1 de junho de 2017

Janaina Alves anuncia saída do Forró Real

A cantora Janaina Alves, conhecida por sua voz inconfundível, usou as redes sociais para anunciar sua saída do Forró Real, no último sábado, 27. A artista cumprirá a agenda de shows da banda, por onde permaneceu por quase 4 anos, até o mês de junho.
Janaina investirá em sua carreira solo, com shows já agendados a partir do mês de julho, prometendo grandes surpresas nesta nova etapa. Ela já passou pelas bandas Forrozão Chacal, Moleca 100 Vergonha, Amor Real, Curtição e Zanzibar.
Sua primeira música de trabalho, “Melhor que jornal”, já está disponível nas principais plataformas digitais e conta com a participação do cantor Peruano, do Cavaleiros do Forró.
Por Walber Freitas
Com informações do Jornal O Povo

Ceará tem mais de 118 mil crianças e adolescentes fora da escola, segundo pesquisa

Resultado de imagem para crianças e adolescentes fora da escola, segundo pesquisa
O Ceará tem 118.485 crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos fora da escola, segundo aponta Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015 divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta quinta-feira, 1. O número representa que 6% da população nesta faixa etária. No Brasil, 2.802.258 estão excluídos dos espaços escolares.
Conforme a pesquisa, a maior exclusão ocorre na faixa etária de 15 a 17 anos, em todo o Brasil, com 1,59 milhão (57%) de excluídos do espaço escolar. No Ceará, neste intervalo de idade, são 86.052 jovens fora da escola. Estado tem 14.409 excluídos de 4 e 5 anos; e 18.024 crianças e adolescentes entre 6 a 14 nesta condição.
O Sudeste e o Nordeste apresentam percentuais de exclusão um pouco menor do que as outras regiões, com 5,3% e 6,3% respectivamente, mas merecem atenção por seus números absolutos. Sendo as regiões mais populosas do País, são responsáveis por 1,7 milhão dos 2,8 milhões de meninos e meninas excluídos. O problema é mais grave no Norte, Centro-Oeste e Sul, onde 8,8%, 7,7% e 7,3% da população de 4 a 17 anos está fora da escola, respectivamente.
A exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas vindos das camadas mais vulneráveis da população, já  privados  de  outros  direitos  constitucionais.  Do  total  fora  da  escola,  53%  vivem  em  domicílios com renda per capita de até 1/2 salário mínimo.
Há quase dez anos a Unicef alerta sobre o grande número de crianças e adolescentes fora da escola. Em  2005,  11%  da população  dessa  faixa  etária  estava  longe  das  salas  de  aula.  De  lá  para  cá,  o  percentual  caiu  para  6,5%,  mas  o  desafio  da  universalização  da  educação  básica  ainda  não está superado, segundo dados da entidade.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios no enfrentamento da exclusão escolas. O objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão. A ferramenta foi criada a partir da parceria entre a Unicef, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Instituto Tim e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Com informações do Jornal O Povo

Fortaleza contrata meia Pedro Carmona

Meia gaúcho de 29 anos reforça o Tricolor (Foto: Antonio Cícero/Osasco Audax)
O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do meia Pedro Carmona, de 29 anos, para a sequência do Campeonato Brasileiro Série C 2017. O acordo foi firmado nesta quinta-feira e tem duração até o final desta temporada. 

Pedro Carmona da Silva Neto, nascido em Porto Alegre, iniciou a carreira profissional no Juventude, em 2006. Depois, o armador canhoto passou por clubes como Internacional, Figueirense, Criciúma, Palmeiras, Náutico e Vila Nova. 

Neste ano, o apoiador defendeu o Osasco Audax no Campeonato Paulista e disputou sete partidas - todas como titular -, com quatro gols marcados. 

Pedro Carmona se apresenta ao Tricolor nesta sexta-feira para realizar avaliações clínicas e físicas e iniciar os trabalhos no clube. 

O meia gaúcho é o sétimo reforço do Leão para a competição nacional. Anteriormente, o elenco do técnico Paulo Bonamigo recebeu o zagueiro Edimar, o volante Wellington Reis, o meia Adenilson, e os atacantes Hiago, Jô e Leandro Cearense. 

