29 de janeiro de 2014

Augusto Borges lança livro nesta 5ª feira

                                           augustoborgesd
O radialista Augusto Borges, que comemora 64 anos de carreira, lançará nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, no Iate Clube, o livro “Então Eu Conto”. Conhecido atualmente como o comunicador mais antigo vivo e trabalhando, ele apresenta em 475 páginas um pouco de sua trajetória no rádio e na televisão, o que se confunde com a história da radiodifusão no Estado.
Augusto Borges relembra grandes momentos vividos, entre casos, fatos, coisas, estórias (que até se tornaram histórias) no decorrer de mais de seis décadas. Claro que fala do padrinho Paulo Cabral, diretor da pioneira Ceará Rádio Clube, empresa na qual iniciou sua vida profissional no fim da década de 1940, quando se submeteu a realizar o primeiro teste, lendo alguns textos publicitários.
“Nem vara verde tremia tanto quanto eu.”, diz Augusto sobre sua primeira experiência com o microfone. O pior, segundo ele mesmo, foi receber o veredito, no qual escutou que ainda não estava pronto para ser locutor, pois sua voz nem era de menino nem de adulto. “Foi um tiro na minha moleira”, diz brincando com o fato.
Blog do Eliomar de Lima

RETRATISTAS – NA PAREDE DA MEMÓRIA

  Foto: Georgia Quintas

Foto: Georgia Quintas
As paredes de uma casa nordestina nunca estão vazias. Mais do que servir à separação dos vãos da casa, uma parede nordestina é lugar para exibir e afirmar a cultura da gente do Nordeste.
Dentre os tantos objetos que se afixam nessa parede da memória, não pode faltar uma fotografia trabalhada e pincelada pelas mãos de um retratista. Muitas vezes, porém, o que se vê no retrato nem sempre é o que se vê na realidade e no cotidiano. Na pintura do retratista, as mãos calejadas do agricultor e suas vestes sertanejas dão lugar ao terno e à gravata de gente grã-fina. Júlio Santos, retratista do interior do Ceará, explica que, ao encomendar uma foto ao retratista, o sertanejo deseja ver-se melhorado.
Melhorar, aliás, é a essência da arte dos retratistas. Por vezes, a foto que lhe serve de parâmetro para a produção da fotopintura vem corroída, desbotada e desgastada por aquele que é especialista em envelhecer tudo e todos: o tempo.
O retratista é um algoz do tempo. Combate contra sua força. É uma peleja longa, que perdura por muitas semanas: pinta-se aqui, corrige-se acolá, refaz-se um queixo, inventa-se um olho, revigora-se a cor da pele…
Quando o retrato fica pronto e chega, lá nos rincões desse imenso sertão, à mão do nordestino, seu coração se enche de orgulho ao pendurá-lo na parede de sua casa.
 Assista a entrevista com Júlio Santos no documentário Câmara Viajante:
nacaonordestina
Tribuna do Ceará

Ventania derruba 100% do bananal do perímetro Jaguaribe/Apodi

                   http://blogs.diariodonordeste.com.br/valedojaguaribe/wp-content/uploads/2014/01/bananal.jpg
Limoeiro do Norte. A chuva e os ventos fortes que atingiram este município do Vale do Jaguaribe, na tarde da última segunda feira, causou sérios prejuízos a produtores do Perímetro Irrigado Jaguaribe/Apodi. Isso porque o vento de 42km/h derrubou 100% dos hectares de banana pacovan. O prejuízo é estimado em torno de R$ 18 milhões, em 600 hectares de áreas cultivadas, segundo informou a gerência da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi (Fapija).

O presidente da Fapija, Raimundo Cesar, afirma que o único pedido dos irrigantes é que o Banco do Nordeste, com agência em Limoeiro do Norte, agilize a renegociação de dívidas dos produtores, para que possam fazer novo empréstimo e assim pagar as dívidas e fazer novos investimentos. “Com o crescimento das bananas menores, que não foram derrubadas, só daqui a nove meses é que eles vão pegar em dinheiro, então, para eles, já está de bom tamanho que o banco chame eles e renegociem as dívidas”, afirma.

altosantoenoticia

Cid Gomes tem encontro com Mercadante e poderá indicar titular do MEC


                
O governador Cid Gomes (Pros) tem encontro marcado para as 15 horas desta quarta-feira, 29, em Brasília, com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Entre os assuntos políticos, cogita-se a possibilidade de Cid indicar o substituto do ministro, que assumirá a Casa Civil na próxima semana.

Um dos nomes cotados para a indicação do governador cearense é o da atual secretária estadual da Educação,Izolda CelaEla já foi cogitada como "governamentável" entre as preferências de Cid Gomes para 2014.

