20 de novembro de 2017

Alvaro Dias lança pré-candidatura presidencial e diz que sociedade deseja “políticos com passado limpo”

Ex-tucano, Álvaro Dias ingressou na legenda com objetivo de concorrer à Presidência em 2018
O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) divulgou sua pré-candidatura à Presidência em 2018. Em seu discurso de presidenciável, Dias afirmou que a sociedade deseja “político com passado limpo e que saiba administrar”. “O brasileiro real, aquele que está fora do mundo político, não deseja um outsider, não deseja uma disputa entre direita e esquerda. A novidade que as pessoas querem é um político com o passado limpo e que saiba administrar”, ressaltou.
Durante o evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido pela juventude de seu partido, nesse domingo (19), o senador elogiou as ações de combate à corrupção do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Federal. Em contraponto, fez duras críticas aos grandes partidos políticos. “A situação chegou a tal ponto que o jurista Modesto Carvalhosa pediu a extinção dos nove maiores partidos brasileiros, por corrupção”.
Álvaro Dias também disse que não fará alianças partidárias. “Quero ficar distante das alianças partidárias. Elas são a maior desgraça administrativa que se implantou no país”. Para ele, as últimas derrotas do PSDB nas urnas se deve, em grande parte,  às alianças realizadas pela legenda.
“O PSDB já perdeu várias eleições e deve perder mais uma em 2018. Ele está entre os partidos que serão rejeitados na eleição, especialmente por ter feito aliança com o PMDB no impeachment da Dilma”, disse.
Ex-líder do PSDB, Álvaro Dias assinou sua desfiliação da sigla tucana em janeiro do ano passado. Na época, migrou para o Partido Vede (PV), onde ficou até julho deste ano, quando saiu para ingressar no Podemos. A filiação no Podemos foi com o propósito de concorrer à Presidência da República.
Antes de adotar o nome de Podemos, a legenda se chamava PTN. A mudança de nome foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio deste ano. O PTN tem registro eleitoral no TSE desde 2 de outubro de 1997. Antes da ditadura militar, a legenda – fundada em 2 de maio de 1945 – foi formada por dissidentes do PTB. Foi pelo PTN que Jânio Quadros se elegeu presidente da República em 1960. A agremiação foi extinta no regime militar (1964-1985) por meio do Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965.
Com informações do Congresso em Foco

Oposição se fixa em três nomes para a disputa do Governo no Ceará

# Vem Pra Urna em
Representantes do PR, do PSD e do Solidariedade, com a aquiescência do tucano Luiz Pontes, decidiram, quinta-feira, no apartamento da deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), após uma longa discussão sobre a sucessão estadual cearense e a análise das últimas pesquisas relacionadas ao quadro político do Estado, se fixarem nos nomes, pela ordem de preferência, do senador Tasso Jereissati (PSDB), Capitão Wagner (PR) e do conselheiro Domingos Filho (ainda sem partido), para deles sair o candidato a governador em 2018 e um dos postulantes ao Senado. Dos três, só Tasso não participou do encontro.

O senador tucano está chegando ao Ceará neste fim de semana, após uma rápida temporada nos Estados Unidos, cuidando de assuntos de seu interesse particular. Ele tem reafirmado não pretender disputar mandato no próximo ano (ele é senador até 2022), mas continua sendo o nome preferido das oposições para enfrentar o governador Camilo Santana (PT) disputando a reeleição. A prioridade de Tasso Jereissati, até o próximo mês, será a disputa pela presidência nacional do PSDB. As questões relacionadas ao PSDB e às oposições no Ceará ficarão para o próximo ano, embora os demais representantes das siglas adversárias do Governo tenham pressa em definir o seu candidato.

Condicionantes

O Capitão Wagner admite disputar o Governo do Estado. Faz ponderações e algumas condicionantes, dentre elas, segundo um dos participantes do jantar, oferecido pela deputada Fernanda Pessoa, estar livre na coligação que bancar sua candidatura ao Executivo estadual, para escolher o seu próprio candidato à Presidência da República, que ele não especificou quem. Pelas últimas pesquisas em poder dos oposicionistas, Wagner estaria muito bem situado, tanto para postular o Governo do Estado quanto para uma das duas vagas de senador, ficando aquém apenas do senador Tasso.

