12 de abril de 2015

Nos braços da torcida, Bahia vence o Sport e avança para final do Nordestão

Às vezes, a técnica não basta. Em determinados casos, vontade e a raça são insuficientes para vencer partidas. Existem ocasiões em que a torcida é quem conduz o time na direção dos objetivos que precisam ser alcançados. E neste domingo, o torcedor do Bahia mostrou que, se for preciso, está disposto a carregar toda a equipe nas costas para ficar com o título da Copa do Nordeste. Empurrado por mais de 40 mil pessoas na Arena Fonte Nova, o Tricolor venceu o Sport de virada por 3 a 2 e garantiu a vaga para a final do torneio regional.

A festa da torcida do Bahia começou antes mesmo de a bola rolar. As arquibancadas foram coloridas por balões e o hino tricolor era executado a todo momento. O barulho não cessou nem mesmo quando Diego Souza e Renê, em falha de Douglas Pires, marcaram para o Sport. E a celebração ficou completa com Souza, que marcou os três do time baiano. 
Na decisão da Copa do Nordeste, o Bahia enfrentará o Ceará, em partidas marcadas para os dias 22 e 29 deste mês. Antes o Tricolor enfrentará o Nacional-AM pela Copa do Brasil e a Juazeirense pelas semifinais do Campeonato Baiano. O Sport também terá compromissos pelas duas competições. Encara o Cene pelo torneio nacional e o Salgueiro pelas semifinais do Pernambucano.
Bahia x Sport Copa do Nordeste (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Bahia venceu o Sport de virada na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)



Por Thiago Pereira
Salvador

Fortaleza apenas empata com o Icasa e se classifica para a final do Cearense de 2015

Fortaleza x Icasa
Partida foi equilibrada e recheada de chances desperdiçadas
FOTO: BRUNO GOMES
Em uma partida muito movimentada, com muitas chances de gol perdidas e expulsões,Fortaleza e Icasa ficaram apenas no empate sem gols, neste domingo (12), na Arena Castelão. O resultado classifica o Leão do Pici para a final do Campeonato Cearense 2015, que dá direito a vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2016.
O Tricolor de Aço foi superior na primeira etapa e pecou novamente no ataque, perdendo oportunidades na cara do gol, com Cassiano, Tinga, mais de uma vez, e Lúcio Maranhão. O Verdão do Cariri também assustou com Diego Ceará, também em dois lances, e Alan.
No final da primeira etapa, Núbio Flávio ia sair na cara de Deola mas foi derrubado pelo zagueiro Lima, que foi punido com o cartão vermelho, ficando de fora da primeira partida da final. Quem também estará suspenso é Vinícius Hess, que levou o terceiro cartão amarelo na competição.
Precisando vencer por mais de um gol de diferença, o Icasa não soube aproveitar a chance que teve nas mãos. Aos 9 minutos da etapa final, Da Silva agrediu Everton na lateral do campo e também foi expulso, deixando as equipes com o mesmo número de jogadores: 10 para cada lado.
Éverton e Lúcio Maranhão, pelo lado tricolor, e Lucas Batatinha e Núbio Flávio, pelo alviverde, ainda tentaram tirar o zero do placar, mas pararam em Rodolpho e Deola.
O Fortaleza espera o vencedor de Ceará x Guarani de Juazeiro (que jogam pela segunda vez no próximo sábado, 18, pela outra perna da semifinal) na decisão do Campeonato Cearense.
Diário do Nordeste

Campinense Clube - 100 anos de conquistas e vitórias.