Blog do Eliomar de Lima



O Brasil é o 8º no ranking do analfabetismo adulto, segundo Unesco


Entre 2000 e 2011, a taxa de analfabetismo mundial entre adultos caiu 1%. O número de adultos analfabetos em 2011 era 774 milhões e a projeção é que até 2015 esse número caia para 743 milhões. 

A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,6%, totalizando 12,9 milhões de brasileiros Foto: Arquivo


Os dados são do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado nesta quarta-feira (29) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo o documento, dez países respondem por 72% da população mundial de analfabetos, entre eles o Brasil, a Índia, China e Etiópia. Dados de 2011 mostram que no ranking dos dez países com o maior número de adultos analfabetos, o Brasil ocupa a oitava posição.
A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,6%, totalizando 12,9 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011. Para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Dacar (Senegal), o Brasil deve chegar a 2015 com taxa de analfabetismo de 6,7%.
O compromisso do "Educação para Todos" traz seis metas que integram o  Acordo de Dacar, assinado em 2000. Até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.
DN

A partir dos 30 anos de idade, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno

  
Algumas mulheres passam a vida inteira tentando achar substitutos para o colágeno, que vai se perdendo com o passar dos anos. Para entender o que é o colágeno, apalpe as suas orelhas ou a pontinha do nariz e note o quão maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes eles são. Entenda o que é o colágeno e esclareça suas dúvidas.

O colágeno é uma proteína de origem vegetal que todos os seres humanos possuem, e sua função é dar firmeza à pele, às cartilagens e, em geral, às estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos, mas, sim, de um suporte. A ingestão de determinadas fontes para a produção de colágeno, caso das carnes vermelhas e brancas, são válidas até certo ponto.

O processo pode ser comparado ao de uma fábrica: cada pedacinho dessa matéria-prima ingerida à mesa é degradado no processo digestivo para então formar os aminoácidos, uma fração mais sintetizada da proteína. “Nessa indústria, eles seriam os tijolinhos que formam a estrutura da qual precisamos naquele momento”, explica a nutricionista Marisa Resende Coutinho.
As carnes consumidas por nós estimulam a produção de colágeno, mas não cumprem necessariamente o papel de formá-lo. Se o corpo não precisa dessa proteína, os aminoácidos se encarregam de resolver outro problema com o que foi absorvido. “O leigo acha que tudo o que comemos fica daquele jeito depois de ingerido. Leite, ovos e até suplementos de colágeno são recebidos da mesma forma. O fígado recombina isso para o que precisar”, a nutricionista.
Nos Mercadinhos São Luiz, você encontra produtos especificamente pare repor o colágeno perdido com o tempo. São balas, bebidas em geral, chocolates. Todos os produtos com colágeno, especialmente para quem procura repôr a proteína. Você pode encontrar esses produtos na loja online, também. É válido lembrar que toda e qualquer alimentação especial, só pode ser consumida com a receita de um profissional da saúde.
carência de colágeno pode ocorrer em doenças muito graves. Apesar disso, fatores comuns, como a ausência de carnes no prato, podem ser limitantes na produção dessa proteína. “É o caso de vegetarianos que não fazem boas combinações, como macarrão e lentilhaarroz e feijão“, alerta Marisa.

Vale lembrar que, a partir dos 30 anos de idade, há uma queda gradual no processo de produção de colágeno. Ele vai sendo substituído por outro tecido, menos elástico e mais fibroso. Daí que vem a flacidez, as rugas, a perda dos cabelos e as unhas fracas. Segundo a nutricionista, os radicais livres que o organismo luta para combater durante os períodos de estresse também prejudicam o funcionamento desta indústria.
As articulações também podem sofrer as consequências da falta de colágeno. A cartilagem articular, presente entre as nossas articulações, também pode apresentar problemas em seu funcionamento.

Alimentos de colágeno que podem ajudar:
1. Peixes
2. Carne vermelha
3. Queijo minas
4. Frango
5. Ovos
6. Queijo cottage
Depois da liberação do médico, vá ao Mercadinhos São Luiz mais próximo e garanta uma alimentação saudável para repôr o colágeno perdido com o tempo, para que você volte a se sentir firme e feliz.

cnews

Emepa ensina produtores e associações rurais a produzir alimento em blocos para os animais

Blocos Multinutricionais foram desenvolvidos pela Emepa e podem alimentar o rebanho em época de estiagem

Nesta quarta-feira (29), técnicos da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) irão realizar um treinamento prático sobre a fabricação de Blocos Multinutricionais com agricultores familiares, associações rurais e técnicos da Emater, na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, a partir das 9h. Na ocasião, serão entregue aos associados a segunda parte dos ingredientes para a fabricação de mais 5.000 Blocos, que servirão para suplementação animal durante o período de estiagem.

