22 de dezembro de 2016

CONCURSO PM 2016 - Saiu o resultado! Quem é que vai para a AESP (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará) levanta a mão

resultado policia 394-01

Candidatos podem fazer consulta no site da organizadora do certame e no Diário oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22)


O Governo do Estado publicou no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (22) o resultado definitivo da primeira etapa (prova objetiva – exame intelectual) do concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará.


A publicação traz a relação dos candidatos que atingiram a nota mínima prevista para a prova objetiva da 1ª etapa, conforme Edital de Abertura nº. 01/2016-PMCE, separados por gênero (masculino e feminino).

Quem entrou com recurso contra o resultado preliminar divulgado no dia 1º de dezembro, poderá consultar individualmente a resposta do recurso interposto, no site da organizadora do certame, Instituto AOCP, pelo prazo de 10 (dez) dias, a contar da data de publicação deste edital no DOE.

O candidato deve acompanhar as publicações no site do Instituto AOCP, organizadora do certame, local em que será oportunamente divulgada a convocação para a 2ª Etapa – Inspeção de Saúde (Exames Médico, Biométrico, Odontológico e Toxicológico).

O edital completo está disponível no endereço www.institutoaocp.org.br ou acesse o http://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_obj_posrec_pmce.pdf? .


22.12.2016

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)
Assessoria de Comunicação
(85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
www.aesp.ce.gov.br
Facebook: AESP/CE
Twitter: @aespce

Eduardo Baptista assina por um ano e é o novo técnico do Palmeiras

Resultado de imagem para Eduardo Baptista assina por um ano e é o novo técnico do PalmeirasCampeão brasileiro, o Palmeiras tem um novo treinador para a temporada 2017. Trata-se de Eduardo Baptista, que estava na Ponte Preta. O técnico assinou até o fim do próximo ano e tem como meta dar continuidade ao trabalho de Cuca, que saiu para resolver questões pessoais.
“Estou muito feliz de chegar a um clube do tamanho e da grandeza do Palmeiras. É um time que está vivendo um grande momento, é o atual campeão brasileiro. Além disso, vou substituir um treinador que fez um trabalho brilhante. A expectativa é trabalhar muito para dar continuidade a tudo isso que foi feito, a essa busca por títulos”, afirmou ao Site Oficial.
Filho de Nelsinho Baptista, que também passou pelo clube palestrino entre 1991 e 1992, Eduardo elogiou o elenco alviverde e projetou o ano de 2017. “O elenco do Palmeiras é de altíssimo nível técnico e extremamente aguerrido. A temporada de 2017 será um ano importante, de Libertadores. A expectativa é de que tudo possa correr bem e que a gente possa alcançar todos os objetivos que já estamos trançando”, disse.
Por fim, o novo comandante do Verdão enalteceu a força do torcedor palmeirense. “O Palmeiras tem uma excepcional estrutura física tanto em relação ao Centro de Excelência que está sendo finalizado quanto ao Allianz Parque, que traz uma energia incrível ao time dentro de campo. Mas, para mim, o grande trunfo é a sua torcida. Não vejo a hora de tê-la ao meu favor”, finalizou.
Informações gerais
Junto de Eduardo, chega ao clube o auxiliar Pedro Gama, que está com ele desde o início. O treinador alviverde começou a carreira no futebol como preparador físico de 2002 a 2014 dentro da comissão de seu pai, passando por times como Goiás, Flamengo, São Caetano, Nagoya Grampus (do Japão), Santos, Ponte Preta, Corinthians, Sport e Kashiwa Reysol (do Japão).
No começo de 2014, após um período como interino, foi efetivado como treinador do Sport e iniciou uma nova trajetória. No mesmo ano, o profissional conquistou os títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Depois de uma ótima passagem pela equipe recifense, o comandante transferiu-se para o Fluminense no fim de 2015 e permaneceu no Rio de Janeiro até o início desta temporada.
Meses após a sua saída do time carioca, Baptista assumiu o comando da Ponte Preta, realizando uma boa campanha com a Macaca na atual edição do Campeonato Brasileiro.
Com informações do site oficial do clube