Domingos Filho, a terceira opção para o Governo e nome também apontado para o Senado, está disposto a entrar na luta por um mandato no próximo ano. Sem mais razões para questionamentos sobre a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), posto considerado estar o fato consumado,

Domingos dá os primeiros passos para ter o exercício pleno da cidadania, no caso ser votado. Ele requer nos próximos dias o restabelecimento de sua condição plena de advogado, reabilitando-se na secção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil, para cuidar da aposentadoria e filiar-se ao PSD, o partido dominado pela sua família neste Estado.

Fim das esperanças

A ida do senador Eunício Oliveira ao Palácio da Abolição,  para um evento com características eminentemente políticas, ao lado do governador Camilo Santana, do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de outros governistas, foi o fim de toda e qualquer esperança dos oposicionistas cearenses de que ainda poderia haver uma chance do senador continuar sendo oposição a Camilo e com ele concorrer novamente ao Governo do Estado, ou ajudá-los a formar uma chapa competitiva contra os governistas. O encontro de Eunício com a cúpula palaciana foi bem mais aberto do que os já ocorridos.

Por Edison Silva 
Com informações do Diário do Nordeste

Eunício destaca seu relacionamento com Cid Gomes

Resultado de imagem para Eunício e Cid Gomes, diario do nordeste
O senador Eunício Oliveira, na entrevista que concedeu na sexta-feira, no Palácio da Abolição, fez questão de dizer que sua relação com o ex-governador Cid Gomes, “sempre foi republicana, visando o interesse do Ceará”. Cid e Eunício  foram aliados por alguns anos e romperam em 2014 quando Cid, ainda governador, negou apoio ao senador para ser o seu candidato a governador, lançando Camilo Santana, com quem Eunício disputou em 2014.
Eunício ainda não conversou com Cid Gomes sobre a coligação para 2018, mas todas as suas conversas com o governador Camilo Santana, com o prefeito Roberto Cláudio, e com o presidente da Assembleia, são do conhecimento e aprovo de Cid.
“Estivemos em uma disputa política local em 2014, e eu nunca, em nenhum momento, desrespeitei a pessoa, o ser humano e o cidadão Camilo. A recíproca é verdadeira, e eu nunca fui desrespeitado”. De acordo com ele, há uma convergência de ideias em prol do Estado do Ceará. “Essa aliança não pode servir apenas para beneficiar ou reeleger A ou B”.
O senador ressaltou ainda que sendo de interesse do povo cearense, a parceria, que hoje é apenas administrativa, poderá evoluir para algo mais consistente, como aliança político-partidária. Ele afirmou ainda que não vê qualquer impedimento nisso. “A relação com o governador e com o prefeito tem sido respeitosa, assim como foi com o ex-governador Cid Gomes. Sempre foi republicana, visando o interesse do Ceará”.

Por Miguel Martins
Blog do Edison Silva
Com informações do Diário do Nordeste

Rodrigo Maia diz que reforma da Previdência é a salvação do Brasil

Resultado de imagem para Rodrigo Maia diz que reforma da Previdência é a salvação do Brasil
Em almoço em Porto Alegre com deputados da bancada gaúcha, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (20)  que a reforma da Previdência não pode ficar para mais tarde. 

"Tem alguns temas que, em determinado momento, não podem mais fazer parte da briga política. A reforma da Previdência não é de direita nem de esquerda. Ela é a salvação do nosso Brasil. Se nós não fizermos a reforma da Previdência, ela será feita da forma mais injusta", acrescentou.

De acordo com o deputado, o sistema previdenciário atual é injusto, porque penaliza os mais pobres. Segundo Rodrigo Maia, enquanto quem ganha mais consegue se aposentar com pouco mais de 50 anos, os mais humildes só conseguem parar de trabalhar depois dos 60 anos, em média. Para Maia, a reforma da Previdência não é mais uma questão política.

"Se quisermos projetar o Brasil para 20 anos, ou vamos enfrentar desafios que geram mais desgaste - e a Previdência é o número um - ou todos aqueles que vão para a eleição no próximo ano estarão mentindo", afirmou Maia.

