24 de junho de 2014

Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos

Procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presaGetty Images
Hospitais e maternidades serão obrigados a fazer o teste da linguinha em recém-nascidos. O procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa. Segundo a presidenta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irena Marchesan, é uma conduta simples que pode fazer a diferença na vida da criança.
O frênulo da língua é uma membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Todos têm a membrana, mas em alguns casos é maior do que o normal, o que popularmente é conhecido como língua presa.
De acordo com Irene Marchesan, a avaliação é muito importante porque pode detectar se existe algo fora do normal, o que possibilita fazer o procedimento para cortar a membrana antes que ela dificulte a vida da criança.
― O primeiro problema de ter o frênulo preso é que a criança vai ter dificuldade ao mamar, podendo deixar o peito precocemente. Um segundo problema é no desenvolvimento da criança, que pode ficar com a fala alterada e com dificuldades para mastigar.
A fonoaudióloga diz que os efeitos do procedimento para acabar com a língua presa não são os mesmos quando a criança é maiorzinha, por isso a importância de fazer no recém-nascido. Segundo Irene, o procedimento é muito simples, e alguns pediatras fazem na hora que a criança nasce, antes de entregá-la à mãe.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.
A Lei 13.002, que torna obrigatório o teste da linguinha, foi publicada nesta segunda-feira (23) e  entra em vigor 180 dias após a publicação.
Agência Brasil

Senador José Sarney anuncia aposentadoria e avisa que está fora da eleição

Ex-presidente da República e ex-governador iniciou a vida política em 1955, na Câmara dos Deputados
“Essa decisão já estava tomada. Comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar”, disse José Sarney em nota
“Essa decisão já estava tomada. Comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar”, disse José Sarney em nota
O senador José Sarney (PMDB-AP) comunicou nesta terça-feira (24/6) em primeira mão à presidente Dilma Rousseff (PT) que não tentará a reeleição, o que, devido à idade do peemedebista, significa que está se aposentando da vida política, iniciada em 1955 pelo então PSD, quando assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa e também pelo presidente do PMDB de Amapá, o ex-senador Gilvam Borges. O comunicado à presidente se deu pessoalmente, pois viajaram juntos de Brasília para Macapá, reduto eleitoral de Sarney, para a entrega de residências do programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião o ex-presidente foi vaiado em cinco momentos por populares que acompanhavam a cerimônia.
“Essa decisão já estava tomada. Comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar”, disse José Sarney em nota divulgada por sua assessoria de imprensa. Na próxima sexta-feira José Sarney deve se pronunciar oficialmente sobre a aposentadoria durante convenção do PMDB no Amapá.
A principal motivação de Sarney, segundo pessoas próximas, é de cunho familiar. Sua esposa, Dona Marly, encontra-se adoentada, sendo que próprio peemedebista também tem enfrentado problemas de saúde, que se intensificaram após infecção pulmonar que o levou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre 28 de julho e 5 de maio do ano passado.A informação sobre o encerramento da vida pública do ex-presidente e ex-governador do Maranhão já corria entre familiares e amigos próximos. Aliados dele em Amapá teriam sido informados na última sexta-feira (20), sendo que as discussões quanto à escolha de nomes para ocupar sua vaga no Senado já foram iniciadas.
Ao jornal O Estado de São Paulo a filha de José Sarney e governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse que a família recebe muito bem a decisão do senador, tendo dito ser uma dificuldade para a saúde dele as idas ao Amapá. “Para mim, particularmente, está na hora”, encerrou.
Breve biografia
José Sarney candidatou-se pela primeira vez a um cargo político em 1994, pelo PSD, mas não foi eleito, embora um ano depois tenha assumido uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em 1958 saiu do PSD para filiar-se à UDN, sendo então eleito deputado federal por dois mandatos (até 1962). Elegeu-se governador do Maranhão em 1965. A partir de1980 a UDN, partido que chegou a presidir, passou a se chamar PSD. Antes de ser presidente do país ele foi eleito e reeleito senador pelo Arena –– partido que dava sustentação política à ditadura civil-militar. Em 1984, porém, José Sarney se filiou ao PMDB, tendo sido vice na chapa de Tancredo Neves para as eleições de 1985.
Dentre fatos relevantes de seu mandato presidencial estão a instituição do voto dos analfabetos e a promulgação da Constituição Federal de 1988, que se deu por uma Assembleia Constituinte.
A vida política de José Sarney também possui críticas quanto às suspeitas de corrupção, acusações de irregularidades em concorrências públicas e superfaturamento, além do fato de viés político nas concessões públicas de emissoras de rádio e TV no Maranhão. José Sarney deixou a presidência com um dos maiores índices de rejeição já registrados na história brasileira recente.
Atualmente ele é senador pelo Amápa porque o PMDB do Maranhão não lhe deu espaço para concorrer à vaga. O peemedebista foi eleito três vezes senador pelos amapaenses. No atual mandato José Sarney presidiu o Senado.

