13 de abril de 2015

Chinês recusa demolição de sua casa e passa a morar no meio de avenida

Nada menos que uma casa pode ser vista no meio de uma avenida construída em uma área residencial na cidade de Nanning, na região autônoma de Guangxi Zhuang, China. De acordo com a mídia local, o dono da residência se recusou a fazer um acordo com as autoridades para desapropriar o imóvel e as obras seguiram normalmente.
Casa é vista no meio de avenida em Nanning, na região de Guangxi Zhuang, China, neste domingo (12) (Foto: REUTERS/Stringer)Casa é vista no meio de avenida em Nanning, na região de Guangxi Zhuang, China, neste domingo (12) (Foto: REUTERS/Stringer)

Do G1, em São Paulo

Quíntuplos nascem em hospital de São Paulo

Três dos cinco bebês em UTI neonatal de hospital de São Paulo (Foto: Letícia Macedo/G1)Três dos cinco bebês em UTI neonatal de hospital de São Paulo. (Foto: Letícia Macedo/G1)
A encarregada de vendas Karina Bárbara Barreira deu à luz quíntuplos nesta segunda-feira (13) no Hospital Sepaco, na Zona Sul de São Paulo. A cesárea ocorreu um dia depois de a gestante completar sete meses de gravidez.
O menino e as quatro meninas foram levados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mas passam bem. As próximas 48 horas são consideradas as mais delicadas pelos médicos, mas a equipe avalia que todos têm boas condições de sobreviver. A mãe também está bem, de acordo com o hospital.
Emocionado, o pai João Biagi Júnior disse que viveu todos os sentimentos misturados. "Não tem uma palavra para definir", afirmou.
O parto mobilizou três obstetras, dois anestesistas, oito pediatras, três enfermeiras e seis técnicas em enfermagem em uma sala de cerca de 60 metros quadrados, preparada para procedimentos de alta complexidade.
Não tem uma palavra para definir"
João Biagi Jr., pai de quíntuplos
A cesárea durou cerca de 40 minutos. Três minutos foi o tempo entre a retirada do menino com 1,185 kg, o primeiro a nascer, e da última menina, que tinha 0,715 kg.
A menor menina foi a quarta a ser retirada e estava com 0,595 kg. As outras duas meninas pesaram 0,905 kg e 0,930 kg.
“Nesse momento crítico do nascimento era fundamental o tempo entre o primeiro e o último. A operação tinha que ser rápida para a gente poder dar a mesma oportunidade para o primeiro e para o último. Conseguimos entregar as crianças para o grupo da pediatria em excelente estado”, afirmou o obstetra Carlos Del Roy.
Segundo os médicos, nenhum bebê nasceu mal ou precisou ser reanimado. “A condição de vitalidade era muito boa e eles continuam muito bem. Eles são bebês imaturos e vamos ter que trabalhar com isso. A gente acha que logo logo esses bebezinhos vão estar bem”, disse o pediatra Lúcio Flavio Lima.
A condição de vitalidade era muito boa e eles continuam muito bem. Eles são bebês imaturos e vamos ter que trabalhar com isso. A gente acha que logo logo esses bebezinhos vão estar bem"
Lúcio Flavio Lima, pediatra
Na UTI neonatal, os bebês devem perder um pouco de peso, o que é comum logo depois do parto, mas começam a se recuperar em seguida. A expectativa do médico é que, em 10 dias, eles estejam novamente com o peso do nascimento. Depois disso, é esperado que ganhem de 10 g a 20 g por dia.