Conforme o presidente da Câmara, o debate parlamentar sobre a permissão para exploração de jogos de azar, como os cassinos, pode ser positivo, mas, mesmo que seja aprovado, não resolverá o déficit da Previdência por muito tempo.

"A legalização do jogo pode ter um papel importante na geração de empregos, mas não adianta falarmos dessa receita, porque, em dois ou três anos, a Previdência a retira da segurança dos estados brasileiros.

Rodrigo Maia destacou que a legislação trabalhista brasileira é um grande exemplo disso. "Eram leis que, em tese, protegiam, mas deixaram o Brasil com 14 milhões de desempregados e milhões de empregos precários. Essa é a realidade da antiga lei trabalhista. Conseguimos algum avanço na Câmara em 2017."

O presidente da Câmara adiantou que ele, o presidente Michel Temer e a base aliada se reunirão nesta quarta-feira (22), no Palácio da Alvorada, para discutir a votação da reforma da Previdência. 

Com informações do Agência Brasil

Fortaleza anuncia o primeiro reforço para temporada 2018, volante Derley.

Resultado de imagem para Derley
O Fortaleza Esporte Clube oficializa a contratação do volante Derley. Wanderley de Jesus Sousa, Derley, tem 31 anos, e é a primeira contratação do tricolor para temporada 2018. 

Revelado na base do Internacional, Derley se destacou com a camisa do Náutico, clube que defendeu entre os anos de 2008 e 2012, tendo uma outra passagem em 2013. O volante ainda passou por Santa Cruz, Atlético-PR, Emirates Club-UAE, León-MEX e Mineros Zacatecas-MEX. 

Ficha técnica: 

Nome: Wanderley de Jesus Sousa, mais conhecido como Derley, 
Nascimento: 2 de agosto de 1986 (31 anos) 
Natural: Anápolis, Goiás 
Altura: 1,88 m 
Peso: 71 kg 

Carreira: 

2007 a 2008: Internacional (RS) 
2008 a 2012: Náutico (PE) 
2012: Atlético (PR) 
2013: Náutico (PE) 
2014: Emirates Club 
2015: Léon (México) e Mineros de Zacatecas (México) 
2016: Santa Cruz; 
2017: Dibba Al Fujairah (Emirados) e Santa Cruz. 


Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência

Resultado de imagem para Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência
A violência, o terrorismo e a pobreza são os assuntos que mais preocupam as crianças no mundo. No Brasil, 82% das crianças temem principalmente a violência – é o país em que essa preocupação atingiu o índice mais alto.

A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , que realizou pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, lembrado hoje (20). Foram ouvidos 11 mil crianças e adolescentes de 9 a 18 anos na África do Sul, Brasil, Egito, Estados Unidos, Holanda, Índia, Japão, Malásia, México, Nigéria, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido e Turquia.

Na preocupação com a violência, o Brasil é seguido pelo México e pela Nigéria, onde o índice supera os 70%. Já no Japão, apenas 23% das crianças pensam na violência da mesma forma. Outros temas que angustiam as crianças são a educação de baixa qualidade (principalmente no Brasil e na Nigéria) e o terrorismo (com destaque para Egito e Turquia).

Em todo o mundo, metade das crianças se sentem marginalizadas em relação às decisões que as afetam e dizem que não são ouvidas: 45% delas não confiam que os líderes mundiais possam tomar boas decisões em seu nome. No Brasil, o pior caso, este índice sobe para 81%.

O tratamento injusto de refugiados é outra inquietação, que atinge 40% das crianças no México, no Brasil e na Turquia.

Crianças no controle
Para marcar o Dia Mundial da Criança, 130 países realizam ações em que as crianças e adolescentes assumem o controle de importantes instituições. A iniciativa, batizada de #CriançasNoControle, tem ações em oito capitais brasileiras. 

“É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, afirmou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

Em São Luís, os adolescentes Thiago Emanuel Leite Cutrim e Kimberly Saori Marques Viegas  tornaram-se o prefeito e a vice-prefeita crianças. Os alunos do 6º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha  foram eleitos após apresentar um projeto de reciclagem na escola.

Eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral maranhense e tomaram posse na Câmara Municipal. O prefeito criança eleito, Thiago Cutrim, reafirmou o compromisso de desenvolver ações de sustentabilidade. “Temos que fazer o local em que vivemos mais agradável”, declarou.


