28 de agosto de 2015

Vasco e Sport "no lucro"? Tem time há 13 jogos na seca no Brasileiro; veja lista

Os torcedores de Águia de Marabá-PA e Caxias-RS devem ter dificuldade para lembrar quando foi a última vitória dos seus times. As duas equipes ainda não venceram na Série C deste ano – são 13 jogos sem saber o que é sair de campo comemorando. A lista dos maiores jejuns das quatro séries do Campeonato Brasileiro desta temporada tem dois representantes da elite: Vasco e Sport, que não ganham há seis partidas – o time carioca já havia amargado uma série de oito duelos sem triunfar (a primeira vez que conquistou três pontos no Brasileirão 2015 foi na nona rodada). O levantamento não leva em consideração as competições paralelas, como a Copa do Brasil e Sul-Americana.
Times com maiores jejuns em todas as séries do Campeonato Brasileiro 2015 (Foto: Arte/GloboEsporte.com)
O Águia ocupa a lanterna do grupo A da Terceirona, com seis empates e sete derrotas. O Caxias, na penúltima posição da chave B, tem a mesma campanha e ainda não pontuou. No caso do Águia, o time já apelou até para a ajuda divina: no mês passado, um padre benzeu a camisa da equipe para trazer melhor sorte. Por enquanto, não adiantou 
Em terceiro lugar da lista está o ABC-RN, há 10 confrontos sem vencer na Série B. A última foi contra o Atlético-GO, por 2 a 1, no dia 7 de julho, no Serra Dourada. O Macaé, também na Segundona, tem oito duelos na fila.
Na divisão principal, os times com maiores jejuns são Sport e Vasco - ambos há seis partidas com desempenho ruim. O Leão da Ilha venceu pela última vez no Brasileirão no dia 19 de julho, quando fez 2 a 0 no São Paulo, na Arena Pernambuco.
vasco faixa eu escolhi acreditar (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)Torcedores do Vasco exibem faixa de incentivo no Maracanã (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
O Cruz-Maltino carioca, lanterna isolado, conquistou o último resultado positivo no Brasileirão no clássico com o Fluminense, por 2 a 1, no dia 19 de julho, no Maracanã. O detalhe é que o Vasco sequer balança a rede há cinco partidas. O time de São Januário tem o pior ataque da Série A, com apenas oito gols marcados em 20 jogos disputados.
Por Rio de Janeiro

Fortaleza é a quinta capital mais populosa do País

centro-fortalezaA população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha, em 1° de julho, 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562.
De acordo com o levantamento, o Ceará tem 8.904.459 habitantes. Fortaleza, por sua vez, tem 2.591.191 habitantes, o número torna a capital cearense a quinta mais populosa do País, ficando atrás apenas de São Paulo (11.967.829), Rio de Janeiro (6.476.631), Salvador e Brasília.
Ceará Agora

Brasil tem mais de 204 milhões de habitantes, diz IBGE

O Brasil tem uma população de 204.450.649 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicados nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União. Os dados são estimativas de população feitas com base no dia 1º de julho de 2015. 
Do ano passado para cá, a população cresceu cerca de 0,87% - em 2014, segundo o IBGE, o Brasil havia chegado a 202.768.562 de habitantes.
O Estado mais populoso, São Paulo, tem 44,4 milhões de habitantes - 21,7% da população total do país. Já no Estado menos populoso, Roraima, vivem 505,6 mil pessoas - 0,2% da população total.
Além de São Paulo, cinco Estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,86 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,24 milhões) e Paraná (11,16 milhões).
A lista das unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas traz outros seis Estados: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,81 milhões) e Goiás (6,61 milhões).
As demais unidades federativas têm as seguintes populações: Paraíba (3,97 milhões), Espírito Santo (3,92 milhões), Amazonas (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí(3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões),Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,76 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).
Além de Roraima, outros dois Estados têm menos de 1 milhão de habitantes:Amapá (766,6 mil) e Acre (803,5 mil).
Com 12 milhões de pessoas a cidade de São Paulo se mantém como a mais populosa do país e tem mais habitantes que 22 Estados e o Distrito Federal, a exceção São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Já a menor cidade do país é a mineira Serra da Saudade, com 818 habitantes.
Do UOL

Quartas da Copa do Brasil podem ter clássicos; sorteio é na segunda-feira


CBF sorteia confrontos das quartas de final na próxima segunda-feira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil serão sorteados na próxima segunda-feira, às 12h30 (de Brasília), no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio. A próxima fase pode reservar novos clássicos regionais no torneio, como Fluminense x Vasco, Gre-Nal e duelos paulistas. As oitavas tiveram dois clássicos conhecidos: o Vasco pegou o Flamengo e o Santos encarou o Corinthians. As partidas da próxima estão marcadas para os dias 23 (ida) e 30 (volta) de setembro.
Segundo o regulamento da Copa do Brasil, nas oitavas de final o sorteio tinha os times  em dois blocos, divididos pelo ranking da entidade e com a entrada das equipes que disputaram a Libertadores, mais o Fluminense. Nas quartas, todos os oito clubes estarão no mesmo pote e podem se confrontar. O sorteio nesta fase não ocorreu nas últimas duas temporadas.
Nas oitavas, o Santos passou pelo Corinthians ao vencer os dois jogos, assim como o Internacional eliminou o Ituano e o Grêmio bateu o Coritiba. Fluminense e Palmeiras superaram Paysandu e Cruzeiro, respectivamente, também vencendo as duas partidas. Figueirense, São Paulo e Vasco são os outros classificados.
Dos oito times que disputam o título, seis foram campeões da Copa do Brasil. Dos classificados, o Grêmio é o maior vencedor da competição, com quatro conquistas. Fluminense, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco também já levantaram a taça. Figueirense e São Paulo foram vice-campeões.
O sorteio dos mandos de campo será feito também na segunda-feira, às 14h (de Brasília), na sede da CBF. 
Por 
Rio de Janeiro