Fortaleza anuncia Jefferson, ex-Figueirense, como reforço para 2017

O Fortaleza anunciou mais um reforço para a temporada. Na tarde desta quinta-feira (22), a diretoria do Tricolor do Pici anunciou o acerto com o volante Jefferson, que estava no Figueirense. O jogador tem 22 anos e atua na posição de meia. Natural de Campinas (SP), Jefferson tem dois títulos catarinenses no currículo.
Jefferson Figueirense (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)Jefferson, Ex-Figueirense, é anunciado como reforço do Fortaleza (Foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)

Ficha técnica
Nome: Jefferson Nogueira Júnior
Dana de nascimento: 22/01/1994
Naturalidade: Campinas (SP)
Altura: 1,81m
Peso: 80kg
Posição: meia
Último clube: Figueirense 
Por Fortaleza CE

Com problemas no Coliseu, Alto Santo desiste do Campeonato Cearense

O Alto Santo desistiu de disputar o Campeonato Cearense. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Ozir Gomes, em contato com a reportagem do GloboEsporte.com por telefone. O presidente falou em "vários motivos" que levaram à desistência, mas não especificou quais seriam os motivos. No entanto, pontuou que um deles foi a impossibilidade de mandar os jogos no estádio Coliseu, praça esportiva da cidade. Com a ausência do Coliseu, o time precisaria mandar os jogos no município vizinho, Limoeiro do Norte. 
- O estádio aqui não vai dar certo. Tivemos experiências ruins em 2007 quando fomos jogar em Limoeiro. Não dá certo. Não foi colocada energia no nosso estádio. E os jogos da Série A têm que ser a noite, não poderiam ser de tarde. Para ir a Limoeiro a despesa aumentaria muito. Então fizemos uma reunião hoje pela manhã e desistimos de disputar o Cearense - explicou.
Coliseu de Alto Santo fachada (Foto: Juscelino Filho)Coliseu de Alto Santo (Foto: Juscelino Filho)

- Se você vai para Limoeiro, tem que ter um médico. Não sabemos que teríamos um médico, ambulância. São coisas que acontecem. Não deu para a gente cobrir as despesas. Com o deslocamento constante para Limoeiro, a gente ia ter um custo muito alto. Achamos melhor não participar - completou.
Evasivo, Ozir Gomes não quis falar mais sobre todos os motivos que levaram à desistência da equipe em disputar o estadual.
- Foi uma série de coisas. Despesas. Não conseguimos os patrocinadores que pensamos que daria certo. Foram problemas de time pequeno. Time grande não tem esses problemas. É uma pena. Infelizmente não conseguiremos disputar o estadual - lamentou.
Com a desistência do Alto Santo, o Campeonato Cearense pode ser disputado com apenas nove equipes. A FCF ainda deve se pronunciar se o Floresta, quarto colocado da Série B, fica com a vaga, ou se apenas nove times irão disputar a competição.
FCF
O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, explicou que somente na sexta-feira (23), a entidade irá se reunir com seus diretores para saber quais medidas serão tomadas antes do início do estadual. A FCF entrou em recesso na última sexta-feira (16) e só retoma as atividades no dia 2 de janeiro do próximo ano.
Por Fortaleza CE

Ajuste fiscal. Estado cortará terceirizados e comissionados em 2017

Para alcançar a meta de redução de 10% nas despesas correntes, o Governo do Estado cortará terceirizados e comissionados. O tamanho do enxugamento ainda não foi revelado. Mas ele acontecerá no ano que vem, após aprovação de Projeto de Lei, de autoria do Executivo, na Assembleia Legislativa.
Por enquanto, o número conhecido é o que está na mensagem 8.074, enviada à Casa no dia 13 de dezembro, na qual consta que serão extintos 56 cargos comissionados. Ao todo, cerca de 1.350 comissionados – dos 9 mil existentes - terão seus contratos avaliados e entre os quais as demissões serão efetivadas por meio de decreto, não requerendo aprovação do Legislativo. Hugo Figueiredo, secretário do Planejamento e Gestão do Estado, afirma que os terceirizados – que somam 19 mil - também terão permanência analisada, mas garantiu que os contratos com cooperativas não serão desfeitos.
“Dos 9 mil comissionados, cerca de 85% são servidores de carreira. São diretores de escola, policiais, médicos, reitores. São esses que compõem a maioria dos cargos comissionados. Você não pode simplesmente tirar um diretor de escola. Fora desse percentual vamos avaliar caso a caso”, diz. 

Pacote 
O percentual de enxugamento da máquina governamental anunciado no Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado do Ceará, na segunda-feira passada, é de 10% do custeio. Isso inclui um pacote de dez medidas. A promessa do Governo é compensar a perda de R$ 850 milhões por ano, referentes à queda em arrecadação e transferências, e manter investimentos.

Para chegar à meta, também serão cortados 10% dos salários dos secretários e todos os dirigentes de órgãos, além da manutenção do corte de 25% dos valores dos cargos comissionados (com exceção de saúde, segurança e educação).
Com informações do Jornal O Povo

Sob protestos, Assembleia aprova aumento da contribuição previdenciária do servidor público estadual

prevv
A Assembleia Legislativa aprovou nesta noite de quinta-feira, em clima de protesto dos servidores acomodados nas galerias, a proposta de aumento da contribuição previdenciária estadual de 11% para 14% e a contribuição patronal de 22% para 28%. Segundo a base governista, uma necessidade porque o deficit anual na área supera R$ 1 bilhão por ano. O placar: 26 pelo Sim e 8 pelo Não.
Durante a votação, Tin Gomes (PHS), que presidiu os trabalhos, pediu que permanecessem apenas os parlamentares no plenário da Casa.
Vários parlamentares se revezaram na tribuna defendendo a matéria ou colocando pontos contrários.
roseno

Renato Roseno (PSOL) qualificou de atitude covarde, pois recai a conta sobre os servidores. Considerou absurdo ainda que o governo cearense se antecipe até ao debate sobre previdência em Brasília. Ely Aguiar (PSDC) definiu a matéria como “covardia”. Já Heitor Férrer (PSB) afirmou que o trabalhador paga pela corrupção. “O governo Camilo é mais Temer que o Governo Temer”, ironizou.
Representantes de categorias como a da segurança pública diziam que viria ofensiva contra a medida, por meio de paralisações.
Nesta quinta-feira, a Assembleia aprovou também o aumento de 17% para 18% da alíquota do ICMS. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, comemorou e disse que essa medida é fundamental para garantir o equilíbrio das contas estaduais.
Também foi aprovada a proposta que autoriza a concessão de ativos e equipamentos do Estado como Centro de Eventos, rodovias, Acquario, Cinturão Digital, Metrofor e Centro de Formação Olímpica.
Já nesta sexta-feira a Comissão de Orçamento da Casa colocará em discussão a proposta orçamentária do Estado para 2017 estipulada em cerca de R$ 25 bilhões.
Se, por acaso, algum parlamentar pedir vistas, a matéria ficará para ser votada só na próxima terça-feira.
Com informações do Blog do Eliomar de Lima

Solange Almeida anuncia saída do grupo Aviões do Forró

Show iniciou por voltda da 1h desta segunda-feira (24) (Foto: Ive Rylo / G1 AM)Solange Almeida ficou no grupo durante 14 anos  (Foto: Ive Rylo/G1 AM)
A cantora Solange Almeida, de 42 anos, vai deixar a banda Aviões do Forró. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela assessoria da banda por meio de um comunicado e um vídeo publicados nas mídias sociais da do grupo. O Aviões do Forró segue sob a liderança do atual cantor Xand Avião. Em 2016, o grupo completou 14 anos de existência.
De acordo com "Xand", a cantora deve continuar ao seu lado no grupo até o carnaval de 2017, quando ela realizará o último show com o Aviões.
"Foi uma história linda, em que vocês foram protagonistas. Obrigado a todos os fãs por todo esse amor durante todo esse tempo. Eu tinha esse sonho a realizar, vou realizar se Deus quiser. Mas xandi vai ficar no Aviões, disse Solange na publicação,.
Neste ano, a empresa dona da banda, a A3, foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra sonegação de impostos. A estimativa preliminar já identificou uma omissão de valores estimada em mais de R$ 300 milhões, segundo a Receita.
Leia íntegra do comunicado
"Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos a frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand. A artista pretende se dedicar a carreira,  família e a outros projetos pessoais.

Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o carnaval.

A cantora gravará o seu primeiro DVD solo dia 08 de fevereiro, no Citibank Hall em São Paulo. A primeira música de trabalho, intitulada 'Duas e 23' já foi lançada de forma acústica na internet".

Com informações do G1 CE

Ceará acerta mais três contratações para 2017

(Foto: Divulgação)
A Diretoria do Ceará Sporting Club anunciou, na manhã desta quinta-feira, 22/12, três novas contratações para a temporada 2017. Trata-se dos volantes Diones e Matheus Trindade, além do atacante Douglas Baggio. A apresentação de todo o elenco alvinegro está marcada para o dia 02/01/2017. O cearasc.com conversou com os três atletas sobre a expectativa de poder atuar pelo Alvinegro e os desafios para a próxima temporada.

Diones:
“Eu estou indo muito motivado. O Ceará é um clube que eu já tinha interesse de jogar, porque é referência no Brasil; um time que está crescendo bastante e tem uma estrutura boa para trabalhar. Quero fazer um bom ano de 2017. Já trabalhei com o técnico Gilmar Dal Pozzo na Chapecoense, acho que isso ajudou na contratação. Conheço bastante a torcida do Ceará. Eu acredito que o Ceará vai conquistar os objetivos em 2017”.

Matheus Trindade
“Acompanhei jogos do Ceará nesse ano. É um time que tem tudo para conseguir retornar à elite do futebol brasileiro. Minha expectativa é de ascensão, títulos e vitórias. Essa torcida maravilhosa merece isso. Minha motivação em fechar com o Ceará é porque é um time grande. Acho que todo jogador tem um sonho em atuar por uma grande equipe do futebol brasileiro. Quando apareceu essa oportunidade para mim, não pensei duas vezes e fiquei muito feliz. Prometo retribuir à altura. Sou um segundo volante de bom passe e com um bom poder de marcação também. Podem esperar de mim muita gana, vontade e raça de vencer os jogos”.

Douglas Baggio:
“Quero lutar pelo título do Estadual, brigar pelo acesso na Série B e dar o máximo nas disputas das outras competições que vamos ter. É um orgulho jogar em um time de massa com uma torcida tão apaixonada. Lembro de assistir a jogos do Ceará pela televisão com o Castelão lotado. Isso motiva qualquer jogador. Isso é muito importante para nós, que estamos no campo; é um incentivo a mais. Tenho jogado mais pelas pontas, alternando entre direita e esquerda. Cresci muito nessa posição e joguei pelo Luverdense assim no ano de 2016”. 

Confira a ficha técnica novos reforços do Mais Querido:

Diones Coelho da Costa
Posição: volante
Nascimento: 21/06/1985 (31 anos) 
Naturalidade: Timbiras/MA
Altura: 1.78
Peso: 78 kg
Clubes: Maranhão/MA, CRB/AL, Ferroviário/CE, Hercílio Luz/SC, Bahia de Feira/BA, Sampaio Corrêa/MA, Bahia/BA, Chapecoense/SC, Joinville/SC e Ceará/CE.

Matheus Trindade Gonçalves
Posição: volante
Nascimento: 05/03/1996 (20 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro
Altura: 1.81
Peso: 72 kg
Clubes: Fluminense/RJ; Audax/RJ; Flamengo/RJ; FC Goa (Índia) e Ceará/CE. 

Douglas Baggio de Oliveira Costa
Posição: atacante
Nascimento: 02/02/1995 (21 Anos)
Naturalidade: Jaboatão dos Guararapes/PE
Altura: 1.72
Peso: 68 kg
Clubes: Flamengo/RJ; Luverdense/MS e Ceará/CE.

Com informações do Cearasc.com

Alistamento militar online tem início em janeiro de 2017 no Ceará

Tem início no dia 1º de janeiro de 2017 o alistamento militar online no Ceará. O Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, disponibilizará, serviço no Ceará e em outros 19 estados.
Nessa nova modalidade de alistamento o jovem poderá ter a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar, utilizando o mais moderno meio de acesso (computadores, tablets e aparelhos de telefonia móvel com acesso à internet), no conforto de sua residência, evitando a permanência indesejável em eventuais filas. Basta acessar o endereço e realizar em poucos passos seu alistamento.
Após o Alistamento Online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
É importante lembrar que os jovens que completam 18 anos em 2017, têm até o dia 30 de Junho para realizarem seu Alistamento Militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do ano que se alistou.
Com informaçôes do G1 CE

Parabólica é o principal sinal de TVs no Ceará, afirma IBGE

Mais da metade das casas no Ceará assistem à televisão por meio do sinal de antena parabólica (Foto: TV Globo/Reprodução)Mais da metade das casas no Ceará assistem à televisão por meio do sinal de antena parabólica (Foto: TV Globo/Reprodução)
Mais da metade dos domicílios do Ceará recebem sinal de TV por meio de antenas parabólicas. De acordo com a pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22), 51,2% das casas do estado assistem à TV por meio da antena parabólica; o sinal de TV aberta chega a 27% das casas, e a TV por assinatura tem alcance de 15,6% dos lares.
Considerando apenas a Região Metropolitana de Fortaleza, o sinal de TV aberta tem a maior representatividade, chegando a 44,9% das casas. A televisão por assinatura está presente em uma a cada quatro domicílios; e a parabólica, em 10%.
A pesquisa do IBGE mostra ainda que a TV tem um alcance quase global no Ceará, presente em 96,7% das casas. O celular é o segundo meio de comunicação mais presente no estado, em 85% dos lares. Em seguida aparecem o rádio (72,5%) e computador com acesso à internet (23,5%).
Com informaçôes do G1 CE

Celular é o principal meio de acesso à internet em lares do Ceará, diz IBGE

Os serviços de rastreamento de smartphones funcionam bem desde que a pessoa tenha uma boa conexão de internet móvel ou wi-fi (Foto: One Touch Response/Divulgação)Nos lares do Ceará com acesso à internet, 94% se conectam por meio do celular, aponta IBGE (Foto: One Touch Response/Divulgação)
O celular já é o principal meio de acesso à internet no Ceará. Das 1,1 milhão de moradias no Ceará com acesso à navegação on-line, em 94% foram detectados celulares com internet móvel; 15,6% em tablets; e 58% em micropontudores.
No estado, 60% dos domicílios não tiveram acesso à internet em 2015; em 2012, esse índice era 87%. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2015 (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22) mostra ainda que a televisão segue como o principal de meio de comunicação nos lares do Ceará e de todo o Brasil, com alcance de 96,7% dos lares do estado.
A média no Ceará está abaixo da nacional, que tem 60% dos lares com acesso à internet. Em 2014, mais da metade dos domicílios passaram a ter acesso à Internet na média nacional, saindo de 48,0%, em 2013, para 54,9%, naquele ano, o equivalente a 36,8 milhões de domicílios. 

Em 2015, a expansão continuou ocorrendo, ao alcançar 57,8%, correspondente a 39,3 milhões de domicílios. No Ceará, o crescimento foi proporcionalmente mais rápido, aumentando em 27 pontos percentuais o número de casas com acesso à internet.

De acordo com o estudo do IBGE, em 2015, a utilização da internet foi maior entre as pessoas economicamente ativas (64,5%) do que entre as não economicamente ativas (47,1%), o que pode estar relacionado à posse do equipamento de acesso por grupos de idade, "uma vez que os mais idosos tendem a pertencer ao contingente de pessoas não economicamente ativas e foram, também, os que registraram menor utilização da Internet".

Tanto para o conjunto de pessoas economicamente ativas quanto para aquelas não  economicamente ativas, o percentual das que possuíam telefone móvel celular para uso pessoal vem aumentando a cada.
Entre as pessoas economicamente ativas, passou de 43,8%, em 2005, para 63,4%, em 2008, alcançando 87,4% em 2015. Entre as pessoas não economicamente ativas, essa proporção foi de 24,3%, em 2005, passando para 38,0%, em 2008, e 64,9% em 2015.
Com informaçôes do G1 CE

Deputados aprovam pacote de austeridade e teto de gasto no Ceará por 10 anos

Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Por 29 votos a favor, sete contra e duas abstenções, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou parcialmente, na noite desta quarta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece medidas de ajuste fiscal para os próximos 10 anos. A PEC que cria um teto para o gastos públicos faz parte do acordo que estados firmaram com o Governo Federal para que recebam uma fatia maior dos recursos arrecadados com a chamada repatriação. Entre os pontos aprovados, estão o aumento da contribuição previdênciaria e o limite para reajustes salariais.
Durante a sessão, o deputado Elmano de Freitas (PT) pediu destaque para votação em separado do artigo 2 da PEC. O destaque é uma forma de evitar que os pontos de um projeto sobre os quais não concordam impeçam a aprovação dos pontos sobre os quais concordam. Através do destaque para votação em separado, os parlamentares retiram (destacam) as partes polêmicas do projeto e votam as partes não polêmicas.
O artigo 2, da PEC, que vinculava o repasse do duodécimo aos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público e Defensoria Pública à arrecadação do estado foi rejeitado, por unanimidade, pelos deputados. O duodécimo orçamentário é calculado de acordo com o valor da receita corrente líquida anual do estado.
Economia
Segundo o Governo do Estado, a estimativa é que o Plano garanta uma economia de R$ 850 milhões aos cofres públicos anualmente. Os gastos terão um teto limite para os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), mas há garantia de que 12% do montante será destinado para saúde e 25% para educação.

Há também previsão de mudança na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que salta de 17 para 18%, a partir da qual os preços dos produtos comuns serão afetados.
Entre as medidas polêmicas votadas nesta quarta-feira está o aumento da contribuição dos servidores para a previdência do Estado; atualmente, 11% do salário é destinado ao fundo, caso seja aprovado na Assembleia, a contribuição passa a ser de 14%. Os servidores se prosicionaram contra a medida.
Os deputados estaduais também aprovaram a redução em 10% do salário de secretários e dirigentes de órgãos estaduais. O governador do Ceará, Camilo Santana, e a vice-governador, Izolda Cela, devem doar 10% do próprio salário para instituições filantrópicas.
Também foir aprovado na Assembleia Legislativa a criação do Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado; a criação de um fundo de combate à corrupção, com recursos oriundos de multas cobradas pela Procuradoria Geral do Estado; e a criação do Comitê de Governança para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de manter permanente o diálogo entre sociedade e o Poder Público.
PACOTE DE AUSTERIDADE
ECONÔMICA DO GOVERNO
DO CEARÁ
Redução das despesas correntes em 10%,
economizando materiais como gasolina,
papel, água e eletricidade
Redução de 25% do valor gasto com o
salários de servidores com cargos
comissionados
Redução do número de secretarias;
as Secretaria de Política Sobre Drogas,
Relações Institucionais, a Casa Militar
e o Conselho Estadual de Educação
vão compor o Gabinete do Governador.
Concessão de equipamentos do Governo
do Estado como o Centro de Formação
Olímpica e Centro de Eventos
Emenda Constitucional do Crescimento
Sustentável, que estabelece um teto
dos gastos para o Governo do Estado
Aumento da contribuição da Previdência
estadual por parte dos servidores;
atualmente 11% do salário é destinado
ao fundo, o que irá subir para 14%
Aumento da alíquota de ICMS (imposto
sobre circulação de mercadorias e
serviços) dos atuais 17% para 18%
Suspensão do perdão a pessoas físicas
ou jurídicas que devem valores ao
Estado por meio de tributos não pagos
Criação do fundo de combate à corrupção,
com recursos oriundos de multas cobradas
pela Procuradoria Geral do Estado
Criação do Comitê de Governança para
o Desenvolvimento Sustentável, com o
objetivo de manter permanente o diálogo
entre sociedade e o Poder Público.
Crise econômica
De acordo com o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, o pacote de austeridade do Ceará inclui um teto de gastos para os próximos 10 anos e é "necessário" para enfrentar o cenário de crise econômica nacional.
"Com o Fundo de Participação dos Estados, já tivemos uma redução na arrecadação em R$ 476 milhões neste ano, isso sobre uma redução que já tivemos em 2015. E os custos têm aumentado porque o Ceará é o único estado que tem contratado nesse período de crise, principalmente na segurança pública", justifica.
Medidas de contenção de gastos
Dentre os tópicos do planejamento econômico está o enxugamento da estrutura pública estadual. A Secretaria de Política Sobre Drogas, a Secretaria de Relações Institucionais, a Casa Militar e o Conselho Estadual de Educação serão remanejados para compor o Gabinete do Governador.
O Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci) será extinto e incorporado ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e à Secretaria das Cidades. O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) deixará de existir e as suas funções serão direcionadas para Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).
Já a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa) será concedida nos mesmos moldes de Centro de Eventos, Centro de Formação Olímpica, Cinturão Digital,  Ceará Portos, Aquário, Placas Solares, Sistema Metroviário e Arena Castelão.
Outra medida envolve o equilíbrio previdenciário, com a atualização da contribuição previdenciária patronal de 22% para 28% e a atualização de 11% para 14% da contribuição previdenciária dos servidores. "É necessário que se reduza o déficit da previdência através de medidas para garantir a segurança do trabalhador e também as contas do Estado", observou o secretário Hugo Figueirêdo.      
A sétima medida do Plano de Sustentabilidade trata do reajuste da alíquota geral do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 18%. "Todos os estados do Nordeste já subiram este 1%. Vamos agora igualar", explicou Mauro Filho. A ação não terá efeito sobre preços de combustível, energia e comunicação.
O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) também será suspenso para reforçar o novo planejamento. Não haverá anistia ou reemissão de tributos devidos ao Estado nos próximos 10 anos. "Isso premiará aqueles que pagam suas contas em dia. A medida terá efeito educacional no Estado", destacou o titular da Sefaz.
Completam o Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado, a criação de um fundo de combate à corrupção, com recursos oriundos de multas cobradas pela Procuradoria Geral do Estado, e a criação do Comitê de Governança para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de manter permanente o diálogo entre sociedade e o Poder Público.
Com informaçôes do G1 CE

IBGE: celular se consolida como o principal meio de acesso à internet no Brasil

celular
No ano passado, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por telefone celularArquivo/Agência Brasil
























O uso do telefone celular se consolida como o principal meio para acessar a internet no Brasil. É o que mostra o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador. Em 2014, o acesso à internet (80,4% dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).

“É interessante observar que o computador tem perdido espaço nessa utilização da internet enquanto outros equipamentos têm ganhado relevância. O acesso pelo telefone celular vem ganhando mais importância frente ao meio mais tradicional, que era o microcomputador”, comentou a pesquisadora do IBGE Helena Oliveira Monteiro. “Em 2015, verificamos pela primeira vez uma redução em termos absolutos no número de domicílios que acessaram a internet por meio de microcomputador, passando de 28,2 milhões de domicílios, em 2014, para 27,5 milhões, em 2015.”

Em 2015, todas as regiões passaram a navegar na rede mais pelo celular. A Região Norte apresenta o maior percentual de domicílios que usam o telefone celular para acesso à internet (96,7%), seguida do Centro-Oeste (95,6%), do Nordeste (93,9%), do Sudeste (91,5%) e do Sul (88,2%).

No Pará, 66,1% dos domicílios usaram somente o telefone celular ou tablet para acessar a internet. É o maior percentual entre as unidades da Federação.

A pesquisadora do IBGE diz que o fato de o acesso à internet móvel ser mais barato do que a internet fixa é uma das razões de o celular predominar no Norte do país. Outro motivo é a infraestrutura. “A Região Norte tem uma dificuldade maior em passar cabo, o que poderia aumentar essa proporção de acesso à banda larga fixa”, destaca Helena.

Uso da internet
No ano passado, o percentual de pessoas que acessaram a internet alcançou 57,5% da população de 10 anos ou mais de idade, o que corresponde a 102,1 milhões de pessoas. O contingente formado pelos jovens de 18 ou 19 anos teve a maior proporção (82,9%). Em todos os grupos compreendidos na faixa de 10 a 49 anos de idade, o uso da internet ultrapassou 50%, mostra a pesquisa.

A utilização da internet mostrou relação direta com os anos de estudo, indicando proporções crescentes entre os mais escolarizados. O maior percentual de acesso à internet foi observado na população com 15 anos ou mais de estudo (92,3%).

Em 2015, a internet foi usada por 79,8% dos estudantes e 51,7% dos que não estudam. Alunos da rede privada (97,3%) acessaram mais internet do que os da rede pública (73,7%).

Pessoas que trabalham em educação, saúde e serviços sociais foram as que mais usaram internet: 87,1% contra quem trabalha no serviço agrícola, com 16,8%.

Quanto maior o rendimento, maior a utilização da internet: 92,1% das pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos acessaram a internet contra 32,7% das pessoas sem rendimento ou que ganham até um quarto do salário mínimo.

Com informações da Agência Brasil