11 de junho de 2017

Fortaleza larga à frente, sofre a virada do Cuiabá e depois empata

Cuiabá e Fortaleza empatam na Arena Pantanal (Foto: Divulgação/Cuiabá E. C. )
O Fortaleza queria a liderança. O Cuiabá queria escapar da situação difícil. No fim, as duas equipes empataram em 2 a 2 neste domingo (11), na Arena Pantanal, na quinta rodada da Série C do Brasileiro. Hiago abriu o placar para o Leão do Pici, mas, dois minutos depois veio o empate do Cuiabá, com Rafael Estevam. Bruno Sávio marcou aos 44, mas Ronny empatou logo depois.


Com o empate, o Fortaleza soma 10 pontos no Grupo A na Série C do Brasileiro. O Cuiabá soma quatro pontos e está na lanterna do mesmo grupo da competição. Na sexta rodada, o Cuiabá enfrenta o Salgueiro no domingo (18), no Cornélio de Barros, às 16 horas. O Fortaleza encara o Sampaio Corrêa, às 18 horas, no Presidente Vargas, na mesma data.

Com informações do GloboEsporte.com,
Cuiabá, MT

Amizade, união, 'ressurgimento' e transparência: o Fortaleza por Girão

Luís Eduardo Girão, Presidente do Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Luis Eduardo Girão não quer exposição extrema. Sereno, ele assume o Fortaleza em uma situação que, segundo ele, inspira cuidados. Em 2017, o time não chegou sequer à decisão do estadual, foi desclassificado na copa do Nordeste e do Brasil. Girão é empresário e, além de ter o Tricolor do Pici como missão, também é o maior investidor em filmes e peças de teatro espíritas do País e tem uma rede de hotéis e uma empresa de segurança. Polivalente, quer reerguer o Fortaleza na base da união. Hoje com 44 anos, ele estará à frente até novembro de 2018.

- O Luís Eduardo que não é do futebol coloca a família em primeiro lugar. Para mim, é um desafio grande, porque estou muito distante da minha família (eles moram nos Estados Unidos), mas, ao mesmo tempo, ao lado do meu grande amigo de infância, o clube. E a minha família compreendeu. Isso é um aprendizado pessoal e eu espero cumprir essa tarefa, com a ajuda de Deus - afirma, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com/ce.

Luís Eduardo Girão afirma que o objetivo é ter "pés no chão". Assim, está será realizada auditoria trabalhista e financeira em três meses, para saber o déficit do Fortaleza. Após isso, segundo Girão, haverá transparência não apenas para os conselheiros atuais, como também para os torcedores, que terão acesso aos números pelo site oficial.

- Estamos estudando. O clube está sem receita, de cotas de televisão até 2019, que não faz jus. As rendas da final do estadual, da final da Copa do Brasil, da final da Copa do Nordeste não existiram. Nós precisamos estudar isso nestes 90 dias, com uma auditorial trabalhista e financeira também, queremos resolver. Queremos apresentar para o Conselho Deliberativo e patra ps torcedores assim no site - comenta.

Os torcedores, para Girão, são a base de sustentação e força no processo. Ele convoca para que todos ajudem no momento complexo. Além da ajuda de nomes fortes no clube, como Osvaldo Azin, Renan Vieira, Ribamar Bezerra, Marcello Desidério, Delfino Neto e Daniel Frota, ele busca mais patrocinadores para o Tricolor. Desidério cuidará do administrativo, e Paz, do futebol. Com a torcida organizada ele quer um cultivo de paz, para o recomeço das famílias no estádio e nos duelos.

- A gente tem um contrato com o patrocinador master, mas é óbvio que o Fortaleza vai buscar alternativas de tentar se soerguer, porque nós temos um déficit que precisa ser equacionado. Nós queremos muito contar com o sócio-torcedor, da forma que ele puder ajudar: indo para estádio, moblizando amigos, da forma que ele puder ajudar ele é muito bem-vindo. O Fortaleza é nosso e o torcedor tem que compreender esse momento - declara.

