29 de maio de 2017

Cerca de 600 mil candidatos tiveram problemas de acesso à inscrição do Sisu

Resultado de imagem para inscrição do sisu 2017
Cerca de 600 mil candidatos podem ter sido afetados por problemas na inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram abertas hoje (29) para a oferta de vaga em instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.

Estudantes relataram nas redes sociais que enfrentaram problemas na hora de inserir os dados no site do Sisu. Eles eram informados de que a inscrição ou a senha estavam erradas.

O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificaram um problema na sincronização de bases dos dois órgãos. Segundo o MEC, o problema já foi sanado e os candidatos possivelmente afetados estão recebendo informações sobre a troca de senha para acessar o sistema normalmente.

As inscrições começaram hoje e vão até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado nota zaro na redação. Mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado. Ao todo, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu terá uma única chamada e a divulgação do resultado está prevista para 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas dos alunos selecionados ocorrerão entre os dias 9 e 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir de 26 de junho.

Com informações da Agência Brasil

Sancionada lei que institui o dia 13 de maio no calendário oficial de eventos do Ceará


Resultado de imagem para 13 de maio nossa senhora de fátima
O governador Camilo Santana sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que inclui no calendário oficial de eventos do Ceará o dia 13 de Maio, data em que os católicos dedicam à Nossa Senhora de Fátima.


Nessa data, a Igreja de Fátima, em Fortaleza, além de diversas paróquias em todo o Ceará, têm programação para comemorar a data da aparição da Santa, em Fátima, Portugal, segundo a crença católica.

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, explica que a data mobiliza católicos de todo o Brasil e Fortaleza recebe visitas de devotos para comemorar a data. “O governador Camilo Santana, que também é devoto de Nossa Senhora de Fátima, reconheceu a importância da data para incentivar o turismo religioso no Ceará, assim como a importância do evento para a nossa cidade, por isso a sanção da lei, proposta pelo Poder Legislativo”, afirmou.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 26 de maio.


Foto: Internet
Com informações do Governo do Ceará

Sem Globo! Próximos amistosos da seleção serão exibidos na TV Brasil

Resultado de imagem para cbf e globo
No mês que vem, em junho, a seleção brasileira fará dois amistosos na Austrália frente a Argentina e os próprios australianos. No entanto, diferentemente do que a grande audiência está acostumada, as partidas não deverão contar com a transmissão da Rede Globo. A CBF não fechou acordo com a emissora carioca - algo que representantes consideram, neste momento, como pouco provável -  e vai testar novas plataformas para faturar mais do que recebe atualmente. 
Dentro do ousado plano está a contratação de Pelé, que será comentarista das transmissões próprias da CBF e que serão exibidas na TV Brasil. ambos os jogos às 7h. Os valores deste acordo com o canal estatal não foram divulgados. A tendência é que a entidade também anuncie um acordo com o Facebook, simulando algo que foi feito pelo Atlético-PR e Coritiba, no Campeonato Parananese, para a exibição dos jogos e com a Rede Bandeirantes, outro canal para a transmissão dos confrontos em solo australiano. 
De acordo com o jornal 'Folha de S.Paulo', a CBF vai expor na sua transmissão os dez patrocinadores oficiais e ainda vai abrir espaço para mais anunciantes com a condição de que eles não sejam concorrentes de seus parceiros. 
Da sede da CBF, no Rio de Janeiro, Pelé vai comentar os confrontos. A entidade ainda vai anunciar quem vai compor a equipe de transmissão. A CBF já testou este modelo no jogo entre Brasil e Colômbia, no início do ano, um amistoso beneficente para as vítimas da tragédia da Chapecoense. Na ocasião, a transmissão não teve custos. 
Com informações do Jornal O Tempo

