21 de outubro de 2014

Com doações de policiais militares, Tiradentes está perto de uma inédita vaga na Copa do Brasil

O Tigre da PM vem fazendo bela campanha e busca uma vaga na competição mais democrática do Brasil. (Foto: Arquivo Pessoal)Um sonho mais próximo de ser realizado. Assim está sendo encarado o titulo da Taça Fares Lopes
 por parte da Associação Esportiva Tiradentes.Fundado em 15 de setembro de 1961, o clube mantido pela Polícia Militar do Estado do Ceará tem como conquista mais importante um titulo de campeão cearense dividido entre quatro clubes (Fortaleza,Ceará e Icasa) no ano de 1992. Agora, luta por uma na Copa do Brasil 2015.
O Tigre da PM venceu o São Benedito pelo placar de 3 a 1, no estádio Tarcisão, no último sábado(18). Como derrotou a equipe serrana no jogo de ida por 6 a 0, conquistou uma vaga na final do certame estadual, que premia o campeão com uma vaga na competição eliminatória nacional.
Após a bela campanha na Série D 2013, onde o time da PM ficou na 7ª colocação, perdendo a chance de um acesso diante do Botafogo-PB, a ordem é conseguir um feito expressivo.
Formação de elenco
Diferente da maioria das equipes do interior do estado, o Tiradentes não recebe recurso de prefeitura.O clube se mantém de doações financeiras mensais de boa parte dos policiais do estado.
Segundo o sargento Fernandes, presidente do clube, a contribuição dos sócios é vital para manutenção da equipe: “Estamos com nossos compromissos todos em dia. Manter um clube de futebol é complicado.Para você ter uma ideia, no jogo em que batemos o São Benedito por 6 a 0, no PV, tivemos um prejuízo de R$ 8.400 com pagamento de taxas”, afirmou o presidente.
Grupo de atletas do Tigre da PM seguem focado, visando o titulo da Taça Fares Lopes. (Foto: Reprodução/Internet)
Grupo de atletas do Tigre da PM seguem focado, visando o titulo da Taça Fares Lopes. (Foto: Reprodução/Internet)
Ainda segundo o dirigente, a folha mensal da equipe gira em torno dos 60 mil reais.Apesar do baixo valor, o Tigre da PM conta com jogadores experientes em seu elenco. “Quando formamos o grupo, pensamos em um time pra ser campeão. Contratamos o Junior Pipoca,o Amaral, além de termos no nosso elenco o Fábio Lima, Ribinha e Aírton Junior, que já tem uma rodagem no futebol cearense”, explicou Fernandes.
Tribuna do Ceará

Jogador de futebol morre após festejar um gol com pirueta

Peter Biaksangzuala é socorrido em campo depois da pirueta em que se machucou, na terça-feira passada, na Índia
Peter Biaksangzuala é socorrido em campo depois da pirueta em que se machucou, na terça-feira passada, na Índia(Reprodução/VEJA)
O meia Peter Biaksangzuala, de 23 anos, morreu no domingo, no estado de Mizoram, no nordeste da Índia, em decorrência dos ferimentos que sofreu numa queda em campo, na semana passada. O atleta, que defendia o Bethlehem Vengthlang FC, equipe de uma liga regional indiana, aproveitou o rebote de uma cobrança de falta que explodiu na trave para balançar as redes no duelo com o Chanmari West FC, que vencia a partida por 1 a 0. Eufórico com o gol, Biaksangzuala saiu para comemorar com uma pirueta dupla, ao estilo do ex-lateral brasileiro Cafu. Depois do segundo giro, ele caiu batendo a cabeça no gramado. Ao notarem que o companheiro de time não se mexia, os outros jogadores da equipe se desesperaram e pediram a entrada dos médicos. Levado a um hospital da região, foi diagnosticada uma gravíssima lesão vertebral. Depois de passar cinco dias internado na UTI, ele não resistiu. Em homenagem ao jogador, o time promete aposentar a camisa 21, que Biaksangzuala costumava usar.
O gol de Peter Biaksangzuala e seu acidente (a partir de 2min20):