Quando o relógio marcar 9h deste domingo, quase toda Campina Grande vai ouvir a festa dos 100 anos do Campinense Clube. É que a agremiação rubro-negra, fundada em 1915 para reunir a alta sociedade da Rainha da Borborema, vai comemorar com muito foguetório a passagem do seu aniversário. Fogos que serão concentrados no Estádio Renatão. Mas a diretoria pediu ao longo da semana que os raposeiros soltem, no mesmo horário, fogos de suas próprias casas, com o objetivo de levar a festa para toda a cidade.
Estádio Renatão, Centro de Treinamento do Campinense (Foto: Rammom Monte / Globoesporte.com/pb)Estádio Renatão vai ter manhã de fogos para abrir o centenário (Foto: Rammom Monte / Globoesporte.com/pb)

As comemorações, na verdade, começaram na sexta-feira. Líderes do atual elenco, o goleiro Glédson e o volante Negreti, visitaram a Escola Municipal Marizete Raposo Nascimento, no Povoado do Jenipapo, município de Puxinanã.
Também na sexta, só que à noite, na Paróquia de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, foi celebrada uma missa em ação de graças.
Já no final da manhã do sábado, ao som de muito pagode, no Calçadão da Cardoso Vieira, a torcida raposeira agitou o centro de Campina numa espécie de prévia para o dia do centésimo aniversário do clube aristocrático.
O ponto alto da festa do centenário do Campinense, no entanto, será na tarde deste domingo, no Estádio Amigão. Com uma boa expectativa de público, uma vez que a diretoria reservou os ingressos do programa Gol de Placa para estudantes das redes municipal e estadual de ensino, a Raposa encara o Lucena pela 13ª rodada do Campeonato Paraibano.
A vitória, além de servir como a cereja do bolo rubro-negro, colocará o time do técnico Francisco Diá no G-4 do estadual.
Mas a bola rola antes. às 14h acontece a preliminar. Craques de um passado recente da Raposa vão voltar a desfilar no gramado do Amigão. Dois times, divididos entre os Amigos de Roberto Michele e os Amigos de Adelino, vão se enfrentar para matar as saudades dos raposeiros. Eles foram campeões e artilheiros do Campinense nos Campeonatos Paraibanos de 1993 e 2004, respectivamente.
Estádio Amigão em Campina Grande (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Estádio Amigão vai ser o palco dos jogos da tarde (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)
Com 18 títulos estaduais, uma taça da Copa do Nordeste, dentre outros títulos, a Raposa chega ao seu centenário tendo o empresário William Simões como presidente. Ele está no cargo desde 2011.
Reeleito no final de 2013, o dirigente disse que se sente honrado em representar o clube que torce em uma ano tão especial.
William Simões, presidente do Campinense (Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com)William Simões, presidente do Campinense no ano do centenário: "É um momento único"
(Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com)
- É preciso muito amor, muita disposição e dedicação para administrar um time de futebol da envergadura do Campinense. As dificuldades são muitas, mas a história mostra que as conquistas do Campinense sempre são suadas mesmo. Fico feliz de, na condição de presidente, dizer que tenho serviços prestados ao clube e espero que eu possa contribuir ainda mais com essa agora centenária instituição. É um momento único. Espero também que todos os raposeiros comemorem bastante esse dia e que tenhamos outras tantas glórias nos próximos cem anos - discursou William.
Ainda em abril, conforme planejamento do Conselho Deliberativo, o clube deve promover uma solenidade para encerrar as comemorações do mês do centenário. Provavelmente o evento será realizado no Teatro Municipal Severino Cabral e homenageará antigos ídolos da Raposa e torcedores ilustres.
Outra providência anunciada pelo presidente William Simões para o ano do centésimo aniversário do clube é o lançamento de uma campanha para venda de novos títulos patrimoniais.
Por Campina Grande








Grêmio vai à serra para iniciar disputa da semifinal contra o Juventude

Dois dos times que melhor se defendem no Rio Grande do Sul começam, neste domingo, a decidir uma vaga na final do Campeonato Gaúcho. Juventude e Grêmio se enfrentam no Alfredo Jaconi em um duelo que promete muita disputa e poucos espaços para ambos os ataques. A partida está marcada para as 16 horas (de Brasília).