“Não cabe ao TSE resolver crise política”, diz Gilmar Mendes sobre ação contra a chapa Dilma-Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (29) que não cabe ao TSE “resolver crise política”. A declaração foi realizada em referência ao julgamento da ação que julgará a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, previsto para o início de junho.
“Não cabe ao TSE resolver crise política. Isso é bom que se diga. Tribunal não é instrumento de solução para crise política. O julgamento será jurídico e judicial. Não venham para o tribunal dizer: ‘vocês devem resolver uma crise que nós criamos’. Resolvam suas crises”, declarou o ministro, durante um congresso jurídico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), em São Paulo.
Com a declaração, o ministro faz uma referência velada ao fato de que até membros da base aliada a Temer já consideram, reservadamente, inconcebível a permanência do peemedebista, investigado no STF por corrupção passiva, associação criminosa e obstrução de Justiça, no comando do país. Nesse sentido, uma saída mais rápida para o impasse político, e creditada ao TSE, seria a cassação da chapa. Outras alternativas, como impeachment ou condenação no STF, poderia demorar além da conta.
De acordo com Gilmar, o julgamento será “tranquilo”, apesar de a natureza do processo ser complexa. “Só o relatório do ministro Herman Benjamin [relator da ação na Corte] tem mais de mil páginas. Portanto, isso exige de todos nós um grande esforço”, observou. O ministro também rechaçou as especulações sobre possível pedido de vista com intuito de protelar o caso.
“Isso [pedido de vista] é absolutamente normal. Se tiver pedido de vista, ninguém fará por combinação com este ou aquele intuito”, ressaltou Mendes.
Na próxima terça-feira (6), o julgamento da ação proposta pelo PSDB e que pede a cassação da chapa Dilma-Temer será retomado no tribunal. Gilmar Mendes, a pedido de Herman Benjamin, reservou quatro sessões no tribunal destinadas ao julgamento da chapa. O ministro  destinou as duas sessões ordinárias da semana para a análise do caso. A outra sessão ficaria para o dia 8, às 9h da manhã.
Com informações do Congresso em Foco

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Sport Recife

Resultado de imagem para Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Sport Recife
O carioca Vanderlei Luxemburgo, de 65 anos, é o novo técnico do Sport. Ele chega ao Recife nesta terça-feira (30) e deve acompanhar o treino da equipe à tarde no CT. Pentacampeão brasileiro como treinador, ele demonstrou bastante entusiasmo com o acerto com o Leão e com a sua primeira oportunidade de trabalhar no futebol nordestino.
“É uma grande oportunidade. Minha primeira vez no Nordeste, um grande momento profissional. Vou levar o meu conhecimento a um grande clube”, afirmou Vanderlei Luxemburgo. “Vou trabalhar visando uma conquista de um Brasileiro. Assisti a alguns jogos do Sport, que tem jogadores experientes e que mescla com jovens”, completou.
Vanderlei Luxemburgo ressaltou a importância da torcida rubro-negra para o sucesso de seu trabalho. “Sempre foi muito difícil jogar contra o Sport na Ilha. Tem uma magia especial aí. Essa magia tem que existir sempre a nosso favor. Se das 38 rodadas do Brasileirão, em 19 vamos atuar na Ilha, é uma vantagem a nosso favor. Conto com o torcedor”, disse o técnico.
Vanderlei Luxemburgo iniciou a carreira como técnico em 1983, no time do Campo Grande (RJ).  Depois, passou por vários grandes clubes do País como Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Santos. Entre 1998 e 2000, comandou a seleção brasileira. Sua principal experiência internacional foi no comando do espanhol Real Madrid em 2005. 

O vice-presidente de futebol do Leão, Gustavo Dubeux, comemorou o desfecho. “Ficamos satisfeitos com a conclusão de um trabalho de negociação que iniciou na quinta-feira e terminou nesta segunda, que teve a ousadia do nosso presidente (Arnaldo Barros). Houve uma sinergia grande entre Sport e Luxemburgo. Ele tem um perfil de garra, um perfil vencedor, enérgico. O que identifica com a tradição do Sport. Nós temos uma oportunidade muito grande no segundo semestre, nas competições que estamos disputando, como é o Brasileiro, que exige muita energia. Estamos satisfeitos de ter Luxemburgo”, disse. "Agora, é pedir ao torcedor que compareça para encher a Ilha, já a partir desta quarta-feira, contra o Botafogo. Precisamos deles para seguir em frente", completou Dubeux.

