9 de maio de 2015

Ferroviário é goleado e chances de acesso são remotas

Ferroviário
352 pagantes assistiram novo revés Coral
WILTON RODRIGUES
No dia em que completa 82 anos de história, o Ferroviário Atlético Clube sofre mais um duro golpe em sua atual trajetória. Em jogo realizado nessa tarde de sábado, no Estádio Antônio Cruz, o Tubarão da Barra foi goleado por 5x1 pelo Uniclinic e está praticamente fora da disputa por uma das duas vagas para a série A do Campeonato Cearense.
352 pagantes testemunharam os gols de Robério (3 vezes), Eziel e Rael para o Uniclinic. Maxwell fez o gol solitário do time coral. Muito nervoso e envolvido a maior parte do tempo pelo time comandado por Maurílio Silva, o Ferroviário repetiu os erros de jornadas anteriores e o sistema defensivo foi responsável por diversas falhas.
Chances
Para ter alguma chance de acesso, o Ferroviário tem que torcer por um tropeço (no caso, derrota) de Tiradentes, Maracanã e Itapajé. Próximo jogo dos Corais é contra o Itapajé, na próxima quarta-feira, 20 horas, no Estádio Presidente Vargas. 
Diário do Nordeste

Acompanhe Futebol ao Vivo - Brasileirão Série A - Fluminense e Joinville

Alexandre Gomes
O Cearense do Sertão!!

Sargento da PM soma mais de 90 000 fãs no Facebook


PM = Matéria 2
Alexandre: os 92 000 admiradores no Facebook começam a dar lucro (Foto: Mário Rodrigues)
Em frente a um prédio de três andares no bairro Jardim São Paulo, um grupo de cinquenta pessoas entre 17 e 28 anos circula em fileiras na rua, quase em marcha militar. Esses “recrutas” também se dividem em salas de aula dentro do mesmo edifício com o nome de 1ª e 2ª Companhia e recebem tratamento linha-dura de quartel. Apesar das regras rígidas, como a que exige o uso de uniforme, eles ainda não passam de estudantes de um curso preparatório para ingressar na Polícia Militar de São Paulo. A corporação abriu concurso para preencher 2 000 vagas na cidade (com salário inicial de 2 900 reais). As provas serão realizadas em julho. Batizado de Nasci para Ser Polícia, o vestibulinho da Zona Norte foi criado em abril com um investimento de 50 000 reais e cobra 1 000 reais por três meses de aulas.
Trata-se de uma iniciativa do sargento Francisco Alexandre Filho, de 45 anos. Com mais de duas décadas de  carreira na corporação, ali ele é o comandante- geral e o ídolo de um pelotão  recrutado principalmente na internet. É o primeiro negócio montado pelo policial a partir de seu sucesso nas redes sociais. Ele possui cerca de 92 000 fãs no Facebook, o que o torna o líder da lista de soldados da PM da metrópole com mais admiradores no site. A página pessoal, criada em abril de 2014, divulga a rotina de seu trabalho na patrulha da 2ª Companhia do 18º Batalhão, no Jaraguá, na Zona Norte. Fotos de abordagem de suspeitos e poses com cara de mau, acompanhadas de palavras de ordem contra bailes funk nas ruas, dividem espaço com imagens de cachorros, crianças e moradores que convidam o sargento para o almoço ou pedem para fazer selfie. Os elogios sobre sua atuação se multiplicam nos comentários.

PM - Matéria 1
Preparação física: os aspirantes a soldado (Foto: Mario Rodrigues)
Além de carregar na cintura uma pistola .40 Taurus, algema e spray de pimenta, a webcelebridade agora leva no peito uma GoPro. Outra câmera do tipo é instalada no para-brisa da viatura. E, claro, ele está sempre munido de dois smartphones para fazer a transmissão em tempo real de suas atividades, como se o seu trabalho fosse um reality show. “Consegui transformar a figura opressora do policial em outra que ficasse mais próxima das pessoas.  Sinto agora que tenho um trabalho admirado”, orgulha-se o sargento. Sua página recebe também denúncias, elogios e pedidos de conselho de como se tornar um soldado da PM. “Daí a ideia de montar o curso”, justifica.
Nascido em uma favela do Recife,  em Pernambuco, Alexandre chegou a São Paulo com 15 anos. Prestou o serviço militar obrigatório na Marinha e, aos 19, entrou para a PM da capital. Passou pelo Batalhão de Choque, pela Força Tática e pelo Copom. Ao longo da carreira, seu nome esteve envolvido em dois processos referentes a ações de grupos de PMs: um de tortura de presos e outro por execução de supostos bandidos, ambos em 2002. Nessa época, ele atuava no Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância (Gradi). Nos dois casos, foi inocentado em julgamentos de primeira instância. O Ministério Público está recorrendo das decisões.
A promotoria tem acompanhado com atenção o sucesso de perfis como o do sargento no Facebook. “Alguns ficam numa linha muito tênue que separa a exposição da incitação à violência policial”, critica o promotor Alfonso Preste. A PM não impede que seus integrantes criem páginas pessoais, mas diz que a responsabilidade pelo conteúdo é inteiramente de cada um deles. Alexandre não é o único policial da cidade que está ganhando notoriedade nas redes sociais. O segundo no ranking de popularidade, com 73 000 fãs, é o sargento Luciano Galesco, da Força Tática, palestrante recorrente no curso criado pelo sargento Alexandre. “Tem garoto que não gosta de futebol, gosta de polícia”, diz Galesco, que faz o tipo policial durão. Em sua página, são comuns fotos de armas e frases como “Na madrugada, ladrão sai da toca e nós o caçamos”.


