5 de setembro de 2017

Salgueiro chega na última rodada da Série C podendo classificar ou ser rebaixado

A derrota para o CSA complicou a situação do Salgueiro na Série C (Foto:  Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)
A derrota para o CSA complicou a situação do Salgueiro na Série C


A derrota para o CSA deixou o Salgueiro em situação complicada na luta pela classificação paras as quartas de final da Série C. Para terminar a primeira fase entre os quatro melhores do grupo A, o Carcará do Sertão precisa vencer o Remo, na última rodada, e torcer por tropeços do Confiança e do Cuiabá. Além disso, mesmo que pequena, o time ainda tem chances de ser rebaixado para a Série D.

Contas para classificar

O Salgueiro chega na última rodada ocupando a sétima posição do grupo A, com 21 pontos, seis vitórias e dois gols de saldo. A equipe tem um ponto a menos do que Cuiabá, sexto, Confiança, quinto, e Remo, quarto colocado.

Sábado, às 19h30, o Salgueiro tem um confronto direto contra o Remo, no Cornélio de Barros. Vencendo, o time do técnico Evandro Guimarães ultrapassa o rival e fica na torcida por um empate ou derrota do Confiança, que visita o já rebaixado ASA, e do Cuiabá, que recebe o vice-líder CSA. Perdendo ou empatando, o Carcará do Sertão estará eliminado.

Se o Salgueiro ganhar do Remo e Cuiabá ou Confiança também vencer, os pernambucanos chegam nas quartas de final se o Fortaleza, que está em terceiro com 24 pontos e seis vitórias, perder em casa para o Moto Club. Assim, o Carcará ficaria com a mesma pontuação dos cearenses e uma vitória a mais.

Risco de queda

Embora seja bem pequeno, o risco do Salgueiro cair para a Série D existe. Para afastar essa possibilidade, o Tricolor salgueirense necessita de apenas um ponto. Os times ameaçados pela degola são: Moto Club, oitava colocado com 20 pontos, e Botafogo-PB, penúltimo colocado com 18 pontos. Se empatar com o Remo, o Carcará do Sertão chega a 22 e não poderá ser mais alcançado pelo Belo que, no máximo, chegaria a 21.
Parte do destino do Salgueiro na Série C será decidido no estádio Cornélio de Barros, contra o Remo (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Se perder do Remo, o Salgueiro vai precisar de um tropeço do Moto Club, que visita o Fortaleza, ou do Botafogo-PB, que joga fora de casa contra o Sampaio Corrêa. Um dos dois tem que, no máximo, empatar.


Se o Salgueiro perder o seu jogo e Moto Club e Botafogo-PB vencerem, a decisão do rebaixamento será através do saldo de gols. Nesse cenário, a disputa ficará apenas entre paraibanos e pernambucanos. O Belo ficaria com os mesmos 21 pontos do Carcará e o mesmo número de vitórias, seis para cada. Hoje, o Salgueiro tem saldo positivo de dois gols. O Botafogo-PB tem saldo negativo de quatro.

Por Emerson Rocha, 
Com informações do GloboEsporte.com, Salgueiro PE

Entre o G-4 e o Z-2, Moto inicia semana decisiva para enfrentar Fortaleza

Vinícius Paquetá é o artilheiro do Moto Club na Série C (Foto: Weliandrei Campello / Moto Club)
Vinícius Paquetá é o artilheiro do Moto Club na Série C (Foto: Weliandrei Campello / Moto Club)

O Moto começou a semana decisiva na Série C do Brasileiro rigorosamente entre o céu e o inferno. Isto pelo fato de ao mesmo tempo que está dois pontos acima da zona de rebaixamento, está também dois pontos abaixo da zona de classificação para a próxima fase. 

O foco dos jogadores está voltado para garantir a permanência do time na Série C, contudo o time ainda sustenta mínimas chances de classificação.

Para não voltar ao Z-2 e assim não ser rebaixado, o Moto precisa vencer o Fortaleza e assim não precisará esperar por mais nenhuma combinação de resultado. Contudo, se empatar ou perder, terá que torcer para que o Botafogo-PB não vença o Sampaio. Esta é a única combinação desfavorável para o Papão do Norte.

E para entrar no G-4 e se classificar? Bem, aí a combinação é mais complexa. Para começar, o time precisa vencer o Fortaleza, que também briga por classificação. O time cearense precisa apenas de um empate para avançar para oi mata-mata.