Com informações do site oficial do clube sportrecife.com

A volta de Zé Carlos para o CRB

Zé Carlos está de volta ao CRB em uma manhã repleta de grandes novidades
O atacante Zé Carlos, artilheiro da Série B de 2012 pelo Criciúma, está de volta ao CRB. O jogador foi apresentado ao torcedor do clube alagoano em evento na manhã desta segunda-feira. “Começamos bem o Brasileiro e vamos ficar ainda mais fortes com a chegada de jogadores do nível do Zé Carlos”, comemorou o presidente Marcos Barbosa.
Artilheiro do CRB nas duas últimas edições da Série B, o goleador, chamado de “Zé dos Gols” em Alagoas, retorna para brigar pelo acesso. “Estou muito feliz em poder realizar o meu sonho que era voltar a vestir a camisa do clube que tanto amo. O presidente montou um elenco fantástico, com uma base que já conheço e mal posso esperar para estar com eles novamente”, afirmou. Zé Carlos estava emocionado na apresentação e disse não se ver vestindo qualquer outra camisa que não fosse a do CRB. “Não existe nada melhor do que vestir este manto”, concluiu.
O CRB soma 7 pontos e divide com Paysandu e Juventude a liderança da Série B após três rodadas. O time alagoano será o próximo adversário do Criciúma no Heriberto Hülse depois dos compromissos que o tricolor terá fora de casa, contra Luverdense e Juventude.
Com informações do site oficial do clube crb.esp.br

Ceará quer lotar Castelão diante do Londrina no dia do aniversário de 103 anos

Ideia da diretoria do Ceará é encher a Arena Castelão contra o Londrina no dia do aniversário do clube (Foto: Kid Júnior)
Na próxima sexta-feira (2), o Ceará comemora 103 anos. No mesmo dia, o Vovô irá enfrentar o Londrina, a partir das 21h30, na Arena Castelão, pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. E para chamar o torcedor ao estádio no momento em que o clube precisa engrenar na competição, a diretoria autorizou uma promoção: os valores dos ingressos para a arquibancada superior norte e central custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Nos outros locais, os preços permanecem os mesmos que já vêm sendo comercializados.

Confira os acessos para as torcidas:

Ceará:
Arquibancada Superior Norte: Portões P e R (Exclusivo para Torcedor Oficial);
Arquibancada Superior Central: Portões J e L;
Arquibancada Inferior Central (Bossa Nova): Portão K;
Setor Premium: Portão A1.

Londrina:
Cadeiras Especiais: Portão A5.

Confira os valores dos ingressos:

Ceará:
Arquibancada Superior Norte e Central: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia);
Arquibancada Inferior Central (Bossa Nova): R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia);
Setor Premium: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia).

Londrina:

Cadeiras Especiais: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

Por GloboEsporte.com
Fortaleza, CE

Marcelo Boeck foca em jogo contra o ASA para Fortaleza embalar de vez na Série C

Marcelo Boeck avalia que o jogo contra o ASA será de fundamental importância para que o time engrene de vez (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Para embalar de vez na Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza volta a campo no sábado para encarar o ASA, em casa, pela 4ª rodada da competição. Com duas vitórias seguidas na disputa, a equipe tentará continuar nesta sequência contra os alagoanos.

- Essa partida contra o ASA será mais uma pedreira para nossa equipe na competição. Mas o nosso objetivo é vencer para continuar neste momento positivo que estamos vivendo. O elenco tem assimilado bem o trabalho da comissão técnica. Estamos evoluindo a cada partida e isso motiva - afirmou o goleiro Marcelo Boeck, que é um dos líderes do atual grupo tricolor.

Para o arqueiro, o elenco tem trabalhado para manter a intensidade durante todos os jogos da competição.