  • Compartilhe essa matéria:
  • Todas as imagens da galeria:















própria Polícia Militar tem usado a ferramenta. No último ano, o número de fãs da sua página oficial saltou de 30 000 para mais de 580 000. Muitos enviam fotos para aparecer no perfil da corporação. Uma equipe de quatro pessoas fica responsável somente pela publicação do  conteúdo. “As redes sociais resgataram o lado humano dos policiais e a autoestima do profissional”, afirma o capitão Emerson Massera, porta-voz da PM.
Por: Jussara Soares
Veja

Carreata do Fortaleza contou ainda com presença dos jogadores; veja

Carreata Fortaleza
Carreata do Fortaleza pelo título estadual foi realizada neste sábado
FOTO: KIKO SILVA
Quase uma semana após a conquista do título do Campeonato Cearense de 2015, o Fortaleza realizou a carreata comemorativa neste sábado (9). A festa da torcida teve início às 9h da manhã e chegou ao fim por volta das 15h, quando a carreta chegou à sede do clube, no Pici.
Os tricolores se concentraram na Avenida Virgílio Távora desde o começo da manhã. Enquanto isso, os jogadores realizavam o último treino da semana no Pici e só depois foram liberados para o evento para comemorar o 40º título estadual - e torcedores se aglomeravam no ponto inicial do trajeto.
Por volta de 13h, após uma colisão de veículos no cruzamento das Avenidas Virgílio Távora e Antônio Sales ser contornado, o trio e o carro do Corpo de Bombeiros, que levavam jogadores, comissão técnica e dirigentes, partiram em direção ao estádio Alcides Santos, seguindo o percurso por vários bairros da Capital.
Com a presença do presidente Jorge Mota e outros dirigentes, os torcedores puderam ver de perto da taça do título. Bastante animados, os atletas campeões também participaram da carreata, assim como o técnico Marcelo Chamusca. A animação e a comemoração dos tricolores marcaram o trajeto, que não teve incidentes ou problemas. Às 15h, a carreata chegou ao Pici, e os atletas foram liberados.
Após a conquista do Estadual, o Tricolor já pensa na estreia na Série C, diante do Icasa, no próximo dia 17, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Antes disso, faz o jogo de volta contra o Coritiba, na quarta-feira (13), às 22h, no Couto Pereira, pela segunda fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, o Leão venceu por 2 a 1 e tem a vantagem do empate para avançar no torneio.
Diário do Nordeste

Por Série A, Ferroviário não pode pensar em perder para Uniclinic

Ferroviário x Crateús Série B cearense PV (Foto: Tati Alencar/TV Verdes Mares)Ferroviário pode dar adeus ao sonho de voltar à elite (Foto: Tati Alencar/TV Verdes Mares)
Quando foi rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense, o Ferroviário entrou como favorito na competição para conquistar o acesso. No entanto, o que se viu em campo foi um time sem base, com mais derrotas e que, aos poucos, foi ficando longe das primeiras posições. A quatro rodadas do fim da primeira fase da Segundona, o Tubarão da Barra corre o risco de zerar suas chances de ainda brigar pelo acesso.

O Ferrão visita o Uniclinic no Antônio Cruz, neste sábado. Com 21 pontos, em quinto lugar na tabela, o time da Barra do Ceará pode se complicar se perder. Caso Tiradentes e Maracanã (líder e vice-líder) vençam seus compromissos contra América-CE e Barbalha, respectivamente, o Tubarão da Barra não pode pensar em resultado negativo, pois ficaria de fora - de vez - da briga pelo acesso.

