20 de janeiro de 2014

Icasa anuncia contratação de meia ex-Botafogo e retorno de Preto Costa

Preto Costa, zagueiro do Botafogo-SP (Foto: Cleber Akamine)Preto Costa volta ao Icasa (Foto: Cleber Akamine)
O Icasa anunciou nesta segunda-feira (20) a contratação do meia-esquerda Zé Carlos, ex-Botafogo, e o retorno do zagueiro Preto Costa, que fez parte do elenco icasiano na Série B do Brasileiro em 2013. Os dois jogadores foram apresentados após os treinos desta tarde no CT Praxedão, em Juazeiro do Norte.
Zé Carlos estava no Aparecidense-GO e tem passagens por São Caetano, onde foi campeão paulista em 2004, Corinthians, Goiás, Náutico e pelo internacional Cerezo Osaka, do Japão. Preto Costa tem 33 anos e também atuou por Ceará (uma temporada) e Fortaleza (três temporadas). O zagueiro começou a carreira no Atlético Mineiro e acumulou passagens por Botafogo-PB, Goiás, Portuguesa, São Caetano e Bragantino. 
Na tabela do Campeonato Cearense, o Icasa é o quarto colocado, com sete pontos. Na sétima rodada, o Verdão do Cariri faz um clássico contra o Guarani de Juazeiro nesta quarta-feira (22), às 20h20m (horário local), no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. 
Por Juazeiro do Norte, CE

Cearense de 14 anos é aprovado para curso de Medicina na UFC

“Nem sei ao certo quantas horas eu estudo”. Esse empenho fez com que o cearense Francisco Rodrigues de Castro Júnior conquistasse, com apenas 14 anos, uma aprovação em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral. Cursando o 2º ano do ensino médio no Colégio Ari de Sá Cavalcante, Júnior disputou uma das 80 vagas com mais de 3,7 mil candidatos (concorrência de 46 por vaga).
Francisco Rodrigues de Castro Júnior disputou uma das 80 vagas de medicina com mais de 3,7 mil candidatos (FOTO: Arquivo Pessoal)
Francisco Rodrigues de Castro Júnior disputou uma das 80 vagas de medicina com mais de 3,7 mil candidatos (FOTO: Arquivo Pessoal)
O jovem realizou a prova do Enem 2013 como uma forma de testar seus conhecimentos e obteve a média geral de 791,2 pontos. Tímido, ele confessa que não se surpreendeu com a aprovação, porque recebeu o resultado de forma fragmentada. No colégio, a notícia foi divulgada naturalmente, mas as pessoas acharam que a idade dele estava errada no sistema.
“Primeiro o número de questões, depois pontuação e depois aprovação. Então o impacto se dissipou um pouco”, explica o garoto, que começou a estudar com dois anos, em Mucambo, a 353 km de Fortaleza.
Na rotina do primeiro lugar da turma olímpica não existe nenhuma fórmula secreta ou atividades incomuns. Entre uma hora de estudo e outra, também sobrava tempo para se divertir com os amigos e interagir nas redes sociais. Porém, o melhor passatempo para Júnior sempre foi a leitura. “Eu sou caseiro, quando quero me divertir vou para o computador ou leio um livro”.
Entre as matérias preferidas, ele cita biologia, geografia e literatura. Quantos livros costuma ler em média? Ele também não costuma contabilizar, mas tem a fantasia épica da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escrita pelo romancista e roteirista norte-americano George R. R. Martin, como a preferida.
    Para cursar Medicina, Júnior recebeu um certificado de avanço do colégio, através do Conselho Nacional de Educação, possibilitando-o a realizar a matrícula na universidade sem a necessidade de concluir o ensino médio. Segundo o diretor de ensino do colégio Ari de Sá Cavalvante, Ademar Celedônio, em alguns casos a escola tem autonomia para resolver a documentação do aluno. No caso do Júnior, a alta nota alcançada no Enem foi determinante.
    “Eu já mudei muitas vezes o que eu queria fazer, mas o meu atual sonho era fazer Medicina. Pensei em ser engenheiro, pensei até em ser astronauta”, conta o aprovado, que agora pretende ser o primeiro médico da família, de onde vem as inspirações para os estudos. “Não tenho nenhum super herói como exemplo. Admiro alguns professores que tive, minha mãe e minha tia, que são professoras”.
    Como sempre estudou com pessoas mais velhas do que ele, o cearense explica que está tentando não criar expectativas para a fase universitária, e que ainda é cedo para pensar em uma especialidade. “Eu acredito que eu vou gostar das disciplinas e do que eu vou aprender. Estou tentando me manter neutro, porque vai depender também das pessoas com quem eu vou estudar”.
    Além de olimpíadas internas entre os colegas de escola, o cearense também se destacou em olimpíadas nacionais. Ele tem três medalhas de prata pela Olimpíada Brasileira de Astronomia, uma pela Olimpíada Júnior de Ciências Americana e outra pela etapa nacional da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências.
    Garotos prodígio
    Em 2013, o cearense Tiago Dirceu Saraiva também foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Ceará com apenas 14 anos. O aluno do colégio Farias Brito fez o exame nacional como um teste ainda no primeiro ano do ensino médio e conquistou uma das 80 vagas com mais de 4 mil concorrentes.
    tribunadoceara