Para o Moto conseguir este feito, terá que somar seus três pontos no jogo e ainda torcer para uma derrota do Salgueiro, que joga nesta segunda-feira (4), contra o CSA, em Alagoas.

Na última rodada, os jogos deveriam terminar com um empate ou derrota do Confiança diante do ASA, derrota ou empate do Cuiabá, que enfrenta o CSA, e empate entre Salgueiro e Remo, que jogam no interior pernambucano.


O time se reapresenta na tarde desta segunda-feira, no CT Pereira dos Santos, e inicia os treinamentos para a decisão de sábado, marcada para as 19h30, no Castelão, em Fortaleza.

Com informações do GloboEsporte.com, São Luís, MA

Vitória? Empate? Fortaleza avança até com derrota, mas há ressalvas; Veja cenários

Resultado de imagem para Vitória? Empate? Fortaleza avança até com derrota, mas há ressalvas; Veja cenários
A última rodada chegou e, com ela, a expectativa da torcida tricolor aumenta. É hora de avaliar todos os resultados possíveis e descobrir quais os cenários para o Fortaleza avançar ao mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro. Vitória, derrota, empate... O GloboEsporte.com/ce detalha para o torcedor do Leão quais as possibilidades do Fortaleza para avançar de fase. Até com derrota é possível. Confira, abaixo.

Vitória: A vitória é o resultado que mais dá tranqüilidade ao tricolor. Um triunfo simples no sábado garante o Fortaleza, sem sustos, na próxima fase da competição nacional. As ressalvas estão nos demais resultados.
Cenário um: vitória (Foto: GloboEsporte.com)

Empate: Se empatar, o Fortaleza vai a 25 pontos. Com seis vitórias e 4 de saldo, observemos a situação dos demais concorrentes. Somente Remo, Confiança e Cuiabá podem alcançar os 25 pontos, se vencerem. No entanto, apenas Remo e Confiança chegariam à sexta vitória e igualariam o Fortaleza. Próximo critério de desempate: saldo de gols. Remo (-1) e Confiança (-3), teriam que tirar uma diferença de cinco e sete gols, respectivamente. Difícil, mas não impossível.
Cenário dois: empate (Foto: GloboEsporte.com)

Derrota: A última situação é caso o Fortaleza perca o jogo contra o Moto Club. Mas ainda com o resultado negativo, é possível avançar ao mata-mata. Estacionado nos 24 pontos, o Leão só ficaria de fora da fase seguinte se dois dos quatro clubes (Remo, Confiança, Cuiabá e Salgueiro) vencessem. Vale ressaltar o duelo direto entre Remo e Salgueiro. Somente assim, o Leão cairia para quinto e ficaria de fora do mata-mata.
Cenário três: derrota (Foto: GloboEsporte.com)

Com informações do GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Coreia do Norte adverte que 'mais pacotes de presente' estão a caminho dos EUA

O líder da Coréia do Norte Kim Jong Un é visto com oficiais militares no Comando da Força Estratégica do Exército Popular Coreano (KPA) em um local desconhecido na Coréia do Norte. Foto não datada foi divulgada pela Agência Coreana de Notícias da Coréia do Norte (KCNA) nesta terça (15) (Foto: KCNA/via Reuters)
A Coreia do Norte disse nesta terça-feira (5) que endereçou recentemente um "pacote de presente" aos Estados Unidos, e que mais virão em seguida.

Han Tae Song, embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas, em Genebra, fez a declaração em pronunciamento à Conferência do Desarmamento promovida pela ONU, dois dias depois que seu país conduziu seu sexto e maior teste nuclear até o momento.

"As recentes medidas de autodefesa do meu país são pacotes de presente endereçados a ninguém mais que os EUA", disse Han, ao fórum.

"Os Estados Unidos continuarão a receber mais pacotes de presente do meu país enquanto continuarem recorrendo a provocações imprudentes e tentativas fúteis de colocar pressão na Coreia do Norte", disse, segundo a Reuters.

Em sua conta no Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai permitir a venda de uma grande quantidade de "equipamentos militares sofisticados" ao Japão e à Coreia do Sul, aliados norte-americanos que estão geograficamente perto da Coreia do Norte.