Ricardo Jesus tem estiramento no joelho e fica afastado por três semanas

Ricardo Jesus, Fortaleza (Foto: Rafael Silva/Fortaleza)Ricardo Jesus ficará cerca de 20 dias de molho
(Foto: Rafael Silva/Fortaleza)
O que era dor de cabeça para o técnico Marcelo Chamusca, tornou-se uma baixa para as próximas três semanas. Exame de imagem comprovou que o atacante Ricardo Jesus sofreu um estiramento colateral medial grau 2 no joelho direito. E, com isso, passará cerca de 20 dias longe dos gramados.
A lesão ocorreu durante sessão de treinamentos no Pici, nesta semana. Com esse desfalque, o treinador leonino trará ao time titular,  a dupla Maranhão, recuperado de contusão, e Lúcio Maranhão, que estava no banco de reservas recentemente.
Nesta quinta-feira (27), o Fortaleza treina na Arena Castelão, palco de seu jogo com o Salgueiro, às 16h do sábado (29), pela Série C do Campeonato Brasileiro. Marcelo Chamusca já deve esboçar a equipe titular para a partida, que pode valer vaga antecipada nas quartas de final da Terceirona.
Por Fortaleza

Aos 40 anos, Rinaldo brilha e Ferrão vence Ceará na estreia da Fares Lopes

Ceará, Ferroviário, Fares Lopes (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Rinaldo comemora o gol da vitória sobre o Ceará (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Após a queda para a Segunda Divisão estadual, o Tubarão da Barra viveu dias inglórios. Disputou a Segundona, mas não conseguiu o acesso. Buscou se reerguer ainda em 2015. Montou um time experiente e convocou a torcida para a estreia da Taça Fares Lopes, que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2016. Com direito a fogos de artifício na entrada em campo, uma arquibancada empolgada e um Tutuba (o mascote) elétrico, o Ferroviário venceu o Ceará na primeira rodada da competição estadual por 1 a 0, nesta quinta-feira (27), no estádio Presidente Vargas. Com 40 anos recém-completos no último dia 24 de agosto, Rinaldo, o eterno Homem Raio, anotou o único gol da partida e mostrou que ainda tem fôlego.
- Enquanto eu tiver condições de correr, de treinar, vou continuar jogando e fazendo gols. Estou muito feliz por esse resultado na estreia - afirmou o jogador.
Na próxima rodada da Fares Lopes, o Ferroviário tem compromisso na quinta-feira (3), contra o Tiradentes, no PV, às 20h15. O Ceará terá que esperar um pouco mais. O Vovô encara o mesmo Tigre da PM , também no PV, mas apenas no dia 17 de setembro, às 15h30.
Ferroviário, Ceará, Fares Lopes (Foto: Juscelino Filho)Entrada dos jogadores do Ferroviário, em campo, teve fogos de artifício (Foto: Juscelino Filho)

Rinaldo decisivo
Quando a bola rolou, os mais pessimistas talvez pensassem que o jogo seria fraco. E certamente pensaram. O Ferroviário era bem mais experiente, com Rinaldo, Juninho Cearense, Gladstone, Erandir... Quem é da velha guarda reconhece. O Ceará, mais novo, tinha a base do time Sub-20. Movimentação houve dos dois lados. A experiência do Ferrão dosava os contra-golpes. A juventude do Ceará pecava nas imprecisas ofensivas. 

Perdão pelo trocadilho, mas foi em um contra-ataque relâmpago que o homem raio abriu o placar. Aos 17 minutos, Rinaldo esticou o passo, recebeu bem a bola de Airton Júnior e tocou na saída do goleiro Gustavo. O vermelho, o preto e o branco multicoloriram as cadeiras azuis do Presidente Vargas com uma grande festa. A partida seguiu boa até o apito do juiz. Chances para os dois lados. 

tutuba, ferroviário, fares lopes (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Tutuba e as Sereias Corais animaram o público no PV (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

Glória coral
Se o Ceará entrou em campo vaiado, o Tubarão da Barra foi recebido com aplausos na volta do intervalo. O Alvinegro manteve a posse de bola, mas o Ferrão surpreendeu e, por muito pouco, não ampliou o placar. Seria um gol de placa de Rinaldo, que mostrou categoria dentro da área ao dominar no peito. Ao tentar tirar do goleiro, o atacante acabou chutando por cima do gol. 

Quando foi substituído, o camisa nove do Ferroviário foi ovacionado pela torcida. O ímpeto do Tubarão da Barra, no entanto, não durou os 90 minutos. Visivelmente cansado, o elenco coral não ameaçava mais tanto o Ceará. O time alvinegro tomou a frente e buscou o gol de empate. Mas ficou só na vontade. Na retranca, o Ferrão se segurou e conseguiu a vitória pelo placar mínimo. 

Ceará, Ferroviário, Fares Lopes (Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)Ferroviário vence o Ceará na estreia da Fares Lopes (Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)

Por Fortaleza, CE