- Temos que pensar jogo a jogo, com muita humildade e intensidade o tempo inteiro. Tenho certeza que se continuarmos desta forma, vamos chegar longe na Série C. Agora é permanecer nesta evolução para chegarmos ao primeiro objetivo, que é a classificação para a próxima fase da disputa.


Fortaleza x ASA será no próximo sábado (3), a partir das 20h30, na Arena Castelão, pela 4ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Por GloboEsporte.com
Fortaleza, CE

Éverson diz que vitória sobre Náutico deu confiança necessária ao Ceará

Éverson, goleiro do Ceará, avalia a importância da vitória sobre o Náutico para o elenco (Foto: Israel Simonton/Cearasc.com)
O Ceará se reapresenta nesta segunda-feira (29) para iniciar a preparação para o jogo com o Londrina, na próxima sexta-feira (2), a partir das 21h30, na Arena Castelão. Depois de um dia de descanso após a vitória sobre o Náutico, fora de casa, no último sábado, os jogadores focam no próxima compromisso. O goleiro Éverson, que esteve em campo, avalia o momento.

- Vamos focar a partir de agora no Londrina. Em casa, não podemos vacilar. Temos que vencer para iniciarmos uma sequência positiva na competição. Nosso elenco sabe da importância de ter uma grande campanha atuando como mandante - disse.

E, claro, para o elenco, o triunfo sobre o Náutico, fora de casa, deu a confiança suficiente para que o time alvinegro engrene na Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal de contas, já são três jogos e só uma vitória. Então, o momento é de reagir e colar de vez no G-4.

- Essa vitória sobre o Náutico foi muito importante, principalmente para dar motivação ao grupo para a sequência da Série B. Tenho certeza que esse resultado vai dar confiança ao elenco para as próximas partidas. Estamos evoluindo e chegando ao nível que queremos.


O Ceará encara o Londrina, às 21h30, na Arena Castelão, pela 4ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Por GloboEsporte.com
 Fortaleza, CE

Bonamigo enaltece atuação do Tricolor em Salgueiro: "Vitória com méritos"

Treinador elogiou a postura da equipe em campo no triunfo por 2 a 1 sobre o Salgueiro (Foto: Saulo Roberto/Fortaleza EC)
Em entrevista coletiva após a vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o Salgueiro, no último sábado, no estádio Cornélio de Barros, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série C, o técnico Paulo Bonamigo festejou o resultado positivo, exaltou a postura da equipe e elogiou o desempenho como visitante. 

Com o controle das ações da partida no primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar com Pablo. Na segunda etapa, ampliou com Éverton e viu Álvaro descontar para os donos da casa. O treinador destacou a performance na etapa inicial e a maturidade no segundo tempo para administrar o triunfo. 

- Nosso primeiro tempo foi realmente de um time grande como o Fortaleza. Jogando contra um grande adversário, conseguimos controlar, ter posse de bola, finalizações e o gol. Foi um primeiro tempo de muita qualidade dentro daquilo que nós pensamos em termos de conceito de jogo, de propor o jogo dentro da casa do
adversário - analisou. 



- No segundo tempo, normal o adversário, com algumas trocas, criar uma certa dificuldade para nós. Conseguimos fazer o segundo gol, que nos deu uma certa vantagem dentro do jogo. A segunda parte do jogo foi difícil, principalmente depois dos 30 minutos, mas tivemos a sabedoria para administrar o placar construído com muita qualidade no primeiro tempo - completou. 

O comandante tricolor afirmou que o resultado foi justo pela atuação do Leão em Salgueiro e ressaltou a postura dos jogadores, mas alertou que o objetivo é manter a evolução no decorrer da competição nacional. 

- Foi uma vitória construída com méritos. As virtudes do jogo foram muito mais do Fortaleza, que foi uma equipe que esteve equilibrada o tempo todo e manteve uma atitude muito positiva, que está sendo uma identidade do time. Temos que melhorar e só vamos melhorar já começando a trabalhar forte na segunda-feira para corrigir algumas situações - ponderou Bonamigo. 

