21 de abril de 2019

Após derrota para o Fortaleza, Lisca não é mais treinador do Ceará


Acabou mais um capítulo da história vitoriosa entre Ceará e Lisca. O treinador foi demitido após derrota para o Fortaleza no Clássico-Rei deste domingo (21). O clube ainda não confirmou oficialmente, o que deve acontecer nas próximas horas. A informação foi divulgada em primeira mão pelo repórter Déo Luís, da Rádio Verdes Mares.
Já era de conhecimento geral da imprensa que cobre o Vovô diariamente que uma derrota dificilmente seria aceita pelos dirigentes alvinegros. Com o vice-estadual, logo para o maior rival, logo com duas derrotas e nenhum gol marcado nas duas partidas da decisão, o treinador não resistiu e foi demitido. E o mês de abril definitivamente foi o suficiente para encerrar qualquer passagem do técnico: eliminação na Copa do Brasil, frente ao Corinthians, eliminação na Copa do Nordeste, com o polêmico time reserva contra o Náutico. E, agora, derrota como citamos acima frente ao Fortaleza.
A uma semana da estreia na Série A, o Ceará, agora, parte para busca de um novo nome. Zé Ricardo, ex-Botafogo, e Enderson Moreira, ex-Bahia, são cotados para assumir a vaga.
Com informações do Diário do Nordeste

Fortaleza fatura Cearense e Rogério Ceni é campeão pela segunda vez no clube

Rogério Ceni conquistou seu segundo título no comando do Fortaleza. Neste domingo à tarde, o time comandando pelo ex-goleiro do São Paulo voltou a derrotar o Ceará, desta vez por 1 a 0, no Castelão, e faturou o 42º título do Campeonato Cearense na história do clube. O gol da partida foi marcado pelo ex-palmeirense Roger Carvalho logo no início da partida.
O Fortaleza volta a conquistar o torneio depois de dois anos. A última vez que levantou a taça foi em 2016, logo depois a aposentadoria de Rogério Ceni. Após rápida passagem pela direção técnica do São Paulo, ele acertou com o Fortaleza no começo do ano passado e havia conquistado o Brasileiro da Série B.
Ceni soma 11 jogos invicto, sendo que o Fortaleza que não sofreu gols nos últimos seis. O Fortaleza ainda está na semifinal da Copa do Nordeste - enfrenta o Santa Cruz, em partida única no Castelão - e, do outro lado, estão Botafogo-PB e Náutico, equipes que integram a Série C do Campeonato Brasileiro. Já o Ceará, vice-campeão, demitiu o técnico Lisca após as duas derrotas por 1 a 0 na final cearense.
Com informações do Estadão

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

Brasília - O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o país. A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha (Marcello
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa na próxima segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.
Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como a utilização de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.
Com informações da Agência Brasil

MEC prepara material para explicar nova política de alfabetização

Estudantes
O Ministério da Educação (MEC) está finalizando um caderno que explicará as diretrizes, os princípios e os objetivos da Política Nacional de Alfabetização (PNA). A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.
A orientação está em decreto publicado no último dia 11 no Diário Oficial da União. A política prevê ajuda financeira e assistência técnica da União para os municípios que aderirem ao programa, a elaboração de materiais didático-pedagógicos para serem usados nas escolas e o aumento da participação das famílias no processo de alfabetização dos estudantes.
A ênfase da alfabetização no primeiro ano é uma das novidades. Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o mínimo que os estudantes devem aprender a cada etapa de ensino, estipulou que as crianças fossem alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 7 anos.
Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), lei 13.005/2014, as crianças devem ser alfabetizadas, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou seja, aos 8 anos de idade.
Elevar os índices de alfabetização é uma das prioridades do governo e a definição da política uma das metas dos 100 dias de governo. De acordo com os últimos dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada em 2016, mais da metade dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental apresentaram nível insuficiente de leitura e em matemática para a idade, ou seja dificuldade em interpretar um texto e fazer contas.
Alfabetização
A política será voltada também para os mais velhos. Uma das ações previstas é o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos específicos para a alfabetização de jovens e adultos da educação formal e da educação não formal. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo no país entre pessoas com 15 anos ou mais de idade foi estimada em 7% em 2017.
Para União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o decreto precisa de esclarecimentos sobre como se dará a implementação. “A implementação depende de ações e estratégias, para que seja levada adiante, elas vão falar com mais clareza”, diz o presidente da Undime, Alessio Costa Lima. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, ainda não há uma data específica para a publicação do caderno explicativo.
O decreto não chega a especificar, mas coloca como componentes essenciais para a alfabetização conceitos do método fônico. Os componentes são: consciência fonêmica; instrução fônica sistemática; fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; e produção de escrita.
“O melhor método é aquele que o professor se sente seguro para utilizar, que faz o aluno ser alfabetizado”, defende o presidente da Undime. Além disso, segundo ele, preocupa a priorização da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental. “As crianças têm ritmos de aprendizagem diferentes”. Os dirigentes municipais de educação defendiam que o decreto mantivesse o prazo de alfabetização da BNCC, até o 2º ano do ensino fundamental.