Na segunda-feira, os EUA pediram "as medidas mais duras possíveis" contra a Pyongyang. "Apenas as sanções mais duras vão nos possibilitar resolver esse problema pela diplomacia", alegou a embaixadora dos EUA na organização, Nikki Haley, em uma reunião de emergência do órgão, segundo a France Presse.

"Essa crise vai além da ONU", disse Haley, que indicou que os EUA considerarão os países que façam negócios com a Coreia do Norte como órgãos que "prestam ajuda às temerárias e perigosas intenções nucleares de Pyongyang".

 Embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, pediu nesta segunda-feira (4) medidas mais fortes possíveis contra a Coreia do Norte  (Foto: Joe Penney/ Reuters)
Bomba H
O governo da Coreia do Norte anunciou na madrugada deste domingo (3) que realizou um teste 'bem-sucedido' com uma bomba de hidrogênio que pode ser carregada no novo míssil balístico intercontinental do país. O teste nuclear provocou um tremor de magnitude 6,3 no território norte-coreano.

Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul, França, Otan e União Europeia condenaram o teste. Eles repudiaram a nova violação das múltiplas resoluções da ONU e exigiram o fim dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte.

Com o teste de domingo, o presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, considerou que a Coreia do Norte se tornou uma "ameaça global".
Nesta segunda, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que a vizinha Coreia Norte prepara um novo lançamento de míssil.


O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Song Young-Moo, afirmou nesta segunda acreditar que a Coreia do Norte miniaturizou com sucesso uma arma nuclear, ao tamanho de uma ogiva. "Acreditamos que entra em um míssil balístico intercontinental", afirmou Song Young-Moo aos deputados no Parlamento, segundo a France Presse.

Com informações do G1 CE

Paciente de Fortaleza testa nova vacina contra câncer

Resultado de imagem para Paciente de Fortaleza testa nova vacina contra câncer
Um paciente idoso de Fortaleza é o primeiro do Brasil a utilizar, de forma oficial, uma vacina voltada para o tratamento do câncer. O tratamento iniciou na última sexta-feira, 1º de setembro, no Hospital São Camilo Cura d´Ars, no Centro da capital.

Segundo a unidade hospitalar, a vacina foi lançada nos Estados Unidos. A Blinatumomab, conhecida como Blincyto, foi apresentada ao mercado em dezembro de 2016. Desde então, foram iniciados testes em pacientes recidivos de leucemia linfocítica aguda, doença do paciente de Fortaleza.

De acordo com o pós-doutor em hematologia e responsável pelo tratamento do idoso, Ronald Feitosa Pinheiro, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e precificada há apenas dez dias. Ele conta que a droga é utilizada legalmente pela primeira vez no Brasil.

“A doença do paciente afeta normalmente 'os extremos': crianças e idosos. As crianças são curadas em 80% dos casos. Nos idosos, é praticamente incurável. Nosso paciente, além de portador da doença, é ainda reincidente, sem opções de tratamentos”, explica. Segundo o médico do Hospital São Camilo, a droga é “ indicada exatamente para o caso dele”.

Melhoras significativas
Com o tratamento iniciado há apenas cinco dias, o paciente já demonstra sinais de melhora. “As células ruins já caíram de 60 mil para 4 mil”, explica Pinheiro. A droga imunobiológica é considerada uma vacina contra o câncer. “É um anticorpo para as células do câncer”, afirma Pinheiro. O tratamento tem duração de 28 dias.

Com informações do G1 CE

Países têm divergências sobre possível conflito com a Coreia do Norte

Kim Jong-un defende teste de bomba de hidrogênio (KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa)
O líder norte-coreano Kim Jong Un realizou este ano 14 testes de lançamento de mísseis balísticos e há uma semana um deles invadiu o espaço aéreo do Japão antes de cair no marKCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa

A escalada de tensões entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos começa a expor diferenças na condução da resolução do conflito. Declarações de dirigentes e representantes de países mostram um posicionamento pro-diplomacia e outro mais severo com mais pressões e sanções.

Entre os que defendem a pressão, os aliados Coreia do Sul, Estados Unidos e o Japão. Perante a Organização das Nações Unidas (ONU), a representante dos EUA, embaixadora Nikki Haley, pediu novas sanções e disse que a paciência dos Estados Unidos não é “ilimitada”, ao mencionar que o país não descarta uma ameaça militar.

Hoje (5), o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse que o mundo está diante de uma grande ameaça, e que se a Coreia do Norte prevalecer, outros países também vão começar a adquirir armas nucleares.