No evento, 12 adolescentes apresentaram suas propostas e expectativas para as autoridades presentes. Na ocasião, a prefeitura de São Luís aderiu à iniciativa de Busca Ativa Escolar, que localiza crianças e adolescentes fora da escola e os leva de volta à sala de aula.

No Rio de Janeiro, adolescentes serão os protagonistas, amanhã (21), no Ministério Público Estadual. Uma estudante assumirá o lugar do procurador-geral na abertura da reunião solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro e outros dois menores farão discursos no evento.  Eles também serão recebidos pelo secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, e pelo secretário municipal de Educação, César Benjamin.

*Com informações das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil) e da ONU News

Com informações da Agência Brasil

Segundo turno das eleições no Chile, em dezembro, será entre Piñera e Guillier

Resultado de imagem para Segundo turno das eleições no Chile, em dezembro, será entre Piñera e Guillier
Os candidatos Sebastián Piñera e Alejandro Guillier votam neste domingo (19) nas eleições do Chile; os dois passaram para o segundo turno 

O empresário Sebastián Piñera, de centro-direita, venceu o primeiro turno das eleições presidenciais do Chile – mas terá que disputar o segundo turno, no dia 19 de dezembro, com o senador socialista Alejandro Guillier, candidato da presidente Michelle Bachelet. O desafio para ambos será conseguir, em um mês, o apoio dos eleitores dos outros seis candidatos que ficaram fora da corrida.

Piñera, de 67 anos, foi presidente do Chile de 2010 a 2014  e esperava assegurar seu segundo mandato na eleição de domingo (19) com a metade mais um dos votos. Ele obteve 37% – menos que os 45% previstos por algumas pesquisas de opinião. Guillier, que promete aprofundar as reformas e conquistas sociais de Bachelet, ficou em segundo lugar com 23% dos votos. Mas a grande surpresa foi o bom desempenho da terceira colocada, Beatriz Sanchez. Candidata da coligação de partidos esquerdistas, formada recentemente, ela obteve 20% dos votos, quase empatando com Guillier.
No discurso de agradecimento Piñera fez um chamado aos eleitores, apelando à desilusão dos simpatizantes da coligação de centro-esquerda, que desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) elegeu todos os governos, com exceção de um: o do próprio Piñera. Este ano foi o primeiro, em 27 anos de democracia, em que a frente enfrentou uma eleição dividida.
Piñera comparou os resultados desse domingo aos de 2009, quando obteve 44%  no primeiro turno e saiu vitorioso no segundo. Ele se posicionou como o candidato da mudança, que vai tirar o Chile da “estagnação” econômica dos últimos anos. A popularidade de Bachelet foi afetada pela queda do preço do petróleo, principal produto de exportação chileno. Ela termina seu segundo mandato em março, tendo promovido reformas tributária e educativa, cobrando mais impostos das grandes empresas e ampliando o acesso dos estudantes chilenos à educação universitária gratuita. Apesar das políticas para reduzir a desigualdade, o governo dela foi marcado pela desaceleração da economia.
O primeiro passo de Piñera foi garantir os votos de José Antonio Kast – o único candidato que, além dele, representa a direita.  Kast, que defende os valores da “familia militar”, ficou em quarto lugar, com 8% dos votos.
Uma hora depois de anunciados os resultados, os dois se reuniram e Kast prometeu apoio incondicional a Piñera. Mas a aprovação de Kast pode afugentar muitos eleitores centristas. Na campanha, ele disse que o ditador Augusto Pinochet, (considerado responsável pela morte de 3 mil pessoas) foi um dos “melhores governantes chilenos” e que, se estivesse vivo, teria votado com ele.
Apesar de a maioria dos candidatos ser de centro-esquerda, seus eleitores não necessariamente apoiarão Guillier. Na campanha, Beatriz Sanchez, que lidera a antiga coalizão de centro-esquerda, se diferenciou do candidato de Bachelet, por considerar as reformas do governo insuficientes. No domingo, ela  evitou apoiar o segundo colocado, mas criticou as pesquisas de opinião, que só lhe davam 14%, sugerindo que se tivessem refletido seu verdadeiro desempenho, poderia ter chegado ao segundo turno.
Ontem, também foram eleitos 155 deputados e 23 senadores. Chile Vamos, a coligação que apoia Piñera, e a recém-criada Frente Ampla, de Beatriz Sanchez, foram os que mais aumentaram a participação no Congresso. Segundo os analistas políticos, é difícil prever os resultados do segundo turno – especialmente porque as pesquisas de opinião falharam e os votos dos “indecisos” supreenderam.
Desde 2012, o voto deixou de ser obrigatório no Chile.
Com informações da Agência Brasil