Entenda. Tiradentes e Maracanã têm, cada, 28 pontos. Em caso de vitória, iriam a 31. Com 21, o Ferroviário teria apenas três jogos pela frente para tirar os dez pontos de diferença, o que deixaria o Ferrão de fora da briga.

Sem preocupações, Tiradentes e Maracanã estão empatados na liderança da Segundona. As duas equipes são as favoritas para conseguir o acesso e voltar à elite do Cearense em 2016. Enquanto o Maracanã tem compromisso já neste sábado, o Tigre da Polícia Militar joga somente no domingo, em casa.
Confira os jogos da rodada

SÁBADO
Uniclinic x Ferroviário - Antônio Cruz - 15h30
Maracanã x Barbalha - PV - 16 horas

DOMINGO
Crateús x Crato - Juvenal Melo - 16 horas
Tiradentes x América - PV - 16 horas
Itapajé x Nova Russas - Vieirão - 16 horas
Por Fortaleza, CE

Em partida pouco inspirada, Ceará perde por 1 a 0 para o Paraná, em Curitiba, na abertura da Série B do Brasileiro

Image-0-Artigo-1850535-1
Time alvinegro, que sentiu bastante as ausência de Magno Alves e Ricardinho, não atuou bem e viu o tricolor paranaense com mais disposição para conquistar a vitória na estreia na Segunda Divisão Nacional
FOTO: FELIPE ROSA / TRIBUNA DO PARANÁ
Não foi a estreia que o torcedor do Ceará esperava. Considerado um dos favoritos ao acesso após o título da Copa do Nordeste, o Alvinegro não começou bem a Série B, amargando derrota por 1 a 0 para o Paraná, ontem à noite, em Curitiba (PR), na abertura do certame nacional.
Sentindo bastante as ausências de Magno Alves, que foi para o Fluminense, e de Ricardinho, contundido, o Vovô fez uma partida bem abaixo do que pode apresentar. O time foi pressionado desde o início pelo limitado Paraná - em processo de reformulação após as eliminações no Estadual e Copa do Brasil - e pouco levou perigo à meta paranista para sair com a vitória na estreia.
Para piorar, ainda no primeiro tempo o Vovô perdeu dois jogadores importantes por contusão. Primeiro, o lateral-direito Tiago Cametá deixou o gramado para a entrada do volante Everton, que atuaria improvisado. Logo depois, foi a vez do goleiro Luís Carlos - após pancada na cabeça - deixar o gramado para a entrada de Tiago Campagnaro.
Entre as duas perdas, o Ceará sofreu o gol: aos 30 minutos, Eder fez boa jogada e cruzou para Henrique finalizar de letra e marcar um golaço.
O jogo já era truncado e faltoso - 11 cartões amarelos foram distribuídos em toda partida - com as alterações forçadas, o Ceará piorou em campo.
Mesmo buscando o gol do empate na etapa final na base das transpiração, o Ceará pouco criou e quando ensaiava uma pressão, Everton foi expulso.
A inferioridade numérica esfriou a pressão alvinegra, com o Paraná segurando a vitória sem problemas. Na terça-feira, 12, o Ceará joga pela Copa do Brasil, fora de casa, contra o América/MG. Já pela Série B, encara o Atlético/GO, no dia 16, no PV.
Vladimir Marques
Repórter

Diário do Nordeste

Sampaio Corrêa confirma Léo Condé, ex-Caldense, como novo treinador

Técnico Léo Condé pode ganhar desfalque na lateral-direita da Caldense para primeiro jogo decisivo (Foto: Régis Melo)Na Caldense, Léo Condé chegou até a final do Mineiro de maneira invicta (Foto: Régis Melo)
Acabou o suspense. O Sampaio anunciou seu novo treinador para a caminhada no Campeonato Brasileiro da Série B. O nome é o de Léo Condé, vice-campeão mineiro com a Caldense este ano.
Léo Condé tem 37 anos e além da Caldense acumula passagens no futebol mineiro, como no Tupi e Ipatinga. O treinador também trabalhou no futebol carioca, quando comandou o Nova Iguaçu.
O GloboEsporte.com já havia antecipado que o treinador era o favorito para assumir o cargo, que foi deixado por Oliveira Canindé após a derrota, na final do Estadual, para o Imperatriz. Na oportunidade, Léo Condé chegou a afirmar que a tradição da equipe  maranhense pesava bastante para o acerto.
Léo Condé se encontra com a delegação do Sampaio somente em São Paulo, onde o Tricolor tem compromisso pela Copa do Brasil, contra o Palmeiras, nesta terça. Antes, a Bolívia Querida, ainda sob o comando interino de Arlindo Maracanã, estreia no Brasileiro da Série B, contra o Vitória, em Salvador-BA, neste sábado.
A direção do Sampaio e Léo Condé ainda irão definir se o treinador já assume a equipe na partida contra o Palmeiras ou somente observa das arquibancadas. Condé desembarca em São Paulo nesta segunda-feira.
Com a chegada do novo treinador é aguardado no Sampaio o anuncio de mais reforços. A direção também espera uma avaliação de Condé quanto a uma lista de dispensa.
Por São Luís, MA