Por Ketllyn Fernandes

Jornal Opção

PSOL lança candidatura de Luciana Genro à Presidência da República

PSOL lança candidatura de Luciana Genro à Presidência da República Félix Zucco/Agencia RBS
A ex-deputada estadual Luciana Genro foi confirmada neste domingo como candidata à Presidência da República pelo PSOL. O partido lançou também o nome de Jorge Paz para candidato a vice. Ele é membro do diretório paulista da sigla. O nome de Luciana e Jorge foi referendado por 61 membros do diretório nacional  e 27 representantes de diretórios estaduais do partido.

Aos 43 anos, Luciana Genro está prestes a dar o maior passo na carreira política iniciada aos 14 anos, no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Deputada estadual de 1995 a 2002 e federal de 2003 a 2011, ela concorre à Presidência no lugar do senador Randolfe Rodrigues (AP), que desistiu de concorrer. 

Ex-professora de inglês e hoje advogada, Luciana prega uma revolução tributária que incluiria o imposto sobre grandes fortunas para dar mais e melhores serviços, como o transporte público gratuito reivindicado nos protestos de 2013. Luciana afirma que o PSOL pretende dar voz à indignação apresentando-se como "alternativa ao continuísmo e ao retrocesso" que, segundo ela, marcam partidos como PT e PSDB.
Zero Hora

Elenco do Leão de Aço, volta a trabalhar com bola

Enquanto os jogadores de linha treinavam com Marcelo Chamusca e Caé Cunha, os goleiros participavam de um puxado treinamento sob a orientação dos preparadores Salvino Damião e Guto Albuquerque. (Fotos: Nodge Nogueira)
Na sequencia da preparação para a retomada da Série C, o elenco do Fortaleza voltou a treinar no Parque dos Campeonatos nesta terça feira (24). Um trabalho físico técnico foi orientado pela Comissão Técnica do Leão. 

Inicialmente foi feito um trabalho de musculação na academia do clube, em seguida os atletas foram para o campo, onde o técnico Marcelo Chamusca orientou ensaios com bola diversificados, utilizando parte do gramado do Estádio Alcides Santos. 

Somando-se as duas fases dos treinos desta manhã, chega-se a aproximadamente noventa minutos de atividades. Os goleiros realizaram treinamentos específicos com os preparadores Salvino Damião e Guto Albuquerque. 

O lateral direito Tiago Cametá, que atrasou a reapresentação por problemas de vôo, já treinou normalmente agora pela manhã. Já o meia Marcelinho Paraíba, bem como o atacante Uilliam, são aguardados no período da tarde. 

Conforme a programação da semana, nesta terça feira o elenco treina em tempo integral, com almoço e repouso no próprio clube. O treino da tarde está marcado para ter início às 16 horas. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 


Cid Gomes, espera conversa com Lula antes de definir candidato

Lula-e-Cid
O governador Cid Gomes que, nesta terça-feira, se submeteu a exames médicos, vai conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes da definição do candidato do PROS ao Governo do Estado. Cid mantém a agenda de conversas políticas, mas concilia o dia a dia com as recomendações médicas de repouso e exames clínicos após sofrer, no último domingo, durante convenção estadual do PDT, um desmaio por queda da pressão arterial.
A reunião com Lula pode acontecer dentro das próximas 48 horas. Há uma preocupação entre os aliados porque, nessa quinta-feira, o PT realizará reunião do Diretório Estadual para ratificar a decisão do Encontro Estadual que definiu pela participação na chapa majoritária com partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff e a escolha do nome do deputado José Guimarães como pré-candidato ao Senado.
A reunião do Diretório Estadual começa a partir das 10 horas, em Fortaleza, e qualquer anúncio oficial de aliança com o PROS somente será feito com a revelação do nome do candidato a ser lançado pelo grupo do Governador Cid Gomes ao Palácio da Abolição. Ou seja, até 10 horas da manhã de quinta-feira o PT quer saber quem é o candidato do PROS ao Governo do Estado para oficializar apoio. Os dirigentes do PROS enfrentam a pressão não apenas do calendário eleitoral, mas, também, entre os aliados.
Ceará Agora