Segóvia assume direção da PF e propõe melhorar relação com o Ministério Público

Brasília O delegado Fernando Queiroz Segóvia assume a direção da Polícia Federal (José Cruz/Agência Brasil)
O novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segóvia, assumiu hoje (20) o cargo e defendeu um novo capítulo na relação da PF e do Ministério Público Federal (MPF). “Hoje, há uma infeliz e triste disputa entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, mas confio no espírito de maturidade dessas instituições. É preciso escrever um novo capítulo e deixar de lado a vaidade. O único que se beneficia dessa disputa é o crime organizado”, ressaltou.

Segóvia se refere a uma queda-de-braço entre as duas instituições sobre a competência de policiais de firmar acordos de delação premiada nas investigações criminais. Para os procuradores, o dispositivo da Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013) que prevê que o delegado possa fazer acordos de delação é inconstitucional.

Prioridades
Entre as prioridades de sua gestão, o novo diretor-geral destacou o combate à corrupção . Segundo ele, operações como Lava Jato,  Cadeia Velha, Cui Bono e Lama Asfáltica terão foco especial, tanto na atuação junto ao Supremo Tribunal Federal quanto em relação às varas criminais.

Às vésperas de um ano eleitoral, Segóvia disse ainda que o combate a esse crime relacionado às votações também estará no foco central de atuação da PF. A expectativa do diretor-geral é de que a corporação aja “com isenção total, independentemente de partidos políticos".

Investigações criminais
Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, condenou o que chamou de “ilações especulativas” nas investigações criminais. Ele criticou a convalidação de “imputações sem referências sólidas nos fatos e documentos”.

Evidenciando a divergência com o Ministério Público, Torquato defendeu que é preciso dizer “não à vaidade fruto da ambição ou propósitos ocultos no processo”. “Essas condutas que se desviam da ética agridem mais a sociedade que o próprio indivíduo, porque geram uma dúvida coletiva sobre a isenção da conduta de quem atua em nome do Estado”, completou.

O presidente Michel Temer participou da solenidade, mas não fez uso da palavra.

Segóvia recebeu os cumprimentos do ex-diretor-geral, Leandro Daiello, que anunciou sua aposentadoria, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Após quase sete anos no comando da PF, Daiello se colocou à disposição de seu sucessor, fez um agradecimento especial aos servidores e destacou o orgulho de ser policial federal.

Com informações da Agência Brasil

Receita passa a cobrar CPF de dependentes a partir de 8 anos de idade

Imagem relacionada
A Receita Federal reduziu para 8 anos a idade mínima para a apresentação de CPF de dependentes na declaração do Imposto de Renda de 2018. A instrução normativa com a mudança foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União.

Até então, a regra valia somente para dependentes com 12 anos ou mais. "A redução da idade visa evitar a retenção em malha fiscal do contribuinte declarante, possibilitando maior celeridade na restituição do crédito tributário", diz nota da Receita 

A partir da declaração de 2019, será obrigatória a inscrição no CPF "as pessoas físicas que constem como dependentes para fins de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, independentemente da idade".

Com informações da Agência Brasil

Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito

Resultado de imagem para Tratamento para câncer de próstata ganha genérico inédito
A Anvisa publicou hoje (20) o registro do medicamento genérico acetato de abiraterona, que é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.

De acordo com a Lei dos Genéricos, a aprovação do medicamento deve reduzir os custos do tratamento, pois os medicamentos genéricos devem entrar no mercado com valor pelo menos 35% menor que o do produto de referência.

Até o momento não havia genéricos do medicamento acetato de abiraterona, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.

O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata, além de diminuir consideravelmente os níveis desses hormônios, os quais levam à progressão da doença.