A própria forma como conduz as ações dele serão base para o modo com quer se comportar com o Ceará. Segundo Girão, ele terá uma relação amistosa com a diretoria e a torcida do clube rival quando a bola não estiver em campo.

- Todos nós somos irmãos. O campo de batalha é dentro das quatro linhas, mas fora tem que haver o respeito - declarou, à Rádio Verdes Mares.

Luís Eduardo Girão prometeu dedicação completa no clube, deixando com parceiros a condução de filmes e teatro também. Girão é produtor de sucessos como "As mães de Chico Xavier", dono da produtora, a Estação Luz, e promove a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental também.


- Estou imerso no Fortaleza. Tem uma equipe para tocar os filmes e o teatro - afirmou.

Com informações do GloboEsporte.com
 Fortaleza, CE

Luiz Eduardo Girão eleito Presidente do Fortaleza Esporte Clube

O Fortaleza Esporte Clube realizou eleições neste sábado (10) para Diretoria Executiva.
O Fortaleza Esporte Clube realizou, neste sábado (10), eleições para Diretoria Executiva. A Comissão Eleitoral, composta por Rubens Lima (Presidente), José Flávio Novais de Menezes (1º vice), Lucas Barreto (2º vice) e Fabrício Maranhão Candoia de Araujo (secretário), administrou o pleito, que teve início às 9 da manhã e encerrou a votação às 13 horas. 

Com colégio eleitoral de 1.743 pessoas aptas para votar, 197 eleitores votaram. 

Em termo de posse, lido pelo Presidente da Comissão Eleitoral, Rubens Lima, tomaram posse novos gestores do tricolor. Foram empossados, o Presidente Luís Eduardo Girão e Marcelo Paz (1º vice). Marcello Desidério (2º vice) tomará posse na segunda-feira (12) em reunião do Conselho Deliberativo. 

Em seguida, o Presidente Luís Eduardo Girão concedeu entrevista coletiva, na sala de imprensa do clube, e aproveitou para apresentar os novos nomes que devem compor a Diretoria Executiva, após aprovação em assembleia do Conselho Deliberativo, na próxima segunda-feira (12). 
A composição da nova gestão tricolor está listada abaixo: 

Diretor Administrativo: Omar Alencar de Macedo 
Diretor Comercial e Marketing: Raimundo Delfino Neto 
Diretor Financeiro: Maurício Braga de Oliveira 
Diretor Jurídico: Germano Monte Palácio 
Diretor de Futebol Profissional: Marcelo Cunha da Paz 
Diretor de Planejamento: Stênio Gonçalves Silva 
Diretor de Patrimônio: José Rolim Machado 
Diretor Social e Relações Públicas: Marcel Pinheiro de Carvalho Silva 
Diretor de Serviços Médicos: Cláudio Maurício Muniz Rodrigues 
Ouvidor: Plauto Roberto de Lima Ferreira 
Representante na Federação Cearense de Futebol: Daniel Rangel de Paula Pessoa 


Em partida eletrizante, Ceará sai na frente, cede empate, mas arranca vitória no fim



Na tarde desse sábado, 10/06, no Estádio Bento Freitas, em uma partida emocionante, o Ceará derrotou o Brasil de Pelotas por 3 a 2. Com gols de Rafael Pereira e Arthur, o Vovô chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas cedeu o empate na sequência. Ao final do jogo, Rafael Carioca acertou um belo chute de fora da área e decretou a vitória alvinegra fora de casa. 

“Estou muito feliz. Já havia estreado no Ceará e esse é o intuito, sempre quero ajudar. Ter um grupo forte é isso. Quando um não poder atuar, o outro estará ali para jogar e dar seu melhor. Treino bastante finalizações, e, graças ao Romário, que me deu uma opção, pude finalizar. O atleta deles acompanhou o Romário e eu fiquei livre para finalizar. Agora é hora de descansar, para que novamente a gente consiga fazer uma boa partida em casa contra o Santa Cruz”, afirmou Rafael Carioca.

