21 de março de 2017

Rodrigo Andrade acredita que estará à disposição do Fortaleza em abril

Rodrigo Andrade; Fortaleza; meia (Foto: Divulgação/Fortaleza)Rodrigo Andrade está perto de retornar ao Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Após passar por uma cirurgia no ombro esquerdo, o meia do Fortaleza, Rodrigo Andrade, iniciou os trabalhos físicos no clube na última semana. Evoluindo a cada dia de trabalho, o jogador acredita que retornará aos gramados em abril.
- A expectativa é estar à disposição da comissão técnica em abril. Vou me esforçar para isso. Já estou evoluindo bastante, sem dores e a cada dia mais confiante. Agora é preciso ter tranquilidade para voltar com tudo para ajudar a equipe na sequência da temporada. Estou muito confiante - afirmou.
Ainda de acordo com o atleta, mesmo fora das atividades, ele tem acompanhado bastante o elenco e revela estar confiante no título cearense e na tão sonhada vaga para a Série B de 2018.
- Tenho acompanhado de fora e vejo que a equipe está buscando a evolução, trabalhando para melhorar seu rendimento em campo. A torcida pode confiar neste elenco, que vai fazer de tudo para conquistar o título estadual e a vaga para a Segundona.
Por Fortaleza, CE

Magno Alves chega aos 98 gols, supera Da Costa e cola em Zé Eduardo

A contagem regressiva está cada vez mais próxima do fim. Faltavam quatro gols para o centésimo de Magno Alves com a camisa do Ceará. Agora só faltam dois. Com os tentos feitos na vitória sobre o Uniclinic, neste domingo, pelas quartas de final do Cearense, o Magnata chegou aos 98 gols marcados e está a apenas um de Zé Eduardo, que tem 99, e é o sexto maior artilheiro da história do clube.
Ao término da partida contra o Uniclinic, Magnata prometeu mais gols no jogo de volta contra a Águia da Precabura: "Sábado tem mais". Se mantiver a pontaria em dia, o atacante pode sonhar até em ultrapassar Pipiu, quarto na lista, com 115 gols. Quem sabe?
Magno Alves, Ceará, Uniclinic (Foto: Tiago Gadelha/Agência Diário)Magno Alves sinaliza: Faltam apenas dois gols para o centésimo (Foto: Tiago Gadelha/Agência Diário)

O cara a ser superado: Zé Eduardo
Zé Eduardo apaerce na lista dos artilheiros do Alvinegro de Porangabuçu em sexto, com 99 gols. É o próximo alvo de Magnata na busca por melhores posições no ranking. Zé Eduardo começou a jogar pelo Bahia em 1967 e, em seguida, foi emprestado do Flamengo em 1971. 
No ano seguinte, chegou ao Ceará e naquele ano teve início um caso de amor entre atleta e clube. Foram nove anos defendendo o clube e seis títulos conquistados, entre eles o tetra de 1975 a 1978, além do bicampeonato cearense em 1980/1981.


Abaixo, confira a lista dos artilheiros

1. Gildo: 261*
2. Mitotônio: 151
3. Sergio Alves: 141
4. Pipiu: 115
5. Antonino: 110
6. Zé Eduardo: 99
7. Magno Alves: 98
8. Da Costa: 94
9. Ivanir: 90
10. Mota: 89
*Pesquisa inacabada 

Por 
Fortaleza, CE

Ronny afirma que quer ajudar o Leão e comenta repercussão fora do País

Ronny, Fortaleza (Foto: FortalezaEC/Divulgação)Ronny, do Fortaleza (Foto: FortalezaEC/Divulgação)
O meia Ronny, que também atua como lateral-esquerdo, foi apresentado nesta segunda-feira (20) no Fortaleza. Ele chega para ajudar o Leão na sequência do estadual e na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Ronny estava livre no mercado desde que acertou a saída do Hertha Berlim, da Alemanha, no final do ano passado. O jogador defendia o Hertha desde 2010 e ajudou a equipe alemã a conquistar o título da segunda divisão e, consequentemente, o acesso para a elite do Campeonato Alemão logo que chegou ao clube.
- Vim para ajudar. Está repercutindo muito lá fora a minha volta para o Brasil, porque tive uma passagem incrível na Alemanha. Mas eu só quero demonstrar o meu trabalho aqui a cada dia, a cada treino, a cada jogo, para ficar à disposição do professor.
Antes disso, Ronny passou cinco anos em Portugal, com destaque para a sua passagem pelo Sporting, onde foi bicampeão da Taça de Portugal e da Supercopa de Portugal. Ronny também fez parte do elenco campeão brasileiro do Corinthians, em 2005. Foi lá que começou sua carreira profissional, quando foi lançado pelo técnico Tite, hoje comandante da seleção brasileira. Com a camisa da seleção, mas nas categorias de base, conquistou a Copa do Mundo Sub-17. 
- Foi uma decisão muito difícil. Cheguei em casa, meus filhos tinham acabado de chegar da escola. Falei que tinha uma coisa muito importante pra falar com eles. Foi um choque quando eu disse que não ficaríamos mais no Hertha. Disse para o meu pai: ‘o que vamos fazer?’ Ele disse: ‘vamos treinar que vai aparecer alguma coisa legal’. Estava treinando na academia quando o Fortaleza apareceu. Foi destino. Já conhecia o Marquinhos e outras pessoas do Fortaleza, tenho amigos aqui, e ele me chamou. Conversamos e não pensei duas vezes. Estou muito feliz pelo clube ter aberto as portas pra mim novamente. Cheguei a jogar três partidas aqui da Sub-15. Até eu sair daqui para tocar a minha vida.
Na sua passagem pelo Sporting, em 2006, foi assunto na imprensa mundial ao marcar um gol de falta que atingiu os 222 km/h depois de explodir no travessão. Ainda que extraoficialmente, a bola percorreu 16,5 metros em menos de 27 centésimos de segundo. Na época, passou a ser chamado em Portugal de "homem-bomba" pelos chutes potentes, uma marca pessoal.
- Vim para ajudar. O Fortaleza tem grandes jogadores. Vou ter que mostrar o meu valor para buscar o meu espaço. A cobrança de falta é uma característica que tenho, já fiz muitos gols assim, e vou procurar aprimorar sempre para marcar muitos gols aqui - explicou. 
Por Fortaleza, CE