Com informações da Agência Brasil

Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro



O Vozão vai disputar a Série A de 2018! Na noite desse sábado, 18/11, o Ceará já entrou na partida contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, com a classificação garantida na 1ª divisão do Brasileirão do próximo ano. Londrina e Oeste, 5º e 6º colocados, não venceram seus jogos e não podem mais alcançar o Vovô nas rodadas finais da Segundona. O Vovô se junta a Internacional, América/MG e Paraná, que também conquistaram a vaga na elite. 

No próximo ano, será a 17ª participação alvinegra na elite do futebol brasileiro. Do estado, o Alvinegro é o time que mais vezes participou da Série A do Brasileirão. A melhor campanha do Ceará foi um 7º lugar em 1985. Com o acesso, o Ceará conquista 100% dos objetivos traçados para a temporada vigente. Em maio, confirmando a supremacia quantitativa também nos certames estaduais, o Alvinegro conquistou o 44º título do Campeonato Cearense sobre o rival Ferroviário. 

“Essa é uma conquista de todos que nunca desistiram de lutar por esse clube. Essa é a vitória do compromisso, dedicação, trabalho e persistência. As coisas não acontecem por acaso. Decidimos tomar a frente desse time em uma situação muito delicada, em 2015. Conseguimos reverter uma situação bastante complicada e permanecemos na Série B. A partir dali, planejamos tudo para que o Ceará retornasse à Série A. Em 2016, recebemos muitas críticas, algumas até que feriaram a honra de pessoas, mas não esmorecemos. Trabalhamos sempre juntos, Diretoria, Conselho Deliberativo e Departamento de Futebol. Esse acesso vem para coroar muito trabalho. E vamos fazer mais! Essa é uma conquista de todos os atletas, comissão técnica, o corpo diretivo, funcionários, mas principalmente para o torcedor do Ceará que nunca desistiu e sempre apoiou”, reforçou o presidente Robinson de Castro, em entrevista para a imprensa em Criciúma. 

Relembre destaques nessas 36 rodadas do Ceará na Série B:

MARCELO CHAMUSCA: ACESSO EM TODAS AS DIVISÕES
Desde junho à frente do comando técnico do Ceará, o treinador Marcelo Chamusca conseguiu feito inédito com a confirmação da participação alvinegra na 1ª divisão de 2018. O baiano de 51 anos é o único técnico no Brasil com acessos nas três divisões. Em 2013, da Série D para a C, com o Salgueiro; em 2016, subiu com o Guarani para a Segundona, e agora levou o Ceará de volta à elite. Pelo Vovô, Chamusca completou contra o Paysandu 27 jogos, sendo 15 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. O aproveitamento do treinador é atualmente de 62,9%.

JOÃO MARCOS: IDOLATRIA E GRATIDÃO
Em oito anos vestindo a camisa do Ceará, o volante João Marcos tem mais conquistas pelo Clube que muito time por aí. Pelo Vovô, o João de Ferro tem dois acessos à Série A (2009 e 2017), 5 títulos do Campeonato Cearense (2011, 2012, 2013, 2014 e 2017), 1 Copa dos Campeões (2014) 1 Copa do Nordeste com campanha invicta (2015) e 1 Taça Asa Branca (2016). Ídolo absoluto, João Marcos completou 373 jogos pelo Mais Querido. Obrigado, João de Ferro. O Ceará Sporting Club reconhece e agradece por todos esses anos de máxima dedicação ao Alvinegro. 

SANTO DE CASA FAZ MILAGRE, SIM
Peças-chave no time montado por Marcelo Chamusca, o volante Raul (28 jogos*) e o atacante Arthur Cabral (16 jogos*), crias da base alvinegra na Cidade Vozão, foram destaques também na Série B. Preciso nos desarmes, Raul foi fundamental no setor de meio de campo, marcação e contenção de poder ofensivo dos adversários. Arthur já é o jogador do Ceará mais novo a marcar gol em uma competição nacional. Em 2015, com 17 anos, o atacante balançou as redes contra o Tupi, pela Copa do Brasil. Em 2017, na Segundona, o camisa 40 marcou foi usado como amuleto por Chamusca em momentos estratégicos de partidas. Ao todo, 4 gols decisivos na Série B contra Paysandu (1x2), Guarani (2x2) e ABC (1x0). 

