5 de outubro de 2013

Marina decide se filiar ao PSB e admite até ser vice de Campos em 2014

13134694

A ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB e admite a possibilidade de sair como candidata a vice na chapa do governador Eduardo Campos (PE) nas eleições presidenciais do ano que vem. A decisão foi tomada após conversas iniciadas na noite de ontem e concluídas na manhã deste sábado (5).

Até então, Marina era, assim como Campos, virtual candidata à Presidência da República nas eleições de 2014.

Segundo a Folha apurou, Marina está discutindo com aliados a melhor maneira de explicar publicamente as razões pelas quais poderia ser vice na chapa. Em 2010, ela concorreu à Presidência e foi o "fator surpresa" ao conseguir 19,6 milhões de votos e ficar em terceiro lugar.

O coordenador-executivo da Rede, Bazileu Margarido, disse que o lançamento de Marina como vice de Campos é "uma possibilidade" no ano que vem. "A Marina reconhece a candidatura posta do Eduardo Campos e se dispõe, desprendidamente, a ser vice em eventual candidatura", afirmou. "Mas a disposição de ambos é de tratar isso com tranquilidade, sem ansiedade."

Segundo ele, pesou para a decisão de Marina de migrar para o partido de Campos "a aderência programática maior com o PSB".

Para ampliar a força do grupo contra a polarização PT-PSDB, o PPS está sendo chamado a integrar a coalizão. O partido foi uma das legendas que ofereceu abrigo a Marina após o veto da Justiça Eleitoral ao partido que ela tentou organizar, a Rede Sustentabilidade.

A união tem o objetivo de formar uma consistente terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB)

folha

Tasso descarta candidatura ao governo e critica a atual gestão

HUMBERTO MOTA/ESPECIAL PARA O POVO
  Tasso acredita em um PSDB de caras novas e com políticos sem vícios, afirmando que a legenda pode ter perdido quantidade, mas não qualidade.  O tucano descartou uma possível candidatura ao governo afirmando que seria um “retrocesso”, mas preferiu não se comprometer ao ser questionado sobre o senado. “Isso iremos decidir no próximo ano”, declarou. “De vez em quando me dizem: ‘você deveria ser candidato a governador’. É um retrocesso. Eu fui 12 anos governador, e mais 12 anos a família Ferreira Gomes, e vai voltar para mim? Isso aqui não é oligarquia, nós entramos para modernizar o Estado brasileiro”, declarou Tasso, durante seu discurso. Durante o lançamento de novos filiados ao PSDB, ontem, na sede do partido, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) criticou o atual governo do estado afirmando que o Ceará já não tem mais o respeito conquistado durante sua gestão. ”Voltamos a ser motivo de chacota e de brincadeiras perante a imprensa nacional e não somos mais tratados com o respeito que merecemos”, atacou o ex-governador.
O ex-senador comparou o momento politico que estamos vivendo, de troca-troca de partido ao mercado persa, e ainda criticou duramente a atual politica brasileira. “É o apodrecimento da politica que não entendeu nada do que aconteceu em junho”, enfatizou. Luiz Pontes, presidente estadual do PSDB, reforçou a fala de Tasso, mesmo afirmando que o partido não pode viver dependendo apenas do ex-governador. “O partido não pode ficar na sombra do Tasso. Temos na nossa legenda pessoas boas e qualificadas para se candidatar a qualquer cargo. Mas queremos sim, ele como nosso candidato, porque acreditamos nos seus ideais.” enfatizou. Pontes ainda chamou o atual governo do estado de “autoritário”, afirmando que não a dialogo com o povo cearense.


Novos Filiados
Após a perda de nomes como Fernando Hugo e Marcos Cals, o PSDB aposta em caras novas para a próxima eleição. Durante o evento de divulgação de novas filiações foram apresentados dois nomes para compor a legenda. A médica Maíra Pinheiro, que será candidata à deputada estadual, e o clínico geral João Batista Lima, que irá disputar o mandato de deputado federal. Em seus discursos os médicos atacaram o programa Mais Médicos, afirmando ser um programa que apenas ilude o povo brasileiro.
katy@opovo.com.br
Opovo