    Guarani de Juazeiro acerta com meia para a sequência do estadual

    (Foto: Alecrim/ Divulgação)
    O ciclo de contratações não para no Leão do Mercado. Nesta segunda-feira (20), a assessoria de imprensa confirmou a contratação do meia-atacante William Carioca, de 31 anos para a sequência do estadual.

    William estava no Alecrim do Rio Grande do Norte nas duas últimas temporadas e chega ao time rubro-negra como indicação do técnico Maurílio Silva. Sua chegada ainda não tem data definida, mas está prevista para esta semana ainda.

    Perfil do jogador:
    Nome: William Silva de Lima

    Idade: 31 anos (30/09/1982)
    Naturalidade: Duque de Caxias (RJ)
    Clubes: Boa Viagem, Nova Russas, Crateús (do Ceará) e Alecrim-RN

    Robson Roque
    Para Agência Miséria

    Funceme divulga previsão para Quadra Chuvosa 2014 nesta terça-feira


    A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta terça-feira (21), às 18 horas, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 - Meireles - Fortaleza). O prognóstico a ser apresentado mostrará a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.
    A divulgação do prognóstico encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começa nesta segunda-feira (20), reunindo meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office). Nas reuniões, serão avaliadas condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e apresentadas previsões de modelos atmosféricos globais.
    Previsão objetiva
    A Funceme busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. “Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos às informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência de fatores externos como a crença de que ano terminado em 4 é chuvoso ou as subjetividades dos próprios meteorologistas”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

    Depois do Workshop, a Funceme permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. “O prognóstico não é definitivo e faremos nova reunião no fim de fevereiro para emitirmos uma previsão atualizada, que mostrará a tendência das precipitações até maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças”, adianta o presidente.
    Comitê da Seca
    Na terça-feira, dia 21, antes da divulgação da previsão climática, será realizada uma discussão com instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras. “Apresentaremos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explica o presidente da Funceme.

    Serviço:
    Divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2014 no Ceará
    Data: 21 de janeiro de 2014
    Hora: 18 horas
    Local: Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 - Meireles -  Fortaleza)

    * Com informações da Funceme
    cearanews7

    Morre aos 68 anos Márcio Augusto Antonucci, da dupla Os Vips

    Márcio Antonucci (esquerda), ao lado do irmão Ronald, com quem formava a dupla Os Vips (Foto: Divulgação / DGC Produções)Márcio Antonucci (esquerda), ao lado do irmão Ronald, com quem formava a dupla Os Vips (Foto: Divulgação / DGC Produções)
    Morreu aos 68 anos o cantor Márcio Augusto Antonucci, da dupla Os Vips, na manhã desta segunda-feira (20). Ele estava internado há alguns dias em um hospital em Angra dos Reis (RJ), com pneumonia que evoluiu para um quadro de infecção generalizada. O velório vai acontecer no Rio, ainda sem confirmação de local e horário, segundo a família.
    O filho do cantor, Bruno, falou sobre a morte do pai em sua página no Facebook. "É com muito pesar que informo que o meu pai, ídolo e amigo nos deixou hoje pela manhã. Como disse nos últimos dias o quadro dele estava estável, porem hoje esse quadro mudou. Quando estivermos mais conformados com a situação poderemos tentar esclarecer o que houve. Darei assim que puder as informações onde acontecerá o velório, que vai ser no Rio de Janeiro. Peço a todos que respeitem esse momento pelo qual toda a família esta passando, entendo que meu pai foi um ídolo, um 'muso' para muitos, mas peço a compreensão de todos. Eu amo e sempre vou te amar. Meu pai foi a minha inspiração para ser o melhor homem que eu posso ser", escreveu Bruno.
    Além da dupla musical com o irmão Ronald, Márcio também foi diretor de Programas e diretor Musical da Rede Globo, diretor musical da TV Record, diretor de programas do SBT.
    Dias antes da morte, também através da internet, Antonucci postou a música "Nossa Senhora", do amigo Roberto Carlos, e comentou "Essa letra é um arraso. A canção também, mas a letra...". Márcio deixa três filhos.
    Álbum dos Vips de 1965 (Foto: Divulgação)Álbum dos Vips de 1965 (Foto: Divulgação)
    Carreira musical
    Os Vips começaram a carreira em meados dos anos 60, junto de outros grandes nomes da Jovem Guarda. Uma das primeiras gravações foi "Menina linda", versão de "I should have known better", dos Beatles - de quem fariam várias outras versões. Em 1966 lançaram a música pela qual ficariam mais conhecidos, "A volta", composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos
    A dupla parou de se apresentar nos anos 70. Em 1990 eles voltaram a se apresentar e gravaram discos ao vivo de sucesso pela Som Livre nos dois anos seguintes. Márcio e o irmão ainda faziam shows com artistas da Jovem Guarda.
    Do G1, em São Paulo