“Não podemos deixar que se crie um precedente. Por isso, precisamos urgentemente aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte, para tentar negociar depois a fim de desarmar o país”, disse em Berlim, Alemanha.
Até agora, a pressão do Conselho de Segurança das Nações Unidas não fez com que o líder norte-coreano Kim Jong Un retrocedesse. Ao contrário, este ano ele realizou 14 testes de lançamento de mísseis balísticos e há uma semana um deles invadiu o espaço aéreo do Japão antes de cair no mar.

E com a suposta bomba de hidrogênio testada no domingo (3), a Coréia do Norte teria experimentado pela sexta vez uma bomba nuclear, em 11 anos.

Mais ameaças
Com o pedido de mais sanções na ONU, o governo norte-coreano voltou a fazer ameaças. Hoje, o embaixador do país na representação das Nações Unidas em Genebra, Han Tae Song, disse que o teste com a suposta bomba de hidrogênio no domingo foi bem sucedido, mas “foi só uma amostra”.

“As medidas recentes do meu país são um pacote de presente endereçado aos Estados Unidos por causa das provocações imprudentes e tentativas inúteis de exercer pressão sobre a Coreia do Norte”, afirmou Han Tae durante um encontro sobre desarmamento.

O chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, disse, em Paris, que os países integrantes do Conselho de Segurança acreditam que a Coreia do Norte ainda não consiga lançar um míssil que alcance a Europa e os Estados Unidos. “Mas eles já podem atingir os vizinhos, o Japão, a China...”, afirmou.

Ele disse, entretanto, que a Coreia do Norte poderia conseguir lançar uma bomba nuclear para atingir a Europa em poucos meses. O ministro frisou que, embora a França tenha votado a favor das sanções contra a Coreia do Norte há um mês, é preciso encontrar um caminho para as negociações.

Já o presidente da Rússia Vladmir Putin também afirmou, em um artigo publicado no site do Kremilin, que pressionar “Pyongang é um erro!”. Ele defendeu o diálogo para a resolução do conflito.

Assim, a Rússia se aproxima do posicionamento da China, que reiteradas vezes defendeu a negociação pela via diplomática como a única via possível para a resolver o problema.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, disse que para solucionar o conflito “a força militar nunca é uma opção e que as sanções por si só não oferecem uma saída”.

Ele afirmou que a China defende que sejam retomadas as negociações e espera que todas as partes evitem uma escalada da tensão.

Pior que Irã
O alerta sobre a real ameaça representada pela Coreia do Norte foi lançada segunda-feira (4) pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica Nuclear, Yokiya Amano.

Ele afirmou que o país representa uma ameaça global e disse que a Coreia se comporta de maneira diferente e mais “difícil” que o Irã, por exemplo.

“A situação na Coreia do Norte é muito pior [do que no Irã]...Nós pensamos que esta é uma ameaça global. No passado, muitas pessoas acreditavam que essa era uma ameaça regional no noroeste do Pacífico ou nordeste da Ásia, mas é claro que agora é uma ameaça global”, disse o diretor da agência. Amano comparou os dois países e argumentou porque o problema da Coreia é pior.

“Eles se retiraram do Tratado de Não Proliferação de armas nucleares, expulsaram todos os inspetores da agência do país, estão desenvolvendo armas nucleares, mantêm testes de lançamento de mísseis e ameaçaram países”, explicou.

A seguir, ponderou que o país fez tudo isso apesar da existência de resoluções do Conselho de Segurança.  “Tudo o que estão fazendo é contra as regras. Isso deve ser corrigido, mas sem mudar a abordagem, talvez seja difícil”, finalizou.