A arrancada do Juventude rumo à classificação teve a marca da mudança de esquema. Após começar mal o estadual, chegando a frequentar a zona de rebaixamento, o Ju se reabilitou quando o técnico Picoli passou a utilizar o time num sistema 3-6-1, que robusteceu o time defensivamente. Um empate sem gols com o Grêmio na Arena e uma vitória por 1 a 0 sobre o Inter em Caxias do Sul (única derrota colorada até aqui no estadual) fizeram parte da campanha de recuperação.

Nos últimos jogos, porém, a marca da equipe serrana tem sido a ofensividade. A classificação foi garantida com uma goleada de 6 a 1 sobre o Aimoré, domingo passado. Na quinta, o Papo não tomou conhecimento do Ypiranga e fez 2 a 0 em pleno Colosso da Lagoa, chegando às semifinais embalado.

O Grêmio, por sua vez, sofreu uma queda de desempenho nos últimos dois jogos, quando não passou de empates com São José e Novo Hamburgo. O 1 a 1 da última quinta forçou uma dramática decisão por pênaltis, na qual o goleiro Marcelo Grohe, com duas defesas, salvou o Tricolor. Ainda assim, a equipe de Luiz Felipe Scolari está há 12 jogos sem perder na temporada.

Para a partida deste domingo, o principal desfalque segue sendo Cristian Rodríguez. O uruguaio já está recuperado de lesão muscular, mas o clube toma cuidado para curar o problema completamente, tentando evitar o risco de um agravamento da contusão. Cebolla talvez seja opção para a partida de volta, no próximo fim de semana, na Arena.

O meia Giuliano, com dores na panturrilha, acabou substituído em meio ao jogo com o Novo Hamburgo, mas deve começar a partida. No ataque, a dúvida é de ordem técnica: mais uma vez, Yuri Mamute entrou no lugar de Braian Rodríguez e obteve melhor rendimento que o uruguaio. Felipão gostou do que viu do garoto, que sofreu um pênalti e cavou uma expulsão no jogo da última quarta.

"Há pouco conversei com o presidente e disse que temos que conversar a respeito do Mamute. Ele é titular com 18 ou 19 anos, e merece um respeito maior por nós do clube. Respeito maior é valorizar financeiramente. Ele tem uma dedicação fantástica", disse Scolari, após o empate com o Anilado e a dramática classificação.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GRÊMIO


Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 12 de abril de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro:Daniel Bins
Assistentes:Maurício Penna e Lúcio Flor

JUVENTUDE: Aírton; Héverton, Pereira e Diogo; Lucas, Vacaria, Alan Schons, Wallacer e Duda; Douglas e Brenner
Técnico: Picoli

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 IG

Fluminense vence Botafogo por 2 a 1 e reverte vantagem na semi do Carioca

Fluminense x Botafogo  -  11/04/2015
O Fluminense deu um passo importantíssimo para a sua classificação às finais do Campeonato Carioca. Na noite deste sábado, 11, no Maracanã, os tricolores bateram o Botafogo por 2 a 1 no primeiro jogo das semifinais. Fred, que marcou os dois gols da vitória, se isolou na artilharia da competição com 11 tentos. Mas não foi só isso. O capitão tricolor assumiu o posto de sexto maior goleador da história do Flu, com 150 gols. Em números gerais de sua carreira profissional, o camisa 9 já balançou as redes adversárias 301 vezes.
O segundo jogo das semifinais está marcado para as 18h30 do próximo sábado, 18, também no Maracanã. Por conta deste primeiro resultado, o Tricolor tem a vantagem de passar de fase com um empate no próximo confronto.
Comunicação institucional FFC
Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

Veja picape de gelo e mais carros curiosos construídos pelo mundo

120 km/h
O carpinteiro indiano Mohinder Singh Lotay construiu um carro de madeira em Patiala, na Índia. Ele gastou 400 mil rúpias indianas (R$ 20,3 mil) na construção do veículo, que pode atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e faz 16 quilômetros por litro.

