6 de setembro de 2017

Moradores de distrito de Caridade terão água encanada captada do Açude General Sampaio


Antes da quadra chuvosa deste ano o Açude General Sampaio estava praticamente seco.


O maior distrito do município de Caridade, Campos Belos, com aproximadamente 6,5 mil moradores não sofrerão mais com o abastecimento de água para suas residências. A localidade rural receberá nos próximos meses uma adutora, para captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Paramoti, município vizinho, que recebe água do Açude General Sampaio.
De acordo com o governo do Estado a ordem de serviço para o início da construção da adutora foi assinada no início da noite da última sexta-feira, 1º de setembro, pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Nelson Martins. Serão 19,6Km de tubulação de 150mm e 200mm. Levarão 13,88 litros por segundo.  A obra prevê ainda a construção de uma Estação Elevatória e instalação de duas motobombas de 25CV cada. Os recursos são da ordem de R$ 2,48 milhões.
Antes, a comunidade de Campos Belos era atendida por uma Adutora Montagem Rápida (AMR). A água era captada do Açude Desterro, mas ele secou em decorrência da falta de chuvas na região. O abastecimento teve de ser interrompido. Todavia, a nova adutora, definitiva, é uma medida do governo do Ceará para solucionar o problema. A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) será a responsável pela obra.

Atualmente o Açude General Sampaio, neste município armazena 23% da sua capacidade hídrica. O reservatório público construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e concluído em 1935, tem capacidade para 322 milhões de metros cúbicos. Até o fim de fevereiro passado estava apenas com 1,65% da sua carga. Com as chuvas da quadra invernosa captou 25,7%.
Blog Diário do Sertão
Com informações do Diário do Nordeste