    Lula tem reunião com Ciro e Cid Gomes para discutir sucessão estadual

                          
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à cena política hoje para ajudar a desatar os nós da Reforma Ministerial. Lula tem reunião nesta segunda-feira (20) com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para tentar convencê-la a adiar a reforma, deixar para o final de março. Na opinião do líder petista, não adianta antecipar porque, ao final do processo, os partidos podem levar os cargos e não apoiar a reeleição de Dilma.
    Um compromisso especial de Lula, ainda em janeiro, é conversar com seu ex-ministro, Ciro Gomes, hoje secretário de Saúde do Ceará, e depois com o governador do Estado, Cid Gomes. A conversa está prevista para o dia 27. O ainda poderoso ex-presidente quer saber o que pensam os irmãos Ferreira Gomes sobre a sucessão estadual no Ceará.
    Diante de um quadro de confronto entre PMDB, Pros e PT, Lula ainda não sabe se ainda é possível manter a aliança, principalmente depois da visita de Rui Falcão ao Ceará. O presidente nacional do PT deveria vir munido de água fria, mas trouxe lenha para uma fogueira já quente. Pressionou o Pros, irritou o PMDB e ignorou os petistas.
    cearanews7

    Três anos após acidente, humorista Shaolin só 'fala' com os olhos

    Shaolin conseguiu responder com olhos a perguntas da família (Foto: Karoline Zilah/G1)Shaolin consegue responder com olhos a
    perguntas da família (Foto: Arquivo Pessoal)
    Três anos depois do acidente que o deixou em coma, o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, está consciente. Porém, só consegue se comunicar com os olhos. “Ele não consegue executar alguns comandos do corpo dele, como externar a voz. Mas ele responde através de sinais. Ele reage a coisas que aconteceram há muito tempo, mostra que lembra, escolhe as roupas dele”, relatou a esposa do comediante, Laudiceia Veloso.

    O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa, em Campina Grande, sob os cuidados da família.
    Em 2012, Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos. Esses testes descartaram a hipótese de que ele estivesse em um estado de coma vigil, em que há reações como piscar os olhos, chorar ou sorrir, mas que são involuntárias. “Shaolin tem consciência, sim, de tudo. Mas ele só interage da forma que ele consegue”, explicou a esposa do humorista.

    Segundo Laudiceia, não há previsão para que ele recupere os movimentos. “Isso é imprevisível. Nenhum dos médicos pode fechar um diagnóstico ou essa previsão porque o cérebro dele surpreende a gente a cada descoberta. Isso depende de Deus. Enquanto isso, a gente vai fazendo nosso trabalho, sendo paciente e cuidando do jeito que a gente tem que cuidar” declarou.

    Laudiceia explicou que as respostas do marido estão dentro do esperado e que o resultado é muito satisfatório, considerado o quadro de saúde dele. Porém, ela admite que o processo é lento. Durante a espera por uma resposta mais significativa do cérebro, Shaolin faz fisioterapia e é atendido por fonoaudiólogos para manter o corpo funcionando.

    “Ele é muito esforçado com a fisioterapia, com a fono, presta atenção em tudo que ele tem que reaprender para se recuperar. O esforço dele tem conseguido pequenas melhoras que são imensamente significativas”, disse Laudiceia.

