3 de fevereiro de 2017

Com luxação no ombro, Rodrigo Andrade desfalca o Leão por 90 dias

Fortaleza, Rodrigo Andrade, Maranguape (Foto: Stephan Eilert)Rodrigo Andrade desfalca o Fortaleza por no mínimo 90 dias (Foto: Stephan Eilert)
O meia Rodrigo Andrade foi diagnosticado com uma luxação no ombro esquerdo e será submetido a uma cirurgia na segunda-feira (6). O Departamento Médico do Tricolor do Pici identificou uma lesão de grau 5. O prazo do retorno será estabelecido após a cirurgia, mas a previsão inicial é de 90 dias de recuperação.
Com o desfalque, a dor de cabeça fica por conta do técnico Hemerson Maria. O substituto imediato pode ser Leandro Lima, que entrou na vitória sobre o Maranguape na vaga do próprio Rodrigo Andrade e marcou até gol. Camisa 10, Rodrigo Andrade era o meia responsável pela criação das jogadas do Leão do Pici.

Por Fortaleza, CE

Presidente Temer dá posse a quatro ministros no Palácio do Planalto


Brasília - O presidente Michel Temer empossou novos ministros da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy; da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes; dos Direitos Humanos, Lu
Ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, Temer dá posse aos ministros da Secretaria de Governo, da Justiça e  Segurança  Pública,  dos  Direitos  Humanos  e  da  Secretaria-Geral  da  Presidência  Antonio Cruz/Agência Brasil



















O presidente Michel Temer deu posse hoje (3) a quatro ministros. Em cerimônia no Palácio do Planalto, foram empossados o deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) como chefe da Secretaria de Governo da Presidência, a desembargadora Luislinda Valois, no Ministério dos Direitos Humanos, Wellington Moreira Franco, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência, e Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça e Segurança Pública, ampliado recentemente.

Durante a cerimônia, Temer cumprimentou as autoridades presentes, entre eles o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), reeleito ontem (2) presidente da Câmara dos Deputados, além de vários parlamentares e representantes do Poder Judiciário.

Depois de pedir 1 minuto de silêncio em memória da ex-primeira dama Marisa Letícia, Temer apresentou os motivos para a reformulação ministerial. Ele destacou a crise penitenciária, que começou no início do ano, depois da série de rebeliões nos presídios, como justificativa para as mudanças no Ministério da Justiça. “Os atos administrativos ou legislativos derivam precisamente dos fatos que na vida real vão ocorrendo. E os últimos fatos, especialmente deste último mês de janeiro, indicaram a necessidade de o governo federal ingressar expressivamente na área de segurança pública”, afirmou.

Para Temer, assim como a questão dos presídios, o tema dos direitos humanos “ultrapassou fronteiras”, tanto em nível nacional quanto internacional. Depois de lembrar a problemática dos refugiados, o presidente destacou a criação do Ministério dos Direitos Humanos como uma medida importante para agrupar todas as atividades relacionadas à cidadania.

O presidente destacou ainda as atribuições de Antônio Imbassahy, de quem espera apoio no fortalecimento do diálogo entre o Executivo e Legislativo e expressou confiança no trabalho e na experiência de Moreira Franco.

Com exceção de Antônio Imbassahy, indicado do PSDB que assume o cargo deixado por Geddel Vieira Lima, todos os ministros empossados nesta sexta-feira já faziam parte do governo. Alexandre Moraes comandava o Ministério da Justiça e Cidadania, que teve suas atribuições ampliadas depois da crise penitenciária que começou no início do ano. Luislinda Valois, filiada ao PSDB, chefiava a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada ao antigo Ministério de Justiça e Cidadania. Luislinda é a primeira mulher negra a assumir uma pasta na gestão de Temer.

O peemedebista Moreira Franco segue no comando do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e ainda chefiará a Secretaria Especial de Comunicação Social e o Cerimonial da Presidência.

As nomeações foram anunciadas ontem (2) pelo porta-voz da Presidência, ogo após a abertura do Ano Legislativo no Congresso Nacional. Com a minirreforma, o governo Temer passa a ter 28 ministros. Quando assumiu a Presidência, ainda interinamente, Temer havia reduzido o número de pastas de 32 para 25. Depois, com a recriação do Ministério da Cultura, passou a contar com 26 auxiliares no primeiro escalão.

Com informações da Agência Brasil

José Eduardo dos Santos vai deixar presidência de Angola após 37 anos no poder

O presidente angolano José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979, confirmou nesta sexta-feira (3) que não pretende mais participar das eleições gerais no país
O presidente angolano José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979, confirmou nesta sexta-feira (3) que não pretende mais participar das eleições gerais no paísRadio France Internacionale - Reuters/Herculano Coroado



















O presidente angolano José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979, confirmou nesta sexta-feira (3) que não pretende participar das eleições gerais de agosto. Ele é um dos líderes africanos há mais tempo no cargo. As informações são da Radio France Internacionale.

