13 de março de 2014

Oliveira Canindé é o novo técnico do América de Natal

Foto: Magnus Menezes/Jornal da Paraíba
Após a derrota para o Ceará-CE, na primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste, a diretoria alvirrubra optou pela saída do técnico Leandro Sena.

Oliveira Canindé, que estava no CSA-AL, assumirá o cargo. Ele foi campeão da Copa do Nordeste 2013, pelo Campinense-PB.

Blog do Mecao

Dilma anuncia troca de seis ministros em meio à tensão com a base aliada

Diante do esgarçamento das relações do Planalto com a liderança do PMDB na Câmara, a presidente Dilma Rousseff optou por avançar na reforma ministerial anunciando seis nomes, a maioria de técnicos, para o primeiro escalão do governo. Mas para se respaldar politicamente, já que o PMDB da Câmara está rebelado, Dilma foi buscar apoio dos caciques peemedebistas no Senado.
Presidente se encontra com Henrique Eduardo Alves (PMDB) durante evento nesta quinta-feira, 13 - Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão
Presidente se encontra com Henrique Eduardo Alves (PMDB) durante evento nesta quinta-feira, 13
Ela nomeou para o Ministério do Turismo Vinicius Nobre Lages, atual gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma indicação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Até a noite de quarta-feira (12), a presidente pretendia indicar Angelo Oswaldo, ex-prefeito de Ouro Preto para o cargo, mas o nome foi rechaçado pelo PMDB da Câmara.
Apesar da revolta de uma ala de deputados do PMDB, a presidente acredita que conseguirá contornar a crise. De acordo com informações do Planalto, a nomeação de ministros, alguns ligados a partidos e outros técnicos, já está surtindo efeito com o esvaziamento do chamado "Blocão", com a volta dos parlamentares da base para o lado do governo. A posse dos novos ministros será na segunda-feira, às 10 horas. Esta foi a segunda etapa da reforma, mas uma terceira ainda está por vir. Espera-se que seja menos polêmica.
Na cota do PMDB, a presidente Dilma indicou para o Ministério da Agricultura o atual secretário de política agrícola da pasta, Neri Geller, no lugar do deputado Antonio Andrade, de Minas Gerais. Com isso o PMDB continua com cinco ministérios (Minas e Energia, Previdência, Turismo, Agricultura e Aviação Civil) e não conseguiu ampliar seu espaço com mais uma pasta, como desejava.
O Ministério da Integração, que em um primeiro momento Dilma ofereceu para o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) como forma de ele desistir da sua candidatura ao governo do Ceará, deverá continuar com Fernando Teixeira, que está interino no cargo e é ligado ao atual governador cearense Cid Gomes. Assim, o PROS passaria a ter uma pasta na Esplanada. Mas a decisão final da presidente sobre isso ainda não foi tomada.
Dilma confirmou Gilberto Occhi, que é vice-presidente de governo da Caixa Econômica, na vaga do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, mantendo a pasta com o PP. Da mesma forma, nomeou o senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio, para ocupar o ministério da Pesca, no lugar de Marcelo Crivella. Eduardo Lopes é suplente de Crivella e estava no Senado enquanto Crivella estava no Ministério da Pesca.
A presidente Dilma trouxe de volta à Esplanada Miguel Rossetto, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, em lugar de Pepe Vargas. Rossetto, que é do PT, ocupou este mesmo cargo no governo Lula e atualmente é presidente da Petrobras Biocombustível. Em relação ao PT, outra mudança esperada é de Maria do Rosário, que dirige a Secretaria de Direitos Humanos. Sua substituição não foi anunciada nesta quinta porque ainda há uma disputa interno dentro do PT para ocupar a pasta. Mas o partido não abre mão da SDH.
Por indicação do seu amigo e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, Dilma escolheu o ex-reitor da Universidade de Minas Gerais Clélio Campolina Diniz para o Ministério de Ciência e Tecnologia, no lugar de Marco Antônio Raupp. Raupp era considerado um nome técnico, embora houvesse intenção do Palácio de considerá-lo cota do PMDB, mas, na verdade, era uma escolha do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Os ministros que desembarcam da Esplanada ficam livres para iniciar pré-campanha para disputar as próximas eleições de outubro. A dança das cadeiras anunciada pela presidente Dilma ocorre num momento em que integrantes da base aliada no Congresso se queixam de falta de espaços no governo e de atrasos na liberação de emendas para tentarem atender aos pleitos das bases eleitorais nos Estados.
Erich Decat e Tânia Monteiro - Agência Estado