    Shaolin se comunica pela primeira vez após acidente (Foto: Divulgação)Shaolin sofreu acidente em janeiro de 2011
    (Foto: Divulgação)
    Mesmo em meio a essa batalha constante que já dura três anos, Laudiceia disse estar bem. “Eu não vou dizer que a força que eu tenho é minha, porque não é. Essa força vem de Deus. Graças a ele eu estou bem. E todo o esforço que eu vejo em Shaolin me dá mais gás, mais ânimo para todos os dias fazer o que eu puder para ajudá-lo”, afirmou.

    Interação
    Laudiceia explicou que, por meio do movimento dos olhos, Shaolin escolhe as visitas que vai receber, por exemplo. Até os filhos do casal - um rapaz de 17 anos e uma jovem de 22 - pedem permissão ao pai antes de sair. “Nossa criação é assim. Mesmo nesse mundo moderno, nós mantemos o respeito entre pais e filhos”, disse a esposa.
    Justiça
    O caminhoneiro Jobson Clemente, acusado pelo Ministério Público de ter causado o acidente com Shaolin, foi condenado pela 4ª Vara Criminal da cidade de Campina Grande no dia 13 de novembro de 2012. 

    A pena foi de dois anos de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos a entidades a serem determinadas pela justiça. Ele também teve a habilitação suspensa por um ano.

    O Ministério Público da Paraíba recorreu da sentença pedindo a detenção do motorista. O recurso ainda não foi julgado.
    Do G1 PB

    Homem mergulha em lago em Paulo Afonso e encontra Harley Davidson

    Harley Davidson encontrada em lago (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Harley Davidson é encontrada em lago em Paulo Afonso (Foto: Divulgação/Polícia Civil)












    A polícia de Paulo Afonso, município localizado a cerca de 430 km de Salvador, retirou uma motocicleta marca Harley Davidson de dentro de um lago na sexta-feira (17), mas o caso só foi revelado nesta segunda-feira (20).
    Segundo informações da polícia, o órgão foi informado por um mergulhador da região que a motocicleta estava submersa em um lago por um morador da região. Ainda segundo a polícia, o veículo foi roubado em fevereiro de 2013 na cidade de Salvador. O veículo foi retirado do lado por equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia.
    O veículo foi encaminhado para perícia no Departmento de Polícia Técnica (DPT). O proprietário do veículo será informado sobre a localização da motocicleta.
    Harley Davidson encontrada em lago (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Veículo foi retirado de lago; polícia diz que motocicleta foi roubada em Salvador (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


    Do G1 BA

    Campos defende fim da reeleição e diz que país vive 'em função das urnas'

    Eduardo Campos  (Foto: Moema França / G1PE)Governador defende que eleições aconteçam em 
    um único ano (Foto: Moema França/G1)
    O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, afirmou ser contra a reeleição para cargos executivos no país. A declaração foi dada por meio de um post na sua página oficial do Facebook, no último sábado (18), quando o socialista comentou um relatório do Banco Mundial que prevê que o Brasil não tomará as medidas necessárias para enfrentar a crise econômica por causa do ano eleitoral.
    “Não é possível que o país, os estados e os municípios fiquem reféns de projetos eleitorais. No vale-tudo partidário, mais quatro anos de mandato são mais importantes que as soluções que a população precisa”, afirmou Campos. O mesmo documento do Banco Mundial aponta que o país deve ter uma das menores taxas de crescimento entre os emergentes neste ano.
    O governador, dizendo ser um defensor das eleições casadas e do mandato único para cargos executivos, ponderou que o Brasil “vive em função das urnas”, pois todo ano é eleitoral ou pré-eleitoral. “Com eleições casadas, evitamos também que um político deixe o mandato no meio para concorrer a outro cargo”, explicou.
    Campos aproveitou o post na rede social para voltar a criticar a condução da política econômica por parte do governo federal. Na visão do socialista, o cenário atual é “o pior possível”, com inflação alta e crescimento baixo. “Precisamos resgatar a credibilidade das contas públicas dentro e fora do país. Acabar com manobras contábeis para passar a ideia de que não há crise. Basta ver a situação da Petrobras para perceber que não vamos bem”, asseverou.

    Em agenda pública na última sexta (17), o governador já havia dito que muitas mudanças conquistadas nos últimos anos estavam sendo desconstruídas e que, em vários lugares, as mudanças pararam de ocorrer na vida da população.

    No post feito no Facebook no sábado (18), Campos chegou a mencionar que os avanços econômicos proporcionados pelo Plano Real, cujo processo de implantação foi conduzido por Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, estão ameaçados. “É preciso agir e agir rápido”, concluiu o presidente do PSB.