Essa iniciativa complementa a ação que o governo Ricardo Coutinho vem desenvolvendo para mitigar os efeitos da seca nos municípios paraibanos. O projeto, financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), disponibilizou recursos para fabricação de 10.000 Blocos Multinutricionais e equipamentos para produção desses suplementos.

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), parceiros deste projeto, irão participar desta capacitação para poder dar assistência técnica e monitorar as associações e produtores beneficiados com essa tecnologia.

A parceria entre as duas empresas tem como finalidade colaborar com o desenvolvimento da agricultura de base familiar na Paraíba. "A Emater tem um papel importante no acompanhamento dessas associações, já que a Empresa estará acompanhando e instruindo os agricultores sobre a fabricação dos blocos, além de monitorar a forma correta de utilizar esse suplemento", relata Wandrick Hauss de Sousa, Diretor Técnico da Emepa.

A distribuição de insumos, máquinas manuais e elétricas para fabricação dos blocos vai beneficiar a 15 associações e 35 agricultores familiares do Estado da Paraíba.

Blocos foram desenvolvidos pela Emepa
Os blocos nutricionais foram desenvolvidos pela Emepa, em pesquisas na Estação Experimental de Pendência, no município de Soledade (a 203 km de João Pessoa).

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a Paraíba foi o Estado nordestino que teve a maior perda de rebanho em 2012 por conta da seca, com a morte de 28% dos animais. Em toda a região, a perda de animais chegou a 4 milhões.

Os ingredientes usados nos blocos nutricionais são melaço, ureia, sal, minerais, cal hidratada e fontes proteicas, como farelos de trigo, soja, milho, algodão ou babaçu, segundo o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa

Os elementos são misturados e moldados em forma de blocos, que, depois de secos, são destinados à alimentação animal. A formulação pode variar, conforme a disponibilidade e a necessidade de cada tipo de rebanho.
Dois ingredientes são os mais importantes, diz Sousa. "O melaço é a fonte de energia principal, mais barato e abundante, e dá sabor à mistura, incentivando o animal a comer. A ureia tem a missão de elevar o nível de proteína do alimento".

Pelos cálculos de Sousa, cada caprino ou ovino come entre 140 e 180 gramas por dia. No caso de bovinos, esse número salta para entre 320 e 400 gramas. Fornecidos aos animais, os blocos são consumidos em vários dias.
Cada bloco tem de 5 a 6,2 kg, a depender da composição, e uma máquina pode produzir, em oito horas de trabalho, entre 800 a 1.000 blocos por dia.

Capril Virtual

Aos 17 anos, estudante de escola pública da PB é aprovada em seis cursos superiores

Jéssica cursa Ciências Contábeis (UFPB
Filha de professora e de um pedreiro, a estudante Jéssica Kelly Alves da Silva de 17 anos vem colecionando vitórias em sua carreira estudantil. Oriunda de família simples, a sertaneja da cidade paraibana de Ibiara, a 469 km de João Pessoa, já passou em seis cursos universitários em apenas dois anos, sempre estudando em escola pública.
Para alcançar sucesso nas aprovações, Jéssica não tem uma vida tão fácil. Estudava só, mas contava com o auxílio de professores da sua escola e de um cursinho pré-vestibular.  Ela comentou que dedicava duas horas por dia para rever o conteúdo abordado em sala de aula. Entretanto não abria mão da diversão.
- Eu sempre me dediquei ao estudo. Tive o incentivo dos meus pais e graças a Deus conquistei algumas vitórias na minha carreira de estudante. Fiz meu primeiro vestibular aos 15 anos e passei. Porém, eu não deixava de me divertir – comemorou Jéssica.
Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), PSS e vestibulares, a estudante passou nos cursos de Ciências Contábeis (UEPB e UFPB), dois de Fisioterapia (FIT e Inper), Administração (UFPB) e Medicina Veterinária (UFPB). “Eu estou cursando atualmente Ciências Contábeis na UFPB, aqui em João Pessoa. Pretendo terminar o curso”, disse a estudante.
A aprovação de Jéssica Kelly tem um significado importante para toda comunidade escolar da cidade. A universitária foi eleita, através de uma pesquisa de opinião pública em Ibiara, destaque no prêmio ‘Melhores do Ano’. A votação foi entre os munícipes.
A rede pública de ensino tem destaque quase sempre por conta de fatos negativos, como a deficiência estrutural, problemas na composição do corpo docente ou até mesmo pela violência escolar. Porém, a universitária deixa um recado: “todos nós somos capazes de conquistar algo. É preciso enfrentar as adversidades e correr atrás do seu sonho. Nunca desista que conseguirá”.
portalcorreio

