6 de fevereiro de 2014

Medição da chuva no Ceará é feita por mais de 500 voluntários

Funceme recebe diariamente dados de postos instalados em todos os 184 municípios cearenses

Diariamente, eles têm de observar o nível de chuva nos municípios. Não importa se é sábado, domingo ou feriado. Às 7h da manhã, os voluntários da Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme) devem informar ao órgão a marcação do pluviômetro instalado nas suas casas. E, como o próprio nome diz, não ganham nada por isso.

O observador Luiz Gualberto, morador do distrito de Mangabeiras (distante 417 km de Fortaleza), é um dos 500 voluntários da Funceme. Gualberto tem de se dividir entre o trabalho no cartório do distrito e a leitura do pluviômetro. A iniciativa de se tornar observador do órgão iniciou quando um vizinho que fazia a medição diariamente faleceu. “Então eu me dispus a colaborar. Disse para a Funceme que não tinha problema. Se quisessem colocar na minha casa, eu passaria as informações”.


alt

E todos os dias, bem cedo, ele faz o prometido. Já se passaram dois anos. “Quando chove, eu vou ao pluviômetro e imediatamente comunico o nível de chuva”, conta. Segundo Gualberto, o aparelho é fácil de manusear. Nos dias em que não pode informar à Funceme, o trabalho fica para a esposa. “Quando não dá, ela faz a medição. Eu não desisto disso porque não me custa nada, o trabalho que faço é espontâneo”.

A observação, além de dar prazer ao morador de Mangabeiras, gera uma espécie de esperança por dias em que a marcação indicar alto nível de chuva no distrito. “Todo dia eu olho, mas infelizmente o nível está muito baixo, em torno de 7 mm. Mesmo assim, vou continuar observando, faço isso sem problema nenhum, com a maior boa vontade”, revela.

O agricultor Fernando Machado, do distrito de Iborepi – localizado entre Lavras da Mangabeira e Aurora -, é voluntário há seis anos. Ele é o único observador do distrito. Segundo disse, anualmente a Funceme vai até a sua casa para verificar o funcionamento do pluviômetro. “Eles veem, corrigem e, uma vez, até já tiraram foto e filmaram”, diz animado.


alt

Apesar de, durante todos esses anos, não ter sentido vontade de desistir, Machado afirma que ser voluntário “é difícil, porque faz o trabalho sem ganhar nada”. “Quem sabe me aposentem e eu ganhe R$ 5 mil. Imagina aí”, brinca.

De acordo com o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em Lavras da Mangabeira, Kleber de Sousa, alguns voluntários são escolhidos pela própria Funceme, já que precisam ter compromisso com o “trabalho” diário. “Há comerciantes, agentes de saúde, funcionários de cartórios e muitos outros”, cita. Na sede da Ematerce na localidade a observação é feita pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais.

Pluviômetros

Para ser voluntário, é preciso ligar para o telefone 0800.275.0606 e demonstrar disponibilidade. A Funceme vai ao local e vê se a residência tem condições de receber os pluviômetros. “Eles têm de ficar em uma área isolada, sem ser embaixo de telha nem de árvore, para poder registrar a água da chuva”, explica a meteorologista Cláudia Rickes.

alt

A medição de água no estado é feita por meio de pluviômetros convencionais, automáticos e plataformas de coletas de dados. Atualmente, há cerca de 500 pluviômetros convencionais e 80 automáticos. Segundo Rickes, todos os municípios do Ceará têm, pelo menos, um pluviômetro instalado, seja em instituições públicas, como a Ematerce, ou em residências particulares.

“A função do observador é fazer a leitura diariamente e comunicar à Funceme o nível da chuva ou se não ocorreu precipitação. De dezembro de um ano a julho do ano seguinte, mantemos também telefonistas de plantão nos finais de semana e feriados”, diz. Após a informação passada para a Funceme, o dado é disponibilizado na página da Fundação com atualização a cada 15 minutos.

