24 de maio de 2014

Ex-prefeita Luizianne Lins estreia programa de TV e aborda política


A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), exerceu pela primeira vez a sua formação de jornalista e estreou nesta sexta-feira, 23, na TV União, o programa Novos Olhares. O tema inaugural do programa não poderia ser outro: Política.


No entanto, não houve ataques à gestão do prefeito Roberto Cláudio (Pros) ou ao governador Cid Gomes (Pros). A também professora do curso de Comunicação Social da UFC apresentou um programa didático, ao falar sobre Política, desde a Grécia antiga aos tempos atuais. Luizianne foi elogiada pelo conteúdo do programa e pela segurança durante a apresentação.

Apontada como provável candidata a deputada federal, a petista tem no programa uma vitrine pessoal. Inicialmente, a estreia do Novos Olhares estava prevista para fevereiro, mas aconteceu três meses depois. 
O Povo

Blog do Eliomar de Lima

Em confronto de opostos, Fortaleza e CRB se enfrentam no Parque dos Campeonatos

É o verdadeiro confronto de opostos. O líder do Grupo A encara o CRB, lanterna da mesma chave. A partida, válida pela 5ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro será realizado no Estádio Alcides Santos, a partir das 16 horas. A vitória, para os dois, é mais do que necessária. O Tricolor do Pici tenta se manter na ponta. E estando a apenas dois pontos do Botafogo-PB, precisa do triunfo para se ver tranquilo em primeiro lugar em mais uma rodada. Já a equipe alagoana sonha com o resultado positivo para tentar se livrar na lanterna e, quem sabe, ficar fora da zona de rebaixamento.
Nesta semana, os comandados do técnico Marcelo Chamusca treinaram fora de sua sede. Mas a novidade mesmo é a volta aos treinos do volante Corrêa, que estava se recuperando de lesão. Por outro lado, a dupla de zaga titular Eduardo Luiz e Max Oliveira não entrará em campo. Ambos se machucaram no jogo contra o Crac, no último fim de semana, também pela Terceirona. Genílson e Adalberto serão os substitutos.
- Os dois (Genílson e Adalberto) vão fazer um bom trabalho. Eles estão preparados para substituir bem o Eduardo Luiz e o Max Oliveira - pontuou o treinador Marcelo Chamusca.
O CRB luta para largar a lanterna no Grupo A. Com um ponto em três partidas, o time está pressionado pela zona do rebaixamento e mudou de técnico. Com a saída de Eduardo Souza após a derrota para o Botafogo-PB, por 2 a 0, a direção contratou Ademir Fonseca, campeão alagoano com o Galo no ano passado.

Fonseca avisou que não vai fazer alterações drásticas na equipe para este sábado. Ele quer observar o comportamento dos jogadores diante do líder.

- Temos um grupo formado por jogadores experientes, acostumados a grandes decisões. Não dá para mexer muito porque, caso contrário, você termina desestruturando, e parece que tudo o que vinha sendo feito estava errado. Não é isso. Vamos voltar o Audálio para a posição dele, comigo ele joga de zagueiro. A tendência é mexer pouco, mas dar uma cara para a equipe - declarou o treinador.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Fortaleza: Marcelo Chamusca deve colocar em campo uma equipe pouco diferenciada. Com a volta de Corrêa, o meio-campo tricolor se modifica. A zaga também passa por mudanças com o desfalque dos titulares Eduardo Luiz e Max Oliveira. Com isso, o Leão vai a campo com: Ricardo; Tiago Cametá, Genílson, Adalberto e Radar; Corrêa, Walfrido, Marcelinho Paraíba e Edinho; Robert e Davidson. 
CRB: Ademir Fonseca apostou em jogadores de confiança. Ele formou a zaga com Audálio e Marcus Vinícius e deve confirmar João Victor no meio-campo, revezando com o lateral-esquerdo Gleidson. O tripé ofensivo conta com os meias Alex Willian e Diego Rosa, além do atacante Marcelo Macedo. O treinador ainda testou uma variação tática, sacando Gleidson ao longo dos últimos coletivos  e escalando o zagueiro Gabriel. A provável equipe tem: Julio Cesar; Paulo Sérgio, Audálio, Marcus Vinícius e Gleidson (Gabriel); Olívio, Johnnattan, João Victor, Alex Willian e Diego Rosa; Marcelo Macedo. 
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Fortaleza: Eduardo Luiz e Max Oliveira, titulares da zaga tricolor, estão machucados e não jogam. 
CRB: Todos os jogadores estão à disposição. 
Por Fortaleza, CE

Escolas de SP acabam com “O Dia das Mães” e instituem o “Dia dos Cuidadores”. Viva o fim da família, prefeito Fernando Haddad!