Compositor dos hinos de ABC e Alecrim, Dosinho morre em Natal

Morreu nesta quinta-feira um dos maiores nomes da música potiguar, autor dos hinos oficiais de ABC e Alecrim. Claudomiro Batista de Oliveira, o "Dosinho", faleceu aos 87 anos, devido a complicações renais e respiratórias, após passar 16 dias internado em um hospital de Natal.
Dosinho, compositor dos hinos de ABC e Alecrim, morre em Natal (Foto: Canindé Soares)Dosinho, compositor dos hinos de ABC e Alecrim, morre em Natal (Foto: Canindé Soares)

ABC e Alecrim emitiram notas de pesar e lamentaram o falecimento do compositor, que também ficou conhecido por frevos e marchinhas de carnaval como “Eu não vou, vão me levando”, “Doido também apanha” e “Não se faça de doido não”. Dosinho também compôs um segundo hino do América-RN.
Confira os hinos compostos por Dosinho:

Hino do ABC (Dosinho)

ABC clube do povo
Campeão das multidões
Serás sempre o mais querido
Pelos nossos corações

Eu me orgulho ser da terra potiguar
Quando vou para o gramado
Ver o ABC jogar

É bola pra aqui
É bola pra lá
A turma joga com classe
E com raça pra ganhar
O adversário fica no campo perdido
Salve, o mais querido

Salve, o mais querido
Salve, o mais querido
Salve, o mais querido 

Hino do Alecrim (Dosinho)

O wiphurra ao nosso bicampeão
Todo povo te saúda de alma e coração
Bate olé no gramado com o adversário seu
Alecrim Futebol Clube você é meu (Bis).

É voz geral da torcida potiguar
O negócio só tem graça se o Alecrim jogar
Dá gosto ver os meninos
traçando o bolão pra valer
Deixando o adversário
Sem nada pra poder fazer
Olé!
Por Natal

Homem é preso após morder e arrancar parte da orelha da esposa

Damian Chwedczuk maltratava a mulher há 3 anos e foi preso após morder e arrancar orelha de esposa. (Foto: Reprodução)
Um polonês foi preso na Inglaterra após arrancar metade da orelha de sua esposa com uma mordida. A mulher contou à polícia que sofria abusos de Damian Chwedczuk há 3 anos, mas que não teve coragem de denunciá-lo antes, segundo informações do Daily Mail.

Entre outras atitudes, o homem teria jogado no lixo as cinzas da mãe dela, cortado o chip de seu celular para que não conseguisse se comunicar com a família e amigos, além de ter rasgado todas as fotos que ela tinha do neto.

“Debbie”, como a mulher foi identificada, disse que, em sua última briga com o marido, teria ameaçado fugir de casa, então, Chwedczuk teria batido nela e mordido sua orelha até tirar um pedaço. Segundo informações do jornal, ela teria pegado a parte do órgão, antes de sair correndo da casa.

O polonês foi preso e está sendo julgado pela Corte britânica, mas confessou ter agido de forma violenta com a mulher. Debbie passou por uma cirurgia para reconstituir a orelha e passa bem.

Terra 

Diego Palhinha é o novo reforço do Horizonte e pode estrear contra Ceará

Diego Palhinha no Icasa (Foto: Agência Diário)Diego Palhinha está de volta ao Horizonte (Foto: Agência Diário)
O meia Diego Palhinha é o novo reforço do Horizonte. O jogador, de 28 anos, estava no Atlético Sorocaba e, em 2011, teve atuação de destaque no Galo do Tabuleiro. Palhinha deve ser regularizado até esta sexta-feira e pode estrear contra o Ceará, no domingo (16), às 16 horas, na Arena Castelão, pela sexta rodada do hexagonal final do Campeonato Cearense. 
O Horizonte também acertou com o atacante Everton, ex-Vitória-PE, e do lateral-esquerdo Rick, que já atuou no Icasa e no Guarany de Sobral. Os dois também devem ser inscritos até esta sexta para o Campeonato Cearense. Na última rodada, o Horizonte empatou com o Fortaleza, em casa, e está na terceira colocação do hexagonal final do estadual, com sete pontos.
Por Horizonte, CE