Aliança entre Eunício Oliveira e Tasso Jereissati é confirmada por vice-prefeito de Fortaleza

foto_17951
PSDB fica com a vaga ao Senado Federal e o cenário só muda se Aécio Neves indicar Tasso como candidato a vice-presidente.
Candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Estado terá o apoio do PSDB. A informação é do jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, no site da revista Veja.
Segundo publicação nesta segunda-feira (24), a coligação está 99,999% fechada e Tasso Jereissati é o nome para sair candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo peemedebista. O cenário só muda se o pré-candidato à Presidência da República pelos tucanos, senador Aécio Neves, indicar Tasso para a vaga de vice.
Gaudencio Lucena (PMDB), vice-prefeito de Fortaleza e um dos principais apoiadores de Eunício, repercutiu a nota de Lauro Jardim em seu perfil pessoal no Facebook,referendando os dados do colunista.
 Ceará News 7

Governador do Piauí, do PMDB, declara apoio a Aécio Neves

zefilho O governador do Piauí, Zé Filho (PMDB-PI), declarou nesta sexta-feira (20) apoio a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República. Candidato à reeleição ao governo do estado tendo como vice o tucano Sílvio Mendes, Zé Filho se reuniu com Aécio no Rio de Janeiro e ressaltou que tomou a decisão porque acredita no projeto de mudança proposto pelo candidato do PSDB.
“Conheço a forma como Aécio revolucionou o estado de Minas Gerais. Acredito no seu plano de governo e na maneira como ele deverá implementá-lo, principalmente no Nordeste. Estamos apostando na mudança”, disse Zé Filho ao declarar apoio à candidatura tucana.
Ao comentar a aliança, Aécio adiantou que irá ao estado para a convenção que oficializará a chapa entre o PMDB e o PSDB, no próximo dia 27.
“É mais uma aliança que nós estamos selando no Brasil com o PMDB, aliança que me alegra muito como projeto para o Piauí e para o Nordeste e que será muito importante na construção desse programa. Vamos construir juntos um projeto para o Piauí e para o Brasil”, destacou Aécio.
Discriminação
O governador Zé Filho também afirmou que a decisão de romper com a presidente Dilma foi tomada em razão do tratamento que o estado vem recebendo do governo petista. Segundo o governador, o Piauí sofre discriminação e foi “descartado” dos programas federais.
“Estou fazendo isso pelo povo do Piauí, que não aceita mais esse tipo de tratamento. Temos sido totalmente descartados de todos os programas do governo federal, caso da Eletrobras e dos carros-pipas. Estamos como se fossemos um estado inexistente para o governo federal. Isso nós não aceitamos mais”, criticou o governador Zé Filho.
Tancredo Neves
Zé Filho também lembrou que o Piauí foi o primeiro estado do Nordeste a aderir a campanha de Tancredo Neves para presidente no processo de redemocratização do país, na década de 1980. “O Piauí, a exemplo do que fez lá atrás quando Tancredo foi candidato, repete este ato agora com a candidatura do Aécio.”
Psdb.org.br

Morre Giba, ex-treinador do Fortaleza

Giba
Técnico deixou o comando do Leão alegando "não existir mais clima"
FOTO: KIKO SILVA
Morreu, na madrugada desta terça-feira (24), aos 52 anos, Antônio Gilberto Maniaes, mais conhecido no "mundo do futebol" como Giba. O ex-treinador comandou o Fortaleza em 2009, ano em que o clube foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Giba fazia tratamento de uma amiloidose, doença rara que ataca as células da medula óssea e produz uma proteína danosa a órgãos como os rins, e já passava por sessões de quimioterapia. Internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ex-treinador teve sua situação agravada nesta segunda-feira (23), entrando em coma intensivo e falecendo durante a madrugada.
No comando do Leão do Pici, Giba ficou à beira do gramado em 14 partidas pela Série B de 2009. Destas, o Tricolor venceu cinco, empatou quatro e perdeu outras cinco. Giba entregou o cargo na 18ª rodada, com a equipe na 17ª colocação da competição. 
Como jogador, Giba chegou ao ápice da carreira no Corinthians, onde foi titular na conquista do primeiro título brasileiro do clube, em 90. O lateral-direito defendeu também Guarani e Inter de Limeira. Além do Fortaleza, Giba também foi treinador de outras grandes equipes, como Santos, Portuguesa e Sport.
Em seu site oficial, o Fortaleza Esporte Clube publicou uma nota de falecimento sobre a morte do ex-treinador,  lamentando a perda e se solidarizando com a família de Giba.
DN