A delegação alvinegra desembarca na capital cearense no final da manhã desse domingo, 11/06. O grupo tem reapresentação marcada para a tarde da segunda-feira, 12/06, às 16 horas, em Carlos de Alencar Pinto (Vovozão). O próximo compromisso do Alvinegro pela Série B já é nessa terça-feira 13/06, diante do Santa Cruz. Os ingressos para essa partida já estão disponíveis nas Lojas Oficiais do Clube. 

Com informações do site oficial do clube - cearasc.com 

Todos contra o mosquito: Governo lança novas ações e anuncia incentivo a municípios

Imagem relacionada
O governador Camilo Santana participa, na segunda-feira (12), a partir das 9h, do Lançamento de Ações Estratégicas de Combate ao mosquito Aedes aegypti, no Centro de Eventos do Ceará. Dentre eles, o anúncio de incentivo de R$ 10 milhões para os municípios com os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

O incentivo será para municípios que cumprirem todos os critérios descritos na execução das ações de julho a dezembro de 2017. O estímulo às gestões municipais nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a redução da incidência da arboviroses, a prevenção à ocorrência de casos graves e a ampliação da cobertura de visita domiciliar para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial estão entre os objetivos da iniciativa. Outras medidas como a teleconsultoria para arboviroses e a contratação de equipes para investigação de casos graves e formas atípicas de chikungunya também serão anunciadas.


Serviço:
Todos contra o mosquito: Governo lança novas ações e anuncia incentivo a municípios
Data: 12/06/17
Horário: 9h
Local: Centro de Eventos do Ceará


*As equipes terão cortesia no estacionamento do Centro de Eventos. Para tanto, basta que o motorista responsável vá à Secretaria do Turismo (Setur), que tem entrada pelo Portão E e fica no 2º andar do Pavilhão Leste do Centro de Eventos.

Com informações do Governo do Ceará

Após desarmamento das Farc, Santos diz que pobreza é novo inimigo da Colômbia

Resultado de imagem para Após desarmamento das Farc, Santos diz que pobreza é novo inimigo da Colômbia
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que, após o processo de desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os novos inimigos do país são a pobreza e a desigualdade. As informações são da Agência EFE. 

"Todos vamos levar este país adiante. As Farc estão entregando as suas armas e vão desaparecer como grupo armado. Assim os novos inimigos são a pobreza, a ignorância e a falta de saúde, que é o que estamos combatendo e o que estamos vencendo", afirmou Santos.

O presidente também manifestou que a mudança para a paz "requer um país unido, não polarizado. É o que eu quero para a Colômbia".

Na última quinta-feira, a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia confirmou que as Farc já entregaram 2.300 armas, o equivalente a 30% do arsenal do grupo guerrilheiro, que faz sua transição à vida civil depois de assinar o acordo de paz com o governo.

O líder máximo das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido Timochenko, afirmou na última quarta-feira que a guerrilha entregará mais 30% de seu armamento no próximo dia 14 de junho e os 40% restantes em 20 de junho. 

Com informações da Agência Brasil

Quadrilha explode agência bancária em Assaré; é o 3 banco atacado por assaltantes em junho no Ceará

Quadrilha armada explodiu agência do Banco do Brasil durante a madrugada deste domingo (11) em Assaré (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Uma quadrilha armada explodiu, na madrugada deste domingo (11), uma agência do Banco do Brasil no município de Assaré, Região do Cariri, distante cerca de 470 de Fortaleza. Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, foi o 30º ataque no estado, sendo a terceira explosão de banco somente neste mês de junho.

Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 2h30. Um bando formado por cerca de 15 homens se dividiu e foi para a sede da agência bancária e do destacamento policial.

Os criminosos explodiram o estabelecimento e fugiram levando o dinheiro. Houve troca de tiros com a polícia, mas ninguém foi preso. A quantia levada pela quadrilha não foi divulgada pela polícia.