Maurílio Silva garante permanência no Guarani de Juazeiro

Maurílio Silva continua no Guaraju
Maurílio Silva continua no Guaraju
Anunciado como novo comandante do Tiradentes, o técnico Maurílio Silva deve continuar no Guarani de Juazeiro. Em contato com o Blog, o próprio treinador afirmou a permanência. “Continuo sim, o momento é muito favorável e pode confirmar que eu vou continuar”, resumiu.
Na entrevista coletiva, após a vitória sobre o Ferroviário, Maurílio Silva confirmou a proposta do Tigre, mas não deu pistas sobre a sua decisão. “Prefiro falar sobre o jogo”, disse bem-humorado. O curioso é que o treinador estava no Aeroporto Regional do Cariri, a caminho de Fortaleza, quando conversou com o Blog. “Vou ver meus filhos, já estava acordado isso, pode deixar a torcida despreocupada que amanhã (quinta) cedo eu estou de volta”, garantiu.
Maurílio Silva se reuniu com dirigentes rubronegros após o jogo e acertou sua permanência. De acordo com o próprio comandante, não houve reajuste salarial para que ele continuasse no clube. “A proposta do Tiradentes é muito boa, mas nesse momento dinheiro não é tudo, estou num estágio da carreira que eu preciso de projeção e a campanha do Guarani está me dando isso”, explicou.
DN

Com média de três gols por partida neste início de temporada, o Leão de Aço tem a segunda maior artilharia em 17 anos


O novo time do Fortaleza, diga-se a verdade, ainda não atingiu seus principais objetivos no Campeonato Cearense, mas de uma coisa a torcida pode se orgulhar. O time tem vocação ofensiva, tendo marcado 25 gols nas primeiras oito partidas do campeonato. É simples? Com certeza não, porque essa marca só foi ultrapassada há 17 anos.

Sandro fez história no Leão ao fazer 39 gols em 1997. O time da época fez 29 gols em 8 partidas. A equipe atual, de Waldison, chegou perto fotos: LC Moreira e Alex costa
Não é comum uma equipe sair goleando nos primeiros jogos do Estadual e o Leão tem con seguido. Para se ter uma ideia, o ano mais recente em que uma formação se aproximou dos gols da equipe atual foi em 2001, quando foram marcados 22 gols nos primeiros oito jogos e em 2002, quando os atletas da época balançaram as redes 23 vezes também nos oito jogos iniciais da temporada.

É bom lembrar que foram gols justamente na década de ouro do Leão, quando ele subiu para a série A pela primeira vez.

Sandro goleador

Em 1997, o Fortaleza tinha um grande artilheiro, Sandro Preigschardt, um gaúcho que formou dupla de ataque com Frank e marcou 39 gols, sendo o maior goleador de Campeonatos Cearenses. O time formado pelo presidente Osvaldo Azim tinha Salvador Barbosa como técnico. Aquela forte equipe, que ganhou o primeiro turno daquele ano, engatou a seguinte sequência, nos primeiros oito jogos: Fortaleza 7x1 América; Iguatu 0x1 Fortaleza; Guarani/J 0x5 Fortaleza; 2x1 em cima do Calouros; 5x1 no Russas; perdeu por 2x1 para o Ferroviário, mas fez 4x1 no Quixadá e 4x0 na Portuguesa, time oriundo do Crato.

Só para o torcedor lembrar, o time do primeiro jogo foi: Chico; Mardônio, Paulo Silva, Freitas e Fabrício (Maurim); Jorge Porto, Odair (Carlos), Erasmo e André Carpes; Sandro Preigschardt e Frank (Esquerdinha). Técnico: Salvador Barbosa.

Salvador tem um projeto de revelar jogadores no campo do América e Sandro reside em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, sua terra natal.

"Os gols têm saído. A gente tem o artilheiro da competição, outros jogadores têm 4 e 3 gols, mas todos estão participando. É o trabalho que tem sido feito e nós temos ido buscar as vitórias. Pecamos em algumas finalizações, porque senão a marca estaria maior, mas não podemos exigir que tudo seja perfeito", disse o atacante Waldison, que está com 3 gols, tendo marcado 2 contra o Horizonte.

"Eu gosto de formar equipes ofensivas. Quando você dirige um time de massa como o Fortaleza, com uma torcida dessas, não tem como jogar na retranca", comentou o técnico Marcelo Chamusca, em conversa informal, após o treino de ontem.

O meia Edinho, que tem 3 gols, é outro que ressalta o trabalho: "Fico feliz por estarmos marcando tantos gols. É o trabalho que vem sendo realizado", disse.

IVAN BEZERRA
REPÓRTER
DN