Romário não poupa críticas à Fifa e chama Blatter e Valcke de 'ladrões'

Um dos principais opositores na Câmara em relação ao excesso de gastos realizados nas obras para a Copa do Mundo, o deputado federal Romário (PSB-RJ) não poupou críticas aos organizadores do torneio, que vai acontecer no Brasil a partir de junho. Em entrevista à ESPN Brasil nesta quarta-feira, o ex-jogador condenou as atitudes do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do secretário-geral, Jérôme Valcke.

Romário critica mandatários da Fifa - André Dusek/Estadão
André Dusek/Estadão
Romário critica mandatários da Fifa
Na entrevista, o deputado fez acusações à Valcke. "Ele mesmo acabou de dizer que a Copa no Brasil pode ser uma das piores da história da Fifa. Esse cara vem aqui no País, manda, desmanda, fala, desfala, e todo mundo bate palma. Esse cara é um dos maiores chantagistas do esporte mundial. Ele foi mandado embora, depois fez uma chantagem com o presidente da Fifa que é um ladrão corrupto, filho da p...", acusou Romário, também mirando sua metralhadora verbal a Joseph Blatter.
Além das críticas aos mandatários da Fifa, Romário também questionou a idoneidade dos representantes públicos do País e da CBF. "A Fifa têm dois ladrões conhecidos pelos brasileiros, porque lá são muito mais de dois, tanto na CBF quanto na Fifa, que é o Blatter e o Jérôme Valcke. Os caras vão ficar bilionários com a Copa do Mundo e está tudo certo. E esse é o nosso governo, a nossa presidenta, os nossos secretários, que também estão se enriquecendo", acusa.
Conhecido como um dos críticos aos altos gastos destinados à Copa, o ex-atacante da seleção também fez questão de comentar sobre as obras atrasadas da Arena da Baixada, em Curitiba. "A gente já gastou um absurdo para a Copa do Mundo, e daqui para frente vai ficar mais absurdo ainda. Muitas dessas obras, como por exemplo o Estádio do Atlético-PR, estão em fase emergencial. As licitações não devem ser mais daquelas formas burocráticas, para que o dinheiro entre. E uma coisa que custaria 20 vai custar 60", denunciou Romário, lembrando que o estádio só foi reconfirmado para o Mundial no dia 18 de fevereiro.
SELEÇÃO
Mesmo decepcionado, Romário pede para que o povo brasileiro não deixe de apoiar a seleção na Copa do Mundo. "A gente têm de torcer para o Brasil ganhar a Copa dentro de campo, até porque para o futebol brasileiro é uma coisa perfeita. A Copa do Mundo fora de campo a gente já perdeu, não tem mais como reverter isso", concluiu o ex-jogador, que foi tetracampeão vestindo a camisa 11 do Brasil em 1994, nos Estados Unidos. 

O Estado de S. Paulo

'Não posso magoar Dilma', disse Lula para negar candidatura

Ao ser questionado nos últimos dias sobre a possibilidade de entrar na disputa eleitoral deste ano, no lugar da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula deu a mesma explicação para interlocutores diferentes. “Eu estou pronto. Só não posso magoar Dilma”, disse Lula.