Equipes da Polícia Militar realizaram buscas pela região durante a madrugada para tentar prender os suspeitos. Apesar dos trabalhos, os suspeitos não foram localizados.

Conforme estatística do Sindicato dos Bancários, o Ceará já registrou 30 ataques a estabelecimentos financeiros neste ano, entre explosões, roubos e saidinhas bancárias. Além do ataque em Assaré, criminosos também explodiram as agências de Antonina do Norte e Miraíma neste mês de junho.

Com informações do G1 CE

Com voto de Gilmar, TSE livra Temer de cassação

José Cruz/ABr
Gilmar Mendes: "Nunca pensei em cassar Dilma Rousseff"

Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu a chapa Dilma/Temer e garantiu a manutenção do presidente no mandato. Coube ao presidente da corte, Gilmar Mendes, o voto de Minerva para desempatar o julgamento. Além dele, também votaram em defesa dos acusados os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira. Do outro lado, ficaram com o relator, Herman Benjamin, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber, que votaram pela cassação.
O ministro disse que jamais teve a intenção de cassar o mandato de Dilma ou Temer. ”Nós não devemos brincar de aprendizes de feiticeiros”, disse o presidente do TSE. Ele afirmou que pediu o andamento da ação não para cassar quem quer que seja, mas para que o país tomasse conhecimento de como as campanhas eleitorais são financiadas. “Nunca pensei em cassar Dilma Rousseff”, declarou. “Não vendo ilusões.”
Gilmar ressaltou que “mazelas da política brasileira” não podem ser analisadas pelo TSE. Em um dos trechos de seu voto, o magistrado citou letra do compositor Herivelto Martins: “primeiro é preciso julgar para depois condenar”, “e não fixar uma meta para condenação”.
O ministro também afirmou que “não se substitui um presidente da República a toda hora”. “Não é algum fricote processualístico que se quer proteger. Não. É a questão do equilíbrio do mandato”.
Além disso, criticou discursos de mudança.“É muito fácil fazer o discurso do moralismo”, ressaltou Gilmar, que também disse que mudar um presidente é uma decisão que envolve responsabilidade. “Nós não estamos falando de um pedido de pensão alimentícia. Não. É de um mandato presidencialista. Para isso, devemos ter uma decisão de muita responsabilidade”.
Sem citar o Ministério Público Federal (MPF), Gilmar, em um momento mais eufórico, bravejou: “Ninguém me venha dar lição de combate à corrupção!”. Ele também voltou a dizer que o tribunal não é instrumento de resolução de crises políticas. “Não tentem usar a mão do tribunal para resolver crise política, porque o tribunal não é instrumento. Resolvam seus problemas”
Durante seu voto, Gilmar ressaltou que, a rigor, o levantamento de Herman Benjamin, cassaria todos os mandatos passados até 2006. “Talvez devemos voltar, pelo menos, até 2006. Isso contaminaria todos os fatos do governo Lula, do governo Dilma 1 e do governo Dilma 2, enquanto ele durou. É disso que estamos falando, é esse o objeto da discussão, não estamos falando aqui de uma reintegração de posse”.
No final, ele questionou o ministro Herman: Vossa Excelência não vai fazer nenhuma interferência?”. O relator rebateu afirmando que não interferiu nenhum dos outros magistrados, mas ia pedir que ele se retratasse, pois seu voto não analisava fatos de 2006, como Gilmar citou.
Herman X Gilmar
Durante o julgamento, que durou quatro dias e contou com oito sessões, Gilmar foi o protagonista dos maiores embates com o ministro Herman Benjamin. Os dois se estranharam em diversos momentos. Houve troca de ironia e interrupções abruptas entre o presidente do TSE e o relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma/Temer.
No primeiro dia de julgamento, Gilmar pediu “moderação” a Herman com a “intervenção indevida no processo democrático” e declarou que a Justiça eleitoral no Brasil cassa mais que no tempo da ditadura. “Nós temos que ser cuidadosos em tudo que diz respeito à soberania do voto popular, tanto para resguardá-lo, quanto para impugná-lo quando ele está eivado de irregularidades”, rebateu o relator.
Já no segundo dia, na sessão de quarta-feira (7), Gilmar disparou: “Essa ação só existe graças ao meu empenho, modéstia às favas. Vossa Excelência hoje é relator e está brilhando na televisão no Brasil todo, nesse caso, me deve…” Gilmar Mendes chamando para si a responsabilidade pelo andamento do processo e a escolha de Herman Benjamin para a relatoria