Ficha técnica: 

Nome: 
Pedro Carmona da Silva Neto 
Naturalidade: Porto Alegre/RS 
Data de nascimento: 15/04/1988 
Altura: 1,77 m 
Peso: 77 kg 
Clubes: Juventude, Internacional, São José/RS, Figueirense, Criciúma, Palmeiras, São Caetano, Náutico, Grêmio Novorizontino, Vila Nova, Oeste e Osasco Audax 



Fugindo da enchente, menina pernambucana escolhe salvar livros e comove as redes

A foto de uma menina de 8 anos sendo resgatada de uma enchente no interior de Pernambuco em uma jangada e agarrada a uma mochila está comovendo as redes sociais. Quando a enchente invadiu a casa da criança, identificada apenas como Rivânia, a avó recomendou que ela salvasse das águas o mais importante.
A menina correu e colocou todos os seus livros dentro de uma mochila colorida, deixando para trás brinquedos e roupas. Ajoelhada na jangada, Rivânia aparece nas fotos abraçada com a mochila. De acordo com testemunhas, a criança ficou assim até que todos estivessem salvos: ela e os livros.
Criada pelos avós Maria Invânia e Eraldo Luís, Rivânia mora no distrito de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Às margens do Rio Una, essa é uma das das 24 cidades do estado em situação de emergência devido às chuvas que estão caindo sobre o Nordeste.
Segundo informações da Prefeitura de São José da Coroa Grande, a família já voltou para a sua residência, mas está em situação precária. Eles moram no imóvel há três anos e essa teria sido a primeira vez em que foram atingidos por uma enchente. Agora, passado o susto, eles pensam em deixar o local.
Nas redes sociais, várias pessoas elogiam a atitude da menina e ainda falam em ajuda:
“A melhor de todas as imagens. Que Deus possa iluminar os caminhos dessa criança, colocando-lhe a fé o amor e a sabedoria. Ela já é uma guerreira.”
“As crianças são o futuro desse Brasil! Que Deus te abençoe, e proteja todos os que estão precisando de ajuda nesse momento tao difícil.”
Com a casa inundada, menina é resgatada de jangada
“E a lágrimas não para de cair . Aqui em Barra de Sirinhaém não teve enchentes mas eu sinto a dor dos meus coleguinhas das cidades vizinhas. O cenário de guerra é desolador.”
“Essa merece um livro em sua homenagem, intitulado "A menina que salvava livros"
As chuvas no Nordeste já afetaram mais 50 mil pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, com oito mortes registradas. Em Pernambuco, foram dois óbitos. Conforme o balanço da Defesa Civil, são 2.656 pessoas desabrigadas e 42.145 desalojadas. Vinte e quatro cidades estão em situação de emergência.
Com informações do Jornal Extra/globo.com

Prefeito de Fortaleza descarta reajuste, e servidores municipais ameaçam greve

Resultado de imagem para roberto claudio, g1
Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (31), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sinfort) decidiu marcar para 13 de junho, a partir das 8h em frente ao Paço Municipal, ato em protesto contra decisão do prefeito Roberto Cláudio de não conceder reajuste salarial aos cerca de 30 mil servidores da administração municipal da ativa. Em seguida, no mesmo dia, os servidores realizarão assembleia-geral para definir sobre uma possível greve da categoria.

Em reunião com representantes dos servidores da administração municipal nesta terça-feira (30), o prefeito falou do compromisso de pagar os salários em dia, mas comunicou a impossibilidade de o poder público conceder reajuste salarial, diante da crise econômica pela qual atravessa o país.

“A Prefeitura, ao longo destes quatro anos, garantiu o pagamento do reajuste na inflação, fez concursos públicos, estabeleceu planos de cargos e carreiras, trouxe benefícios para muitas carreiras. Entretanto, este é um ano atípico, que não só a gente não tem perspectiva de melhoria da economia, como há um cenário político que não sinaliza possibilidades da Prefeitura estabelecer compromisso de gastos com a garantia de que possa honrá-los”, disse o Prefeito.


Para Eriston Ferreira, presidente em exercício do Sindifort, diferentemente do que afirmou o prefeito, Fortaleza tem margem orçamentária para pelo menos repor a inflação de 6,28% do período. “Segundo o Portal da Transparência, o comprometimento com a folha de pagamento dos servidores de Fortaleza está em 46,6%, menor do que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é 51,7% da Receita Corrente Líquida”, afirma.

Com informações do G1 CE

Senado aprova MP que permite cobrança diferenciada para pagamentos à vista

Resultado de imagem para Senado aprova MP que permite cobrança diferenciada para pagamentos à vista
O plenário do Senado aprovou hoje (31) a Medida Provisória 764/2016, que estabelece a possibilidade de cobrança diferenciada de acordo com a forma de pagamento. Com isso, fica autorizado o desconto na compra de bens e serviços com pagamento à vista.

Pela proposta, o lojista deverá informar, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em razão do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado (cartão de débito ou crédito, cheque ou dinheiro).

Atualmente, vários lojistas já oferecem esse tipo de desconto para evitar o pagamento de taxas às administradoras de cartões e não terem que esperar o prazo de recebimento do valor imposto pelas operadoras. No entanto, uma lei proibia a prática, o que gerava discussões posteriores na Justiça e reclamações no Procon.

O objetivo da MP é pacificar a questão, permitindo a cobrança diferenciada como forma de estimular a concorrência entre as administradoras de cartões – e consequente redução das taxas. A medida também pretende evitar que o consumidor seja obrigado a pagar por uma taxa de serviço que não está utilizando, uma vez que o preço único já inclui a parte dos cartões.