Blog do Camarotti

Morre, aos 81 anos, o ator Paulo Goulart

O ator Paulo Goulart - Márcio de Souza/TV Globo/Divulgação
Márcio de Souza/TV Globo/Divulgação
O ator Paulo Goulart
Morreu hoje, aos 81 anos, o ator Paulo Goulart. Ele estava hospitalizado em um hospital de São Paulo. No final de 2013, ele havia sido internado para tratamento de um câncer na região dos pulmões, dois anos após se tratado por um câncer nos rins.
Nascido em Ribeirão Preto, Paulo Goulart começou a carreira no rádio, quando seu pai fundou uma emissora na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. Lá ele trabalhou como DJ, operador de som e locutor. Estudou química, pois queria ter um “ofício” – rádio, afinal, “ainda que fosse uma enorme coqueluche, não era considerada uma profissão”. Foi o rádio, no entanto, que lhe abriu as portas para o trabalho como ator. Nos anos 50, ao mudar para São Paulo, fez um teste para ser locutor da Rádio Tupi. Não passou, mas acabou sendo contratado por Oduvaldo Vianna como radioator, iniciando a carreira artística.
Toda a carreira de Goulart, desde o início, na TV Tupi, foi marcado pela atuação na televisão. Mas ele também se dedicou igualmente ao teatro, participando de montagens históricas, como a encenação, em 1956, no Rio, de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, onde contracenaria com Nicette Bruno, sua futura mulher. No cinema, foi dirigido por nomes como Nelson Pereira dos Santos (Rio Zona Norte) e Guel Arraes (Auto da Compadecida).
O Estado de S. Paulo

Alô, Cid Gomes! Assembleia Legislativa deve ganhar um ‘bloquinho”

elior
Heitor e Eliane já aderiram ao bloquinho.
Um grupo de deputados estaduais vai se reunir, na próxima semana, para formar um “bloquinho” na Assembleia Legislativa. Quem articula é o deputado João Jaime (DEM) e o objetivo, afirma ele, é acompanhar mais de perto as ações do governo estadual neste ano de eleições.
Segundo João Jaime, o “bloquinho” já tem a adesão de parlamentares como Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV), Eliane Novais (PSB) e Fernanda Pessoa (PR). Mas há outros deputados interessados em reforçar o grupo, adianta o deputado do DEM.
“Queremos unificar a oposição na Assembleia, porque ela hoje trabalha muito difusa”, reforçou na justificativa para o Blog o deputado João Jaime.
Na Câmara dos Deputados, o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha (RJ), articulou o “blocão” contra o governo Dilma. São oito partidos reforçando esse grupo, incluindo parlamentares de legendas aliadas ao PT.
Blog do Eliomar de Lima

Pesquisa do IBGE diz que Ceará é o segundo em cargos comissionados no País

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2013, divulgada nesta quinta-feira, no Rio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), constatou: pelo menos um cargo comissionado, sem concurso público e boa parte por indicação política, é criada a cada dia pelos governadores. Nesse ranking, o Estado do Ceará aparece em segundo e só perde para o Amapá.
Segundo o IBGE, o crescimento neste estado foi de 199,9%, passando de 1.752 para 5.254 comissionados. O Ceará ficou em segundo lugar, com 115,7%, indo de 750 para 1.618. Em terceiro, aparece São Paulo com 90,1%. No ano passado, os comissionados no governo paulista chegaram a 14.731. Em 2012, foram 7.747.
Só no ano passado, foram contratadas 10.386 pessoas a mais para a função se comparado com 2012, média de 29 novos postos deste tipo de trabalho por dia. O crescimento é de 9,9%.
grafifif
Blog do Eliomar de Lima

Papa Francisco completa um ano de pontificado nas graças dos fiéis

Papa não foge de temas polêmicos e já debateu sobre capitalismo, crise mundial e homossexualismo
"Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo." Foi assim, de forma humilde e brincalhona que o argentino Jorge Mario Bergoglio começou seu papado há um ano, após ser eleito no segundo dia de votação no Vaticano para ocupar a vaga de Bento XVI, que assustou o mundo católico com a renúncia no mês anterior.



Em apenas um ano, Papa Francisco mudou a imagem da Igreja Católica, então marcada por escândalos no banco do Vaticano e denúncias de pedofilia. O novo pontífice promoveu uma revolução pacífica, com linguagem direta e simples e maior proximidade com os fiéis. Seu discurso mudou o foco das lentes e sua oração do ângelus, por exemplo, tornou-se o programa de maior audiência nas manhãs de domingo na TV italiana.


O novo papa surpreendeu já na primeira aparição pública: sem a estola vermelha, apenas com batina branca e crucifixo de ferro. Depois, curvou-se e pediu que a multidão orasse por ele. E seguiu uma série de novidades: primeiro papa latino-americano, primeiro pontífice jesuíta e o primeiro "Francisco" no comando da Igreja, numa referência direta a São Francisco de Assis.