O anúncio de Santos vira uma página na história de Angola. A aposentadoria do mandatário, de 74 anos, vinha sendo cogitada há meses, em meio a rumores sobre o seu estado de saúde. Ele, que chegou ao poder em 1979, perde por apenas um mês, para o atual presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema, o título de decano dos chefes de Estado africanos.

Santos foi por muito tempo acusado de querer promover um de seus filhos para perpetuar o controle da família sobre o país. No entanto, confirmando informações que vinham sendo divulgadas desde dezembro, o presidente anunciou outro nome para substituí-lo. "O Comitê Central do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) aprovou o nome do candidato João Lourenço para as eleições de agosto", declarou Santos na abertura de uma reunião recente do seu partido.

Lourenço, atual ministro da Defesa e considerado moderado, deve substituir o chefe de Estado caso o MPLA vença as próximas eleições. A Constituição de Angola não prevê a realização de eleição presidencial no país, mas exige que o cargo seja ocupado pelo chefe do partido que ganha as legislativas.

O MPLA chegou ao poder em 1975, quando Angola tornou-se independente de Portugal. José Eduardo dos Santos tomou as rédeas do país quatro anos mais tarde, após a morte do líder histórico, Agostinho Neto. Ele tirou Angola da guerra civil (1975-2002), mas deixa o país, um dos maiores produtores de petróleo africano, junto com a Nigéria, mergulhado na pobreza extrema e em uma grave crise econômica causada pela queda do preço da commodity.

Com informações da Agência Brasil

Titular da Casa Civil vai se reunir com Camilo para rever reajuste de servidores


Camilo pode mudar índice de reajuste de servidores (Foto: Fábio Lima/O POVO)Camilo pode mudar índice de reajuste de servidores (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Em reunião com servidores estaduais na manhã desta sexta-feira, 3, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, prometeu rever com o governador Camilo Santana (PT) o percentual de reajuste apresentado nesta quinta, 2, na Assembleia Legislativa. A informação é de José Francisco Rodrigues, coordenador-adjunto do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec).
José Francisco informou que, durante o encontro, o secretário explicou que números apresentados por Camilo ainda não eram definitivos, mas uma proposta sujeita a modificações. Ainda de acordo com ele, Martins afirmou que vai se encontrar com Camilo na próxima segunda-feira, 6, quando vai anunciar o índice que será enviado para votação na AL-CE.
“Nós pedimos 18,43% (de reajuste), que são as duas inflações do ano passado e retrasado. É o que queremos”, afirmou. A proposta do Governo do Estado, até agora, é de que os servidores de remuneração mínima vão ter os salários reajustados pela inflação (6,29%), enquanto os demais ficam com 2%.
“Isso é um descaso total com o trabalhador, e fica feio até para o governador. Nunca houve um reajuste deste antes”, lamentou José Francisco. Caso na segunda-feira o número seja mantido, ele disse que deve haver uma série de protestos dos servidores.
O Blog Político tentou entrar em contato com Nelson Martins, que não atendeu aos telefonemas. A reunião com os servidores, porém, foi confirmada pela assessoria de imprensa da Casa Civil.
Com informações do Jornal O Povo

Ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morre aos 66 anos em São Paulo


Ex-primeira-dama Marisa Letícia
Ex-primeira-dama Marisa LetíciaArquivo/Agência Brasil 


















A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu hoje (3), aos 66 anos, em São Paulo. A morte ocorreu às 18h57 e foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Marisa estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

O velório da esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrerá no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, neste sábado (4), das 9h às 15h. Em seguida, o corpo será cremado em cerimônia particular no Cemitério Jardim da Colina, também em São Bernardo do Campo.

Marisa Letícia passou hoje por um protocolo de averiguação de morte cerebral às 12h. Havia a previsão de que nova avaliação fosse feita às 18h. No entanto, o hospital não confirmou se o procedimento chegou a ser realizado. Por volta das 18h, o padre Júlio Lancellotti ministrou a extrema unção à ex-primeira dama.

Solidariedade
Durante o dia, Lula recebeu visitas de diversas personalidades políticas no Sírio-Libanês. A ex-presidenta Dilma Rousseff, que antecipou a vinda de uma viagem da Europa, ficou até o fim da tarde ao lado do ex-presidente. Os ex-ministros Ciro Gomes e Orlando Silva também estiveram no hospital para expressar pesar por Marisa Letícia.

“É um momento de consternação, de muita tristeza, as pessoas estão muito comovidas. Todo mundo sabe como ela era importante para o equilíbrio emocional do presidente, o apoio que ela sempre deu para ele. Então eu sinto muito, todo mundo que esteve perto deles em algum momento sente muito a perda da dona Marisa”, disse Orlando Silva.

No fim da tarde, cerca de 30 militantes do PT, a maioria mulheres, puderam entrar no hospital encontrar o ex-presidente. Após terem sido recebidos por Lula, os militantes, muito comovidos, não quiseram se manifestar.

Também estiveram no hospital nesta sexta-feira o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e os ex-ministros Tarso Genro, Luís Marinho, e Paulo Vanucchi.