Os bebês devem ter alta quando estiverem com em torno de 1,8 kg.
Cesárea
Devido ao número de bebês, os médicos optaram por fazer um corte especial.
“O corte na pele foi o corte tradicional da cesariana, o corte transversal. No útero, nós optamos por um corte longitudinal porque a gente precisava de amplitude para retirar as crianças com mais facilidade e em menos tempo”, disse Del Roy.  
O parto foi antecipado por causa da insuficiência placentária, de acordo com Raimundo Nunes, coordenador do departamento de ginecologia do Sepaco. 
Um ultrassom feito na sexta-feira (10) indicou que uma das meninas estava sofrendo do que os médicos chamam de centralização.
“A quantidade de sangue não estava sendo mais satisfatória para um bebê, o que é considerado um quadro crítico para ele. No máximo, poderia esperar até segunda-feira”, explicou Raymundo Nunes.
O médico conta que visitou a encarregada de vendas Karina Bárbara Barreira nesta manhã. “Perguntei para ela se ela estava preparada, porque o parto ia ser hoje mesmo. Ela falou que estava pronta. Ela estar confiante também nos animou bastante.”
Apenas o pai acompanhou o procedimento. De acordo com a equipe médica, ele chorou bastante.
Família celebra o nascimento de quíntuplos. (Foto: Letícia Macedo/G1)Família celebra o nascimento de quíntuplos. (Foto: Letícia Macedo/G1)
Monitoramento
A equipe médica monitorava de perto o estado de saúde de Karina e das crianças. Semanalmente, ela passava por um ultrassom para avaliar a evolução e a vitalidade dos bebês.

Às vésperas de completar 27 semanas de gravidez, o G1 acompanhou um dos exames, que indicou que o menino já estava com mais de 1kg.
“Fico feliz de ver que eles estão ganhando peso. Cada dia é uma vitória”, afirmou Karina na ocasião. O menino era o maior dos bebês.
O médico radiologista Rodrigo Junqueira Rocha, que fez esse ultrassom, explicou que alguns dos bebês tinham o desenvolvimento de 3 a 4 semanas menor que um outro bebê que não tivesse em uma gestação múltipla, o que é considerado normal.
Para prolongar a gravidez, Karina fez bastante repouso e manteve uma rotina bastante regrada. Acordava cedo e recebia a primeira visita das enfermeiras por volta das 6h. Outras visitas da equipe médica se sucediam ao longo do dia até por volta de meia-noite.
Grávida segue internada preventivamente   (Foto: Letícia Macedo/ G1)Grávida segue internada preventivamente (Foto: Letícia Macedo/ G1)
Renata engordou 7 kg até a 26ª semana (Foto: Letícia Macedo/ G1)Ela engordou 7 kg até a 26ª semana (Foto: Letícia Macedo/ G1)
  •  
Grávida de quíntuplos e marido em hospital de São Paulo (Foto: Andrea Pires/Divulgação)Grávida de quíntuplos e marido em hospital de São Paulo (Foto: Andrea Pires/Divulgação)


 

Letícia MacedoDo G1 São Paulo

Governador define ações do "Pacto pelo Ceará Pacífico" e "Abraça Ceará"

unnamedO governador Camilo Santana se reuniu nesta segunda (13), no Palácio da Abolição, com secretários estaduais e representantes dos órgãos de Segurança Pública para tratar do Pacto pelo Ceará Pacífico. Além disso, o governador participou ainda de encontro com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para debater o Abraça Ceará, programa que terá parceria entre Prefeitura e Governo do Estado em várias áreas.

Participaram das reuniões a vice-governadora Izolda Cela e os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Delci Teixeira (Segurança Pública), Juvêncio Viana (PGE), Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), Mirian Sobreira (Políticas sobre Drogas) e Túlio Studart (Casa Militar), além de representantes da Prefeitura de Fortaleza.

unnamed 1O decreto que cria o Pacto pelo Ceará Pacífico será apresentado nos próximos dias aos parceiros envolvidos no projeto e, em seguida, enviado à Assembleia Legislativa do Estado. "O Ceará Pacífico vai envolver todas as entidades da sociedade civil, Executivo, Legislativo, Judiciário, e vamos apresentar o plano global do Ceará com ações focadas nos locais mais críticos do estado. Vamos integrar diversas ações de governo, como saúde, educação e lazer, além de parceria com as prefeituras”, enfatizou o governador Camilo Santana.

Fotos: Carlos Gibaja

13.04.2015

Thiago Cafardo
Porta-voz/Governador

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898

Aniversário de Fortaleza: 289 anos de uma cidade de arte e cultura

fortaleza1Fortaleza, que comemora nesta segunda-feira, 13/4, seus 289 anos, se destaca, entre tantos atrativos, também pela diversidade cultural e artística, fruto do talento, da riqueza e da diversidade do povo cearense. Capital do primeiro estado a ter uma Secretaria de Cultura (criada em 1966) e uma Academia de Letras (fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras), Fortaleza contabiliza inúmeras contribuições à cultura, à arte, à história, ao patrimônio material e imaterial do Brasil.

