5 de agosto de 2017

Combate à criminalidade passa por aprovação de medidas no Congresso, diz general

Imagem relacionada
O combate à criminalidade, que afeta tanto o estado do Rio quando outras unidades da federação, passa pela aprovação de um pacote de medidas legislativas pelo Congresso, facilitando o acesso a informações estratégicas, protegendo a atuação de militares em operações e endurecendo a punição a quem portar armas de guerra, como fuzis.

A avaliação é do general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que se encontrou com jornalistas, na tarde desta sexta-feira (4) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio. O objetivo foi detalhar o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), fase Rio de Janeiro, que tem a presença de 8.500 militares das Forças Armadas, além de efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional.

Segundo Etchegoyen, o pacote legislativo abrange 36 medidas, em projetos separados que tramitam no Congresso. Entre essas, está a discussão sobre o endurecimento da pena para quem portar fuzis e sobre a punição a militares pela Justiça civil. Até mesmo questões burocráticas precisam ser resolvidas por lei, como o acesso da Polícia Militar ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que hoje não acontece.

Desestabilizar quadrilhas
O general deixou claro que as operações no Rio vão ocorrer a qualquer momento e que os objetivos são os de retirar amamento pesado das mãos dos criminosos, prender as lideranças do crime e desestabilizar as condições econômicas das quadrilhas, descobrindo e atuando contra o patrimônio ilícito usado para a lavagem de dinheiro.

“O que nós estamos tratando é de um grande esforço do governo federal em prol da segurança pública em todo o território nacional e o combate ao crime organizado transnacional. Estamos focando estes primeiros resultados no Rio de Janeiro. Nós não estamos buscando soluções mágicas, pirotécnicas, grandes manchetes. Estamos caminhando com prudência, com cuidado, para que não produzamos efeitos indesejáveis, para que tenhamos os melhores resultados possíveis e para que a gente, no prazo mais breve possível, comece a apresentar os resultados e a melhorar a sensação e as condições de segurança para a população do Rio de Janeiro”, disse Etchegoyen.

Também participou do evento o assessor-chefe do GSI, general Carlos Bolivar. Segundo ele, o objetivo é deixar o Plano Nacional de Segurança Pública também disponível para futuros governos, que assumam após o mandato do presidente Michel Temer, a partir de 2019. Segundo ele, o plano prevê um horizonte de dez anos em sua aplicação. Para este ano, o governo federal garantiu R$ 700 milhões, que abrange não apenas operações militares, mas também ações sociais, de saúde e educação. O montante previsto do plano para 2018 é de R$ 1,2 bilhão.

Com informações da Agência Brasil

Aposentadoria por idade será reconhecida automaticamente pelo INSS

Resultado de imagem para Aposentadoria por idade será reconhecida automaticamente pelo INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou, por meio de portaria, o reconhecimento automático da aposentadoria por idade a partir da verificação das informações constantes nos sistemas da autarquia e nas bases de dados do governo federal. A medida, em vigor desde o fim de julho, estabelece que o segurado não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para solicitar esse tipo de aposentadoria.

O INSS vai fazer uma pesquisa mensal para identificar os segurados que já têm o direito disponível e enviará comunicado sobre a concessão do benefício. O segurado também poderá requerer a concessão do benefício por meio do canal 135. Para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no sistema tradicional.

De acordo com a portaria, o INSS enviará comunicado indicando as informações sobre os dados da concessão e pagamento do benefício ao cidadão assim que houver o reconhecimento do direito.

Aposentadoria por idade
Atualmente, a aposentadoria por idade é um benefício ao trabalhador que comprovar o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher. Para o chamado “segurado especial”, a idade mínima é reduzida em cinco anos.

No grupo de segurados especiais estão profissões como agricultor familiar, pescador artesanal, além de indígenas. Para receber o benefício nessa condição, o trabalhador deve estar exercendo a atividade no momento da solicitação do benefício. Caso não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário ao segurado especial, o trabalhador poderá pedir o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial ao tempo de trabalho urbano.

Informações como cálculo do benefício e documentos necessários para solicitação do benefício podem ser acessados na página do INSS.

Com informações da Agência Brasil

Agosto Dourado: leite materno ajuda no tratamento de crianças com alergias

banner agosto dourado cs meireles1 2017
O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê e também protege a criança contra infecções, anemia e obesidade, por exemplo. Até os seis primeiros meses, o bebê não precisa de complementos na alimentação, como suco, chá, água ou outro tipo de leite. “Não existe leite fraco, o leite materno é suficiente para suprir as necessidades calóricas e de desenvolvimento da criança”, afirma o psicólogo Agno Lima, que atende no Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), do Centro de Saúde Meireles (CSM), unidade da rede pública do Governo do Ceará.