“Vossa Excelência sabe que eu prefiro o anonimato, muito mais. Um juiz dedicado aos seus processos, que não tem nenhum glamour. Aliás, processo que se discute condenação de A, B ou C, não deve ter nenhum glamour.” Gilmar também chegou a chamar os argumentos de Benjamin de “falaciosos”. Os embates não pararam por aí e prosseguiram por diversos momentos.
Votos dos demais ministros
Herman Benjamin: Após três extensas sessões em que proferiu o seu voto, o ministro confirmou o pedido de cassação da chapa encabeçada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo presidente Michel Temer (PMDB) por abuso do poder político e econômico. O relator do processo movido pelo PSDB após as eleições de 2014 concluiu que houve pagamento de propina na forma de doação eleitoral oficial e via caixa dois, ou seja, recursos não declarados à Justiça eleitoral. “Meu voto é pela cassação da chapa presidencial eleita em 2014 pelos abusos que foram apurados nesses quatro processos”, disse Herman Benjamin.
Napoleão Nunes: O ministro Napoleão Nunes Maia, primeiro a votar após o relator, manifestou-se contra a cassação da chapa Dilma/Temer. Confirmando posição que já havia sinalizado anteriormente, ele se posicionou contra a inclusão de novas provas, como os depoimentos e documentos reunidos pelo relator, Herman Benjamin, de delatores da Operação Lava Jato, que pediu a condenação da ex-presidente e do atual presidente. “Não dou por provada a imputação”, concluiu o ministro, ao inocentar Dilma e Temer. O ministro, que é evangélico, fez diversas citações religiosas e comparou o julgamento da chapa ao processo que levou à crucificação de Jesus Cristo. “Pôncio Pilatos tentou democratizar e deu no que deu. Perdeu o controle.
Admar Gonzaga: Admar  votou pela absolvição da chapa de Dilma Rousseff/Michel Temer. O magistrado entendeu que não houve crime de abuso de poder econômico e político alegado na ação impetrada na corte pelo PSDB. “Não reconheço a prática de abuso”, ressaltou ao final do seu voto que levou quase uma hora para ser concluído. Logo no começo do voto, Admar rechaçou o pedido de suspeição feito pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, que de tentava impedir sua participação no julgamento alegando que o ministro tinha sido advogado da ex-presidente na sua primeira campanha, em 2010.
Tarcisio Vieira: Advogados, Tarcisio foi indicado recentemente pelo presidente Michel Temer para o TSE, em substituição à ministra Luciana Lóssio . “Não há provas de que Dilma ou Michel Temer tinham conhecimento de tal sistema de propinas”, declarou o ministro novato. Já no início da leitura de seu voto, Tarcisio declarou que não utilizaria provas produzidas após a “estabilização da demanda”. Para ele, as declarações dos delatores da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, que admitiram utilização de esquema de corrupção e caixa dois na campanha eleitoral de 2014, devem ser tratadas com “muita cautela”.
Luiz Fux: Fux  votou pela cassação da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer e foi o primeiro magistrado da corte a acompanhar o relator do processo, Herman Benjamin. Com o voto, o placar do julgamento ficou em 3 x 2 pela cassação da chapa. Durante a tarde, os ministros Admar Gonzaga, Napoleão Nunes Maia e Tarcicio Vieira já tinham votado pela absolvição da chapa vencedora das eleições de 2014.  Fux argumentou que não poderia deixar de considerar os fatos “gravíssimos” que apontavam cooptação do poder político pelo poder público e financiamento ilícito de campanha.
Rosa Weber: A ministra votou com o relator, Herman Benjamin, pela cassação da chapa Dilma/Temer. Diferentemente dos colegas, ao começar a leitura de seu voto, ela adiantou que acompanharia o relator. Em seguida, justificou sua posição com um voto marcado pela erudição e pela citação dos escritores T.S. Eliot e Italo Calvino e do psicanalista Jacques Lacan.
Gilmar Mendes: Coube ao presidente da corte, Gilmar Mendes, o voto de Minerva para desempatar o julgamento. O ministro disse que jamais teve a intenção de cassar o mandato de Dilma ou Temer. ”Nós não devemos brincar de aprendizes de feiticeiros”, disse o presidente do TSE. Ele afirmou que pediu o andamento da ação não para cassar quem quer que seja, mas para que o país tomasse conhecimento de como as campanhas eleitorais são financiadas. “Nunca pensei em cassar Dilma Rousseff”, declarou. “Não vendo ilusões.”
Com informações do Congresso em Foco