A capital do Ceará, que foi também o primeiro estado a libertar seus escravos, também se antecipou ao modernismo nas artes, com a Padaria Espiritual, movimento literário fundado no Centro de Fortaleza por Antônio Sales e um grupo de jovens escritores que, ainda no final do século XIX, antecipariam as conquistas formais e as preocupações temáticas modernistas, que só na década de 20 do século seguinte ganhariam destaque no panorama nacional.

No entre-séculos, um fortalezense se destacaria como pai do nacionalismo na música erudita brasileira: Alberto Nepomuceno, autor compositor que musicou versos de José de Alencar, Machado de Assis e Olavo Bilac, reformou o Hino Nacional Brasileiro, incentivou compositores como Villa-Lobos e causou polêmica entre os críticos ao promover concertos de artistas populares no Instituto Nacional de Música, desafiando os limites da chamada “música séria”.

Já nos anos 30 outra escritora fortalezense, Rachel de Queiroz, chama atenção do País ao publicar “O Quinze”, romance fundamental para a reinvenção da prosa regionalista no Brasil. Rachel se tornaria a primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras, consagrando-se definitivamente como um dos maiores nomes da literatura brasileira em todos os tempos.

fortaleza4Nas artes visuais, o movimento modernista na capital cearense também atrairia destaque nacional, com nomes como o fortalezense Antônio Bandeira, um mestre das aquarelas e da pintura abstrata, que levaria à França o talento dos artistas cearenses. Décadas mais tardes, artistas como o também fortalezense Leonilson tornariam a chamar atenção, já no cenário nacional da arte contemporânea.

Na música popular, Fortaleza também chamaria atenção do País na primeira metade do século XX com Lauro Maia, o compositor que criou o balanceio, produziu clássicos da canção brasileira e, para muitos, dialogou com o iguatuense Humberto Teixeira na criação do baião.

O conjunto vocal Quatro Ases e um Coringa, formado por fortalezenses, também se destacou nacionalmente a partir do Rio de Janeiro, onde chegariam, décadas mais tarde, integrantes de outra geração que colocou Fortaleza em relevo no mapa musical brasileiro: o chamado “Pessoal do Ceará”, dos fortalezenses Ednardo, Fagner, Petrúcio Maia e Rodger Rogério, que junto a outros grandes cantores, compositores e instrumentistas conquistariam para os artistas cearenses um lugar na indústria fonográfica brasileira e abririam caminho para novas gerações.

Cidade de espaços culturais
fortaleza5Atualmente, Fortaleza conta com diversos equipamentos culturais e artísticos, espaços de salvaguarda da memória e da identidade cultural do povo cearense e vitrines para o trabalho de artistas de diferentes gerações.

Entre os equipamentos culturais da capital cearense, destacam-se aqueles mantidos pelo Governo do Estado do Ceará, como o Theatro José de Alencar (mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (referência nacional em difusão cultural), o Arquivo Público do Estado do Ceará e o Arquivo Intermediário (com acervo de documentos de vários séculos), o Museu do Ceará e o Museu da Imagem e do Som do Ceará (ambos de visitação essencial para se conhecer a história do Estado e a forma como ela é recontada por diferentes olhares, em diversas épocas).

Também são equipamentos culturais do Governo do Estado localizados em Fortaleza o Teatro Carlos Câmara (antigo Teatrinho da Emcetur, onde estrearam muitos nomes da música e das artes cênicas, atualmente palco para novos valores), o Centro Cultural Bom Jardim (promovendo a descentralização da formação e da difusão cultural), o Sobrado Dr. José Lourenço (espaço das artes visuais e da fotografia), a Casa de Juvenal Galeno (sede de iniciativas literárias, musicais e de artes integradas), a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (responsável por formar profissionais em diversos ramos específicos ligados às artes), o Cine-teatro São Luiz (reinaugurado em dezembro de 1914 e que em breve anunciará nova programação permanente) e a Escola Porto Iracema das Artes, espaço em sintonia com a formação de artistas e técnicos e o desenvolvimento de projetos artísticos contemporâneos, em linguagens como música, teatro e audiovisual.

fortaleza3Todos esses equipamentos oferecem aos moradores e turistas um convite permanente a descobrir uma Fortaleza artística e cultural, viva e pulsante, com uma programação diária e com entrada franca, na maioria das atividades. Para que Fortaleza, que nesta segunda-feira, 13/4, chega aos 289 anos, seja cada vez mais um espaço de pleno exercício dos direitos culturais, de forma democrática e inclusiva, para todos os cidadãos, e de reinvenção da cidade por meio da arte e da cultura.