Em julho deste ano, 264 atendimentos foram realizados pela equipe multidisciplinar do Programa de APLV. Destes, 13 mães foram atendidas pela primeira vez e passaram a dar o leite materno como alimento exclusivo para seus filhos. O serviço especializado não apenas garante o tratamento de crianças alérgicas à proteína do leite, como também orienta as mães sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do filho. “O programa é para atender a pacientes alérgicos, não é apenas para dispensar fórmula. O atendimento multidisciplinar fortalece a mãe quanto à dieta, conseguindo tirar o leite de fórmula para ficar só na amamentação, quando possível”, ressalta a nutricionista Rochele Riquet.

A fisioterapeuta Daniella Girão de Barros Castelo Branco, 31, descobriu que o filho José Márcio, de 3 meses, era alérgico quando percebeu o surgimento de uma assadura severa no bumbum dele. “A assadura apareceu quando ele tinha 15 dias de nascido. Levei à pediatra, ele fez o exame de fezes, e então foi diagnosticada a alergia não só à proteína do leite de vaca, como também a peixe, soja e trigo”, conta. A primeira consulta do José Márcio no Programa de APLV ocorreu nesta quinta-feira, 4. Enquanto aguardava o atendimento, Daniella acalentava o filho. “Eu gosto de amamentar. Preferia não partir para o complemento, mas o que incomoda é a restrição”, desabafa.


Leite materno é alimento seguro

A alergia à proteína do leite de vaca é o tipo de alergia alimentar mais comum nas crianças até vinte e quatro meses e é caracterizada pela reação do sistema imunológico às proteínas do leite, principalmente à caseína (proteína do coalho) e às proteínas do soro (alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina). O leite materno é apropriado para a maioria das crianças com alergia ao leite de vaca e deve ser sempre estimulado como primeira opção. O surgimento da alergia alimentar depende de diversos fatores, incluindo a hereditariedade, a exposição às proteínas alergênicas da dieta, a quantidade ingerida, a frequência, a idade da criança exposta e, ainda, o desenvolvimento da tolerância. A amamentação é bastante eficiente na prevenção à alergia ao leite de vaca e também para o desenvolvimento da tolerância oral aos alimentos.

banner agosto dourado cs meireles2 2017A nutricionista Rochele Riquet explica que nem todas mães necessariamente precisam passar por dietas de exclusão para dar continuidade à amamentação. No Centro de Saúde Meireles, o acompanhamento à mãe é personalizado e o tratamento da criança, individual. “Depende de cada caso. Nem toda mãe precisa mudar a dieta para continuar a amamentar. O aleitamento materno ajuda na prevenção de qualquer tipo de alergia alimentar. A introdução precoce da fórmula pode desenvolver a alergia”, diz.

Como foi o caso da dona de casa Diana Bibiana Rodrigues, 34. Aos cinco meses, o filho Paulo Sérgio tomou leite de fórmula para o desmame do leite materno. Como a licença maternidade estava prestes a encerrar e breve ela retornaria ao emprego, Diana se preocupou em garantir que o filho continuasse se alimentando e sem dificuldades. Mas a introdução precoce do leite em pó e sem orientação médica provocou o surgimento da alergia. “Ele tomou e teve reação imediata. Intoxicou a boca, ficando com manchas vermelhas ao redor dos lábios, e irritou os olhos, dando coceira”, relata. Diana não voltou mais a trabalhar para se dedicar aos cuidados do filho. Aos dois anos de idade, Paulo Sérgio ainda é amamentado pela mãe. E apesar da alergia à proteína do leite de vaca do menino, Diana não tirou a mama porque entende o quanto o leite humano é importante para o tratamento e o desenvolvimento dele. “Coisas que ele não pode comer em uma festa, eu dou o leite. Ele melhorou bastante, mesmo sem eu estar com dieta de exclusão de derivados do leite de vaca”, diz.

A troca de olhares e o desenvolvimento afetivo que o ato de amamentar proporciona são tão fundamentais quanto os nutrientes do leite materno. A amamentação traz benefícios não só para o bebê como também para a mãe.

Benefícios do aleitamento materno

Para o bebê
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.