Veja Esporte

Contra 'subserviência' do PT, mãe de Luizianne pede votos para Eunício

A campanha de Eunício Oliveira (PMDB) ao governo ganhou a ajuda de Luiza Lins, mãe da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Luiza organizou encontro de lideranças comunitárias de Fortaleza e outros municípios com a mulher de Eunício, Mônica Oliveira, realizado no último sábado num buffet da capital.
Segundo Luiza, Luizianne, que recusou fazer campanha para Camilo Santana (PT) por este ter sido lançado candidato pelo governador Cid Gomes (Pros) - seu arquirrival político -, não está envolvida no trabalho a favor do adversário do petista. “É uma decisão minha. Respeito a opinião dela e ela a minha”, disse a mãe da ex-prefeita.
Luiza apresenta o mesmo argumento da filha ao explicar por que resolveu colaborar com Eunício. “A candidatura do Camilo não é do PT, é uma candidatura dos Ferreira Gomes. Ela não tem legitimidade dentro do PT”.
Dizendo não concordar com a “subserviência” do PT ao governador, Luiza mandou carta ao partido na segunda-feira da semana passada pedido sua desfiliação. Até ontem à noite, ela não sabia se o desligamento tinha sido feito. “De qualquer forma, já me considero desfiliada”, observou.
As lideranças que reuniu no sábado em favor de Eunício, conforme Luiza, são aliadas dela desde sua candidatura a deputada estadual, em 2010. “Foi o primeiro evento que organizamos para a campanha do Eunício. (Desde então) estamos fazendo eventos isolados”.
Infiéis na mira
Os casos de Luiza Lins e outros petistas que pediram voto para Eunício serão julgados em reunião da executiva estadual do PT na próxima terça, 28. Expulsões são cogitadas.

“Vamos acionar a comissão de ética para enquadrar por infidelidade partidária”, afirmou o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz. Ele disse que, “pelo que sabe”, a mãe de Luizianne ainda é filiada.
Outro petista que poderá ficar na mira da direção estadual é o deputado federal Eudes Xavier, da corrente de Luizianne. Ele confirmou ao Blog do Eliomar que está ajudando a campanha de Eunício. “Se o Eudes fez posicionamento público comprovado, vai ser enquadrado”, avisou de Assis.
O Povo

CBF escalou um ótimo árbitro para Fortaleza x Macaé, diz chefe da arbitragem cearense

Flávio é irmão do ex-árbitro Paulo César de Oliveira (Foto: Cesar Greco/Fotoarena)
Flávio é irmão do ex-árbitro Paulo César de Oliveira (Foto: Cesar Greco/Fotoarena)
Luiz Flávio de Oliveira, aspirante Fifa, foi o escolhido para comandar a partida de volta entre Fortaleza e Macaé, sábado, às 18h (horário cearense), na Arena Castelão, pelas quartas de final da Série C do Brasileiro.
Para o presidente da comissão de arbitragem da Federação Cearense de Futebol, Milton Otaviano, Luiz Flávio de Oliveira é um dos melhores.
“É um excelente nome, um ótimo árbitro. Discreto, simples. Apita com serenidade. Não gosta de aparecer. Muito bom tecnicamente e também disciplinarmente. Ele é um dos cotados para se tornar árbitro Fifa em janeiro. Creio que o jogo está em ótimas mãos”, afirmou Milton Otaviano, em contato por telefone.
Luiz Flávio de Oliveira, que é paulista, tem 37 anos e é irmão do ex-árbitro Fifa Paulo César de Oliveira (hoje comentarista da TV Globo), será auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Júnior e Márcio Luiz Augusto. Todos são de São Paulo.
 Por Mário Kempes
Blog do Kempes