Mohinder Singh Lotay (dir) exibe ao lado do filho Amandeep Singh Lotay o carro de madeira (Foto: AFP)Mohinder Singh Lotay (dir) exibe ao lado do filho Amandeep Singh Lotay o carro de madeira (Foto: AFP)
'Carro minúsculo'
O chinês Xu Zhiyun construiu um minicarro em Xangai, na China. O veículo mede 60 centímetros de comprimento, 35 centímetros de altura e 40 centímetros de largura.  Zhiyun usa o minicarro, que conta com um motor de 77 cavalos, para ir trabalhar.

Xu Zhiyun, de 60 anos, construiu um minicarro em Xangai (Foto: Aly Song/Reuters)Xu Zhiyun construiu um minicarro em Xangai (Foto: Aly Song/Reuters)
Carro elétrico
O chinês Liu Fulong construiu um carro elétrico feito de madeira em Shenyang, na província chinesa de Liaoning. O carro criado pelo inventor chinês pesa mais de 200 kg, alcança uma velocidade máxima de até 30 km/h e pode viajar 20 km após ser recarregado.

Liu Fulong criou um carro elétrico feito de madeira (Foto: China Daily/Reuters)Liu Fulong criou um carro elétrico feito de madeira (Foto: China Daily/Reuters)
"Formato esquisito'
O chinês Yu Jietao virou sensação em Guangfeng, na província de Jiangxi, após construir um carro de madeira. Yu gastou mais de 100 mil iuanes para idealizar o veículo, que mede 4  m de comprimento, 1,5 m de largura e pode alcançar 30 km por hora.

Yu Jietao, de 26 anos, construiu carro de madeira (Foto: Reuters)Yu Jietao construiu carro de madeira (Foto: Reuters)
Jipe de madeira
O carpinteiro chinês Liu Fulong construiu um veículo elétrico de madeira em Shengyang, na província de Liaoning. Liu demorou quatro meses e gastou cerca de 20 mil iuanes na construção do jipe, que pode ser equipado com mísseis e um radar.

Veículo mede 2,5 metros de comprimento, 1,3 metro de largura e pesa mais de 350 quilos (Foto: AFP)Veículo mede 2,5 metros de comprimento, 1,3 metro de largura e pesa mais de 350 quilos (Foto: AFP)
Picape de gelo
Com o objetivo de entrar para o Guinness, uma empresa canadense contratou uma equipe de escultores e construiu uma picape de gelo. Foram usadas cinco toneladas de gelo para montar o corpo da caminhonete.

Empresa canadense construiu picape de gelo  (Foto: Reprodução/YouTube/Canadian Tire)Empresa canadense construiu picape de gelo (Foto: Reprodução/YouTube/Canadian Tire)