PEDRO KEN O 5º ACESSO À ELITE
Com 30 anos e passagens por vários clubes brasileiros, o meia Pedro Ken chegou ao Ceará em março deste ano para as disputas da Série B, após passagem pelo Terek Grozny, da Rússia. Com o Vozão, Ken chega ao 5º acesso à Série A da carreira. Anteriormente, o meia subiu com Vitória (2 vezes), Vasco e Coritiba. "É um momento muito feliz conquistar mais um acesso. Esse tem um sabor especial por ser um clube com uma torcida muito grande. O diferencial também foi o grupo que construímos aqui. Atletas e comissão técnica com comprometimento e união fazem a diferença. O equilíbrio também foi essencial. Montamos um time que sempre procurou jogar com a bola no pé, propondo o jogo. Fico muito feliz em ter feito parte desse time, feito gols, ajudado com minha qualidade e liderança. O Ceará merece voltar à primeira divisão, pois tem qualidade de Série A. Espero que o time volta e permaneça por lá", revelou Ken.     

MAIS NÚMEROS DO VOZÃO NA SÉRIE B
Ao final da competição, o Ceará terá jogado 16 partidas na Arena Castelão e outras 3 no Estádio Presidente Vargas. O atleta que mais atuou na Segundona foi o goleiro Everson com 35 partidas. Ao todo, 32 atletas do elenco atual alvinegro tiveram alguma participação nos jogos da Série B. Visitantes enjoados, Ceará, Internacional e América/MG são as três melhores equipes jogando longe de seus domínios. Elton, com 9 gols, foi o artilheiro da competição pelo Mais Querido. Somada as quilometragens em linha reta de todas as viagens mais traslados por terra nos jogos fora de casa, o Ceará terá percorrido 40.132 km, o que corresponde mais de uma volta inteira no planeta terra. 

Confira a trajetória do Ceará nesta Série B até agora: 
1ª Rodada - 12/05 - CRB 1 x 0 Ceará 
2ª Rodada - 16/05 - Ceará 0 x 0 Boa Esporte 
3ª Rodada - 27/05 - Náutico 0 x 2 Ceará 
4ª Rodada - 02/06 - Ceará 1 x 0 Londrina 
5ª Rodada - 06/06 – América/MG 1 x 0 Ceará 
6ª Rodada - 10/06 – Brasil de Pelotas 2 x 3 Ceará 
7ª Rodada - 13/06 - Ceará 1 x 3 Santa Cruz 
8ª Rodada - 16/06 - Ceará 1 x 1 Luverdense 
9ª Rodada - 20/06 - Vila Nova 1 x 1 Ceará 
10ª Rodada - 24/06 - Ceará 3 x 0 Oeste
11ª Rodada - 01/07 - Paraná 1 x 0 Ceará 
12ª Rodada - 08/07 - Figueirense 0 x 2 Ceará 
13ª Rodada - 11/07 - Ceará 0 x 2 Internacional
14ª Rodada - 15/07 - Ceará 2 x 0 Juventude
15ª Rodada - 18/07 - Guarani 2 x 2 Ceará 
16ª Rodada - 21/07 - Ceará 0 x 1 Goiás 
17ª Rodada - 28/07 - Paysandu 1 x 2 Ceará 
18ª Rodada - 01/08 - Ceará 3 x 1 Criciúma
19ª Rodada - 05/08 - ABC 0 x 1 Ceará 
20ª Rodada - 12/08 - Ceará 1 x 0 CRB 
21ª Rodada - 19/08 - Boa Esporte 4 x 1 Ceará 
22ª Rodada - 25/08 - Ceará 1 x 0 Náutico
23ª Rodada - 09/09 - Londrina 3 x 2 Ceará 
24ª Rodada - 15/09 - Ceará 1 x 1 América
25ª Rodada - 23/09 - Ceará 2 x 1 Brasil de Pelotas
26ª Rodada - 26/09 - Santa Cruz 0 x 0 Ceará 
27ª Rodada - 30/09 - Luverdense 0 x 1 Ceará 
28ª Rodada - 03/10 - Ceará 2 x 0 Vila Nova
29ª Rodada - 14/10 - Oeste 0 x 1 Ceará 
30ª Rodada - 17/10 - Ceará 1 x 0 Paraná
31ª Rodada - 20/10 - Ceará 2 x 2 Figueirense
32ª Rodada - 28/10 - Internacional 0 x 1 Ceará
33ª Rodada - 03/11 - Juventude 1 x 0 Ceará
34ª Rodada - 07/11 - Ceará 2 x 2 Guarani
35ª Rodada - 11/11 - Goiás 0 x 0 Ceará
36ª Rodada - 14/11 - Ceará 2 x 0 Paysandu
37º Rodada - 18/11 - Criciúma x Ceará
38ª Rodada - 25/11 - Ceará x ABC