Tribuna do Ceará

Nova droga aprovada pela Anvisa trata câncer de mama sem queda de cabelo

                      
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um medicamento para o tratamento do câncer de mama que não causa queda de cabelo e provoca menos efeitos colaterais do que a quimioterapia tradicional. A ação é possível porque o remédio atua diretamente no tumor, em vez de afetar todas as células do corpo. De acordo com os organizadores do estudo, trata-se da primeira droga com esse mecanismo aprovada no país.
O medicamento trastuzumabe entansina (também chamado de T-DM1) é indicado para um tipo de câncer de mama avançado, identificado como HER2 positivo, que corresponde a 20% de todos os casos da doença. Seu uso deve ocorrer quando o tratamento convencional não apresentar mais resultados. Além de evitar os efeitos colaterais da quimioterapia, ele aumenta em 50% o tempo de sobrevida.
"A droga tem um efeito casado. Ela possui um anticorpo e um quimioterápico. Por ser extremamente potente, esse quimioterápico não poderia ser aplicado sozinho porque seria muito tóxico ao organismo. O que acontece é que o anticorpo conduz o quimioterápico até o interior da célula tumoral e libera o medicamento lá dentro", explica José Luiz Pedrini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e um dos coordenadores do estudo do medicamento no Brasil. O mecanismo do remédio é conhecido como "cavalo de troia".
Segundo o médico, a pesquisa, realizada em vários países, incluiu cerca de 100 brasileiras. "Há pacientes que começaram a participar do estudo em 2011 e seguem vivas. "Sem essa opção, elas sobreviveriam por cerca de seis meses porque não teriam outra alternativa de tratamento"", explica.
Uma das razões para o melhor prognóstico é que o novo medicamento pode ser usado por mais tempo do que a quimioterapia tradicional. "Os medicamentos já existentes podem ser aplicados por, no máximo, oito sessões, por causa da toxicidade. Por ser menos agressiva, a trastuzumabe entansina pode ser utilizada por tempo indeterminado", afirma o médico. A aplicação da droga é feita a cada 21 dias.Embora o remédio possa aumentar a sobrevida das pacientes, o tumor de mama do tipo HER2 positivo continua sendo incurável.
Nova opção
Coordenadora da oncologia clínica do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), Maria del Pilar Estevez Diz classificou a droga como uma opção "interessante" de tratamento e afirmou que o Icesp passará a utilizá-la. ""A gente ganha uma linha de tratamento com menos efeitos colaterais, que propicia maior qualidade de vida às pacientes"", diz.
A aprovação da trastuzumabe entansina foi publicada pela Anvisa no mês passado. O medicamento deverá estar disponível no mercado em três meses. Novos estudos vão verificar se o medicamento também é eficaz e seguro se utilizado em fases iniciais da doença.
Folha de S. Paulo

Plano Nacional da Educação será votado ainda neste semestre, informa Artur Bruno

                          arturrrr
Terminou agora há pouco, em Brasília, reunião do novo ministro da Educação, Henrique Paim, com os deputados federais que integram a Comissão de Educação. Segundo o vice-presidente desse organismo da Câmara, Artur Bruno (PT), ficou decidido que na terça-feira que vem uma comissão especial para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) será instalada.
 
“Essa matéria deve ser votada ainda neste primeiro semestre. A tendência é que fique uma parte do texto da Câmara e uma parte do que foi aprovado no Senado, o que for melhor para a educação brasileira”, adiantou Bruno.
O PNE estabelece metas a serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. Uma das mais importantes é a obrigatoriedade de se investir 10% do Produto Interno Bruno (PIB) no setor.

Blog do Eliomar de Lima


Dilma Rousseff sanciona lei que prioriza adoção de crianças com deficiência

                                          crianca
“A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.955 que estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que a criança ou o adolescente tenha deficiência ou doença crônica. A medida foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.
A lei acrescenta ao Artigo 47 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) o parágrafo nono que determina prioridade de tramitação aos processos de adoção “em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doença crônica”.
Para a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), autora do projeto de lei, a intenção é acelerar o andamento dos processos nos quais o adotado se encontre em uma dessas condições. Isso não significa, segundo ela, ultrapassar etapas ou flexibilizar procedimentos. A deputada alerta que todos os cuidados devem ser tomados para que a família acolha essa criança ou adolescente com responsabilidade e segurança.”
Blog do Eliomar de Lima

Após nova reunião, Eunício volta a recusar convite de Dilma para ocupar ministério

              
O senador Eunício Oliveira (PMDB) voltou a recusar convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para que ele ocupe o Ministério da Integração Nacional. Dessa vez, porém, a oferta foi além e incluiu os principais órgãos do Nordeste na tentativa de atrair o senador para o Governo.

Segundo informações de bastidores, confirmadas a O POVO Online por influente fonte peemedebista, houve reunião entre Eunício e interlocutores do primeiro escalão de Dilma na manhã desta quinta-feira, 6. 

Além do ministério, teria sido oferecido ao senador o comando político de órgãos como Banco do Nordeste, Dnocs, Chesf, Codevasf e Sudene. O senador novamente recusou todas as propostas.

Procurado, Eunício preferiu não comentar o assunto e disse apenas estar “extremamente lisonjeado” com os convites e com a dimensão com que a questão vem sendo tratada. “Mas estou bem onde estou”, acrescentou.

Provável candidato ao Governo do Estado, o senador se reuniu com Dilma no início da semana e recusou o primeiro convite para assumir o ministério

Implicações
Vários fatores estão relacionados à tentativa do Planalto em atrair Eunício. Entre eles, a intenção de agradar à descontente bancado do PMDB – principal partido aliado do Governo – e, na esfera local, tirar Eunício da disputa pelo governo estadual, já que o PT quer apoiar o candidato a ser indicado pelo governador Cid Gomes (Pros).
 