Do G1, em São Paulo

Sem verba federal, projetos do Governador Camilo Santana estão ameaçados

Image-0-Artigo-1833062-1
Camilo Santana sofre as consequências de ser aliado da presidente Dilma e não poder contar com sua ajuda para repetir o Governo do antecessor
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O governador Camilo Santana (PT), pela responsabilidade do cargo e as amarras de fazer um Governo de continuidade, além de ser aliado e do mesmo partido da presidente da República, teria que ser parcimonioso, como foi, nas entrevistas concedidas sobre os 100 dias da sua administração. Camilo experimenta uma das maiores dificuldades de um chefe do Executivo cearense nas últimas décadas, sem perspectivas alvissareiras, a curto prazo, sobretudo em face do caótico quadro econômico e político nacionais.
Em 16 de novembro do ano passado, neste espaço, escrevemos: "O novo governador, em 2015, vai precisar, e muito, da ajuda da presidente Dilma para, mesmo em ritmo mais lento que o atual (referíamo-nos à gestão anterior), sequenciar as ações governamentais. Ele já fez chegar ao conhecimento da presidente da necessidade da ajuda. É possível até que ele conte com a boa vontade da sua correligionária, mas tudo dependerá, também, da situação econômica nacional, lamentavelmente de perspectivas sombrias". A presidente, realmente, demonstrou boa vontade, mas nada tem a oferecer. Ao contrário. Sequer está entregando o prometido quando Cid era o governador.
Sereno, Camilo não externa a angústia que experimenta por conta dessa realidade nacional, extensiva a toda e qualquer administração pública, nas suas diversas esferas de Poder, nos estados e municípios. Ele apostou e fez o eleitorado crer, na possibilidade de governar o Ceará investindo como o antecessor fizera, contando, para isso, como Cid contou, com uma substanciosa ajuda federal. Qual nada. Perspicaz, antes mesmo de assumir o mandato, ele sentiu o nascer de um outro quadro, adverso daquele pintado até o final do mês de outubro, quando ganhou a eleição.
E ele lançou a ideia da criação de um imposto, tendo como modelo a antiga CPMF, que acabou resultando frustrada, somando um certo desgaste pessoal. Era o horizonte vislumbrado para manter o custeio da Saúde cearense, deveras elevado com o funcionamento de três grandes hospitais regionais e outros equipamentos construídos antes de sua posse.
Convênios
E mais, o calor da campanha o fez se comprometer em construir dois novos grandes hospitais, sendo um deles na Região Metropolitana, que, por sinal, será construído e administrado por um consórcio de empresas privadas dentro do esquema de Parcerias Público Privada - PPPs.
O abrupto anúncio da não construção da Refinaria Premium II, poucos dias após a sua posse, indiscutivelmente foi, pessoalmente, deveras frustrante, e politicamente muito impactante, pois sepultou expectativa de vir a ter o governo petista cearense a devida atenção do petista nacional. Além disso e para ampliar o desgaste, o próprio Governo estadual contribuiu para ampliar o desgaste anunciando um pedido de audiência com a presidente para tratar da questão, o que acabou não acontecendo.
O Ceará, nos pouco mais de três meses do atual Governo está fazendo o dever de casa, mas este não garante ao governante ter uma data para iniciar o cumprimento das promessas feitas na campanha: contratar milhares de profissionais para a área de Saúde, construir outros equipamentos hospitalares, de Educação, e aumentar os salários dos policiais. A propósito, o Estado gastou 53% da sua Receita Corrente Líquida com pagamento de pessoal em 2014, o correspondente a R$ 8,8 bilhões.
É muito pequena a sobra de recursos para investimentos. As limitações próprias de um Estado pobre como somos, não permitem avançar sem ser ajudado substancialmente pela União. Esta, pelas razões já conhecidas, está impossibilitada de, inclusive, cumprir os compromissos que tinha assumido para o financiamento parcial de obras estruturantes. O atraso na liberação dos muitos milhões de reais de convênios firmados com este Estado e a paralisação parcial ou não das construções, só desgastes geram ao governador.
Fim de férias
O Ex-governador Cid Gomes vai para os Estados Unidos, dia 17. Há quem admita que ele esteja retomando os contatos anteriores para passar uma temporada por lá, senão fazendo o mesmo trabalho anteriormente imaginado, no Banco Mundial, mas numa outra atividade, também de visibilidade.
Edison Silva
Editor de Política

Diário do Nordeste

Presidentes dos EUA e Cuba conversam pela primeira vez em mais de 50 anos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, realizaram neste sábado (11) um encontro histórico durante a Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, o primeiro entre presidentes dos dois países em mais de meio século, de acordo com jornais internacionais.
A reunião entre os líderes simboliza a reaproximação e retomada do diálogo entre os dois países, encerrando décadas de tensão política e disputa ideológica.
O último encontro frente a frente aconteceu entre os presidentes Dwight Eisenhower, dos EUA, e Fugencio Batista, de Cuba, em 1956, em outra cúpula das Américas no Panamá, antes da revolução cubana, de acordo com o site do jornal "USA Today". Em 1959, o então vice-presidente dos EUA, Richard Nixon, e Fidel Castro se encontraram, destacou a "CNN".
'Guerra Fria acabou', diz Obama
Em coletiva de imprensa após o encontro, Obama disse que a conversa com Castro foi "cândida e frutífera" e que o encontro pode ter sido um "divisor de águas" na história entre os dois países. Ele afirmou também que tem o apoio "da maioria" para sua política envolvendo Cuba nos EUA.