Confira a lista de todos os jogadores e membros de comissão técnica que participaram da campanha do Ceará na Série B 2017:
Alex Amado, Arthur Cabral, Cafu, Elton, Everson, Felipe Menezes, Felipe Tontini, Fernando Henrique, Jackson Caucaia, João Marcos, Leandro Carvalho, Lelê, Lima, Luiz Otávio, Magno Alves, Maikon Leite, Maxi Biancucchi, Pedro Ken, Pio, Rafael Pereira, Rafael Carioca, Rafinha Raul, Ricardinho, Richardson, Roberto, Robinho, Romário, Tiago Alves, Tiago Cametá, Valdo e Wallace Pernambucano. 

Técnicos: Marcelo Chamusca (27 jogos), Givanildo Oliveira (8 jogos) e Daniel Azambuja (1 jogo)
Auxiliares: Caé Cunha e Daniel Azambuja
Preparadores físicos: Eduardo Balallai, Roger Gouveia e Wellington Vero
Preparador de goleiros: Everaldo Santana
Fisiologistas: Giovanni Ramirez e Paulo Araújo
Médicos: Daniel Gomes, Henrique Bastos, Joaquim Garcia Filho, Leandro Rêgo
Fisioterapeutas: Adolfo Bernardo, João Paulo Frota e Wellington Alencar
Nutricionistas: Camila Mazetto e Walter Vasconcelos
Dentisa: Antônio Teixeira
Massagistas: Anacleto Pires, Orlando Silva e Francisco Soares
Mordomos: André Marcelino e Júlio Abreu

DIRETORIA E COORDENADORES
Presidente: Robinson de Castro
1º Vice-Presidente: Raimundo Pinheiro
2º Vice-Presidente: Carlos Moraes
Diretor de Finanças: João Paulo Silva
Diretor Administrativo: Eduardo Arruda
Diretor de Futebol Profissional: Robinson de Castro?
Diretor de Patrimônio: Ângelo Oliva
Diretor Promoções e Atividades Sociais: Veridiano Pinheiro
Diretor de Assuntos Comerciais: Sérgio Costa
Diretor de Cultura, Biblioteca e Documentação: Pedro Mapurunga
Diretor Jurídico: Ernando Uchôa
Diretor de Publicidade e Marketing: Lavor Neto
Diretor de Comunicação e Relações Públicas: Marcos Medina
Diretor de Futebol Amador: João Studart
Gerente de Futebol Profissional: Marcelo Segurado / Supervisor de Futebol Profissional: Cristiano Ibiapina
Gerente Financeiro: Lisarb Monteiro
Gerente Jurídico: Gabriel Bedê
Assessor de Comunicação: Israel Simonton / Assistentes de Comunicação: Kalyne Lima e Lucas Moraes 
Analista de Marketing: Christian Alekson / Assistentes de marketing: Bruno Aragão e Mauro Jefferson
-
Coordenação de Projetos: Paulo Vasconcelos
Coordenação de Tecnologia da Informação: Eduardo Ellery
Coordenação de Eventos Esportivos: Afonso Lobo
Coordenação de Relações Institucionais: Rodrigo Rocha
Coordenação Médica: Gustavo Pires
Coordenação da Revista 1914: Paulo Veras
Coordenação de Torcida: Jó Cidro Costa
Coordenação de Torcida Feminia: Inês Cabral
Coordenação das categorias de base: Mazinho Patrão
Representante na Federação Cearense de Futebol: Raimundo Pinheiro
Ouvidoria: Mário Ribeiro


Com informações do site oficial do clube - cearasc.com