7 de maio de 2017

Grupo fica perdido na Chapada do Araripe e é resgatado por helicóptero da Ciopaer no meio da mata

Resultado de imagem para Grupo fica perdido na Chapada do Araripe e é resgatado por helicóptero da Ciopaer no meio da mata
Quatro pessoas foram resgatadas na tarde deste domingo (7) na Chapada do Araripe, no município de Crato, no Sul do Ceará. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), duas mulheres e dois adolescentes saíram - no início da manhã deste domingo - para fazer uma trilha em uma reserva ecológica da região, quando ficaram perdidas em área fechada de mata atlântica.

Uma das mulheres conseguiu sinal de celular e ligou para o marido - que estava no Crato - relatando o ocorrido. O helicóptero da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Cariri, situada na cidade de Juazeiro do Norte, decolou e seguiu até a região onde iniciou as buscas. As vítimas - duas mulheres de 45 e 59 anos; e dois jovens de 17 e 18 anos, foram resgatados por volta das 13 horas, na localidade de Granjeiro.


A equipe da Ciopaer utilizou de uma técnica conhecida por McGuire, na qual um tripulante usa de equipamentos para transportar os resgatados até um ponto seguro. Essa ação é realizada em locais, que devido às particularidades do terreno, impossibilitam o pouso da aeronave. O grupo não sofreu ferimentos e passa bem.

Com informações do G1 Ceará

Emmanuel Macron é eleito presidente da França

Resultado de imagem para Macron eleito
Os franceses escolheram neste domingo (7) o centrista Emmanuel Macron para dirigir o país nos próximos cinco anos. Ao derrotar a líder da extrema-direita Marine Le Pen, o ex-ministro da Economia se torna, aos 39 anos, o mais jovem presidente da história da França.
Cerca de 47 milhões de eleitores foram convocados a decidir entre Marine Le Pen, e Emmanuel Macron, aparecia como favorito em todas as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno. De acordo com os primeiros resultados, o ex-ministro da Economia obteve 65.1 % dos votos, contra 34,9% 

Depois de uma eleição concorrida, marcada por escândalos e que terminou com a eliminação dos principais partidos tradicionais franceses no primeiro turno, os franceses elegeram o oitavo presidente da chamada V República (iniciada em 1958). A escolha dos dois candidatos para o segundo turno revela um descontentamento do eleitorado francês com a política tradicional.

O chefe de Estado é eleito na França por sufrágio universal direto, em votação uninominal majoritária em dois turnos, por um mandato de cinco anos, renovável uma vez. Para ser eleito, deve obter a maioria absoluta dos votos expressos em um ou dois turnos, independentemente da taxa de participação.
O voto em branco, que permite expressar uma rejeição das opções propostas, não é reconhecido na França. Desde a promulgação de uma lei em 2014, esses votos são contados separadamente dos votos nulos e somados como tal na ata de cada colégio eleitoral, mas não são tidos em conta no cálculo dos votos expressos.
Por RFI
Com informações da Carta Capital