"Temos que estar certos de que Cuba não é uma ameaça para os EUA", disse o presidente norte-americano a jornalistas. "Parte da mensagem aqui é que a Guerra Fria acabou", completou, afirmando que os EUA não estão no negócio da "mudança de regime".
Obama disse ainda que deve haver maneiras de avançar no acordo nuclear com o Irã para "satisfazer o orgulho iraniano", mas também para alcançar objetivos fundamentais", e reforçou que ainda haverá "duras negociações" sobre o assunto.
O presidente norte-americano descreveu o encontro como "histórico" e acrescentou que continuará pressionando Cuba sobre o tema de direitos humanos. Anunciou ainda que as conversas e esforços estão focados em reabrir as embaixadas em ambos os países.
Os dois sentaram-se lado a lado em uma pequena sala de conferências, com um clima cordial, mas de negócios. Cada um acenou e sorriu para alguns dos comentários feitos pelo outro, em breves declarações a jornalistas.
Lista de apoio ao terrorismo
Em coletiva após o encontro, Obama afirmou que ainda não decidiu se vai retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo, onde está incluída desde 1982.

A eventual retirada da lista negra seria um importante passo simbólico, depois que os dois países anunciaram uma aproximação diplomática em dezembro para colocar fim a meio século de inimizade.
Para retirar Cuba da lista de patrocinadores de terrorismo, o departamento de Estado deve comprovar que o país caribenho não participou ou apoiou atividades terroristas nos últimos seis meses, e que o governo cubano se compromete que não o fará no futuro.
O presidente dos EUA  Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade do Panamá (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta o presidente de Cuba, Raúl Castro, durante encontro na Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)
'Nova era no Hemisfério'
Mais cedo, Obama disse em discurso no encontro que seu país não ficará preso ao passado e que as mudanças na política entre os EUA e Cuba "abrem uma nova era no Hemisfério".

“Os EUA não ficarão presos ao passado. É a primeira vez que em mais de meio século que serão restabelecidas formalmente as relações diplomáticas", disse Obama, que considerou histórico o fato de estar sentado numa mesma mesa com o presidente de Cuba, Raúl Castro

"Penso que não é segredo que continuarão existindo diferenças entre nossos países (...) mas acredito que se conseguirmos seguir esse movimento adiante, serão criadas novas oportunidades (...) Nunca antes as relações com a América Latina foram tão boas", complementou o presidente norte-americano.

Durante seu discurso, Obama propôs US$ 1 bilhão para ajudar os países da América Central e anunciou que pretende impulsionar o intercâmbio entre estudantes da América Latina e a potência norte-americana.

 Castro: 'Obama está isento da culpa'
Assim que Obama terminou sua fala, o governante anfitrião, Juan Carlos Varela, anunciou a intervenção de Raúl Castro, o que arrancou aplausos de todos reunidos na plenária. O presidente cubano começou seu discurso dizendo que "já era hora de eu falar aqui em nome de Cuba", referindo-se à primeira participação de seu país na reunião de líderes americanos.

Em sua fala, Castro isentou Barack Obama da culpa de ações políticas contrárias à ilha que foram feitas por "dez antecedentes" do atual líder dos Estados Unidos. Ele afirmou que tem expressado "disposição ao diálogo" com Obama e chamou o governante dos EUA de "um homem honesto". Logo depois, pediu desculpas por sua emotividade em "defesa da revolução".
O presidente cubano exigiu dos EUA que seja resolvido o embargo comercial imposto em 1962 contra a ilha e ressaltou que seu governo aprecia a possível exclusão de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo. Ele acredita que a potência mundial vai decidir rapidamente sobre o tema e afirma que seu país "nunca deveria ter estado" nesta lista.
O irmão de Fidel Castro afirmou também que vê com bons olhos o fato de Obama considerar que a Venezuela "não é uma ameaça".
Dilma elogia reaproximação
A presidente Dilma Rousseff elogiou a reaproximação entre Cuba e Estados Unidos durante seu discurso na plenária e defendeu o fim do embargo norte-americano ao país caribenho.