O que seguiu foi uma série de atitudes inusitadas. Recusou o carro de luxo oficial, privilégios de chefe de estado e circulou em veículo comum. No dia seguinte à eleição, voltou de ônibus para pagar a conta na Casa Santa Marta onde estava hospedado. Dias depois sentou-se discretamente no fundo de uma capela para assistir a missa junto de funcionários do Vaticano.


Essa proximidade chegou também nas redes sociais. Usuário frequente do Twitter, o santo padre postou nesta quinta-feira com uma mensagem simples e humilde: "Rezai por mim", disse simplesmente há uma hora (horário de Brasília). 

Além da mudança de postura, Francisco desencadeou uma grande reforma na estrutura administrativa e econômica no Vaticano. Criou uma espécie de ministério da Economia, com uma equipe mista internacional de cardeais, bispos e especialistas auditores, de modo a acabar com o ancestral centralismo e favorecer a transparência financeira e administrativa.

Pontífice segura pomba durante audiência na Praça de São Pedro
Francisco impulsionou um gigantesco debate sobre a família, convocou dois sínodos, enviou um questionário aos bispos sobre as "novas formas de família", razão pela qual são esperadas importantes decisões sobre o tema em médio prazo. O papa promulgou uma encíclica sobre a Fé, cujo conteúdo já havia sido iniciado por Bento XVI. Numa espécia de "plano de governo", publicou uma exortação apostólica sobre o "anúncio do Evangelho no mundo atual".


"Em seu primeiro ano de pontificado, Francisco mostra um horizonte profético para a Igreja, num período de transformações aceleradas e de grandes questionamentos, que exige novos caminhos na missão de anunciar o Evangelho", afirma dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte. "Reúne toda as condições e competências para conduzir a Igreja, atributos adquiridos durante a rica experiência pastoral, especialmente junto aos mais pobres e sofridos", completa.

No Rio de Janeiro, Francisco saúde multidão que se aperta na rua
Mas, onde andava essa liderança que nunca foi citada entre os favoritos para suceder Bento XVI? Mesmo com o segredo do conclave, vazou uma informação que o cardeal argentino já havia sido bem votado em 2005, surgindo como nome forte em 2013. "O fato de substituir um papa que renunciou exigiu uma real mudança. Bergoglio seria uma alternativa diferente aos outros cardeais, principalmente por conta da forte adesão da Igreja no continente latino-americano. Esses sete anos serviram para amadurecer ainda mais essa opção por ele", analisa dom Luiz Gonzaga Fecchio, bispo-auxiliar de Belo Horizonte.


PAPA FRANCISCO EM OITO IMAGENS:

1. O então arcebispo de Buenos Aires já era conhecido por ter uma vida simples, mesmo como cardeal. Costumava usar o transporte coletivo em suas visitas pastorais e, quando em Roma, preferia hospedar-se na casa dos Jesuítas.


2. A escolha para papa em 13 de março de 2013 surpreendeu o mundo. Primeiro pontífice latino-americano apareceu na sacada do Palácio apenas com batina branca e cruz de metal.

3. Papa assiste missa discretamente numa capela. No dia seguinte à eleição, transitou pelo Vaticano de ônibus com os outros cardeais. Fez questão de pagar a conta na casa onde estava hospedado. 

4. Papa Francisco chega ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e o carro acaba ilhado por uma multidão de pessoas

5. Pontífice beija criança durante encontro no Rio de Janeiro. Proximidade com o público é uma das marcas registradas do papa.

6. O papa Francisco interrompe  audiência geral em 6 de novembro de 2013, na praça São Pedro, no Vaticano, para consolar um homem doente.


7. Francisco visita o papa-emérito Bento XVI, o "avô-sábio" como costuma chamá-lo. Encontro de dois papas é uma imagem até então inimaginável

8. Francisco se apresenta como uma pessoa extrovertida, brinca com animais e adora receber presentes dos fiéis

Visita ao Brasil e temas polêmicos

Uma prova de fogo para o novo papa foi a viagem ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. Ele atraiu multidões de jovens e conquistou admiradores que sequer esperavam se deixar seduzir por seu carisma. É a 'Franciscomania".


