13 de agosto de 2017

Fortaleza x Cuiabá - Leão pode dar mais um passo rumo a classificação

Invicto como mandante, o Fortaleza vai ter pela frente um adversário que ainda não perdeu fora de casa

Fortaleza pode dar mais um passo rumo a classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C neste domingo, quando recebe o Cuiabá, às 18 horas, no Estádio Castelão, pela 14ª rodada do Grupo A.


Sem perder há quatro jogos - duas vitórias e dois empates -, o Fortaleza é um dos primeiros colocados, com 22 pontos. O Leão do Pici ainda não sabe o que é perder como mandante nesta Série C, acumulando quatro vitórias e dois empates. Além disso, são dez gols marcados e apenas dois sofridos.

Já o Cuiabá tenta acabar com um jejum de três jogos sem vitórias e, com 15 pontos, está entre o céu e o inferno, sonhando com a classificação e lutando contra o rebaixamento. Um fato curioso é que o Dourado não ganhou e nem perdeu jogando como visitante. São seis empates em seis jogos.


Invicto como mandante, o Fortaleza vai ter pela frente um adversário que ainda não perdeu fora de casa.

 No primeiro turno, em partida válida pela quinta rodada, os dois times se enfrentaram na Arena Pantanal e ficaram no empate por 2 a 2 em um jogo cheio de alternativas. O Fortaleza saiu na frente, levou e virada e foi buscar o segundo gol aos 48 minutos do segundo tempo.

Com informações do Futebol Interior

Na última prova da carreira, Usain Bolt se lesiona e fica sem pódio

Resultado de imagem para Na última prova da carreira, Usain Bolt se lesiona e fica sem pódio
Mega-astro do atletismo, Usain Bolt, 30, despediu-se do esporte neste sábado (12) de maneira dramática e sem medalha no revezamento 4 x 100 m no Mundial de Londres.

O velocista, que fechou a participação da equipe caribenha, sentiu uma lesão e nem sequer terminou a prova. Ele recebeu atendimento imediatamente após cair ao solo do estádio olímpico londrino. Em seguida, o médico da equipe jamaicana, Kevin Jones, confirmou que Bolt teve uma cãibra na coxa esquerda.
Resultado de imagem para Na última prova da carreira, Usain Bolt se lesiona e fica sem pódio
Após terminada a prova, ele cruzou a linha de chegada com a ajuda dos companheiros de equipe (Omar McLeod, Yohan Blake e Julian Forte), mas não houve validação da marca.

A Grã-Bretanha levou o ouro (37s47), seguida pelos Estados Unidos (37s52) e pelo Japão (38s04). A Jamaica defendia o tetracampeonato mundial da prova (2009, 2011, 2013 e 2015).

"Nós queríamos ganhar essa medalha para ele, mas o que aconteceu foi totalmente inesperado", afirmou McLeod, campeão olímpico e mundial dos 100 m com barreiras, em entrevista ao SporTV.

Nas redes sociais, o astro publicou uma mensagem curta. "Obrigado, meus amigos. Amor infinito aos meus fãs", escreveu.

Ao longo de sua carreira, Bolt colecionou sucesso inigualável na história das provas de velocidade do atletismo.

Despontou aos olhos do planeta no Mundial júnior de 2002, em Kingston, capital jamaicana, com um triunfo nos 200 m. No ano seguinte, bateu o recorde mundial júnior da distância e criou a expectativa de ser uma das atrações dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

As lesões, porém, o tiraram de ação durante a Olimpíada e também afetaram seu desempenho nas temporadas seguintes (2005 e 2006).

O ano de 2007, contudo, foi o da sua redenção e abriu caminho para seu estrelado. No Mundial de Osaka, no Japão, já recuperado das contusões, ele faturou duas pratas: nos 200 m e no revezamento 4 x 100 m. Bolt não sabia, mas seria a última vez que ele perderia as duas distâncias pelos próximos dez anos.

O jamaicano solidificou de vez sua condição de astro maior do atletismo em 2008. Antes mesmo dos Jogos de Pequim, quebrou o recorde mundial dos 100 m em Nova York, com a marca de 9s72. Detalhe: era apenas a quarta vez que ele disputava a prova em nível internacional.

Na Olimpíada chinesa, bateu novamente a marca dos 100 m, repetiu a dose nos 200 m e encerrou sua campanha no revezamento 4 x 100 m. Saiu dos Jogos com três e deu o prenúncio de sua hegemonia.

Entre 2009 e 2016, quebrou novos recordes mundiais de suas provas, mas o grande feito foram suas medalhas.

Coube a Bolt ser o primeiro na história a vencer três vezes seguidas os 100 m e 200 m em Jogos Olímpicos (2008, 2012 e 2016). Em Campeonatos Mundiais, somou 11 medalhas de ouro. Até a edição de Londres, que termina neste domingo (13), perdeu somente uma prova –os 100 m no Mundial de Daegu, e porque queimou a largada.