    Do G1 PE

    Após dois anos sem barba, Lula volta a exibir sua antiga marca visual

    O ex-presidente Lula e a presidente Dilma, em reunião nesta segunda (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, durante reunião nesta segunda, no Palácio da Alvorada. (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)
    Dois anos e dois meses depois de raspar a barba devido ao tratamento contra um câncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta segunda-feira (20) uma fotografia na qual voltou a exibir a barba que marcou sua trajetória política. A foto foi feita durante encontro do ex-chefe do Executivo com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, em Brasília.
    Lula se reuniu no início da tarde com sua afilhada política. O tema do encontro não foi confirmado pela assessoria de imprensa da Presidência da República. Também acompanharam a reunião o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ex-ministro de Comunicação Social Franklin Martins e o chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo.
    Em dezembro, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, havia dito que Lula voltaria a deixar a barba crescer. Carvalho foi chefe de gabinete de Lula durante os oito anos em que o petista comandou o Palácio do Planalto.
    Marca política
    Desde a época em que surgiu como líder sindical no ABC paulista, na década de 1970, a barba sempre foi a principal marca visual do ex-presidente da República. Ao longo dos anos, em meio à ascensão política de Lula, os brasileiros acompanharam os pelos faciais do ex-presidente perderem o volume e ficarem grisalhos.

    No entanto, ele optou por raspar a barba depois que teve diagnosticado um câncer na laringe, em outubro de 2011, e teve de ser submetido ao tratamento de quimioterapia e radioterapia. Em março de 2012, os médicos afirmaram que o câncer tinha desaparecido.
    Do G1, em Brasília

    Fortaleza é apontada como a 7º cidade mais violenta do mundo

    A cabeleireira Tatiana Maria, de 39 anos, não sente-se mais segura de andar pelas ruas do bairro onde mora. Há oito meses ela perdeu o pai em um homicídio no Canindezinho, bairro que compõe o “Território da Paz” e é marcado pela violência. “A gente nunca acredita que algo assim [homicídio] possa acontecer com a gente ou alguém próximo. Não consigo mais sair tranquila e tenho medo até mesmo dentro de casa”, lamenta.
    A sensação de insegurança e a marca deixada na vida de Tatiana tem uma explicação. Com uma taxa de 79.42 homicídios por cada 100 mil habitantes, Fortaleza é considerada a 7ª cidade mais violenta do mundo, segundo relatório da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. A lista da organização mostra que 14 cidades das 50 relacionadas são brasileiras. No país, a capital cearense fica atrás somente de Maceió, em Alagoas, que possui taxa de 79,76 assassinatos por 100 mil habitantes.
    O estudo aponta que foram registrados 2.754 homicídios em Fortaleza no ano passado. Além do 7º lugar na taxa de assassinatos, a capital possui um número alarmante: é a 2º cidade entre as 50 que registraram maior número de homicídios. A “Terra do Sol” fica atrás somente de Caracas, na Venezuela, onde aconteceram 4.364 crimes deste tipo. O relatório da ONG mexicana indica a cidade San Pedro Sula, em Honduras, como o município mais violento do planeta. Lá, a taxa de homicídios em 2013 foi de 187,14.
    O mesmo estudo, divulgado em 2013, apontou Fortaleza como a 13ª cidade mais violenta do mundo. Baseado em dados oficiais de 2012, a cidade apareceu no ranking com a taxa de 66,39 homicídios por 100 mil habitantes.
    O estudo utiliza índices de população e de homicídios de estatísticas oficiais dos governos locais de cidades com mais de 300 mil habitantes.
    Por um ano melhor
    O comandante do Policiamento da Capital, coronel João Batista Bezerra, garante que2014 vai ser um ano melhor na Segurança. “O problema é que o 1º semestre do ano passado foi pesado, mas desde outubro que os homicídios estão diminuindo. A população pode observar o comportamento e o trabalho da polícia. Com as Áreas Integradas de Segurança esse ano vai ser melhor. Eu acredito que vai ser melhor”, afirma.
    De acordo ainda com o coronel Batista, um novo balanço será divulgado a cada três meses com dados da Segurança Pública. “É um trabalho trimestral. No 1º nós já verificamos uma queda. O próximo será em março e a tendência é que os números sejam ainda menores.”, complementa.
    O estudo utiliza índices de população e de homicídios de estatísticas oficiais dos governos locais de cidades com mais de 300 mil habitantes. A maioria das cidades fica na América Latina. Das 50 cidades, nove estão no México, seis na Colômbia, cinco na Venezuela, quatro nos Estados Unidos, três na África do Sul, dois em Honduras e um em El Salvador, na Guatemala, Jamaica e Porto Rico.
    tribunadoceara