Há quase um mês à frente do comando do Fortaleza, o técnico disse que é preciso ter peças do mesmo nível no elenco para poder realizar trocas no time e manter a qualidade durante a Série C. 

- Hoje, no futebol, é preciso ter um grupo bem homogêneo no aspecto técnico para poder obter o resultado, dentro do que se busca como estratégia. Tenho que formar os 22 no mesmo nível. Hoje (sábado) foi o meu terceiro jogo. Quando chegar no oitavo jogo, vou sentir que vai ter jogador que vai cair de produção, e aí vai ser o momento de começar a trocar as peças para colocar jogador mais descansado, com energia nova, mas sem perder a qualidade e o padrão do time. Para isso, precisa treinar, se condicionar e estar bem fisicamente. Assim vai se ganhar qualidade e a equipe não vai perder o padrão de jogo - explicou. 


Pindoretama poderá ganhar título nacional de “Capital da Rapadura”

Imagem relacionada
Com cerca 35 engenhos de cana-de-açúcar, todos conservados da época da colonização, Pindoretama poderão ganhar o título nacional de “Capital Nacional da Cana e da Rapadura”. A proposta é do deputado federal José Airton Cirilo (PT), por meio do projeto de lei (PL-07623/2017), que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.
O parlamentar cearense ressalta que o município da Região Metropolitana de Fortaleza realiza há 11 anos o Festival Internacional da Cana-de-Açúcar, conhecido como “Pindorecana”, quando destaca a potencialidade da cultura local, na versão de uma rapadura gigante, importante para a economia da região.
Com informações do Blog do Eliomar de Lima

Presidente Temer troca comando dos ministérios da Justiça e da Transparência


Brasília - O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, durante palestra no 89 Encontro Nacional da Indústria da Construção (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Torquato Jardim será o novo ministro da JustiçaMarcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil


O presidente Michel Temer decidiu hoje (28) trocar o comando dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Transparência. Osmar Serraglio, que estava na Justiça desde março, assumirá a Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), trocando de lugar com Torquato Jardim.

A saída de Serraglio foi anunciada pouco antes das 15h, por meio de nota, pela assessoria do Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, assessores confirmaram que a mudança se trata, na verdade, de uma troca entre os titulares dos dois ministérios. O motivo da mudança não foi divulgado pelo governo.


Brasília - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, durante audiência pública na Câmara sobre o projeto do Código de Processo Penal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Osmar Serraglio assumirá a CGU Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia a íntegra da nota do Palácio do Planalto:

O Presidente da República decidiu, na tarde de hoje, nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o Professor Torquato Jardim. Ao anunciar o nome do novo Ministro, o Presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo Deputado Osmar Serraglio à frente do Ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil.


Com informações da Agência Brasil

Dia do Desafio terá participação de mais de 3 mil cidades contra o sedentarismo

Resultado de imagem para Dia do Desafio terá participação de mais de 3 mil cidades contra o sedentarismo
Mais de 3,4 mil cidades em 18 países participarão da 23ª edição do Dia do Desafio, na próxima quarta-feira (31). A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil, participam 1.886 cidades.

O mote deste ano é a construção de microrredes para o incentivo da prática esportiva. “A proposta é que um amigo desafie outro, na família, no trabalho”, explicou Airton Oliveira, da gerência esportiva do Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc-SP), entidade que coordena o evento no continente americano. Depois de fazer a atividade, o praticante deve ligar para uma unidade do Sesc para que ela conte pontos para a cidade. Também é possível registrar a participação na página do Dia do Desafio no Facebook.

Segundo Oliveira, ao longo dos anos a conscientização sobre a importância da atividade física foi ganhando espaço entre a população, principalmente por causa das práticas ao ar livre.