Educação: Governo do Ceará cumpre compromisso e concede reajuste a professores

Professor_web.png

Mensagem do Executivo que altera valores de remunerações e gratificações foi encaminhada nesta sexta (9) para a Assembleia Legislativa.

O Governo do Ceará encaminhou na tarde desta sexta-feira (9) para a Assembleia Legislativa a mensagem que reajusta as gratificações educacionais especializadas e por efetiva regência de classe. O projeto de lei prevê ainda a atualização da Parcela Variável da Redistribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (PVR/Fundeb) para professores temporários. Com esta mensagem, o ganho remuneratório cobre em 7,64% o índice da inflação acumulada no período.

Serão beneficiados ativos e inativos com a regência e a gratificação. Baseado no Plano de Cargos e Carreiras dos professores, os percentuais serão ajustados da seguinte forma:


Tabela_web.jpg


O texto do Executivo é fundamentado na necessidade permanente e contínua política de valorização do magistério da educação básica do Estado do Ceará, bem como o cumprimento do compromisso assumido com a categoria dos professores.

Mais ações na educação

Unidades de ensino entregues

O Governo do Ceará inaugurou de janeiro a junho de 2017 duas escolas profissionalizantes e outras oito escolas de Ensino Médio. Foram investidos R$ 60,4 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual para construir, mobiliar e equipar cada uma destas unidades de ensino.

Ensino Médio em Tempo Integral

Atualmente, uma em cada quatro escolas funciona em tempo integral. Em 2017, a rede pública estadual de ensino tem 71 escolas regulares com esta modalidade de ensino, as quais se somam as 116 Escolas Estaduais de Educação Profissional que ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou, em 2016, o projeto-piloto para a implantação do tempo integral em 26 escolas estaduais de ensino regular. Neste ano, mais 45 unidades passaram a ofertar a jornada prolongada.

No total, 31 municípios apresentam Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, beneficiando cerca de 15,5 mil alunos. Entre as 71 escolas integrais, 27 estão localizadas em Fortaleza.

As 45 novas EEMTIs estão entre os 20 municípios mais populosos e atenderão a cerca de 9 mil estudantes. Cada unidade está distribuída em áreas consideradas mais vulneráveis. Serão investidos R$ 108,8 milhões a mais no Programa de Ensino Médio Integral em 2017.

AvanCE – Programa Bolsa Universitário

Em maio, o Governo do Ceará lançou o AvanCE - Programa Bolsa Universitário, que tem o objetivo de melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública cearense, por meio de auxílio financeiro.

O Programa ofertará bolsa de R$ 937,00, durante seis meses no primeiro ano do Ensino Superior, aos alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública e estão matriculados em curso de graduação de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. Neste ano, 1.000 estudantes serão contemplados com o auxílio financeiro.