O não cumprimento das obrigações pelos lojistas quanto a transparência na oferta dos descontos estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor. A matéria segue para sanção do presidente Michel Temer.

Com informações da Agência Brasil

Cidades do Nordeste correm risco de 'restrição na disponibilidade de água', aponta estudo

Resultado de imagem para Ceará corre risco de 'restrição na disponibilidade de água', diz estudo
O período chuvoso no Ceará, que ocorre de fevereiro a maio, encerrou com pouca precipitação, e algumas cidades do estado estão sem abastecimento regular nas torneiras. Com chuvas abaixo do esperado, o Nordeste enfrenta o sexto ano seguido de estiagem, na maior seca do território em 100 anos, de acordo com o Governo do Estado. Um estudo aponta que cidades do Nordeste brasileiro podem enfrentar "restrição na disponibilidade de água neste ano" como consequência da falta de chuvas.

A pesquisa feita nos estados que fazem parte do semiárido brasileiro (os estados do Nordeste, exceto Maranhão, e Minas Gerais) revela que os açudes da região têm atualmente 16,9% da capacidade. A água de todo o território é insuficiente para abastecer o Castanhão, que leva água à Grande Fortaleza.

O Castanhão apresenta 5,7% da sua capacidade, metade do que tinha há 12 meses. "Em meados de maio, nós tínhamos um percentual de 10% de volume água. Hoje, nós contamos com 5,71%; 5% foi usado por todos aqueles que se servem desse recurso", explica Fernando Pimentel, administrador do Castanhão.

O estudo do Instituto Nacional do Semirárido, do Ministério da Ciência e Tecnologia, fez a soma em tempo real do volume de todos os reservatório da região (452), em nove estados. Metade deles está com menos de 10% da capacidade máxima.

Para o coordenador do estudo, alguns estados podem sofrer com falta de água, e não apenas no interior.

"O risco de colapso sempre existe, isso vai depender muito do gerenciamento que se vai dar a essa água. Por exemplo: a Paraíba, o semiárido paraibano, o semiárido potiguar e também o cearense, vai ter restrição na disponibilidade de água. Então, o racionamento pode vir a ser um componente dos próximos dias", alerta Salomão de Sousa Medeiros, doutor em recursos hídricos e diretor do Insa.

Sem água nas torneiras

Em São Luiz do Curu, a 90 quilômetros de Fortaleza, a água que chega às torneiras é irregular e imprópria para beber.

"A gente tem que comprar para beber também porque a água que vem é salgada e não vem todo dia e não é todo dia que tem na nossa torneira. Ela passa quatro, cinco, seis dias para voltar", relata a dona de casa Antonízia Herculano.

Com chuvas irregulares no Ceará neste ano, os maiores açudes do estado seguem com baixa reserva de água. Em média, os 153 açudes monitorados pela Coordenadoria de Recursos Hídricos (Cogerh) têm 12,% da capacidade.


Por Aline Oliveira, G1 CE, 
Com informações da TV Verdes Mares

Câmara aprova em 2º turno PEC que viabiliza prática da vaquejada

Nas vaquejadas, cavaleiros derrubam bois em busca de prêmios (Foto: Divulgação/Tatiana Azeviche/BBC)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31), em segundo turno, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada.

A PEC estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". O texto já havia passado pelo Senado e segue agora para promulgação do Congresso Nacional.

O texto foi aprovado nesta quarta por 373 votos favoráveis e 50 contrários (6 abstenções). Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos, ao menos, 308 votos para a aprovação.

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática por entender que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Na vaquejada, um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubar o animal pelo rabo.

Diante da decisão do Supremo, o Congresso aprovou, um mês depois, uma lei que tornou a vaquejada manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial. Ainda em novembro de 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei.

A PEC aprovada

O texto aprovado em segundo turno nesta quarta também diz que as manifestações culturais envolvendo animais "devem ser regulamentadas em lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos".

Defensores da proposta ressaltaram durante a sessão a relevância cultural da vaquejada e afirmaram que os animais são bem tratados. O deputado Efraim Filho (DEM-PB) disse:

"Ninguém ama mais o seu animal do que o vaqueiro."
Por outro lado, partidos contrários à proposta, como a Rede, PSOL e PV, questionaram o fato de o Congresso resolver mudar a Constituição após o STF considerar a prática inconstitucional, além de considerarem que a prática gera maus-tratos aos animais. Ricardo Izar (PSDB-SP), então, declarou:


"Estamos regularizando a tortura e a crueldade aos animais. O Brasil está indo na contramão dos países desenvolvidos. Estamos legalizando a crueldade de uma prática medieval. A questão cultural também tem que evoluir".

 Por Fernanda Calgaro
Com informações do G1 Brasília