Com informações da Folha de S.Paulo

Fiscalização identifica irregularidades no uso de agrotóxicos no Ceará

Imagem relacionada
O descarte inadequado de embalagens, produtos vencidos, falta de receita agronômica. Esses são alguns dos problemas mais recorrentes no uso de defensivos agrícolas na Chapada do Apodi, no interior do Ceará, identificados pela última fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) realizada entre o fim de julho e o começo de agosto deste ano.

Com o apoio da Polícia Militar Ambiental, do Conselho de Arquitetura e Agronomia (Crea-CE) e da Secretaria da Saúde do estado, o grupo de fiscalização percorreu cinco municípios da região verificando as condições de comercialização e de uso de agrotóxicos nas propriedades rurais. No total, os fiscais visitaram 24 locais e emitiram 33 autos de infração por crimes previstos na Lei Estadual dos Agrotóxicos (lei nº 12.228/1993)

“Para que o agricultor possa aplicar o agrotóxico, ele precisa ter uma receita emitida por um agrônomo dizendo que aquele produto é utilizado para aquela praga, e que tem uma série de providências que precisam ser tomadas. Isso praticamente não existe no campo, e nos dá a visão de que precisamos melhorar nossa assistência técnica”, disse Viviane Gomes, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Sema.

A Chapada do Apodi, junto com a Serra da Ibiapaba e o Cariri, é uma das três regiões do Ceará onde o uso de defensivos agrícolas é mais intenso. Isso porque a agricultura irrigada, em especial a fruticultura, são bastante desenvolvidas na região.

A cidade de Limoeiro do Norte, a 200 quilômetros de Fortaleza, foi palco de um dos casos mais emblemáticos de enfrentamento ao uso abusivo de agrotóxicos, quando o líder comunitário Zé Maria do Tomé foi assassinado, em 2010. Ele era um dos maiores defensores da proibição da prática da pulverização aérea de defensivos nas lavouras do município.

O diretor de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Tito Carneiro, considera que esse tipo de fiscalização integrada, que ocorre desde 2013, já registra avanços. No entanto, a situação ainda encontrada na Chapada do Apodi é preocupante tanto no que se refere à saúde das pessoas que trabalham com esses produtos como para o meio ambiente.

“O uso correto dos agrotóxicos não causa impactos sérios para a saúde, desde que utilizados corretamente. O problema é que ainda há uma deficiência de informações, principalmente entre os pequenos agricultores”, disse.

A Lei Estadual dos Agrotóxicos, original de 1993, está em processo de revisão. A minuta do projeto, que deve ser enviado para a Assembleia Legislativa neste semestre, é alvo de críticas de entidades da sociedade civil.

Nota do Fórum Cearense de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos (FCCA) divulgada no começo deste mês aponta, por exemplo, que o novo texto da lei prevê, entre outros itens, a liberação da pulverização aérea, a venda fracionada de defensivos e flexibiliza a habilitação do profissional que emite receita agropecuária.

A Sema defende que a revisão da lei visa definir melhor os papéis de cada um dos atores envolvidos no uso, na comercialização e na fiscalização.

Com informações da Agência Brasil

Abidias Ferreira assume cargo de prefeito interino de Apuiarés - Ce


Até então vice-prefeito de Apuiarés, Abidias Ferraira (PSD)assumiu neste sábado (12) o cargo de prefeito interino do município. O fato se deu após o juiz Francisco Marcello Alves Nobre acatar, na última quarta-feira (9), o pedido de afastamento do prefeito Roberto Sávio Gomes, conhecido como “Robertão”. A cidade ficou sem gestão por três dias.

A solenidade de posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Apuiarés. Após juramento emocionado, Abidias pediu apoio do funcionalismo público e dos vereadores, para que juntos possam desenvolver um trabalho em prol da população.

Entenda
Além de Robertão, a justiça pediu o afastamento de quatro secretários, da tesoureira, do chefe de gabinete e da presidente da Comissão Permanente de Licitações por suspeitas de participação em um esquema de fraudes em licitações emergenciais.

Com informações do Ceará News 7

Ceará bate o CRB e embala o quarto triunfo consecutivo na Série B

O jogo não foi digno da terceira colocação conquistada pelo Ceará neste sábado, no Castelão, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas a torcida do Vozão celebrou. Em casa, a equipe alvinegra sofreu, mas venceu o CRB por 1 a 0.
O único gol do confronto saiu apenas aos 28 minutos do segundo tempo. Pio cruzou na primeira trave e Lima tocou de cabeça. A bola ainda raspou em Edson Kolln antes de morrer no fundo das redes do CRB.
Apesar do tento sofrido na reta final, o CRB até tentou esboçar uma reação, mas a expulsão de Rodrigo Souza três minutos depois minou as ações dos visitantes. O volante, que já tinha o cartão amarelo, recebeu o segundo por falta dura em Lima.
“Desde quando eu cheguei, o pessoal me recebeu muito bem e isso facilitou para entrosar mais rápido.”, falou o autor do gol do jogo.
A partida representou o quarto triunfo consecutivo do Ceará na Segundona. Com o resultado, o Vozão se manteve na quarta colocação com 34 pontos, cinco atrás do líder América-MG. Já o CRB caiu para a nona colocação com seis pontos a menos.
Com informações da Gazeta Esportiva