    Clientes encontram “pescadinhas” em caixas eletrônicos do Bradesco

    2014-01-19 16.49.10Todo cuidado é pouco quando utilizar o autoatendimento nos caixas eletrônicos das agencias bancárias. Neste fim de semana, clientes do Bradesco, em Quixadá, voltaram a encontrar “pescadinhas” nas bocas de depósito feitos através de envelopes. O artefato, uma espécie de anzol, feito com pedaços de plástico rígido laminado, amarrado a um pedaço de barbante, é utilizado para puxar os envelopes depositados nas maquinas após a saída dos clientes da agência.
    2014-01-19 16.51.05Segundo policias plantonistas na Delegacia Regional da Polícia Civil, em Quixadá, dois clientes compareceram neste domingo, 19, e registraram Boletim de Ocorrência (B.O.) denunciando a fraude. Um deles entregou à polícia o acessório fraudulento instalado em um dos caixas eletrônicos. Quando colocava o envelope viu o pedaço de barbante. Em outubro de 2012, um modelo mais sofisticado da “pescadinha”, também foi encontrado num caixa eletrônico do Bradesco desta cidade.
    DN

    Perto do fim, Windows XP roda em 95% dos caixas eletrônicos do mundo

    Windows XP opera em 95% dos caixas eletrônicos do mundo (Foto: Reprodução)
    O sistema operacional da Microsoft Windows XP, que terá seu suporte encerrado pela empresa em 8 de abril - 12 anos após o lançamento - opera em 95% dos caixas eletrônicos do mundo. As informações são da NCR, maior fornecedora dos equipamentos nos Estados Unidos. De acordo com o The Verge, o fim do suporte ao sistema operacional - que roda por baixo do software que os bancos criam para a interação com os clientes - deixará as empresas que ainda usam o Windows XP - assim como os caixas eletrônicos que ainda rodam o programa - suscetíveis a falhas e a ataques.

    A Microsoft vem alertando sobre o prazo do fim do suporte há dois anos, mas a indústria de caixas eletrônicos tem reação lenta ao upgrade nos seus sistemas. A maioria das máquinas deve mudar para o Windows 7, mas empresa de software para caixas eletrônicos KAL prevê que apenas 15% das máquinas nos Estados Unidos terá o sistema operacional atualizado em abril. Isso deixa milhares de máquinas executando o software sem suporte. No entanto, muitas empresas devem optar pela compra de contratos de suporte personalizados com a Microsoft para prolongar a vida do Windows XP. 

     Terra 

    Aloizio Mercadante na Casa Civil inaugura nova fase de Dilma

    A ida de Aloizio Mercadante da Educação para a Casa Civil vai inaugurar uma nova fase no governo Dilma Rousseff. Agora, haverá um primeiro-ministro de fato. Também nasce um forte candidato à Presidência, caso Dilma se reeleja neste ano.
    Quando conquistou o Palácio do Planalto, a presidente colocou Antonio Palocci na Casa Civil. Na prática, Palocci desempenhava funções de primeiro-ministro. Mas foi abatido pelo caso das consultorias privadas que não quis revelar.
    Dilma optou, então, por levar a senadora Gleisi Hoffmann para o principal ministério do Palácio do Planalto. A Casa Civil e a Fazenda são as principais pastas do governo.
    Com Gleisi, a Casa Civil assumiu uma feição mais administrativa, bastante semelhante à função que Dilma desempenhou na gestão Lula. Mercadante dará à Casa Civil um papel mais político, que tem, sim, feito falta à presidente.
    A sua escolha para o posto vai mexer nas funções do Palácio do Planalto. Ideli Salvatti, que cuida da articulação política, terá seu espaço ainda mais reduzido. Dilma também terá de encontrar alguém que possa cuidar dos aspectos mais administrativos do governo.
    Nas sombras, Mercadante já era o ministro mais forte do governo. Agora, será oficialmente. Se a presidente se reeleger e fizer um bom segundo mandato, é provável que tente emplacar Mercadante como candidato à sua sucessão.
    Na Casa Civil, Mercadante é mais uma aposta de Dilma do que do PT e de Lula.
    blogdokennedy