Dilma defendeu que os países convivam com diferentes visões de mundo e que este século seja um período de paz e desenvolvimento para todos. "A VII cúpula inaugura uma nova era nas relações hemisféricas, na qual é uma exigência conviver com diferentes visões de mundo, sem receitas rígidas ou imposições", afirmou.
"Celebramos aqui agora a iniciativa corajosa dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de restabelecer relações entre Cuba e Estados Unidos, de pôr fim a este último vestígio da Guerra Fria na região que tantos prejuízos nos trouxe [...] Os dois presidentes deram uma prova do quanto se pode avançar quando aceitamos os ensinamentos da História e deixamos de lado preconceitos e antagonismos que tanto afetaram nossas sociedades", disse Dilma.
Ainda de acordo com Dilma, o Brasil está seguro de que outros passos serão dados, como o fim do embargo, "que há mais de cinco décadas vitima o povo cubano e enfraquece o sistema interamericano". Segundo a presidente, oportunidades deverão nascer nesse novo ambiente.
"Estamos seguros que outros passos serão dados, como o fim do embargo, que há mais de cinco décadas vitima o povo cubano e enfraquece o sistema interamericano. Aí, sim, continuaremos concluindo as linhas que pautarão nosso futuro e estaremos sendo contemporâneos de nosso presente [...]. Inúmeras oportunidades nascem desse novo ambiente", completou.
Do G1, em São Paulo

Por vaga na final e com casa cheia, Bahia e Sport duelam na Fonte Nova

O limite entre a felicidade e a tristeza poderá ser resumido em 90 minutos neste domingo para Bahia e Sport. Com a promessa de casa cheia, os dois times se enfrentam às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, para decidir a vaga para a final da Copa do Nordeste. No primeiro confronto, realizado na quarta-feira, Tricolor e Rubro-Negro empataram sem gols na Ilha do Retiro. A equipe que vencer neste domingo avança na competição. O empate com gols classifica o Sport. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
Na luta pela classificação, o Bahia contará com o apoio da torcida. Até a última sexta-feira, mais de 33 mil ingressos haviam sido vendidos para o confronto deste domingo. O público é o maior do ano em jogos do Tricolor. O time de Sérgio Soares também carrega a marca de não ter sido derrotado como mandante neste ano. Foram nove jogos em casa – incluindo o amistoso contra o Shakhtar -, com oito triunfos e um empate, aproveitamento de 92%.

Determinado a não ficar na retranca contra o Bahia, o técnico Eduardo Baptista pediu para que o Sport tentasse pressionar o Tricolor de Aço no campo adversário. Com o 0 a 0 na primeira partida, o treinador acredita que o Rubro-negro leva vantagem, uma vez que um gol obrigaria os baianos a marcarem, pelo menos dois.

A partida deste domingo terá arbitragem de Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro. Ele será auxiliado por Flavio Gomes Barroca e Vinicius Melo de Lima. 

Sport x Bahia Copa do Nordeste (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Bahia e Sport empataram sem gols na Ilha do Retiro (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Bahia: Sérgio Soares preferiu não revelar o substituto de Tiago Real, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para a partida deste domingo. Willians Santana, Tchô, Rômulo, Feijão e Yuri aparecem como opções para o técnico. A tendência é que o Bahia inicie o confronto com Douglas Pires; Tony, Thales, Titi e Patric; Wilson Pittoni, Rômulo (Wilians Santana) e Souza; Maxi Biancucchi, Kieza e Léo Gamalho.
Sport: tentando dar mais posse de bola ao meio de campo, Eduardo Baptista optou por escalar o volante Neto Moura na vaga de Mike. Com isso, o Sport vai para o jogo com Magrão; Vítor, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ronaldo, Neto Moura, Diego Souza e Élber; Samuel.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