Pois é, pois é… Recebi na Jovem Pan a informação de um pai indignado, morador de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Na semana passada, as instituições públicas de ensino em que seus filhos estudam deixaram de comemorar o tradicional “Dia das Mães” para celebrar o inovador “Dia de quem cuida mim”.
O jovem pai, de 27 anos, tem dois filhos matriculados na rede municipal de ensino. O mais velho, de 5 anos, é aluno da EMEI Cecília Meireles, e o mais novo, de 3 anos, do CEI Monteiro Lobato, de administração indireta.
Ele afirma que conversou com a coordenadora pedagógica da EMEI e sugeriu que fossem mantidas as datas do “Dia dos Pais” e do “Dia das Mães”, além de incorporar ao calendário esse tal “Dia de quem cuida de mim”. Ele acha que essa, sim, seria uma medida inclusiva e não preconceituosa. A resposta que recebeu dessa coordenadora pedagógica foi a seguinte: “A família tradicional não existe mais”.
Isso quer dizer que, segundo a moça, família com pai, mãe e filhos acabou. É coisa do passado.
O produtor Bob Furya foi apurar. Tudo confirmado. A assistente de direção da Escola Municipal de Ensino Infantil Cecília Meireles afirmou que a iniciativa de criar “o dia de quem cuida de mim” partiu de reuniões do Conselho Escolar, do qual participam pais e professores e de reuniões pedagógicas entre os docentes.
O pai garante que não participou de consulta nenhuma. Ele assegura, ainda, ser um pai presente. E parece ser mesmo verdade. Para a escola, o fato de se criar “o dia de quem cuida de mim” permite a crianças órfãs, criadas por parentes ou por casais homossexuais que não se sintam excluídas em datas como o “Dia das Mães” ou o “Dia dos Pais”. Para esse pai, no entanto, trata-se do desrespeito à “instituição da família”.
Em nota, afirma a Secretaria de Educação: “Hoje em dia, a família é composta por diferentes núcleos de convívio e, por isso, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino decidiram transformar o tradicional Dia dos Pais e das Mães no Dia de quem cuida de mim.”
Não dá! Você que me lê. Pegue o registro de nascimento do seu filho. Ele tem pai? Ele tem mãe? Ou ele tem, agora, cuidadores?
Qual é a função da escola? É aproximar os pais, não afastá-los. O que é? A escola pública vai agora decretar a extinção do pai? A extinção da mãe? A democracia prevê o respeito às minorias. Querem integrar os pais homossexuais? Muito bem! Os avôs? Muito bem! Extinguir, no entanto, a figura do pai e da mãe, transformando-os em cuidadores é uma ideia moralmente criminosa.
Nessas horas, sei bem o que dizem: “Ah, lá estão os conservadores…”. Não se trata de conservadorismo ou de progressismo. Todo mundo sabe que boa parte das tragédias sociais e individuais tem origem em famílias desestruturadas.
Uma pergunta: declarar o fim da família tradicional é o novo objetivo da gestão de Fernando Haddad?
Por Reinaldo Azevedo
Veja

Por conta da seca, 83% dos municípios cearenses estão em situação de emergência.

O Ministério da Integração Nacional divulgou que 152 municípios cearenses estão em estado de emergência por conta da seca que afeta o Ceará. A quantidade equivale a 83% dos municípios do Estado. 

A situação de emergência no Ceará levou em consideração o estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Entre as 152 cidades cearenses, estão os municípios de Aracati, Caucaia, Limoeiro do Norte, Maranguape, Quixadá e São Gonçalo do Amarante.

As informações foram divulgadas na portaria de Nº 147, publicada na última quinta-feira, 22, no Diário Oficial da União. Além das 152 cidades Ceará, 53 municípios de Pernambuco e 183 de Paraíba estão em estado de emergência por conta de estiagem.

De acordo com o Ministério, o reconhecimento da situação de emergência agiliza os trâmites para que as cidades recebam ajuda federal de assistência às vítimas de desastres naturais e outras ações emergenciais.

A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela falta de chuvas, mas existe uma pequena diferença entre seca e estiagem, pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo em uma região, já a seca é permanente.