O POVO 

Papa Francisco 'vira' estátua de chocolate em tamanho real

Em foto divulgada pelo Vaticano o Papa Francisco olha para sua estátua feita de chocolate, que ele recebeu como um presente na quarta-feira (5). (Foto: Osservatore Romano/Reuters)Em foto divulgada pelo Vaticano o Papa Francisco olha para sua estátua feita de chocolate, que ele recebeu como um presente na quarta-feira (5). (Foto: Osservatore Romano/Reuters)
A "Accademia Maestri Cioccolatieri", uma confederação italiana de doceiros, presenteou o Papa Francisco com uma estátua de chocolate em tamanho real, informou o jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano".
A imagem, que foi feita com cacau do Lago de Atitlán, na Guatemala, foi entregue ao pontífice aproveitando a audiência geral das quartas-feiras. A obra é fruto de um trabalho de quatro semanas feito por mais de 20 alunos da academia.
O presidente da instituição, Mirco della Vecchia, e o promotor da iniciativa, Paolo Moro, entregaram, a estátua ao papa, que também recebeu uma quantidade de chocolate equivalente ao peso da escultura (1,5 toneladas), para ser entregue a Caritas de Roma. O Papa provou um pedaço do chocolate, contudo a estátua será desmontada, informou o site oficial da "Accademia Maestri Cioccolatieri".
Esse é um mais dos presentes inusitados que o Papa recebeu em primeiro ano de pontificado, que se completa em 19 de março.
Da EFE

Bolsonaro diz ter apoio do PP para presidir Comissão de Direitos Humanos

                     
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) conta com a possibilidade da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara "cair no colo" de seu partido e ele suceder o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) no comando do grupo de trabalho. "O PT vai ter de rebolar para tirar essa comissão de mim se ela cair no colo do PP", provocou.
Bolsonaro diz ter o amplo apoio de seu partido para indicá-lo à presidência da comissão e o respaldo da bancada evangélica, esta interessada em manter o domínio sobre a pauta do grupo. "Vou compor com o Feliciano", avisou. Para o deputado, o controle da comissão pode dar ao PP a mesma "visibilidade" que o PSC ganhou com a turbulenta gestão do pastor.
A cúpula do PT na Câmara chegou à conclusão de que o partido deve retomar o controle da comissão este ano. "Tenho uma preocupação com Direitos Humanos. Não gostaria que acontecesse (este ano) o que aconteceu no ano passado", afirmou no início da semana Vicentinho (SP), novo líder do partido na Casa, durante a primeira reunião da bancada comandada por ele. O PT tem direito a escolher a presidência de três comissões e a prioridade absoluta para os petistas é a de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Parlamento.
Após tomar conhecimento do interesse de Bolsonaro pela comissão, a preocupação dos petistas e dos deputados que atuam na área aumentou mais. "Então já atingi meu objetivo: desgastar o PT", ironizou o parlamentar do PP.
Ele admite que o foco do seu partido é conseguir o controle da Comissão de Minas e Energia, mas acredita que há chances da sigla presidir Direitos Humanos. Se isso acontecer, Bolsonaro diz que colocará em discussão temas como a redução da maioridade penal e a redução da idade para que mulheres possam se submeter à cirurgia de laqueadura. "Vou apertar o pé no acelerador", disse.
Daiene Cardoso - O Estado de S. Paulo

ESPECIALISTA EM PÊNALTIS, EDERSON DESTACA: “ESTAVA TRANQUILO”

O relógio já passava dos acréscimos estipulados pelo árbitro, marcando 52 minutos da segunda etapa, quando Ederson partiu em direção à bola para um dos momentos decisivos contra o Sporting Cristal, na noite desta quarta-feira (5), pela primeira fase da Bridgestone Libertadores. Com o placar em 1 a 1, o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2013 precisava converter o pênalti para levar a decisão da vaga para a marca da cal.  
Com a mesma tranquilidade demonstrada em Lima, uma semana antes [derrota por 2 a 1 para os peruanos], o camisa 9 deslocou o goleiro Penny e decretou a vitória rubro-negra no tempo normal: 2 a 1.
“Na hora em que peguei a bola estava tranquilo. Tinha certeza que ia fazer o gol”, conta Ederson. “Foi o jogo mais emocionante da minha vida. Decidir uma partida aos 52 minutos e ter a chance de entrar na história do Atlético é muito bom”, completa o atacante, que também converteu a penalidade na decisão por pênaltis. 
“Nosso time não é formado por um ou dois jogadores de destaque”, continua o jogador do Furacão. “É um elenco completo e muito focado. Estamos confiantes para a fase de grupos”, destaca.
O Atlético Paranaense estreia na fase de grupos da Bridgestone Libertadores na próxima quinta-feira (13), na Vila Capanema, contra o The Strongest [Bolívia]. O Vélez Sarsfield e o Universitario também serão adversários dos atleticanos no Grupo 1.
atleticoparanaense.com