BahiaTiago Real está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Jean está com a Seleção Brasileira Sub-20. Railan passou por cirurgia no joelho e só volta a jogar no segundo semestre.
Sportsuspensos, Wendel e Rithely estão fora da partida. Lesionado, Ewerton Páscoa também não jogará.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)



Bahia: Titi, Feijão, Rômulo, Kieza e Patric
Por Salvador

Em dia de Marinho, Ceará elimina o Vitória novamente e chega a sua segunda final consecutiva do torneio

jogo
Ricardinho teve calma e categoria para bater o pênalti que colocou o Alvinegro em mais uma decisão. Agora, a equipe comandada por Silas aguarda o vencedor do confronto entre Bahia e Sport, que será definido neste domingo
FOTO: AGÊNCIA ESTADO
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. O adágio passou a ser imensamente desejado pelos alvinegros a partir deste sábado. É que o Ceará conseguiu sua segunda classificação seguida para a decisão da Copa do Nordeste. E a qualificação veio contra o mesmo rival de 2014, o Vitória (também eliminado pelos alvinegros nas semi no ano passado e nas quartas em 2013), após empate em 2 a 2, no Barradão (Vovô tinha a vantagem do empate com gols, já que empatara em 0 a 0 na ida).
O clube cearense aguarda o resultado de Bahia x Sport (este seu algoz na decisão de 2014), que jogam hoje, às 16h, na Fonte Nova, para saber quem estará em seu caminho nas partidas dos dias 22 e 29 de abril.
No primeiro encontro, na última quarta-feira, 8, em Recife, houve empate em 0 a 0.
Diário do Nordeste

Fortaleza e Icasa duelam por um lugar na final do Estadual e para garantir vaga na Copa do Brasil e Nordestão de 2016

Chegou a hora. Vale vaga na final do Campeonato Cearense. Vaga que vale muito mais do que aparenta. Vale presença na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. E Icasa e Fortaleza sabem disso. A dupla entra em campo neste domingo (12), a partir das 16 horas, na Arena Castelão, no jogo de volta das semifinais do certame. 

Marcelo Chamusca sabe que tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença. Mesmo assim, vai mandar o Leão do Pici ao ataque. Sem Genílson, que sentiu um desconforto na coxa e virou dúvida, Max Oliveira deve herdar a vaga. No ataque, Cássio e Cassiano devem formar a dupla de frente do Tricolor. O primeiro deve ficar com a vaga de Lúcio Maranhão. O segundo é opção para a vaga do meia Daniel Sobralense, que é dúvida com dores na panturrilha.


Segundo os últimos treinamentos, o time que deve ir a campo contra o Icasa deve ser formado por: Deola; Tinga, Adalberto, Lima e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Pio e Éverton; Cassiano (Daniel Sobralense) e Cássio


Precisando da vitória por dois gols de diferença, Vladimir de Jesus vai mandar o Verdão do Cariri ao ataque. Rodrigo Vitor volta de suspensão e entra na vaga de Diego Paulista. Outra mudança é a entrada de Lucas Batatinha no lugar de Robert. Alan ficou fora dos últimos treinamentos, mas somente por precaução. O lateral é presença garantida no jogo de domingo. O desfalque fica pelo goleiro Tiago Rocha, cortado da relação do Verdão após discutir com o restante do elenco no último treinamento. Rodolpho fica com a vaga.

Com as mudanças, o Icasa deve ir a campo com a seguinte formação titular: Rodolpho, Alan, Charles, Ciro, Dieyson; Da Silva, Lima, Rodrigo Vitor; Lucas Batatinha, Diego Ceará e Núbio Flávio.
Vladimir de Jesus, Icasa, Romeirão (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)Vladimir de Jesus vai mandar time ao ataque contra o Fortaleza (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)

Por 
Fortaleza, CE