Para a mãe

- Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.
banner programa leite c mereiles3

Serviço:


Programa de Alergia à Proteína do Leite
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Local: Centro de Saúde Meireles – Av. Antônio Justa, 3113, Meireles
Informações: (85) 3486-6288



Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa

Com informações do Governo do Ceará

Governador reúne secretários para balanço do semestre e projeta execução de 1.400 obras no Estado

170804 REUNIAO COM SECRETARIOS CG3844 WEB
O encontro contou com apresentação do acompanhamento de projetos prioritários, por meio da Assessoria de Projetos Especiais do Governo do Ceará


O governador Camilo Santana reuniu nesta sexta-feira (4), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, todos os secretários e presidentes de órgãos vinculados para avaliar os primeiros seis meses de 2017 e reforçar o planejamento do Governo do Ceará a partir do segundo semestre. No encontro, foram destacadas as mais de 1.400 obras em andamento no Estado, dentro dos eixos prioritários Educação, Saúde, Infraestrutura, Segurança e Recursos Hídricos, e ao compromisso de continuar com a constante de investimentos mantida pelo Estado desde 2015.

170804 REUNIAO COM SECRETARIOS CG3558 WEB
"Nenhum governo realiza as coisas só com boa vontade. É importante o Ceará ser o Estado mais bem equilibrado, para manter a capacidade de investimento. Com o equilíbrio, podemos ampliar hospitais, investir em Segurança, Educação. No momento difícil que o Brasil vive, o Ceará tem ampliado os serviços", afirmou o governador.

Durante a reunião, também foi debatido com representantes de secretarias e vinculadas da gestão estadual a necessidade de seguir evoluindo na intersetorialidade na execução de ações e políticas públicas no Estado, com todas as áreas trabalhando conjuntamente e de forma organizada.

Camilo Santana destacou que o encontro tem como importância não apenas o olhar fiscalizador sobre as obras em andamento, como também fazer um balanço das políticas, cobrar agilidade e celeridade nas atividades de cada parte integrante do Governo do Ceará e também trabalhar ainda mais pelo equilíbrio fiscal do Estado.


Investimento e acompanhamento

O encontro contou com apresentação do acompanhamento de projetos prioritários, por meio da Assessoria de Projetos Especiais do Governo do Ceará. Foram ressaltados detalhes do monitoramento de obras feito de modo constante pelos gestores do Estado.

Área de altos investimentos destinados pelo Governo do Ceará, a Educação teve espaço destacado pelas 234 obras para reforma estrutural do processo educacional. Em 2017, 52 novas escolas serão entregues. Outras 50 tem inauguração agendada para 2018, totalizando 102 novas unidades na rede pública de ensino no Ceará.

170804 REUNIAO COM SECRETARIOS CG3552 web
Na Infraestrutura, foi enfatizado o acompanhamento de obras do programa de requalificação das rodovias no Estado, Ceará de Ponta a Ponta, que na última segunda-feira (31) contou com mais R$ 405,1 milhões liberados para novas realizações nas estradas que cortam municípios cearenses. Até o próximo ano, o investimento deve superar R$ 2 bilhões.

Investimento

O Estado poderá ser capaz, em 2017, de investir entre R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões. É o que aponta o secretário da Fazenda, Mauro Filho, enfatizando que isso transformará o Ceará mais uma vez no investidor de maior volume dentre os estados brasileiros. "No Brasil, diante da situação econômica, o gasto pessoal está aumentando, custeio está aumentando e o investimento caindo. No Ceará, é o inverso, controlando as despesas e fazendo com que o Estado continue investindo em todas as áreas".

Em apresentação aos secretários, a Secretaria da Fazenda reforçou a retrospectiva de que, desde 2015, o Governo do Ceará se antevê a dificuldades, promovendo ajustes de diminuição de despesas correntes e possibilitando assim manter-se dentro da estrutura regular não só no pagamento em dia dos seus servidores, mas também atendendo a demandas da população com mais ações e políticas públicas.


Fotos: Carlos Gibaja 


Com informações do Governo do Ceará

De olho na liderança do Grupo A, Fortaleza visita ASA em Arapiraca

Coaracy da Mata Fonseca será palco de ASA x Fortaleza (Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas)
Na vice-liderança do Grupo A da Série C, com 21 pontos, o Fortaleza está de olho na ponta. Neste sábado (5), a partir das 20 horas, a bola rola no estádio Municipal de Arapiraca para ASA e Leão do Pici. 