Iluminação pública aumentou 4,3%

Image-0-Artigo-1850063-1
Um consumidor residencial, por exemplo, que utiliza 105 KWh no mês, terá uma alíquota de 2,52%, o que irá gerar uma taxa de R$ 10,71 de CIP
FOTO: MIGUEL PORTELA
A tarifa de energia elétrica tem sido, ao longo deste ano, um dos maiores vilões da inflação no País, com altas ocasionadas tanto pelos reajustes e revisões tarifárias das concessionárias, como pela introdução do sistema de bandeiras tarifárias. Para o consumidor de Fortaleza, esta elevação também trouxe outro peso para o bolso, gerado pelo aumento da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que tem seu valor indexado ao da tarifa de energia elétrica. No último dia 22 de abril, a contribuição teve uma alta de 4,3%. Vale lembrar que a CIP já tinha tido um aumento de 50%, neste ano.
O dia 22 de abril foi quando a revisão tarifária da Coelce passou a vigorar (com índices provisórios), com um efeito médio ao consumidor de 11,69%, sendo de 22,74% para os consumidores de alta tensão (indústrias) e 7,15%, para aqueles de baixa tensão (residenciais).
"O governo federal que determina o aumento das tarifas de energia elétrica. A CIP é indexada ao valor do módulo de energia, é um percentual sobre o mesmo, de acordo com alíquota definida em dezembro de 2013. Portanto, se a tarifa de energia sobe, a CIP também sobe", explica o auditor da Secretaria de Finanças do Município (Sefin), Francisco José Gomes, que participou da elaboração do Código Tributário Municipal.
Valor
Esse módulo de energia, que é a tarifa repassada ao Município para a cobrança da CIP, passou de R$ 407,28 para R$ 424,81. Sobre este valor, são aplicadas 12 alíquotas diferentes, que se diferenciam de acordo com o consumo de energia dos consumidores residenciais ou não residenciais. Um consumidor residencial, por exemplo, que utiliza 105 KWh no mês terá uma alíquota de 2,52%, o que irá gerar uma taxa de R$ 10,71, de CIP. De fevereiro para cá, a CIP já sofreu um reajuste de 56,5%. Até o dia 2 de março, o valor do módulo era de R$ 271,40, sendo então elevado em 50%.
Faixas
A menor faixa de consumo é a que vai de 0 a 30 KWh, cobrada somente aos não-residenciais. Até 70 KWh, contudo, os consumidores residenciais têm isenção. Desta forma, o menor valor cobrado pela CIP é para consumidores residenciais na faixa de 31 a 100 KWh (pagando somente aqueles entre 71 KWh e 100 KWh), que tem um índice de 1,07% sobre o valor-base, o que dá um valor de R$ 4,55. Já o valor mais alto é pago por consumidores não residenciais na faixa superior a 2.000 KWh. Como pagam 85,49% sobre o valor de referência, a contribuição a ser efetuada é de R$ 363,17.
Aplicação
O titular da Coordenadoria de Especial de Iluminação Pública da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Alfredo Serejo, afirma que os valores arrecadados pelo Município através da CIP são investidos na manutenção e no pagamento do consumo do parque de iluminação pública. Neste ano, a prefeitura lançou o programa Ilumina Fortaleza, que pretende trocar, até o ano que vem, 40 mil pontos de luz, dos atuais 186 mil existentes na Capital.
"Nós iremos substituir a luz amarela e velha por luzes brancas, que iluminam mais, gerando mais segurança. Até o fim do ano, deveremos trocar 20 mil pontos, sendo 55% deles nas regionais V e VI. Também iremos reforçar a iluminação em torno dos postos de saúde, escolas municipais, pontos de ônibus e faixas de pedestres", informa Alfredo Serejo.
Sérgio de Sousa
Repórter
Diário do Nordeste