Biografia
Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 1950. Figura discreta ao lado do marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa começou a trabalhar aos 9 anos como babá na casa de um sobrinho do pintor Cândido Portinari. Cresceu em uma família de 11 irmãos e casou-se aos 19 anos com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Três meses depois e grávida do primeiro filho, Marisa ficou viúva depois que o marico foi assassinado durante um assalto.

Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos e se casaram sete meses depois. Com Lula, teve três filhos. Também compõem a família Marcos, filho do primeiro marido, e a enteada Lurian, filha de outro relacionamento de Lula. Marisa esteve ao lado do ex-presidente durante sua ascensão política, desde os tempos de sindicato, passando pela fundação do PT – que ajudou a criar – até a Presidência da República, em 2003.

Durante os anos no Palácio da Alvorada, Marisa não encabeçou projetos sociais, função comum às primeiras-damas anteriores, e deixava os holofotes para o marido. Mas, durante as campanhas presidenciais de Lula participava, junto com ele, de comícios, passeatas e outros compromissos. Em 2011, incentivou Lula a realizar os exames que descobriram um câncer na laringe do ex-presidente. Foi Marisa que cortou os cabelos e a barba do marido, antecipando os efeitos da quimioterapia.

Em 2016, a ex-primeira tornou-se ré em processo da Operação Lava Jato após a Justiça acatar a denúncia do Ministério Público Federal contra ela e Lula no caso do triplex no Guarujá (SP).


*Colaboraram Fernanda Cruz e Marcelo Brandão

Com informações da Agência Brasil

Continente desaparecido há 200 milhões de anos é encontrado debaixo do Oceano Índico

Sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico, se escondem fragmentos de um continente que desapareceu há 200 milhões de anos. É o que afirma uma equipe de pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista "Nature Communication", os fragmentos se desprenderam do supercontinente Gondwana, quando este se desintegrou para formar a África, Índia, Austrália, América do Sul e Antártida.

A descoberta foi feita a partir de um mineral chamado zircão, de 3 bilhões de anos, encontrado na superfície da ilha. A revelação surpreendeu os geólogos, já que Maurício é uma ilha vulcânica jovem, que não tem mais de 9 milhões de anos.

Fragmentação complexa

Acredita-se que os fragmentos encontrados no oceano, batizados coletivamente de Mauritia, são pedaços da crosta terrestre que mais tarde foi coberta de lava de erupções vulcânicas da ilha.

"O fato de termos encontrado zircões desta idade mostra que nas Ilhas Maurício existem materiais da crosta terrestre muito mais antigos que só poderiam ser originários de um continente", diz Lewis Anshwal, principal autor da pesquisa.

A ruptura do Gondwana não foi um processo simples no qual o supercontinente se dividiu em dois, mas uma fragmentação complexa que deixou pedaços de crosta terrestre de tamanhos diferentes "à deriva na bacia do Oceano Índico em evolução".

Não houve contaminação

Não é a primeira vez, no entanto, que zircões desta idade são encontrados nas Ilhas Maurício.

Um estudo de 2013 encontrou vestígios do mineral na ilha, mas recebeu inúmeras críticas, indicando que o material poderia ter aparecido ali por outros motivos - pelo vento ou contaminação, por exemplo.

Mas, depois de uma análise cuidadosa para evitar a contaminação cruzada com outros minerais, Ashwal concluiu que os zircões "não poderiam ter sido introduzidos nas rochas pelo vento ou pelas ondas do mar, nem poderiam ter sido transportados por aves, rodas de carros ou sapatos".

Para o pesquisador, as rochas só poderiam ter se originado a partir de uma erupção vulcânica.

A descoberta lança nova luz sobre os mecanismos a que estão submetidas as placas tectônicas.

Com informações da BBC

Com reforços e tempo para treinar, Itapipoca busca recuperação no estadual

Em situação delicada no Campeonato Cearense, o lanterna Itapipoca apresenta dois reforços para ajudar a livrar o time do iminente rebaixamento. O zagueiro Marcão e o atacante Tiago Pernambucano já estão à disposição do técnico Ewerton Câmara, que pode promover a estreia de ambos já na próxima rodada, dia 12 de fevereiro, contra o Ceará, no Perilo Teixeira.
Tiago Pernambucano é um atacante experiente, tem 30 anos, com boas passagens pelo futebol paraibano; na última temporada defendeu o Santa Quitéria. O jogador foi regularizado terça-feira (31), e já pode atuar.
Marcão é um jovem zagueiro de 21 anos, carioca e tem passagens por times como o tradicional Bangu; na última temporada estava no Luverdense. O defensor está regularizado desde segunda-feira (30), e já pode estrear.
O Técnico Ewerton Câmara quer somar os novos contratados ao razoável tempo para treinar a equipe e dar uma sobrevida à equipe da terra dos três climas; desde a última rodada, quando perdeu para o Uniclinic até a próxima, quando enfrentará o Ceará, serão 14 dias de preparação, um tempo que pouquíssimas equipes terão, em se tratando de um campeonato tão curto quanto os estaduais.
Com informações do futebolcearenseonline.com