Ceará é 3º do NE com mais crianças e adolescentes na pobreza, diz Abrinq

Comunidade do Pirambu, em Fortaleza, é o 7º maior aglomerado urbano do Brasil, segundo IBGE. (Foto: Giselle Dutra / G1 CE)Comunidade do Pirambu, um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil, segundo IBGE. (Foto: Giselle Dutra/G1 CE)
O Ceará é o terceiro estado do Nordeste com mais crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, vivendo em situação de pobreza, segundo o relatório Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (21) pela Fundação Abrinq, com base em dados de 2015. No total, 1.198.254 pessoas dessa faixa etária estavam vivendo na pobreza em 2015.
A classe de rendimento mensal domiciliar per capita foi definida pela soma de todos os rendimentos dos moradores divido pelo número de habitantes da residência. O salário mínimo federal no ano de 2015, quando a pesquisa foi realizada, era de R$ 788,00. Foi considerado pobre quem vivia com até um quarto do salário mínimo.
Com base nestes dados, o Cenário da Infância e da Adolescência colocou o Ceará como o terceiro estado brasileiro com mais crianças e adolescentes na linha de pobreza, ficando atrás apenas de Pernambuco (1.242.840) e Maranhão (1.239.396).
Em todo país, são mais de 17,3 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza. O número equivale a 40,2% da população brasileira na faixa etária de 0 a 14 anos. Os dados da população utilizados para compor o relatório foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O relatório reúne 23 indicadores sociais relacionados ao público de 0 a 18 anos, tais como mortalidade, nutrição, gravidez na adolescência, cobertura de creche, escolarização, trabalho infantil, saneamento básico e violência.
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Outros números do Ceará
Violência: 24% dos homicídios de pessoas de 0 a 19 foram por armas de fogo. O número é maior que a média nacional apontada pela pesquisa, que foi de 20% em 2015.

Educação: 7,2% dos alunos matriculados deixaram de frequentar a escola durante o período letivo em 2015. A média nacional é de 6,8%.
Saneamento básico: 4,3% da população cearense não tem acesso à rede de esgoto. O número é superior ao da média nacional, que foi de 1,9%, em 2015.
Atos infracionais: 1.126 jovens cumpriram medida socioeducativa no Ceará pelo cometimento de atos infracionais previstos no ECA, no ano de 2016. O delito de roubo foi o maior ato infracional, com 616 casos. Em todo país foram 23.066 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.
Acesso à saúde: 66% da população cearense entre 0 e 17 anos foram ao médico nos últimos 12 anos, quando a pesquisa foi aplicada em 2013. O número de pessoas na mesma faixa etária que foram ao dentista foi de 36% no Ceará.
Com informações do G1 CE

Governo tira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência.

O Presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (21) que a reforma da Previdência atingirá somente os servidores federais. Segundo ele, a reforma das previdências estaduais ficará a cargo dos governos dos estados.

Ele fez o anúncio após reunião no Palácio do Planalto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e deputados, entre os quais Carlos Marun (PMDB-MS) e Arthur Maia (PPS), presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial da Reforma da Previdência.

"Surgiu com grande força [na reunião] a ideia de que deveríamos obedecer a autonomia dos estados", disse Temer, após reunião com líderes partidários no Palácio do Planalto.

"Reforma da Previdência é para os servidores federais", declarou. O projeto de reforma da Previdência atualmente em tramitação na Câmara só exclui militares das Forças Armadas, bombeiros e policiais militares.

De acordo com o presidente, vários estados já começaram a reformular a Previdência estadual.
"Seria uma invasão de competência, que não queremos levar adiante", afirmou. "Sendo assim, funcionários estaduais dependerão da manifestação do seu governo estadual ou governo municipal", complementou.

"Estou passando ao relator [Arthur Maia] e ao presidente da comissão [Carlos Marun] que logo no dia de amanhã [quarta, 22] todos transmitirão aos membros da comissão que a partir de agora trabalharão com uma previdência voltada para os servidores federais", afirmou Temer.

Ao encerrar a fala, Temer deixou o Salão Leste do Palácio do Planalto, local do pronunciamento, sem responder a perguntas. Jornalistas gritaram, indagando se o anúncio era uma "derrota" da equipe econômica, mas o presidente ignorou a pergunta.

Após o anúncio o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a decisão do presidente vai "facilitar muito" a aprovação da reforma da Previdência. Ele pretende concluir a votação da reforma ainda no primeiro semestre deste ano.

"Vai facilitar muito a aprovação porque vai retirar 70% da pressão que estava sendo recebida", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. "Vivemos em um estado federado e cada ente tem a prerrogativa para fazer ou não a sua reforma. Espírito Santo e Santa Catarina já fizeram", declarou.

Por Luciana Amaral, 
Com informações do G1, Brasília