Participação da família

A presidente da Associação Brasileira de Alfabetização, Isabel Frade, destaca outro ponto que precisa de esclarecimento, que é a participação das famílias. Uma das diretrizes da política é “participação das famílias no processo de alfabetização por meio de ações de cooperação e integração entre famílias e comunidade escolar”, segundo o decreto.
“As famílias têm que ser chamadas a participar. Queremos toda a perspectiva da família como agente de processo de letramento e elas podem alfabetizar seus filhos. Mas, quais famílias? Com alta escolarização? Famílias que ficam fora o dia inteiro? Que famílias são essas e o que significa colocar essas famílias na política?” Ela ressalta ainda que, quanto ao método de alfabetização, falta uma pesquisa nacional para verificar quais são as práticas exitosas.
O decreto prevê que serão adotados mecanismos de avaliação e monitoramento da Política Nacional de Alfabetização, tais como a avaliação de eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações implementados e o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas para avaliar as ações da política.

Ministério da Educação

Em nota, o MEC diz que o objetivo da política é atingir as metas previstas no PNE, de alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental e de erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional até 2024.
“A PNA não determina nenhum método especificamente. A adesão dos entes federados aos programas e às ações da PNA será voluntária”, justifica a pasta, que destaca que a política “pretende inserir o Brasil em um rol de países que escolheram a ciência como fundamento na elaboração de suas políticas públicas de alfabetização, trazendo os avanços das ciências cognitivas para a sala de aula”.
Por Mariana Tokarnia 
Com informações da Agência Brasil

CBF divulga data e horários das semifinais da Copa do Nordeste

CBF divulga data e horários das semifinais da Copa do Nordeste
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na noite da última quinta-feira a data e os horários das semifinais da Copa do Nordeste de 2019. Os dois jogos acontecerão no dia 9 de maio: o Botafogo-PB recebe o Náutico às 19h (de Brasília), no estádio Almeidão, em João Pessoa, enquanto o Fortaleza encara o Santa Cruz em casa, na Arena Castelão, às 21h30.
A fase das semifinais é disputada em jogo único. Os mandos foram definidos devido à melhor campanha nas fases anteriores e os ganhadores das duas semifinais definirão o grande vencedor na final, que acontecerá nos dias 22 e 29 de maio, ou seja, em ida e volta.
O Botafogo-PB chega nas semifinais como o dono da melhor campanha da Copa do Nordeste, com 18 pontos conquistados no grupo B. A equipe eliminou o CSA nas quartas de final por 3 a 1, enquanto o Náutico, quarto colocado na chave, despachou o Ceará, que também tinha 18 pontos. No grupo A, o Fortaleza goleou o Vitória por 4 a 0 nas quartas e se classificou. Já o Santa Cruz empatou com o CRB por 1 a 1 em tempo normal após jogo bastante equilibrado e venceu nos pênaltis por 8 a 7.
Dos quatro participantes das semifinais, o Santa Cruz é o único a já ter levantado o caneco da Copa do Nordeste, em 2016, quando venceu o Campinense. Por outro lado, Botafogo-PB, Fortaleza e Náutico nunca chegaram a uma final do regional.

Com informações do FOX Sports

Fortaleza, com a dianteira, joga como visitante contra o Ceará no capítulo final do estadual 2019


Resultado de imagem para ceara e fortaleza final
Ceará e Fortaleza, o principal clássico do estadual, decidem pelo segundo ano consecutivo o título estadual. Porém, diferente de 2018, quem sai com a dianteira para o confronto decisivo nessa oportunidade é o Leão do Pici graças ao 2 a 0 no último dia 14 de abril na mesma Arena Castelão.


Os tentos de Edinho no final de semana passada fizeram com que a vantagem por melhor campanha antes com o Vozão agora seja em gols do Tricolor. Fazendo com que o Fortaleza possa perder até por um gol de diferença que seguirá levantando a taça que ergue pela última vez em 2016.


Para os comandados de Lisca, a missão é, apesar de árdua, bastante objetiva: Conseguir superar seu maior rival por dois gols de diferença para ganhar de maneira direta o tricampeonato cearense. Relembrando em parte, aliás, o tetra estadual entre 2010 e 2014.


Apesar da objetividade, o técnico Lisca precisou fazer um considerável número de alterações para formatar seu 11 inicial com o melhor que tem à disposição. Isso porque, além de Thiago Carleto suspenso, Felipe Silva, Wescley e Juninho Quixadá estão machucados e fora de combate.

Por parte do clube que treina na cidade de Maracanaú, Rogério Ceni fez apenas a forçada alteração de Júnior Santos, que foi expulso na semana passada, colocando inicialmente o meia Dodô.

Com informações do Lance.com