25 de julho de 2016

Nasa divulga incrível vídeo de 365 dias da Terra em 2 minutos


A Nasa divulgou na última quinta-feira um vídeo que mostra 365 dias de vida da Terra em 2 minutos. O pequeno filme foi realizado com mais de 3.000 fotografias tiradas do espaço. As imagens foram tiradas pela câmera Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC), do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). DSCOVR foi levado ao espaço em fevereiro de 2015 pelo foguete Falcon 9, da SpaceX.
Após o satélite chegar no Ponto Lagrange-1 (local do espaço onde as gravidades da Terra e do Sol se igualam e mantêm o satélite no lugar), a aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros da Terra, EPIC enviou sua primeira imagem (em 6 de julho de 2015). Nos 365 dias seguintes, a câmera capturou uma fotografia da nossa “casa” a cada duas horas para monitorar as mudanças em nosso planeta.
As imagens capturadas diariamente possibilitam aos pesquisadores de EPIC, liderados pelo cientista Jay Herman, analisar nossa vegetação e nuvens – como Herman explica no vídeo, ao monitorar as nuvens, eles conseguem identificar qual a temperatura do nosso planeta. De acordo com o pesquisador, portanto, observar mudanças nos padrões das nuvens ao longo do tempo é um importante fator para estudos das mudanças climáticas – e para proteger o nosso planeta.

Ao final do vídeo é possível visualizar a sombra causada pela passagem da Lua entre o Sol e a Terra, em março deste ano. Confira abaixo o incrível vídeo de um ano de vida da Terra em 2 minutos (em inglês):

Governo vai pagar 1ª parcela de 13º de aposentados em agosto

O governo publicou um decreto no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (25) em que estabelece para agosto o pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas. A parcela de agosto será correspondente a até 50% do benefício do mês. A  segunda parcela, ainda de acordo com o decreto, será paga junto com os benefícios de novembro.  
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em junho, já havia anunciado as datas do pagamento.
Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.
No ano passado, porém, em meio ao ritmo fraco da economia e a consequente queda da arrecadação, o governo, ainda sob o comando da presidente afastada Dilma Rousseff, só fez o pagamento da primeira parcela em setembro.
Antes dessa decisão, o governo havia anunciado que o pagamento do 13º salário daquele ano seria feito todo em novembro. Mas foi obrigado a recuar diante de protestos - o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a fazer a antecipação.
Por lei, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de novembro de cada ano.
"O 13º dos aposentados será pago no prazo ordinário. Vai ser como sempre foi, com exceção de 2015", disse Padilha na ocasião, após um reunião do grupo que discute uma proposta de reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.
Do G1, em Brasília

Voluntários começam a tomar vacina teste contra a dengue em Fortaleza

Voluntários em Fortaleza começaram, na manhã desta segunda-feira (25) a tomar as doses testes da primeira vacina brasileira contra a dengue. Neste primeiro dia, cinco pessoas devem ser vacinadas na capital cearense. O planejamento é de que cerca de 1,2 mil fortalezenses de 2 a 59 anos participem dessa etapa, que é a terceira e última fase antes que a vacina possa ser submetida à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para registro.

Os ensaios clínicos e acompanhamento dos voluntários ocorrem na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio, conduzidos pelo pesquisador Ivo Castelo Branco.

O assistente administrativo do HUWC, Marcos Aurélio Costa, foi um dos voluntários que recebeu a vacina nesta manhã. Ele conta que quis participar por ser "um momento único. Quando a vacina for realmente eficaz, vai ser gratificante ter participado", disse.
Fortaleza já tem aproximadamente 400 voluntários inscritos. O Ceará é o primeiro estado do Nordeste a receber os testes clínicos. Em todo o Brasil, serão 17 mil voluntários em 13 cidades.

Quem se voluntaria passa, inicialmente, por uma entrevista de cerca de uma hora com uma enfermeira, para ficarem cientes de toda a pesquisa. Em seguida, são encaminhados para exame médico, quando são observados testes vitais, histórico de doenças, inclusive se a pessoa já teve dengue. O voluntário é submetido ainda a exame de sangue, para saber se a pessoa está com dengue.

São convidadas a participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos.

Acompanhamento
Os participantes serão acompanhados por uma equipe médica pelo período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina.

Nos primeiros 28 dias após a vacinação, os voluntários devem registrar em uma espécie de diário tudo que sentirem, para que sejam observados efeitos colaterais.

A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês) e é produzida com vírus vivos, mas geneticamente enfraquecidos.

Do G1 CE