 Ingresso no ensino superior

O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

Enem 2017

Um total de 99,51% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Em 2016, foram 98% de inscritos. Para alcançar estes resultados, a gestão estadual conta com gestores, professores e a comunidade escolar.

Mestrado para professores

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou editais, em parcerias com instituições de Ensino Superior, para ofertar vagas de mestrados aos professores da rede estadual. Em janeiro, foi lançado um edital com 30 vagas para o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (Específica para Tecnologia Social – Seduc) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No início de maio, foi aberta seleção para oferta de 35 vagas para os docentes no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFF). Também em maio foi lançado, em parceira com a Universidade Federal do Ceará o edital para 30 vagas em uma turma exclusiva no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Spaece
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), realizado em 2016, revela a continuidade do crescimento nos níveis de alfabetização no Estado. Ao todo, 86% dos alunos finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental (EF) alfabetizados.

Ginásios e quadras poliesportivas e Centro de Educação Infantil (CEI)

Até agora, foram inaugurados pelo Governo do Ceará 10 ginásios e duas quadras poliesportivas. O investimento nestes equipamentos esportivos foi de R$ 6,8 milhões, com recursos federais e estaduais. O Governo do Ceará inaugurou um Centro de Educação Infantil em Itaitinga e assinou ordem de serviço para mais dois Ceis.

 Com informações do Governo do Ceará

Campanha pelo parto normal tem lançamento no Ceará


alt
“A cirurgia deve ser a última opção, pois seu corpo está preparado para você ser mãe e esperar o trabalho de parto”. Esse recado às gestantes foi dado por Elba Cristina Barbosa da Cunha, mãe de Lia, ao final do seu depoimento durante o lançamento da campanha “Quem espera, espera”, na manhã desta sexta-feira, 9. Em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) objetiva sensibilizar gestantes, profissionais e serviços de saúde sobre a importância do trabalho de parto espontâneo para a saúde da mãe e do bebê, bem como alertar mulheres e suas famílias sobre o direito das crianças de nascer na hora certa e sobre bebês nascidos antes do trabalho de parto espontâneo estarem mais sujeitos a problemas de saúde. Elba Cristina é mãe pela primeira vez e Lia nasceu em 20 de abril, de parto normal.

alt
O Ceará é o primeiro estado a receber a campanha do Unicef, lançada nacionalmente em 19 de abril. "A campanha faz parte de um programa maior da Secretaria da Saúde, na lógica das políticas públicas do Governo do Ceará para a saúde", observou a secretário adjunto Marcos Gadelha. No último dia 31 de março, o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, lançou a linha-guia Nascer no Ceará durante o Seminário Internacional Mais Infância Ceará: Criança é prioridade. A publicação da Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com os projetos da primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, estabelece um conjunto de ações para o fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil para garantir o acesso e qualificar a atenção a gestantes, puérperas e crianças menores de dois anos.

alt

Presente no lançamento da campanha “Quem espera, espera”, a superintendente executiva do Instituto da Infância, Luzia Laffite, sustentou que o "indício de infância saudável está no parto normal". O coordenador de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, Ivan Mendes Júnior, reforçou a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde, gestantes e suas famílias. Liduína Rocha, presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, alertou para o cuidado com as mulheres na situação de maior vulnerabilidade.
alt

Dagmar Soares, que representou a primeira-dama Onélia Santana, disse que "os profissionais de saúde têm responsabilidade muito grande na construção dessa história", se referindo à relação entre mãe e recém-nascido. Tati Andrade, consultora do Unicef, ressalvou que a campanha "não é contra a cesariana, que é intervenção importante quando necessária, mas é pelo direito ao parto espontâneo". Ao final, o obstetra Edson Lucena falou sobre as estratégias para redução de cesarianas desnecessárias na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).
alt


