24 de junho de 2016

Morre aos 81 anos o empresário cearense Ivens Dias Branco

Ivens Dias Branco falece aos 81 anos (FOTO: Divulgação)
Ivens Dias Branco falece aos 81 anos (FOTO: Divulgação)
Morreu, nesta sexta-feira (24), o empresário Ivens Dias Branco. O falecimento aconteceu durante uma cirurgia cardíaca em São Paulo. O cearense listado entre os 10 mais ricos do Brasil completaria 82 anos em agosto.
Ivens Dias Branco era presidente do Conselho Administrativo da M. Dias Branco. Natural de Cedro, fez da padaria do pai um gigante dos negócios, que hoje reúne milhares de funcionários em instalações em diferentes estados. Em 1953, Ivens começou a trabalhar com Manuel, seu pai, imigrante português, e, em menos de três décadas, transformou a Padaria Fortaleza em um dos maiores complexos industriais da América Latina.
Perfil
Francisco Ivens de Sá Dias Branco nasceu em 1934, tinha 81 anos. Em um estado pobre, Ivens construiu um mar de oportunidades e capitaneou o crescimento industrial e econômico. As raízes do grupo atravessaram o Atlântico.
De Portugal, onde nasceu o pai, Manuel Dias Branco, veio para o Brasil. Anos depois, a família se instalou em Fortaleza e fincou as bases do desenvolvimento de um dos maiores conglomerados econômicos da América Latina a partir de uma pequena padaria. Hoje, o grupo M. Dias Branco é um dos dez maiores produtores de massas e de biscoitos em todo o mundo.
Líder nacional no setor, as marcas e os produtos, como a Fábrica Fortaleza e a Richester, fazem parte da vida do cearense. No primeiro trimestre de 2016, o grupo teve receita de R$ 1,1 bilhão.
Casado com Maria Consuelo, teve cinco filhos. Visionário, é considerado o primeiro bilionário da região Nordeste. A fortuna de quase R$ 10 bilhões foi apontada pela revista Forbes como uma das 20 maiores do Brasil.
Tribuna de Honra
O primeiro perfilado do Tribuna de Honra foi Ivens Dias Branco em 2014. O projeto do Sistema Jangadeiro homenageou personalidades cearenses que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Confira o material publicado sobre o empresário.
Entrevista
A entrevista ao Tribuna de Honra duraria 40 minutos. Mas Ivens falou muito mais – ao todo, uma hora e meia. Em apenas uma resposta, discorreu meia hora. Não sem motivo. Quando o assunto é a M. Dias Branco, os olhos dele brilham. Sua empresa foi seu orgulho. Passados 60 anos de trabalho, o cearense se tornou referência nacional no mundo dos negócios. Um exemplo de quem saiu do chão ao topo.
Documentário
Bastidores
Durante os bastidores da entrevista para o documentário, o ex-presidente do Grupo M. Dias Branco, topou fazer uma pegadinha com Pedro Germano, torcedor do Ceará, que não aceita produtos da empresa com o nome do time rival.
Durante produção do documentário, Tribuna de Honra visitou o museu da M. Dias Branco.
Confira a linha do tempo do empresário:
1934

Nasce Francisco Ivens de Sá Dias Branco, no Cedro.

1936

Manuel se muda para Fortaleza e adquire a Padaria Imperial, na avenida Visconde do Rio Branco.

1940

Razão social da empresa se torna M. Dias Branco & Irmãos.

1951

É construída a Padaria Fortaleza, na rua João Cordeiro.

1953

Manuel se desentende com irmãos e convida Ivens a ser sócio.

1957

Ivens se casa com Maria Consuelo Saraiva Leão.

1967

Ivens assume o comando da empresa.

1976

Empresa compra terreno da futura sede, no Eusébio.

1978

Lançada a linha de biscoitos Richester.

1980

Todas as atividades passam a funcionar no Eusébio.

1992

É inaugurado o Moinho Dias Branco, que passou a fabricar insumos.

1995

Morre Manuel Dias Branco, em Aveiro, Portugal.

2002

É inaugurada a divisão Gorduras e Margarinas Especiais (GME), que fabrica insumos.

2003

M. Dias Branco adquire a Adria, dona das marcas Isabela, Basilar e Zabet. É inaugurado o Terminal Portuário Cotegipe, na Bahia, além do Grande Moinho Aratu.

2005

É inaugurado o Grande Moinho Tambaú, na Paraíba.

2006

M. Dias Branco abre 25% de seu capital na bolsa de valores.

2008

A empresa compra a Vitarella.

2011

Em novas aquisições, o grupo assume o controle das marcas Pilar, Estrela, Pelaggio e Salsito.

2012

Em outra aquisição, o grupo assume o Moinho Santa Lúcia, das marcas Predilleto e Bonsabor.

2014

Ivens Dias Branco deixa a presidência executiva e assume a presidência do conselho da M. Dias Branco. Em seu lugar, fica o filho Ivens Júnior.

2016

Morre Ivens Dias Branco.
Tribuna do Ceará