O POVO 

Boliviana constrói casas de garrafas PET para famílias carentes em 20 dias .

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

A cada dia descobrimos uma nova utilidade para os resíduos que produzimos. Prova disso é o reuso da garrafas. São inúmeras coisas que podemos fazer através da reciclagem deste produto. A artesã boliviana Ingrid Vaca Diez desenvolveu uma técnica para construir casas com as garrafas. Algo improvável, que pode ser a solução para a moradia de famílias de baixa renda.

Casas de Botellas é o nome da iniciativa criada pela boliviana Ingrid Vaca Diez. Envolvida com trabalho voluntário desde pequena e apaixonada por artesanato, a advogada de Santa Cruz de La Sierra teve a ideia de construir casas de garrafas PET para famílias em situação de extrema pobreza após uma briga com o marido, que não aguentava mais a quantidade de ‘entulho’ que Ingrid guardava em casa para trabalhos manuais. “Dá para construir uma casa com esse monte de PET”, reclamou o parceiro em tom de ironia – o que bastou para acender uma luz na cabeça da boliviana.

Para construir uma "Casas de Botellas" (casas de garrafas) é necessário, garrafas PET, garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose. A primeira casa edificada por Ingrid teve 170m² e nela foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros. 

As garrafas, recheadas de resíduos e sedimentos diversos formam as paredes, que após amarradas, são fixadas com cal e cimento. Como a casa criada por Ingrid se tornou um projeto social, os outros materiais necessários para o acabamento, inclusive os móveis, são doados por empresas ou instituições regionais. 

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

14 anos depois de começar o projeto, a boliviana já tem no currículo mais de 300 moradias construídas para famílias em situação de extrema pobreza – não só na Bolívia, mas em outros países da América Latina, como Argentina, México, Panamá e Uruguai.
Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Ingrid garante que é possível construir uma casa em 20 dias, com a ajuda de cerca de 10 voluntários – contando os futuros moradores, que ela faz questão de que participem do processo para dar mais valor à moradia. O problema é que falta matéria-prima e mão de obra disposta a trabalhar “apenas” para ajudar o próximo.

Autossustentável: Casa de Botellas - Ingrid Vaca- Diez - garrafas PET

Construir no Brasil está nos planos da boliviana, que está bem animada. Para ela, o povo brasileiro é mais receptivo ao trabalho voluntário e também tem a cultura da reciclagem mais sedimentada, em relação aos outros países da América Latina, o que facilita a coleta das garrafas PET. Com tanto entusiasmo, certamente a advogada vai conquistar o coração de muita gente boa por aqui. Vem logo, Ingrid!