Com informações da Agência Brasil

Em áudio, Joesley cita Cármen Lúcia, Dilma e Cardozo

JONNE RORIZ/AE
O áudio de diálogo entre Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS, enviado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (4/9), contém citações sobre a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e a chefe do Executivo nacional cassada Dilma Rousseff (PT). As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.
Nas conversas, o empresário e o advogado da companhia também mencionam outros dois magistrados do STF, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, segundo revelou o repórter Rodrigo Rangel, da revista Veja, além do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo.
No áudio, Joesley e Saud tiram sarro sobre suposta proximidade de Cardozo, Dilma e Cármen Lúcia. A dupla da JBS conversa sobre a possibilidade de atrair o ex-advogado-geral para um encontro, sob pretexto de que gostariam contratá-lo para serviços advocatícios.
O Procurador-geral da República pediu investigação, nesta segunda-feira (4/9), sobre o áudio, gravado por acidente, entre os executivos, com duração de quatro horas, no qual eles mencionam que o advogado Marcelo Miller, à época em que era procurador, teria atuado para garantir facilidades aos delatores junto à Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com Veja, que conversou com fontes que tiveram acesso ao áudio, uma das menções é considerada “gravíssima” pelos procuradores e as outras devem causar embaraços aos demais.
O áudio, segundo fonte ouvida pela revista, revela que Joesley e Saud estavam alcoolizados durante uma conversa realizada enquanto testavam gravadores.
As gravações revelam também diálogos sobre o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo. Trechos da conversa foram divulgados pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo:
— (…) temos que usar (parte inaudível) Zé Eduardo, pressionar o Zé Eduardo pra ele contar quem é o cara do Supremo.
Em outro trecho, Joesley fala de Marcelo Miller, o ex-procurador que participou do acordo de leniência:
— (…) se nós entregar o Zé, nós entrega o Supremo… Eu eu falei pro Marcelo. Falei: Marcelo, você quer pegar o Supremo? Quer? Pega o Zé.
Na sequência, volta a falar sobre Cardozo para Saud:
— Eu vou entregar o Executivo e você vai entregar o Zé. O Zé vai entregar um … Vou ligar e chamar ele e falar: Ô Zé, seguinte: você precisa trabalhar com a gente. Nós precisamos organizar o Supremo. A única chance que a gente tem de sobreviver. Você tem quem? Como é cada um? Qual a influência que você… nesse? Como é que a gente grampeia? O Zé vai entregar tudo.
Coluna da Mônica Bergamo
Com informações da Folha de S.Paulo

Janot diz que acordo de delação da JBS será avaliado e pode ser anulado

Resultado de imagem para Janot diz que acordo de delação da JBS será avaliado e pode ser anulado
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou, há pouco, que abriu investigação para avaliar a omissão de informações nas negociações das delações de executivos da JBS. Caso comprovada a omissão, os benefícios concedidos aos delatores poderão ser anulados, disse o procurador.

O pronunciamento de Janot foi feito no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF).

A possibilidade de revisão ocorre diante das suspeitas dos investigadores do Ministério Público Federal (MPF) de que o empresário Joesley Batista e outros delatores ligados à empresa esconderam informações da Procuradoria-Geral da República. 

Provas colhidas nas delações devem ser mantidas
No entendimento do procurador, se os benefícios dos delatores forem cancelados, as provas contra as pessoas citadas devem ser mantidas e continuarão nas investigações. No entanto, a decisão final cabe ao Supremo.

"Será mostra de que não se pode ludibriar o Ministério Público e o Poder Judiciário", disse ele. 

Janot explicou que um áudio entregue pelos advogados da JBS narra supostos crimes que teriam sido cometidos por pessoas ligadas à PGR e ao Supremo. A gravação foi entregue, por descuido dos advogados, como uma nova etapa do acordo.

Segundo Janot, um dos suspeitos é o ex-procurador Marcelo Miller, que foi preso na investigação envolvendo a JBS, e há um outro suspeito com "foro privilegiado" no Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos teriam sido omitidos na delação.

De acordo com nota da PGR, em uma das gravações, com  cerca de quatro horas de duração, Joesley Batista, dono da JBS, e Ricardo Saud, diretor do grupo, conversam sobre uma suposta atuação de Miller.

"Apesar de partes do diálogo trazerem meras elucubrações, sem qualquer respaldo fático, inclusive envolvendo o Supremo Tribunal Federal e a própria Procuradoria-Geral da República, há elementos que necessitam ser esclarecidos. Exemplo disso é o diálogo no qual falam sobre suposta atuação do então procurador da República Marcello Miller, dando a entender que ele estaria auxiliando na confecção de propostas de colaboração para serem fechadas com a Procuradoria-Geral da República. Tal conduta configuraria, em tese, crime e ato de improbidade administrativa", diz a nota.

Rodrigo Janot também informou que vai pedir ao ministro do Supremo Edson Fachin, responsável pelas investigações da Lava Jato no STF, medidas para avançar na apuração do descumprimento do acordo. Fachin poderá decidir sobre a derrubada do sigilo das gravações.