O Papa é Pop
Novamente, dispensou carro de luxo e transitou com um modelo mais simples. Na frente do público, só em carro aberto. Visitou favelas, abraçou fieis, beijou crianças e deficientes. "Essa proximidade e quebra de protocolos não são um desejo de ser populista. É um exemplo de igreja preocupada com os pobres, Igreja mais simples e despojada" comenta dom Luiz Gonzaga.

Na volta para Itália, o papa não se esquivou de um tema polêmico. Questionado sobre a homossexualidade, se despiu de qualquer arrogância e ganhou as manchetes do todo o mundo com a resposta: "se uma pessoa é gay e procura Jesus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?".

Com essa e outras posições, Francisco conseguiu retomar voz ativa do Vaticano na política internacional, principalmente na situações de conflito, como o beato João Paulo II ficou conhecido. Os discursos do papa argentino clamam contra as injustiças sociais, intrigas e críticas ao consumismo.

Ao mesmo tempo, tem sido frequentes os pedidos de paz no Oriente Médio, Venezuela e recentemente na Ucrânia, convocando os líderes mundiais a buscar o diálogo. Em fevereiro, mandou um recado ao Fórum Econômico de Davos, desafiando lideranças empresariais a colocar sua riqueza à serviço da humanidade, ao invés de deixar boa parte da população na pobreza.

"As portas da Santa Sé estão abertas aos países que passam por dificuldades momentâneas. No final de fevereiro, por exemplo, Papa Francisco recebeu o presidente do Haiti, que destacou a decisiva contribuição da Igreja no âmbito da educação e assistência social", pontua dom Walmor.

Tanto ativismo rendeu destaque em várias publicações. O Santo Padre foi a personalidade do ano para a revista inglesa Time, além de virar capa da revista pop americana Rolling Stone. No começo deste mês, Francisco foi indicado ao prêmio Nobel da Paz.

O pontífice quer a igreja mais comprometida, o que não significa as grandes mudanças que as pessoas querem, mas sim uma igreja que tem consciência do seu papel e que precisa escutar, debater e dialogar com o mundo", analisa dom Luiz Gonzaga.

Arcebispo de Belo Horizonte foi nomeado membro de Congregação no Vaticano
Mudanças na Igreja


Pouco a pouco, Francisco vai modificando a estrutura administrativa do Vaticano, segundo sua linha de governo. Essa atitude prossegue com os novos cardeais proclamados no mês passado, que foram advertidos que o novo cargo não é um título honorífico, mas um convite ao serviço. Dois 19 cardeais criados, 16 têm direito a voto num novo Conclave e entre os nomes estão os titulares escolhidos por Francisco para cargos importantes, como o novo Secretário de Estado da Santa Sé e os prefeitos para a Congregação para a Doutrina da Fé e do Clero.


Também foram lembradas novas lideranças da Igreja mundo a fora, incluindo o arcebispo do Rio de Janeiro, agora cardeal dom Orani João Tempesta, que ficou em bastante evidência durante a Jornada Mundial da Juventude. Outro detalhe: dos novos cardeais que atuam fora do Vaticano, a maioria é de países em desenvolvimento.


Minas Gerais também foi lembrada pelo Santo Padre. O arcebispo de Belo Horizonte foi escolhido para ser membro da Congregração para as Igrejas Orientais, órgão que procuar manter a unidade da instituição. "Recebi, honrado pela confiança a nomeação para membro da Congregação, certo de que este é um convite a servir mais a nossa Igreja e ao Povo de Deus”, diz dom Wamor.

Frases do Papa Francisco


Em um ano, o papa Francisco marcou presença com algumas frases e gestos que já se tornaram célebres, criticando a mundanidade e mostrando sua proximidade com o homem comum.


- Em 16 de março de 2013, ele diz para a imprensa: "Como eu queria uma Igreja pobre, feita para os pobres!".

- Em 17 de março, durante seu primeiro Angelus, ele convida ao "perdão" e à "misericórdia": "Um pouco de misericórdia deixa o mundo menos frio e mais justo". "Nós não devemos ter medo da bondade, nem da ternura".