Planeta Sustentavel 
Época Negócios


Real Madrid X Atlético de Madrid - Duelo espanhol na final da Liga dos Campeõs

jogada
Diego Costa apelou para tratamento alternativo com placenta de égua para estar na decisão deste sábado em Lisboa
FOTOS: REUTERS
ronaldo
Cristiano Ronaldo vive um fim de temporada conturbado por conta de lesões, mas a estrela merengue é nome certo na finalíssima de logo mais, e em 'casa'
Muito mais do que a supremacia local, Real Madrid e Atlético de Madri disputam, hoje, às 15h45, em Lisboa, o titulo europeu na primeira final de Liga dos Campeões da história entre dois times da mesma cidade.
Dois clubes da Espanha já se enfrentaram numa final, em 2000, quando o Real atropelou o Valencia por 3 a 0 no Stade de France de Saint-Denis.
Nada menos de 120.000 espanhóis estão sendo esperados na capital portuguesa, praticamente o dobro da capacidade do estádio da Luz, que receberá 65.000 torcedores.
No ano passado, a decisão da Champions também colocou frente à frente dois times do mesmo país. A Alemanha foi a nação da vez na vitória por 2 a 1 do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund, em partida espetacular com uma festa incrível da torcida no estádio de Wembley.
Obsessão por 'La Décima' Neste sábado, toda a pressão estará em cima do Real, recordista de títulos que espera levantar pela décima vez a "Taça Orelhuda". O título virou obsessão por escapar dos merengues desde 2002, quando o time superou o Bayer Leverkusen por 2 a 1, em Glasgow.
Já o Atlético vem embalado com a conquista do seu primeiro título espanhol em 18 anos e espera ser campeão europeu pela primeira vez na sua história, depois de amargar o vice-campeonato há 40 anos, quando foi superado pelo Bayern de Munique na decisão de 1974.
Os "Colchoneros", porém, tiveram bastante êxito em competições continentais nos últimos anos, faturando a Liga Europa em 2010 e 2012.
Para a história
"Vamos enfrentar uma equipe muito sólida, que trabalha muito bem em conjunto e está num momento de euforia", avisou o técnico italiano do Real, Carlo Ancelotti, que conquistou a Champions quatro vezes com o Milan, duas vezes como jogador (1989 e 1990) e duas como treinador (2003 e 2007).
A maior preocupação dos merengues é com a forma de sua maior estrela, o português Cristiano Ronaldo, que enfrenta problemas musculares na reta final da temporada.
O melhor jogador do mundo, que já fez história ao se tornar o maior artilheiro em uma única edição, com 16 gols marcados, espera ampliar essa marca "em casa", em Lisboa, onde estreou como profissional em 2002 com o Sporting, no estádio José Alvalade, a menos de um quilômetro do palco da final deste sábado.
Desilusão
Foi no estádio da Luz que CR7 viveu a pior desilusão da sua carreira, a derrota por 1 a 0 para a Grécia na final da Eurocopa-2004, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, hoje técnico da Seleção.
Apesar dos problemas físicos, o português foi confirmado para a partida, assim como Gareth Bale, que acaba de se recuperar de uma lesão.
Por outro lado, o atacante francês Karim Benzema e o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe são dúvida para a partida, enquanto o volante Xabi Alonso é desfalque certo por suspensão.
Marcelo, titular da lateral esquerda da Seleção, deve começar no banco, dando lugar ao português Fábio Coentrão, ídolo do Benfica, acostumado a brilhar no estádio da Luz, assim como Angel Di María.
O Atlético também encara a final com incertezas, por conta dos problemas físicos de jogadores importantes, como o atacante Diego Costa e o meia Arda Turan.
Artilheiro da equipe, com 27 gols marcados na Liga Espanhola e oito na Champions, Diego Costa fez uma tentativa desesperada de se recuperar de uma lesão com um tratamento pouco convencional à base de placenta de égua, em Belgrado.
O clube "rojiblanco" espera repetir a façanha da final da última edição da Copa do Rei, quando derrotou o Real Madrid por 2 a 1 na prorrogação.
Tabu de 49 anos pode ser quebrado
Apontado por jogadores e dirigentes como o grande responsável pelo fato de o Atlético de Madri ter chegado à final da Liga dos Campeões após 40 anos, Diego Simeone pode se tornar o primeiro técnico sul-americano a conquistar o título europeu em 49 anos.
Caso os colchoneros derrotem o Real Madrid, neste sábado, em Lisboa, o ex-volante será o terceiro treinador de fora da Europa a faturar o maior torneio interclubes do mundo.
Assim como Simeone, os outros dois técnicos sul-americanos campeões também nasceram na Argentina. Luis Carniglia dirigiu o Real nas conquistas de 1958 e 1959. Já Helenio Herrera faturou a taça com a Inter de Milão em 1964 e 1965.
Desde que se tornou técnico do Atlético, em 2011, o argentino faturou quatro títulos: Copa do Rei, Liga Europa, Supercopa da Europa e o Espanhol, conquistado no sábado, 17, depois de 18 anos de seca do clube.
Rival do ex-volante na decisão, Carlo Ancelotti, o comandante do Real, também busca uma marca histórica em Lisboa. Campeão com o Milan em 2003 e 2007, o italiano pode igualar o recorde do inglês Bob Paisley, tricampeão com o Liverpool nos anos 1970 e 1980, se conquistar sua terceira taça.
Diário do Nordeste

Leão de Aço acerta com mais um reforço

Breno chega para reforçar o Leão. Jogador se apresentou e iniciou avaliações com os preparadores do Tricolor de Aço. (Foto: Nodge Nogueira)
A diretoria tricolor anuncia mais uma contratação para a Série C do Brasileiro. Como já era previsto, mais um zagueiro chega ao Parque dos Campeonatos. Trata-se do jogador Carlos Breno, vindo do Mirassol/SP, onde disputou o Campeonato Paulista desse ano. O atleta também tem passagens por Horizonte/CE e Chapecoense/SC 

O zagueiro já encontra-se na Capital, inclusive fazendo testes físicos no gramado do Colégio Militar de Fortaleza, local de treinamento do Tricolor na manhã desta sexta-feira. Na próxima segunda-feira, à tarde Carlos Breno será apresentado oficialmente na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho.