12 de novembro de 2017

Oligarquias. Para Camilo, críticas de Tasso ao governo são absurdas

Camilo Santana: Camilo Santana: "Continuarei trabalhando firme pelo povo do Ceará" JÚLIO CAESAR
O governador Camilo Santana (PT) reagiu ontem às acusações do senador Tasso Jereissati, que declarou que o petista é “mandado” pelos Ferreira Gomes. O tucano classificou o grupo liderado pelos irmão Cid e Ciro Gomes (PDT) como “oligarquia”. Para Santana, a crítica é um “absurdo”.
“Lamento muito que esse absurdo venha de alguém que há poucos dias me fazia elogios. Minha resposta é continuar trabalhando firme pelo povo do Ceará, como tenho feito todos os dias”, respondeu Camilo. “Não tenho tempo a perder com esse tipo de discussão”, continuou.
O episódio de Tasso Jereissati falando das relações entre os Ferreira Gomes com o Palácio da Abolição, durante a convenção estadual do PSDB, na última sexta-feira, 10, é a primeira crítica pública do senador tucano dirigida ao governador Camilo Santana. Antes do caso, o comportamento de ambos era bem diferente. O petista já teceu elogios a Tasso Jereissati e o senador chegou a dizer, inclusive, que Camilo tinha um “jeitão de tucano”.
A assessoria do senador informou que ele viajou para o exterior e “provavelmente, não tomou conhecimento” dos comentários.
Na própria sexta-feira, Ciro Gomes subiu o tom do embate com Tasso Jereissati e rebateu, com ironia, a acusação de que a família dele seria uma “oligarquia”. “O Banco do Estado do Ceará (BEC) foi destruído pela oligarquia dos Ferreira Gomes que entregou o dinheiro pros amigos, e os amigos não pagaram e quebraram o banco. Essa oligarquia precisa ser banida do Ceará”, ironizou, referindo-se ao tucano.
Eco tucano
O ex-presidente do PSDB no Ceará Luiz Pontes disse que as declarações de Tasso não “denigrem” a imagem de Camilo. “O Ceará todo sabe que quem comanda o Governo hoje é o Ciro”, reforçou. “Se não fosse, Camilo já teria botado pra fora alguns secretários que não gosta e tem que engolir”, cutucou Pontes, evitando citar nomes.

O recém-empossado presidente do PSDB-CE, Francini Guedes, também endossa a acusação de que Camilo Santana é “guiado” pelos irmãos Ferreira Gomes. “Camilo é jovem e trabalhador. Tem todas as condições de caminhar só e dirigir o passo do Ceará”, cutuca.
O deputado tucano Carlos Matos defende que as interferências do grupo extrapolam o Palácio da Abolição e chegam também à Assembleia Legislativa. “Toda a Assembleia recebe o comando do Cid Gomes. Os Ferreira Gomes são realmente líderes do comando político que sustenta o Governo. Nada passa pela Assembleia sem a aprovação deles”, avança.
Por Rômulo Costa
Com informações do Jornal O Povo

Londrina faz gol nos acréscimos, vence e Náutico cai para a Série C após 19 anos

Resultado de imagem para Náutico cai para a Série C após 19 anos
O Náutico vai disputar a Série C no ano que vem após 19 anos. No final da tarde deste sábado, o time confirmou matematicamente o rebaixamento ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Londrina, em jogo válido pela 35.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Pernambuco, em Recife. O jogo estava empatado até os 46 minutos do segundo tempo, quando Germano fez o gol da vitória londrinense, cobrando pênalti.
Com o resultado, a equipe pernambucana segue na vice-lanterna, com 31 pontos, e não tem mais chances de sair da zona de rebaixamento. A única vez que o Náutico disputou a terceira divisão nacional foi em 1999. O Londrina, por sua vez, sobe para a sexta colocação, com 55 pontos, e ainda alimenta o sonho do acesso.
O jogo começou bastante movimentado e os dois times conseguiram criar chances antes dos primeiros 20 minutos. Neste período, o Náutico criou três boas oportunidades e o goleiro César fez duas defesas importantes, em finalizações de William e Cal Rodrigues.
Mas quem chegou mais perto de marcar foi o Londrina, aos 9 minutos, quando Ayrton passou por três adversários e chutou para ver a bola ser defendida pelo goleiro Jeferson antes de tocar na trave.
Depois deste momento mais intenso, o ritmo da partida caiu um pouco, mas o panorama continuava parecido. Apesar de o Náutico chegar ao ataque com mais frequência, pecava nas finalizações e sofria sustos com as chegadas pontuais do time londrinense. Então, aos 42 minutos, Lucas Ramon desceu pela direita e tocou para Carlos Henrique, que dominou na entrada da área e bateu para abrir o placar para os visitantes.
O Náutico retornou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva e logo no início conseguiu empatar. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Aislan bateu falta perto da entrada da área e marcou. O gol empolgou o time, que conseguiu pressionar o adversário e fez César trabalhar.
Depois da ligeira pressão, o Londrina equilibrou o jogo e passou a frequentar o campo de ataque, mas também teve dificuldades para marcar.
Quando tudo se encaminhava para um empate, o juiz marcou pênalti para o Londrina e Germano cobrou, aos 46 minutos, para decretar a vitória e o rebaixamento do Náutico.
Os dois times voltam a campo às 19h15 da próxima terça-feira, para a disputa da 36.ª rodada. O Náutico vai ao estádio Heriberto Hülse encarar o Criciúma, enquanto o Londrina recebe o Guarani no estádio do Café, no norte do Paraná.
Com informações do Jornal Estadão

Fortaleza ultrapassa os 100 casos de mortes por chikungunya em 2017

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Fortaleza atingiu o total de 105 mortes por chikungunya em 2017. Até o momento, a doença já causou um total de 136 vítimas fatais em todo o Ceará. Os números foram divulgados pelo boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado nesta sexta-feira (10) pela Secretaria da Saúde do Ceará.
Além de Fortaleza, outras 16 cidades cearenses registraram óbitos por chikungunya, sendo elas Acopiara (03), Aracati (03), Beberibe (02), Caucaia (05), Itapajé (02), Jaguaretama (01), Maracanaú (03), Maranguape (03), Marco (01), Morada Nova (01), Pacajus (01), Piquet Carneiro (01), Senador Pompeu (02), Trairi (01), Umirim (01) e Viçosa do Ceará (01).
No total, 96.299 casos de chikungunya foram confirmados no estado em 2017. De acordo com o boletim, a taxa de incidência dos casos suspeitos da enfermidade no Ceará é de 1.497,4 casos para cada 100 mil habitantes. De todos os casos confirmados, 66% aconteceram em pessoas com idades entre 20 e 59 anos. A doença foi confirmada em 798 crianças com menos de um ano de idade.

Dengue

Em relação aos casos de dengue, houve a notificação de 78.591 pessoas infectadas no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), o que corresponde a uma taxa de incidência acumulada no Ceará de 876,7 casos para cada 100 mil habitantes. A enfermidade está presente em 183 dos 184 municípios cearenses.
Até então, a dengue somou 16 mortes, nos municípios de Fortaleza (9), Maracanaú (2), Aquiraz (1), Caucaia (1), Itapajé (1), Paracuru (1) e Tabuleiro do Norte (1). Houve ainda oito casos de dengue grave e outros 87 de dengue com sinais de alarme.
Já a zika, por sua vez, foi confirmada em 489 casos, dos quais 68 foram em gestantes.


Com informações do G1 CE


América MIneiro vence, assume liderança e garante vaga na Série A 2018

América venceu e garantiu o acesso a Série A de 2018 (Foto: Fernando Remor / Mafalda Press/Gazeta Press)

Neste sábado, a Série B do Campeonato Brasileiro conheceu um novo líder. Com o empate entre Internacional e Vila Nova, o América-MG fez o papel fora de casa, venceu o Figueirense por 2 a 1 e assumiu a ponta. Não suficiente, o Coelho chegou aos 66 pontos e garantiu o acesso à Série A de 2018. Com gols de dois defensores, Rafael Lima e Giovanni, a vitória veio sem grandes riscos e com um primeiro tempo bastante consistente.
A partida teve um início avassalador do time visitante e um gol com menos de um minuto. Quando a partida estava mais tranquila, o Figueirense chegou ao gol de empate, mas sofreu o segundo tento no último minuto da primeira etapa. O segundo tempo foi mais cadenciado e o time da casa ofereceu poucos riscos ao goleiro João Ricardo. O triunfo garantiu o acesso e a ponta da Série B.
Com informações da Gazeta Esportiva

Ceará empata sem gols com o Goiás e se aproxima do acesso à elite nacional

Resultado de imagem para Ceará empata sem gols com o Goiás e se aproxima do acesso à elite nacionalPoderia ser melhor, mas acabou sendo suficiente. Assim pode ser resumido o empate sem gols entre Goiás e Ceará, neste sábado, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, em jogo válido pela 35.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o placar, o Ceará segue no G4, em terceiro lugar, com 60 pontos. E, dependendo da combinação de resultados, pode até garantir o acesso na terça-feira, quando recebe o Paysandu, às 21h30, no Castelão, em Fortaleza. Já o Goiás seguiu distante da zona de rebaixamento, com 44 pontos, quatro na frente do Luverdense, que hoje cairia à Série C. E, também na terça, no mesmo horário, enfrenta o CRB fora de casa.
Com informações da Revista Istoé