    Dilma acerta com Mercadante ida do ministro para a Casa Civil

    Em conversa neste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff acertou com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a transferência dele para o lugar de Gleisi Hoffmann na Casa Civil.
    As primeiras conversas aconteceram há algum tempo, mas agora ficou definida a transição. Diante da decisão de Dilma, Gleisi decidiu antecipar a volta das férias, que ocorreria na próxima segunda-feira (27), para esta sexta (24). O objetivo é iniciar o quanto antes a troca de comando na Casa Civil. A atual titular da pasta pretende se candidatar ao governo do Paraná nas eleições de outubro.
    A Casa Civil já está colocando à disposição do novo ministro Mercadante uma sala para organizar a transferência para a Palácio do Planalto.
    Neste momento, Mercadante está no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma, que também recebe o ex-presidente Lula e o ex-ministro Franklin Martins. Ainda participa da reunião o chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo. Esse é o grupo que faz reuniões quinzenais para discutir as eleições, palanques estaduais e o tom dos discursos da presidente.
    A reforma ministerial deve substituir dez ministros que vão disputar a eleição. A transferência de Mercadante deixa vaga a cobiçada pasta da Educação,  mas segundo petistas a presidente tende a levar para o cargo de ministro o atual secretário-executivo do ministério, Henrique Paim.
    A informação de que Mercadante vai para a Casa Civil já havia sido comunicada ao PT.
    por Cristiana Lôbo 
    G1

    Eunício Oliveira age para não ser atropelado

    foto eunício 140117 pedra branca
    Da coluna Política, no O POVO, pelo jornalista Érico Firmo:
    Das artes da política, talvez nenhuma o governador Cid Gomes (Pros) goste tanto de manejar quanto o tempo. Essa tem sido sua arma mais eficaz. Em 2006, alimentou até o limite do prazo de desincompatibilização as esperanças de Lúcio Alcântara ter seu apoio à reeleição. Em 2008, venceu Luizianne Lins (PT) pelo cansaço para fazer do primo Tin Gomes (PHS) vice-prefeito de Fortaleza. Em 2010, Tasso Jereissati (PSDB) cansou de esperar que o governador optasse entre ele e José Pimentel (PT) e tomou a iniciativa de romper – o que o levou à derrota.
    Eunício Oliveira (PMDB) viu de perto todos esses episódios e age como quem não tem a menor intenção de ser o próximo da lista. Seu método se aproxima um pouco daquilo que o próprio Cid fez em 2012. Quase um ano antes de a decisão do então PSB lançar candidato próprio ser oficializada, o partido dos Ferreira Gomes já se preparava como se candidato fosse ter. Estaria pronto para qualquer cenário. É o que faz Eunício Oliveira.
    Todos os interlocutores locais e nacionais do peemedebista asseveram: o senador será candidato ao Palácio da Abolição doa em quem doer, custe o que custar – e ninguém imagine que será barato –, por cima de pau e pedra. Bem, ele nunca foi de dar ponto sem nó ou murro em ponta de faca. Não é dado a aventuras e costuma navegar com razoável segurança. Verdade que, em 2010, ao disputar o Senado com Tasso e Pimentel, assumiu muito mais riscos do que sempre esteve acostumado. Recordista de votos, deve ter ganho segurança para saltos mais altos.
    Mais importante que qualquer declaração de que será candidato são os gestos de Eunício: faz tempo que ele se prepara para ser. Na prática, está em pré-campanha e arregimenta os aliados que consegue. Como o PSB fez com Roberto Cláudio, faz tudo como quem vai ser.
    Claro que ele sabe que Cid não assistirá a isso parado. Tentará alguma jogada para amarrá-lo. Buscará construir alguma condição que se mostre tanto vantajosa para ele se desistir de ser candidato, quanto arriscada no caso de insistir na empreitada. Afinal, nessa negociação será decidido muito do destino da eleição: se será competitiva ou se revelará outro passeio. O governador não pode ser olhado como peça nula nesse tabuleiro. E ele ainda nem começou a jogar.
    Eunício pode até vir a ser convencido, de um jeito ou de outro, a não ser candidato. Mas busca garantir condições para que não seja atropelado caso a decisão que o governador venha a tomar não o contemple. Não está disposto a ficar a reboque, nem a correr o risco de ser deixado na chuva. Está longe de ser o tipo de postura que ajude a conseguir a adesão de Cid. O governador faz questão de controlar o tempo das decisões e gosta de sinais de obediência. Mas também não sei se Eunício ainda nutre esperanças ou ilusões de vir a ter apoio palaciano.
    Venha a se concretizar o rompimento ou não, o primeiro embate já é travado, pelo controle da agenda e pelo protagonismo do processo eleitoral.
    Blog do Eliomar de Lima

    Luizianne Lins pode apresentar programa de TV no Ceará

    A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), pode se tornar a nova apresentadora de TV no Ceará. A informação é do colunista Felipe Patury, do site da revista Época, divulgada no domingo, 19. Luizianne deve estrear um programa semanal na emissora local, Rede União, do empresário Alberto Bardawil

    Segundo a assessoria de comunicação da Rede União, a ida da petista para a TV está sendo negociada diretamente entre o dono da emissora e a ex-prefeita. Ainda não há detalhes sobre o programa.