Fotos: Felipe Abud

13.04.2015

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda (secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 85 8699.6524 / 8829.8222

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará ocorre até dia 18

População de 5 a 29 anos deve se vacinar contra o sarampo (Foto: PMF/Divulgação)População de 5 a 29 anos deve se vacinar contra
o sarampo (Foto: PMF/Divulgação)
A campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará ocorre até sábado (18) desta semana, com reforço nas cidades de Caucaia e Fortaleza.
As crianças com idade a partir dos seis meses de vida têm que ser vacinadas pela primeira vez. Além das crianças, os adolescentes também precisam ser imunizados e ainda os jovens com até 29 anos. Em qualquer dia, independente da campanha de vacinação, as pessoas que têm de 30 a 49 anos de idade, que nunca se vacinaram ou não têm comprovação de vacina, são imunizadas nos postos de saúde.
Mesmo reforçando a campanha de vacinação, o Ceará registrou cinco novos casos de sarampo desde 27 de março. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (10) pela Secretaria da Saúde do Ceará, são 95 da doença registrados no estado neste ano e 791 desde 2013, início do surto de sarampo.
Os casos confirmados em 2015 ocorrem principalmente em Caucaia (40) e em Fortaleza(37); Itaitinga tem seis casos da doença, segundo a Secretaria da Saúde.
A Prefeitura de Fortaleza intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo com o intuito de conter o surto da doença na cidade. Na Secretaria Regional II, todos os postos estão com a vacina disponível e, além destes pontos fixos, a prefeitura montou uma programação para que o maior número de pessoas seja vacinado.
Ainda conforme a Prefeitura de Fortaleza, equipes de saúde da Secretaria Regional II visitam locais de grande movimentação e disponibilizando a vacina. Entre 8 e 12 de abril, as pessoas que desejam se imunizar contra o sarampo podem comparecer aos seguintes locais:
Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)

Do G1 CE

Sobre prefeitura de Fortaleza Luizianne diz: "Nunca pensei que faria tanta falta"

luizianne
"Eu me posiciono claramente a favor de uma candidatura própria do PT", disse
FERNANDA SIEBRA
A deputada federal Luizianne Lins (PT), em entrevista concedida a TV DN, disse que, apesar de ter recebido várias críticas durante a sua gestão como prefeita de Fortaleza, nunca pensou que faria tanta falta ao município. Segundo Luizianne, os fortalezenses estão deixando muito claro a sua insatisfação com a atual administração da cidade.
"Nunca pensei que ia fazer tanta falta.Tenho escutado de vários setores da Capitalum clamor para meu retorno a prefeitura. Mas tenho vivido cada momento e meu momento é viver agora como Deputada Federal", enfatizou Luizianne.
Para a deputada, o PT deve ter um candidato próprio para disputar as eleições municipais de 2016 e que nenhum outro partido deve se meter na escolha do nome.
"Eu me posiciono claramente a favor de uma candidatura própria do PT. Quem governou essa cidade e provocou os avanços de forma positiva, tem moral pra dizer que o PT pode e deve comandar os rumos da Capital", disse.
Confira a entrevista completa com Luizianne
 
Diário do Nordeste

Pai é preso suspeito de espancar e matar filho de cinco anos no Ceará

Menino Bruno Pedro da Silva morreu com sinais de espancamento (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Bruno Pedro da Silva chegou morto ao hospital da
cidade de Orós (Foto: Verdes Mares/Reprodução)
Um homem de 54 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (13) suspeito de ter matado o próprio filho por espancamento na cidade de Orós, interior do Ceará.

