17 de setembro de 2015

Extintor em carro não será mais obrigatório

Extintor de incêndio do tipo ABC (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Obrigatório desde 1970, uso do extintor de incêndio em automóveis agora é facultativo  Arquivo/Agência Brasil























O uso de extintor de incêndio em automóveis passará a ser facultativo no Brasil, conforme decisão tomada hoje (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mudança na legislação envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, o equipamento permanece obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo informações do Ministério das Cidades, a obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor desde 1970. De acordo com a pasta, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.

“Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio”, diz o ministério, ao destacar o corte automático de combustível em caso de colisão, a localização do tanque de combustível fora da cabine de passageiros e a flamabilidade de materiais e revestimentos.

Ainda de acordo com a pasta, dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva mostram que, dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24, o equivalente a 3% dos casos, informaram que usaram o extintor.

O governo também ressaltou que o uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum em países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. “Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias, não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram que a falta de treinamento e o despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio”, ressaltou o ministério.

Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Agência Brasil

Vladimir de Jesus é o novo técnico do Ferroviário


Novo treinador coral, no centro, reunido esta noite com a diretoria do clube

O Ferroviário já tem novo treinador para a sequência da Taça Fares Lopes 2015. É Vladimir de Jesus, 42 anos, natural de Belo Horizonte (MG), e que acumula boas e recentes passagens por Guarany de Sobral e Icasa.

Antes de ser treinador, Vladimir, que possui formações em Educação Física, trabalhou em outras funções na carreira, como preparador físico e auxiliar técnico, no Atlético Mineiro, Cruzeiro, Ceará, Fortaleza, América de Natal e Bahia, dentre outros, ao lado de grandes treinadores como Levir Culpi, Givanildo Oliveira, Lula Pereira e Roberto Fernandes.

Vladimir acertou tudo esta noite, em reunião com a diretoria coral, e já começa a trabalhar nesta sexta na Barra.

Ferrão.com

Fortaleza contrata meia Jean Mota

Armador de 21 anos é o novo reforço do Leão (Foto: Rafael Silva/Divulgação/FortalezaEC)
O Fortaleza Esporte Clube acertou a contratação do meia Jean Mota Oliveira de Sousa, de 21 anos, que foi revelado pela Portuguesa. O jogador assinou contrato com o clube até o final de 2016 e será apresentado nesta quinta-feira na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho, no estádio Alcides Santos. 

Natural de São Paulo, Jean Mota surgiu no clube paulista em 2012 e permaneceu até o Campeonato Paulista deste ano. No Estadual, atuou oito vezes e marcou um gol. 

O apoiador se apresentou na manhã desta quarta-feira e realizou avaliações clínicas e físicas. No período da tarde, já foi integrado ao elenco e participou de treino técnico com bola. Ao final das atividades, oficializou o vínculo com o Tricolor. 

O jovem armador será mais uma opção para o setor ofensivo do meio-campo do time comandado por Marcelo Chamusca, que já conta com Daniel Sobralense, Éverton, Elias, Laertes e Tiago Azulão para o setor. 

Ficha técnica:

Nome: 
Jean Mota Oliveira de Sousa 
Data de nascimento: 15/10/1993 
Naturalidade: São Paulo/SP 
Altura: 1,72 m 
Peso: 72 kg 
Clubes: Portuguesa 
Assessoria de Comunicação do Fortaleza Esporte Clube
Afonso Ribeiro e Raíssa Feijó
imprensa@fortalezaec.net 



Eduardo Baptista acerta até o fim de 2016 e é novo técnico do Fluminense

A diretoria do Fluminense acertou a contratação de Eduardo Baptista para substituir Enderson Moreira, que deixou o comando da equipe nesta quarta-feira. O novo técnico tricolor firmou vínculo até o fim de 2016.
Eduardo Baptista, de 45 anos, vinha treinando o Sport Recife desde 2014 e agora chega ao Tricolor ao lado do auxiliar Pedro Gama. A apresentação oficial do novo comandante será nesta sexta-feira, após o treinamento na Urca.
- Estou saindo de uma grande equipe onde tenho uma história e sou muito grato. O que me seduziu foi o projeto apresentado pelo presidente Peter Siemsen, que tem uma leitura sobre futebol muito parecida com a minha. Acredita na importância dos jogadores experientes e nas divisões de base.  Chego ao Fluminense muito animado. É um clube que me identifico e o torcedor pode esperar uma dedicação total, de 24 horas, pelo melhor para o clube. Minha família ficou em Recife e estarei completamente focado neste novo desafio – disse o novo treinador.
Comunicação Institucional FFC

Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press