Delação premiada 
Apesar da possibilidade de anular o acordo com a JBS, Janot defendeu a delação premiada como instrumento para investigações e que deve ser preservado. De acordo com ele, se os executivos da JBS erraram, deverão pagar por isso, mas "não desqualificará o instituto [da delação premiada]". 

JBS
Procurada pela reportagem, a JBS ainda não se manifestou sobre as declarações de Janot.

Com informações da Agência Brasil

PF acha malas com dinheiro em imóvel supostamente usado por Geddel em Salvador

A descoberta foi feita durante a Operação Tesouro Perdido, decorrente da Operação Cui Bono
A Polícia Federal encontrou na manhã desta terça-feira (5) um apartamento em Salvador (BA) com milhares de notas de R$ 50 e R$ 100 armazenadas em malas e caixas de papelão. A PF classificou o local como suposto "bunker" de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro de Michel Temer, para guardar dinheiro em espécie (veja mais imagens da apreensão).
A descoberta foi feita durante a Operação Tesouro Perdido, decorrente da Operação Cui Bono, deflagrada na manhã de hoje para cumprir mandados de busca e apreensão emitidos pela 10ª Vara Federal de Brasília.

Segundo a PF, após investigações decorrentes das últimas fases da Cui Bono, os agentes chegaram "a um endereço em Salvador (BA) que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como 'bunker' para armazenar dinheiro em espécie".

"Durante as buscas foi encontrada grande quantia de dinheiro em espécie. Os valores apreendidos serão transportados a um banco onde será contabilizado e depositado em conta judicial", esclareceu a PF em nota.

Investigação
Geddel Vieira Lima foi ministro da Secretaria de Governo de Temer até ser acusado, pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de pressioná-lo para liberar um empreendimento imobiliário na Bahia, onde Geddel tem um imóvel e que havia sido barrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), subordinado ao Ministério da Cultura. A área onde está o imóvel é tombada. Após o caso ser revelado, Geddel pediu demissão, ainda em novembro do ano passado.

Poucas semanas depois, Geddel se tornou um dos investigados na Operação Cui Bono, deflagrada no dia 13 de janeiro, que apura irregularidades cometidas na vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, durante o período em que foi comandada pelo político baiano.

A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O teor das mensagens indicam que Cunha e Geddel atuavam para garantir a liberação de recursos por vários setores da Caixa Econômica a empresas que, após o recebimento, pagavam vantagens indevidas aos dois e a outros integrantes do esquema, entre eles Fábio Cleto.

Cleto, que ocupou por indicação de Eduardo Cunha a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, foi quem forneceu as primeiras informações aos investigadores. Em meados do ano passado, ele fechou acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República.

Em 4 de julho, Geddel foi preso sob acusação do MPF (Ministério Público Federal) de estar tentando obstruir as investigações. Nove dias depois, o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) decretou prisão domiciliar a Geddel, mesmo sem a tornozeleira elotrônica
Além de Geddel, há outros quatro presos preventivos no âmbito das investigações da Operação Sépsis Cui Bono. Já estão detidos os ex-presidentes da Câmara, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o doleiro Lúcio Funaro e André Luiz de Souza, todos apontados como integrantes da organização criminosa que agiu dentro da Caixa Econômica Federal.

No caso de Cunha, Alves e Funaro, já existe uma ação penal em andamento. Os três são réus no processo que apurou o pagamento de propina em decorrência da liberação de recursos do FI-FGTS para a construção do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Além deles, respondem à ação, Alexandre Margoto e Fábio Cleto.

Com informações do R7.com

Partidos mudam de nome e filiados são os mesmos

Resultado de imagem para Partidos mudam de nome
O PMDB vai voltar a ser MDB; o DEM será o Centro Democrático(CD); o PEN será o Patriotas; o PP será o Progressistas; o PSDC será chamado de DC; o PSL será o LIVRES e o PT do B será o Libres. Hoje, o TSE começa a autorizar ou não as mudanças. Os filiados continuam os mesmos e os estatutos mudam um pouco.
Esse tapa no visual dos partidos é uma jogada de marketing para melhorar a imagem dos partidos. É a nova casca, sem miolo, baião de dois sem feijão ou cozidão sem jerimum e batata.
Por Roberto Moreira
Com informações do Diário do Nordeste