- Em 28 de março, ele pede aos padres que se dirijam às periferias, onde há mais sofrimento, onde o sangue é derramado". Os padres "não devem ser colecionadores de antiguidades", nem "funcionários públicos". Quando aos bispos, não são nem "apologistas, nem cruzados", "eles devem se impregnar do odor de seu rebanho".

- Em 17 de abril de 2013, durante missa em Santa Marta: a Igreja "não deve ser uma babá que nina uma criança para que ela durma".

- Em 8 de maio de 2013, ele convida milhares de religiosas a uma "castidade fecunda (...) A pessoa consagrada é uma mãe, deve ser mãe e não uma solteirona".

- Em 8 de julho de 2013, durante viagem a Lampedusa, ele chama atenção para o drama dos migrantes que atravessam o Mediterrâneo: "a cultura do bem-estar nos torna insensíveis aos gritos do próximo" e "culmina numa globalização da indiferença".

- Em 29 de julho, no avião que o levava de volta à Itália após sua viagem ao Brasil, ele diz para a jornalista brasileira Ilze Scamparini: "se uma pessoa é gay e procura Jesus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?"


- Em 4 de outubro de 2013, ele denuncia o "perigo da mundanidade": " o cristianismo sem a cruz, sem Jesus, sem despojamento é como uma confeitaria, um lindo bolo".

- Em 26 de novembro de 2013, ele denuncia a especulação financeira: "uma nova tirania invisível impõe leis de uma maneira unilateral e implacável".

O Papa marca presença também por seu gosto pelas multidões, seus gestos espontâneos com relação aos enfermos, aos deficientes que são carregados para que ele os beije. O padre deve saber "levar o carinho de Deus", diz Francisco, que não hesita em brincar, colocar uma criança no papamóvel, tirar o solidéu branco para colocar um novo, ofertado por um fiel, vestir uma camisa de futebol ou compartilhar um chimarrão.

O vento adora pregar peça nos papas
Ele alterna gestos simples e gestos fortes como quando lavou, em 29 de março, os pés de 12 detentos - dentre os quais dois muçulmanos - ou quando ele liderou, em 7 de setembro, um dia de jejum pela paz na Síria.

Francisco é conhecido ainda em pregar "peças" nos fiéis e religiosos. O Santo Padre telefona e escreve de punho próprio para dezenas de pessoas. No começo do ano, ligou de surpresa para as freiras de um convento espanhol. Como nenhuma irmã atendeu, deixou um recado na secretária eletrônica: "O que será que as irmãs estão fazendo, que não podem atender? Aqui quem fala é o Papa Francisco. Eu queria cumprimentá-las neste final do ano. Mas à tarde eu posso voltar a ligar. Que Deus as abençoe."

OPINIÃO DOS CATÓLICOS


"Vejo o trabalho do Papa Francisco na frente da Igreja como um estímulo muito grande ao desafio que tenho como bispo. Preciso também ficar próximo do povo".

Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo-auxiliar de Belo Horizonte

"O papa Francisco é para mim um exemplo de humildade e simplicidade. Com ele eu apendro que o seguimento de Cristo não é nada complicado, mas requer de nós apenas mansidão e sinceridade".

Juçara Ribeiro França, farmacêutica - Foi voluntária na JMJ no Rio de Janeiro

"Papa Francisco é a grande referência de comunicação hoje, me surpreendo quando vejo pessoas longe do cotidiano católico o referenciando. Sem dúvida o mundo apaixonou por ele"

Fábio Machado, jornalista - Governador Valadares/MG

"Papa Francisco é uma benção para a Igreja e para o mundo. Apesar de ser Jesuita de formação, ele assimila como ninguem o pensamento franciscano: Evangeliza com exemplos e quando precisa ele usa as palavras"

Vitório Evangelista Chaves, membro da comunidade católica Reviver - Belo Horizonte/MG

"O papa Francisco demonstra uma grande habilidade de conciliar a vivência de uma fé simples, profunda, ao mesmo tempo tolerante, com abertura ao diferente". 

Leandro Gomes, sociólogo - Belo Horizonte/MG
Multidão voltou a lotar a Praça de São Pedro
EM