O menino de cinco anos foi levado pelo pai ao hospital de Orós já morto, o que levantou a suspeita da polícia da cidade. Policiais civis foram ao local depois de uma denúncia anônima de que Bruno Pedro da Silva morreu após ser espancado. O pai e os médicos que atenderam o menino foram ouvidos.  Segundo a polícia, o pai se contradisse no depoimento e foi preso.
"O pai disse que ele passou mal à noite e, por morar longe, demorou para pegar o transporte para ir ao hospital. Ele disse que a criança tinha desmaiado no caminho, mas os médicos afirmaram que o menino já chegou morto ao hospital e que a causa poderia ser espancamento", afirmou a agente da delegacia de Orós, Rosa Maria Lopes. A Polícia Civil aguarda o laudo do Perícia Forense com a confirmação da causa da morte da criança. 
A mãe do Bruno Pedro da Silva também foi ouvida pela polícia. Segundo ela, o marido chegou embrigado na noite do domingo (12) na casa da mãe dela, onde estava Bruno, e levou para casa o menino de cinco anos e o outro filho de um ano e quatro meses. De acordo com a escrivã, a mulher afirmou que Antônio tinha histórico de violência.
O pai está preso na Delegacia de Municipal de Orós e negou ter espancado o filho. "Achamos melhor prender o pai do Bruno preventivamente até a confirmação da causa da morte pelo laudo".  Segundo a polícia, o homem já responde por homicídio em São Paulo.
Do G1 CE

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), realiza a cerimônia de formatura de 974 novos policiais militares.

RPM DestaqueO Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), realiza a cerimônia de formatura de 974 novos policiais aprovados no Concurso Público para o ingresso no Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Policia Militar do Ceará - 4ª Turma. A solenidade acontece na próxima terça-feira (14), às 10 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do governador Camilo Santana e demais autoridades do Sistema de Segurança Pública do Ceará.

O Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE) – 4ª Turma teve início em setembro de 2014, totalizando um período de sete meses, distribuídos em uma carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ). O curso é dividido em três módulos: Ensino Fundamental, Ensino Profissional e Ensino Complementar. Cada modalidade contemplou aulas teóricas e práticas, abordando temáticas como, Gestão de Conflitos e Eventos Críticos, Armamento (letal e não letal) e equipamento, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Estágio Supervisionado de Ação Policial, entre outras disciplinas.

Os soldados militares recém-formados estão prontos para exercer de forma hábil as atividades inerentes à profissão, contribuindo para uma sociedade com menos violência. A AESP/CE oferece uma formação técnica, eficaz e humanizada, visando capacitar profissionais mais comprometidos com os princípios éticos de cidadania, com o propósito de desenvolver uma segurança pública de qualidade.

5ª Turma
Essa é a quarta turma de novos soldados da Polícia Militar, aprovados no concurso publico lançado em 2011 pelo Edital nº01/2011. Durante todo o ciclo de capacitação, já foram nomeados um total de 3.941 profissionais; divididos em quatro turmas com 943, 1.097, 927 e 974 soldados formados, respectivamente.

Em março deste ano, o Governador Camilo Santana autorizou a convocação de mais 400 novos soldados militares, que passarão por todo o curso de formação na AESP, a fim de fortalecer ainda mais o trabalho realizado pela segurança pública no Estado do Ceará.

Serviço
Cerimônia de Formatura do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE)
Data: 14 de abril de 2015
Horário: a partir das 10h
Local: Centro de Eventos do Ceará - Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz. Pavilhão Oeste – Acesso pelo portão B.


10.04.2015


Kélia Jácome
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fone: (85) 3101 6517/6519
Twitter: @sspdsce

Ciro Câmara
Gestor de Células/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898

Teatro de Bonecos do Nordeste é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil



O Ministério da Cultura publicou hoje (13), no Diário Oficial da União, o comunicado de reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil.
De acordo com o texto, a decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de inclusão foi feito pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.
Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste passa a ter proteção institucional, ou seja, uma garantia de salvaguarda do bem cultural.
Apesar de ser amplamente conhecido como mamulengo, o teatro de bonecos possui diversas denominações regionais: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba, e Mamulengo, em Pernambuco.
Por Paula Laboissière