Partos no Brasil


De acordo com a análise divulgada pelo Unicef, cada semana a mais de gestação aumenta as chances de o bebê nascer saudável, mesmo quando não há mais risco de prematuridade. As últimas semanas de gestação permitem mais ganho de peso e maturidade cerebral e pulmonar. De  acordo com o Unicef, o grande número de nascimentos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação está associado ao elevado número de cesarianas eletivas, sem fatores de risco que justifiquem a cirurgia, realizadas antes do trabalho de parto espontâneo. Metade dos partos realizados no setor privado ocorrem nessa idade gestacional.
alt

O elevado número de cesarianas coloca o Brasil em segundo lugar no mundo em percentual deste tipo de parto. Segundo o Unicef, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece em até 15% a proporção de partos por cesariana, no Brasil, o percentual chega a 57%. As cesarianas representam 40% dos partos realizados na rede pública de saúde e 84% dos partos na rede particular. Entre os estados com maior proporção de cesarianas estão: Goiás (67%), Espírito Santo (67%), Rondônia (66%), Paraná (63%) e Rio Grande do Sul (63%). No Ceará, essa proporção é de 58%.
alt

A análise do Unicef aponta os benefícios do trabalho de parto espontâneo para a mulher e o bebê. No momento do parto, são liberadas substâncias que ajudam no amadurecimento final do organismo da criança, como o hormônio corticoide, que age no pulmão. Para a mulher, o trabalho de parto ajuda também a liberar hormônios importantes, que vão prepará-la para a amamentação. Na plataforma da campanha (www.quemesperaespera.org.br) estão disponíveis informações sobre a importância de esperar pelo trabalho de parto, os tipos de parto, os mitos, as estatísticas e as histórias de mulheres sobre as experiências no parto.
alt




Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Sobe para 26 o número de mortes por chikungunya no Ceará em 2017

Agente de endemias à caça do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Já chega a 26 o número de pessoas mortas em decorrência de chikungunya no Ceará, sendo 13 do sexo masculino e 13 do sexo feminino. As vítimas registradas tinham entre 10 e 92 anos de idade e eram residentes dos municípios de Fortaleza (20), Caucaia (3), Beberibe (1), Pacajus (1) e Senador Pompeu (1). As informações foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (9), por meio do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

No total, foram notificados 71.491 casos de chikungunya no Ceará em 2017, dos quais 30.627 foram confirmados. Há predominância de infecções ocorre no sexo feminino e em pessoas com idade entre 20 e 59 anos. A atual taxa de incidência da enfermidade é de 797,6 casos para cada 100 mil habitantes.

Só em Fortaleza, são 20.864 confirmações de chikungunya, o que corresponde a quase 70% do total de casos. Em relação ao controle do transmissor dos vírus da chikungunya, dengue e zika, o Aedes aegypti, a capital cearense configura-se em situação de média infestação predial, ou seja, a relação entre o número de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito e o montante total de residências pesquisadas. No Ceará, há 41 municípios têm alta infestação predial do transmissor.

Dengue
No que diz respeito a dengue, o Ceará notificou nesse ano 46.980 casos, dos quais 10.714 foram confirmados. Foram registrados também 63 ocorrências de dengue com sinais de alarme e outros dez de dengue grave, dos quais oito resultaram em óbito dos pacientes. Foram cinco mulheres e três homens, residentes nos municípios de Fortaleza (4), Itapajé (1), Maracanaú (1), Paracuru (1) e Tabuleiro do Norte (1).

Com uma taxa de incidência de 524,1 casos para cada 100 mil habitantes, o que também caracteriza o cenário epidêmico, as suspeitas da doença já chegaram a 180 dos 184 municípios cearenses.

Zika

A Zika, por sua vez, notificou 2.171 casos suspeitos em 2017. Até o momento, 331 foram confirmados e outros 758, descartados. Do total de casos confirmados, 18 foram comprovados em gestantes, nos municípios Brejo Santo, Caucaia, Icó, Independência, Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Crateús e Uruoca.

Com informações do G1 CE