“Temos visto as pessoas se apoderando dos espaços públicos. Vemos com maior frequência, por exemplo, as corridas de rua”, destacou. De acordo com o gerente do Sesc, para vencer o sedentarismo também valem pequenas escolhas, como trocar o elevador por escadas;

Além dos exercícios feitos individualmente, entidades e organizações participantes do Dia do Desafio promoverão atividades durante todo o período do evento em locais como unidades do Sesc, estações de trem e metrô e terminais de ônibus. A programação envolve, por exemplo, caminhadas, passeios ciclísticos e brincadeiras.

Na capital paulista, um dos destaques do Dia do Desaio será o Circuito de Lutas, no Terminal Sacomã, que terá a participação da medalhista olímpica de taekwondo Natalia Falavigna.

Os confrontos entre cidades foram definidos no dia 8 de maio. São Paulo vai enfrentar Porto Alegre e Fortaleza disputa com Campinas. Já o desafio de Curitiba é internacional, contra a cidade mexicana de León; assim como a cearense Independência, que vai disputar com a cidade cubana Rodas.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá com a proposta de incentivar o interesse pelas atividades físicas. O movimento envolve agentes comunitários, além do Poder Público e instituições privadas.

Com informações da Agência Brasil

Conhecido como Rei da Gafieira, sanfoneiro Clementino Moura morre aos 71 anos

Resultado de imagem para clementino moura

A sanfona de Clementino Moura silenciou. O músico morreu na manhã desta segunda-feira, 29, depois de passar três dias internado em hospital de Fortaleza, com insuficiência renal. Ainda não há informações sobre o horário do velório.

Músico autodidata, Clementino já chegou a dividir palco com Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Era conhecido nas casas de shows da Capital como o Rei da Gafieira. Começou a desbravar o instrumento ainda criança, por influência de seu pai, que tocava sanfona de oito baixos. Em Fortaleza, ele foi taxista e, posteriormente, Policial Militar, tendo integrado a banda de música da corporação.


Para Cláudio Dantas, amigo e diretor do Clube Santa Cruz, o músico era um ícone entre os colegas. "É a referência que a gente tinha de chorinho, samba, de música. Era um músico completo. Até bricavam comigo, dizendo que eu era o filho dele", diz ao O POVO.

"Vai ficar a boa lembrança das festas, das notas daquela sanfona e um vazio para nós da música", lamenta o sambista e amigo David Gouveia, que conheceu Clementino há 12 anos, tocando no Mercado dos Pinhões. "O Mestre Dominguinhos sempre mencionava o nome dele por onde passava, saudando os Irmãos Moura: Clementino é Otilio Moura", lembra.

"Musicalmente falando, eu posso dizer que o Clementino nasceu para fazer as pessoas dançarem. Tanto pelo repertório quanto pelo carisma que só ele tinha. Deixa um neto que tem o mesmo nome dele, Clementino Moura Filho, com a arte da sanfona e o legado do avô".
Com informações do Jornal O Povo 

Ciro Gomes: Tasso e Jobim são ‘melhores nomes’ em eleição indireta

Resultado de imagem para Tasso e Jobim
Postulante a presidente da República em 2018, Ciro Gomes (PDT) divulgou nota no sábado declarando apoio ao senador tucano Tasso Jereissati e ao ex-ministro Nelson Jobim (PMDB), em uma eventual eleição indireta, no caso de afastamento de Michel Temer da Presidência. No texto, Ciro afirma que são "os melhores nomes possíveis".

De acordo com o pedetista, Tasso levaria vantagem na eventual disputa, por ter “experiência de seus governos e pela respeitabilidade merecida". O tucano foi o antecessor de Ciro no governo do Ceará. E Jobim foi ministro do governo Lula, assim como o presidenciável do PDT. 

Ainda na nota, contudo, Ciro defende que o Congresso vote uma emenda à Constituição, convocando eleições diretas – seu partido, o PDT, já anunciou que não participará de eleições indiretas. Mas admite, no entanto, que essa hipótese é pouco provável. “O que restará é a torcida para que o Congresso escolha alguém minimamente capaz de administrar a delicada transição", disse. 

Por Lauriberto Braga
Com informações do Jornal O ESTADO, O Estado de S.Paulo