O técnico Paulo Bonamigo tem apenas uma dúvida. Com Felipe e Jefferson à disposição, a lateral-direita ainda é uma incógnita. No restante das posições, Rodrigo Mancha sai da zaga e volta à posição de origem, a volante. Edimar é promovido à zaga e fica ao lado de Ligger. A dupla de ataque segue sendo formada por Lúcio Flávio e Paulo Sérgio.

O ASA é o lanterna do Grupo A, com apenas 11 pontos somados em 12 jogos. Sem vencer há quatro partidas (dois empates e duas derrotas em sequência), a equipe da casa busca o apoio da torcida para voltar a vecner e deixar a incômoda lanterna.

Jogo: ASA x Fortaleza
Estádio: Municipal de Arapiraca
Horário: 20 horas
Provável Fortaleza: Marcelo Boeck, Bruno Melo, Edimar, Ligger, Felipe (Jefferson); Rodrigo Mancha, Pablo, Éverton e Adenílson; Lúcio Flávio e Paulo Sério.

Arbitragem: Wanderson Alves de Sousa (MG), Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG).

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Ceará visita ABC para terminar o primeiro turno no G4 da Segundona

O Ceará está muito próximo de alcançar um de seus objetivos na temporada: terminar o primeiro turno do Brasileiro Série B entre os quatro primeiros colocados. Prestes a disputar a 19ª rodada da competição, às 16h30 do próximo sábado, contra o ABC-RN, em Natal, o Vovô tem a oportunidade de se manter no G4 e até se aproximar do líder América-MG.
O confronto deste final de semana, no Rio Grande do Norte, coloca frente à frente equipes que vivem momentos diferentes na Segundona. Quarto colocado com 28 pontos, o time de Fortaleza vem de uma vitória por 3 a 1 contra o Criciúma, dentro de casa, enquanto o Elefante do Frasqueirão, que luta contra o rebaixamento, aparecendo na vice-lanterna, com 16 pontos, empatou com o Oeste por 1 a 1.
Para a partida, o elenco do Ceará ressaltou o retrospecto recente do time e a chance de se manter por mais uma rodada na zona de acessa para a Primeira Divisão. Visando a continuidade da boa fase, o goleiro Éverson ressaltou a importância de o time manter a intensidade para seguir pontuando.
“Entramos no G4, que era um dos nossos objetivos, e agora temos que manter a intensidade nas próximas partidas para permanecermos nele até o fim do campeonato. Vamos pensar jogo a jogo e com tranquilidade alcançaremos a meta. Estamos felizes com o momento que a equipe vive na Série B”, avaliou o goleiro.
Em termos de escalação, o técnico Marcelo Chamusca terá as baixas do lateral direito Tiago Cametá e do atacante Roberto, ambos vetados por desconforto muscular. Com isso, Pio ocupa a vaga na defesa, enquanto Richardson e Ricardinho disputam a lacuna no setor ofensivo.
Pelo lado do ABC, o técnico Márcio Fernandes espera manter a regularidade apresentada nas últimas aparições. Com quatro pontos ganhos em dois jogos, o time potiguar espera fazer valer o mando de campo para esboçar a saída do Z4. Atualmente, o Brasil de Pelotas é a primeira equipe fora da degola, com 21 pontos.
“Agora é dar confiança a esses jogadores, que fizeram uma grande partida e sábado temos mais, temos o Ceará lá (em Natal). Esperamos que a nossa torcida vá nos incentivar, apoiar o nosso time, que é a hora que a gente está precisando”, declarou o comandante alvinegro, após o empate com o Oeste.
Além do fator campo, outro grande trunfo de Márcio Fernandes para o duelo é não ter nenhum desfalque. No entanto, o treinador fez mistério quanto ao time que sai jogando contra os cearenses e apenas adiantou que Levy segue titular na lateral esquerda mesmo com o retorno de Eltinho, que se recuperou de lesão.
FICHA TÉCNICA
ABC-RN X CEARÁ
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 5 de agosto de 2017, sábado
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Shleich Volkopf (CBF-MS)
Assistentes: Eduardo Golçalves da Cruz (CBF-MS) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (CBF-MS)
ABC: Edson; Jonathan Bocão, Filipe, Cleiton e Levy; Anderson Pedra, Zotti e Gegê; Daniel Cruz, Lucas Coelho e Dalberto
Técnico: Márcio Fernandes
CEARÁ: Éverson; Pio, Rafael Pereira, Tiago Alves e Romário; Raul, Richardson, Pedro Ken e Lima (Ricardinho); Cafu e Elton
Técnico: Marcelo Chamusca
Com informações da Gazeta Esportiva