18 minutos, e Mancini, aos 31 e aos 41minutos, do primeiro tempo; Willians, aos 46 minutos do segundo tempo

Público: 4.936
Renda: R$ 50.280,00

 Por Assessoria AFC
Belo Horizonte