16 de março de 2016

Série D terá mais oito clubes em 2016; FCF ganha mais uma vaga e Ceará terá três representantes

Com a mudança, Uniclinic está quase garantido na Série D 2016
Série D do Campeonato Brasileiro ganhou uma novidade para a edição de 2016. Na tarde desta terça-feira, 15, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a competição deste ano contará com mais oito clubes. Com isso, será disputada com 48 equipes, e não 40, como em 2015.

Para a distribuição das oito vagas criadas, a CBF levou em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. Com isso, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ganhou uma das oito vagas, que ficará com a segunda equipe que somar mais pontos no Estadual, excluindo Ceará e Fortaleza.

Portanto, além de Vovô e Leão, os dois clubes que mais somarem pontos na classificação geral do Estadual estarão garantidos na Série D do Campeonato Brasileiro em 2016. Hoje, as vagas ficariam com Uniclinic e Guarani de Juazeiro. Além deles, Maranguape e Guarani de Sobral também estão na disputa.

Além da vaga do Ceará, as outras sete vagas foram distribuídas entre outros seis estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1), Alagoas (1) e Pará (1).

Fora os dois clubes que garantirão vaga, o Icasa, rebaixado da Série C ano passado, também estará na disputa. Com isso, o Estado do Ceará terá três representantes na competição.

FORMA DE DISPUTA
Com a mudança, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Avançam para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. 

A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

O Povo

Para voltar a vencer, Ceará encara um motivado Uniclinic, no PV, nesta quarta

Ceará e Uniclinic travam um confronto que vale muito para as duas equipes. Para os mandantes, o importante é voltar a ganhar. A última vez que o Vovô saiu de campo vitorioso foi contra o Guarany de Sobral, em 27 de fevereiro. De lá para cá, são dois jogos e uma preocupação: sair da zona de classificação para as semifinais. À Águia da Precabura, o jogo interessa para dar um bom salto em busca das semis. Com três pontos, um novo triunfo deixaria a equipe empatada em pontos com o Fortaleza, o que deixaria o time tranquilo.
Por isso, a partida desta quarta-feira (16), às 20 horas, no Estádio Presidente Vargas, pela terceira rodada da segunda fase vale muito mais do que os tradicionais três pontos. Vale a autoconfiança para seguir bem em direção à reta final do Campeonato Cearense.
PV Ceará ABC (Foto: Roberto Leite)PV receberá partida entre Ceará e Uniclinic, que tem ingredientes suficientes para ser emocionante (Foto: Roberto Leite)

Para este jogo, o técnico Lisca tem dois desfalques e mudará a formação dos titulares. Após terem recebido o terceiro cartão amarelo, o zagueiro Charles e o volante João Marcos não atuam nesta quarta-feira, dando lugar a Carlão e Ricardo Conceição. Do outro lado, Maurílio não terá dificuldades para montar sua onzena. Dispondo de todos os seus principais jogadores, o treinador repete a formação que vem sempre atuando, baseada na habilidade e nos gols de Diogo e Enercino, principalmente.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Ceará: o técnico Lisca faz duas mudanças para jogo desta quarta-feira. Charles e João Marcos saem, suspensos, e entram Carlão e Ricardo Conceição. As mudanças são motivadas pelo recebimento do terceiro cartão amarelo no jogo com o Fortaleza. Com isso, o Vovô deve ir a campo com: Éverson; Tiago Cametá, Carlão, Thiago Carvalho e Fernandinho; Baraka, Jhonnatan, Ricardo Conceição e Serginho; Bill e Rafael Costa.
Uniclinic: Maurílio não tem problemas para definir o time que encara a Águia da Precabura. Apostando no artilheiro do campeonato, Diogo, e na categoria do meia-atacante Enercino, a equipe de Fortaleza quer surpreender o Alvinegro e chegar aos seis pontos. O time titular deve ser: Alex; Douglas Santos, André, Victor e Augusto; Guídio, Leanderson, Diogo e Enercino; Preto e Rael.
Por Fortaleza, CE

Imperatriz-MA e Fortaleza fazem duelo nordestino pela Copa do Brasil

Frei Epifânio - Imperatriz x Salgueiro (Foto: Alex Vieira / Divulgação)Duelo nordestino pela Copa do Brasil será realizado no Frei Epifânio (Foto: Alex Vieira / Divulgação)
Em confronto de abertura da Copa do Brasil 2016, os nordestinos Imperatriz e Fortaleza se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h45, no Frei Epifânio D'abadia. O confronto marca o encontro de uma equipe que ainda não teve bons números na temporada diante de um time que vem se restabelecendo.
Atual campeão maranhense, o Cavalo de Aço tem tido uma temporada bastante complicada e, contra o Fortaleza, irá estrear seu terceiro treinador só em 2016. Após Marcelo Salles e Pedrinho Rocha, o Colorado aposta no português Luís Miguel. O treinador foi apresentado na segunda-feira e já comanda o Imperatriz à beira do gramado diante do Fortaleza. Luís Miguel fez apenas um treinamento tático e aposta no fator motivacional no duelo.
Na Copa do Brasil no ano passado, o Fortaleza chegou à segunda fase, onde foi eliminado pelo Coritiba à época de Marquinhos Santos, nos pênaltis, de forma traumática: 11 cobranças a 10. Na estreia, o Fortaleza sofre com o impacto das lesões no time. Mas quer o bom resultado diante do Imperatriz. O Leão vem impulsionado pelos triunfos diante de Sport por Nordestão e diante do Ceará no estadual.


A partida terá arbitragem de Alisson Sidnei Furtado do Tocantins. Os assistentes serão Fábio Pereira e Samuel Smith Nobrega Silva, também do mesmo estado. O quarto árbitro será Ranilton Oliveira de Sousa. 

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


Imperatriz: no único treinamento tático  realizado, o técnico Luís Miguel treinou e deve ir para o jogo contra o Fortaleza com: Raphael; Junior Tatu, Guilherme, Malcom e Otávio; He-Man, Tiago Bonfim, Bruno Rodrigues e Macleyson; Yierien e Binho.
Fortaleza: o Tricolor do Pici não terá Dudu Cearense, que deve ser substituído por Juliano, que entrou bem no Clássico-Rei. O Leão do Pici deve ir a campo com: Ricardo Berna; Edimar, Lima e Max Oliveira; Pio, Juliano, Everton, Jean Mota e Willian Simões; Juninho e Anselmo.   
Por Imperatriz, MA