    De acordo com o colunista, Luizianne adiantou que o horário será usado para entrevistas sobre temas ligados a direitos humanos e cidadania.

    A Loura, como é chamada no Ceará, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, onde também é professora, atualmente licenciada do cargo. Em dezembro, ela foi aprovada no mestrado de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. 
    Política
    Apesar de afastada da política cearense desde que deixou a prefeitura em 2012 e a presidência estadual do PT em 2013, Luizianne é um dos nomes influentes do partido no Ceará. Ela é cotada por correligionários para disputar a sucessão de Cid Gomes – de quem é desafeto político – no Governo do Estado.

    O POVO 

    Na estreia de Arnaldo Lira, Ferroviário é derrotado pelo Horizonte

    Iarley foi muito marcado e passou em branco contra o Horizonte
    Comandado por Arnaldo Lira, que fez sua estreia no comando do Ferroviário, a equipe coral foi derrotada pelo Horizonte por 3 a 0 na Arena Castelão, neste domingo (19), e acumulou a segunda derrota seguida jogando diante de sua torcida.

    O primeiro tempo foi morno e parecia que ia terminar sem gols. Até que aos 44 minutos, André Cassaco aproveitou bola na área do Ferroviário para abrir o placar.

    Melhor postado em campo, o Galo do Tabuleiro voltou para o segundo tempo disposto a liquidar a partida. Marciel, aos 36 minutos e André Cassaco, aos 38, deram números finais ao confronto. Final de jogo: Ferroviário 0 x 3 Horizonte.

    Com o resultado, a equipe horizontina chega aos nove pontos conquistados e assume a vice-liderança da competição. Já o Ferroviário continua com seis pontos e termina a rodada fora do G4, na 5ª colocação.

    O Ferroviário joga novamente nesta quarta-feira (22), quando enfrenta o Itapipoca, na Arena Castelão, às 20h. Já o Horizonte folga na próxima rodada e só volta a campo para enfrentar o Fortaleza, no estádio Domingão, às 16h do próximo domingo (26)

    opovo

    Carga tributária brasileira é 2ª maior da América Latina, mostra OCDE

                                 
    O Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (20) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No ranking, que compreende 18 países, o país aparece atrás apenas da Argentina.
    Segundo o levantamento, os impostos e tributos pagos pelos brasileiros e pelas empresas no país correspondem a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na Argentina, essa proporção é de 37,3%. No Uruguai, terceiro no ranking, a carga tributária é de 26,3%.
    Na outra ponta, Guatemala, República Dominicana e Venezuela são os países onde a "mordida" dos impostos é mais leve: 12,3%, 13,5% e 13,7% do PIB, respectivamente. Os dados são referentes a 2012, os mais atuais da entidade.
    Em média, a carga tributária da região ficou em 20,7% do PIB em 2012, segundo a OCDE, acima da taxa de 20,1% do ano anterior.
    A entidade aponta, no entanto, que a taxa ainda está abaixo da registrada entre os países que fazem parte da organização, de 34,6%. Trinta e quatro países – em sua maioria desenvolvidos – compõem a OCDE. Nesse grupo, a maior carga tributária é a da Dinamarca, de 48% do PIB.
    Crescendo
    Os dados também mostram que a carga tributária brasileira como proporção do PIB vem crescendo desde 2010. A última redução aconteceu em 2009, quando o PIB teve um forte crescimento, de 7,5%, o que fez com que os impostos passassem a representar uma fatia menor da economia. 

    Carga tributária (% do PIB)
    Argentina - 37,3%
    Brasil - 36,3%
    Uruguai - 26,3%
    Bolívia - 26,0%
    Costa Rica - 21,0%
    Chile - 20,8%
    Equador - 20,2%
    México - 19,6%
    Colômbia - 19,6%
    Nicarágua - 19,5%
    Panamá - 18,5%
    Peru - 18,1%
    Paraguai - 17,6%
    Honduras - 17,5%
    El Salvador - 15,7%
    Venezuela - 13,7%
    República Dominicana - 13,5%
    Guatemala - 12,3%
    América Latina - 20,7%
    OCDE - 34,6%

    Do G1, em São Paulo