Açude Castanhão enfrenta seu momento mais crítico desde a construção

Image-0-Artigo-1724408-1
A água recuou da parede cerca de cinco metros; no local já é possível caminhar
FOTO: ELLEN FREITAS
f
Tratores e animais foram utilizados por agricultores para bloquear a pista em protesto por mais água para a agricultura de subsistência
FOTO: ELLEN FREITAS
Limoeiro/Fortaleza. A imagem do maior reservatório hídrico de múltiplos usos do País, o Castanhão, impressiona durante seu momento mais crítico. O açude está com apenas 30% da capacidade, muito diferente de há cinco anos, quando atingiu 97,8% do potencial de armazenamento. Na área de comportas, é possível caminhar por dentro da represa, onde a água recuou da parede cerca de 150 metros.
Mesmo com a nítida imagem de esvaziamento acelerado, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a situação do Castanhão não causa preocupação, já que o reservatório tem grandes dimensões e ainda possui muita água armazenada.
Perímetro irrigado
O Diário do Nordeste vem monitorando a situação hídrica do Ceará, que está sendo fortemente impactada pelo terceiro ano consecutivo de seca.
O Açude Castanhão é o maior reservatório do Ceará e o principal responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de manter a produção irrigada no perímetro irrigado Jaguaribe Apodi, no Vale do Jaguaribe.
As primeiras notícias do baixo volume do Castanhão foram destaque na mídia nacional, quando partes da antiga cidade de Jaguaribara, inundada para dar lugar ao reservatório, ficaram emersas, em março de 2013.
Ao longo deste ano o baixo volume do açude causou perdas na piscicultura, responsável por cerca de 50% da produção de tilápia do Ceará. Em julho deste ano novas áreas da Velha Jaguaribara reapareceram.
Contraste
A situação é muito diferente da vivida em maio de 2009, quando o Castanhão chegou quase ao limite da capacidade. Até mesmo em março de 2011, último ano de boas chuvas antes da seca que começou em 2012, o açude registrava cota de 101,7 metros, acima do nível do mar, com 71% da sua capacidade.
Em apenas três anos e meio, o volume caiu para 30,78%, equivalentes a pouco mais de dois milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, onde antes havia água em abundância, hoje é chão coberto por uma camada de algas secas.
A imagem choca e preocupa a muitos dos piscicultores de Jaguaribara. "Dá medo de ver o açude seco assim, porque nunca chegou a esse pronto. Se Deus me livre não chover no ano que vem, não sei como vai ficar a situação. Se a piscicultura tiver que parar, Jaguaribara entra na decadência", desabafa o presidente da Associação dos Criadores de Tilápia da Barragem Castanhão (Acritica), Francisco Edivando Feitosa Almeida. Segundo ele, para driblar o esvaziamento do açude, os piscicultores estão se deslocando, à medida em que o nível vai baixando, para áreas mais profundas.
"Hoje estamos a um quilômetro de onde inicia o nosso parque aquícola", ressaltou.
Em junho do ano passado os piscicultores registraram a maior mortandade de peixes de toda história do açude, em decorrência de problemas envolvendo, entre outros, o baixo nível do Castanhão. Foram 100 toneladas de peixes mortos em apenas um dia. Os prejuízos contabilizados pelos criadores ficaram em torno de R$ 800 mil.
A barragem do Castanhão fica localizada na bacia do Baixo Jaguaribe, que hoje conta com 28,5% da capacidade de armazenamento hídrico. O volume, apesar de estar longe do limite que o reservatório oferece, ainda é considerado seguro para o abastecimento das cidades.
Entretanto, as regiões hidrográficas dos Sertões de Crateús, do Curu e Do Baixo Jaguaribe, respectivamente com 1,32%, 3,6% e 4,37%, são as que mais preocupam no Estado.
Perfuração de poços
Como medidas para garantir o consumo humano no Ceará, o governo estadual vem adotando uma série de ações paliativas com o objetivo de atenuar os efeitos causados pela prolongada estiagem.
Dentre as iniciativas que já estão em curso, estão a suspensão de novas outorgas para irrigação de culturas temporárias, a instalação de adutoras de engate rápido, a perfuração de poços e a distribuição de água através dos carros- pipa.
Produtores protestam por mais água para irrigação
Limoeiro/Fortaleza. Um grupo de 48 agricultores interditou a rua que dá acesso ao escritório regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) reivindicando a transposição do rio Jaguaribe para perenizar o trecho do leito do Banabuiú que atravessa Limoeiro. Os manifestantes usaram máquinas e até gado para protestar contra a falta d'água. Conforme o agricultor Cidiclei Guedes, a proposta vem sendo feita há cerca de um ano, quando, segundo ele, o governo do Estado destinou parte da água do açude Banabuiú para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A medida era vista como prejudicial pelos pequenos agricultores de Limoeiro, já que poderia diminuir a vazão para manter as comunidades abastecidas.
"O açude Banabuiú é quem abastece as comunidades e mantém a agricultura de subsistência. Ele é um açude menor, que tem sua recarga complicada, e que não tem condições de atender essa demanda da RMF. Ao longo do tempo, quem está na beira desse rio vem reclamando da diminuição dele. Chegamos num ponto onde não temos de onde tirar água", diz.
Os agricultores que residem e trabalham neste trecho do rio, que passa por dentro do município, protocolaram um pedido junto à Cogerh, pedindo que fosse transposto do rio Jaguaribe, no trecho conhecido como Jaguaribe Seco, meio metro cúbico de água, que deverá desembocar no córrego Carrapicho e assim chegar até o Banabuiú, visando a abastecer as famílias. "Até agora, como nada foi feito, decidimos nos manifestar e ocupar defronte à Cogerh, esperando que o Governo faça alguma coisa pelos agricultores", concluiu.
A Companhia reuniu-se ontem, em Fortaleza, para discutir sobre o assunto e informou, por meio da assessoria, que deverá posicionar-se sobre a demanda dos agricultores de Limoeiro do Norte até o fim deste mês.
Mais informações:
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh)
www.hidro.ce.gov.br
(85) 3218.7020
Fortaleza-CE
Ellen Freitas/Bruno Mota
Colaboradora/repórter
Diário do Nordeste