18 de setembro de 2014

Ceará e Fortaleza caem no mesmo grupo e vão se enfrentar na 1ª fase da Copa do Nordeste 2015

A fase de grupos da Copa do Nordeste de 2015 terá Clássico-Rei. No sorteio realizado na noite desta quinta-feira (18), no Recife,  Ceará e Fortaleza cairam no Grupo D. Completam a chave dos cearenses as equipes do River e Botafogo-PB.
O torneio regional começa no dia 4 de fevereiro de 2015 e contará com 20 clubes na primeira fase. O grande campeão da competição terá direito a vaga na Copa Sul-Americana de 2015.
Pela primeira vez na história, a Copa do Nordeste terá a participação de equipes do Maranhão e do Piauí. A edição 2015 do torneio regional começa no dia 4 de fevereiro e vai até o dia 29 de abril.
Confira como os grupos da Copa do Nordeste
Grupo A
Vitória
América-RN
Confiança
Serrano

Grupo B
Sport
Socorrense
Coruripe
Sampaio Corrêa

Grupo C
Náutico
Piauí
MotoClub
Salgueiro

Grupo D
Ceará
Fortaleza
Botafogo-PB
River

Grupo E
Bahia
CRB
Campinense
Globo

No evento, também foi divulgado a seleção da Copa do Nordeste 2014. Confira:
 
Magrão (Sport), Patric (Sport), Durval (Sport), Sandro (Ceará) e Renê (Sport); Luciano Sorriso (Santa Cruz), Rithely (Sport), Ricardinho (Ceará) e Daniel Costa (jogou pelo CSA); Magno Alves (Ceará) e Neto Baiano (Sport). 
 
Melhor árbitro: Jaílson Macedo de Freitas. 
Jogador revelação: com Renê (Sport)

Diário do Nordeste

Moacir Júnior, ex-técnico do América-MG, é anunciado pelo ABC

Moacir Junior, América-MG x Vasco (Foto: Assessoria AFC)Moacir Júnior, que estava no América-MG, assume comando do ABC (Foto: Assessoria AFC)
O ABC já tem um novo treinador para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Moacir Júnior, que treinou o América-MG até a 22ª rodada, foi confirmado pelo assessor de futebol, Judas Tadeu, na tarde desta quinta-feira, um dia após a saída de Zé Teodoro. Ele já observa a equipe alvinegra na partida contra o Sampaio Corrêa, no sábado, em São Luís. Na oportunidade, o Mais Querido será comandado pelo auxiliar técnico Zé do Carmo.
Judas Tadeu participou das negociações ao lado do vice-presidente de futebol, Bira Marques. O dirigente explicou que, após o jogo contra o Sampaio Corrêa, a nova comissão técnica deverá se reunir no domingo, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Natal, para fazer o novo planejamento da equipe para o restante da Série B e para os jogos contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
- Rogério Marinho (vice-presidente administrativo e financeiro) e José Wilson (presidente em exercício do ABC) nos deram a confiança e a carta branca para fechar com o novo treinador. Fomos eliminando vários nomes que tínhamos em mãos e apostamos nele (Moacir Júnior). Acho que o ABC escolheu um profissional de bom caráter e que fez um bom trabalho no América-MG. Como ele não vai comandar o time no sábado, já que será Zé do Carmo o responsável, no domingo faremos um plantão administrativo no nosso CT com Moacir e o seu auxiliar, Altair Coimbra, para traçarmos o novo planejamento - revelou Judas.
Quanto à chegada de novos jogadores, que era um pedido antigo do ex-treinador Zé Teodoro, Judas Tadeu ressaltou que este assunto será analisado por Moacir, que fará uma avaliação do atual elenco alvinegro.
- Vamos respeitar a palavra do nosso novo treinador. Moacir vai assistir ao jogo, acompanhar a delegação e, depois, fará sua análise para definir quais as posições poderão ter melhorias. Por enquanto, não vamos tratar de contratações - finalizou.
Quem é Moacir Júnior?
Moacir Júnior, 47 anos, comandou o América-MG durante parte do Campeonato Mineiro, conseguindo livrar a equipe do rebaixamento. Na Série B, colocou o time entre os favoritos ao acesso, mas o baixo rendimento no returno causou sua saída. Foram três derrotas e um empate. A demissão veio após a derrota em casa para o Boa Esporte, no último sábado.
Em sua carreira, Moacir treinou clubes como Ipatinga, Comercial-SP, Bahia (2006), Vitória, Paulista, Villa Nova-MG, Uberlândia, Oeste, Tupi e Caldense. 
O ABC é o 13º colocado da Série B, com 29 pontos, e acumula três rodadas sem vitórias e sem marcar gols - foram dois empates em 0 a 0 com Boa Esporte e América-RN, e a derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, em Natal.
Por 
Natal

Criador de ovinos adota barragem subterrânea para produzir forragem para os animais

Técnica foi assimilada pelo agropecuarista quando ele aderiu, em 2013, ao programa Viver Bem no Semiárido, em Senhor do Bonfim/BA

O agropecuarista Gaudêncio da Silva Duarte é criador de ovinos da raça Dorper, no município de Senhor do Bonfim, BA. Além de comercializar animais, ele negocia material genético para o melhoramento de rebanhos.

Por ser uma raça muito valorizada no mercado, os animais necessitam de certos cuidados. Uma das iniciativas do criador foi construir uma barragem subterrânea em sua propriedade de 150 hectares. A barragem tem a capacidade de elevar e manter o nível da água do lençol freático por mais tempo, protegendo-a do processo de evaporação. É uma solução fundamental para a região, duramente castigada pela seca, e uma alternativa viável para Duarte, em função do baixo custo, da facilidade de construção e dos benefícios alcançados.

A água retida serve para ele utilizar na forragem dos animais, além de aproveitar para produção de alimentos e também para o consumo humano. A barragem, pioneira na região, foi assimilada pelo agropecuarista quando ele aderiu, em 2013, ao programa Viver Bem no
Semiárido.

"Aprendemos novas técnicas, essenciais para a evolução da ovinocultura e para melhorar a qualidade do rebanho", disse. Duarte considera produtiva a parceria com o Sebrae, que tem possibilitado a participação em feiras agropecuárias e missões técnicas, profissionalizando a atividade e ampliando a comercialização.

Estimulado, no futuro próximo, pensa em expandir o negócio, com a produção de carne. "O Viver Bem no Semiárido tem propiciado aos pequenos produtores o aprendizado de novas técnicas que possam auxiliá-los a conviver com a seca", salienta o técnico do Sebrae Jacobina, Jonilson Cerqueira, explicando que os ensinamentos são transmitidos para grupos de 20 produtores, que replicam as informações para os demais.

 Equipe Capril Virtual 

Produtores rurais têm incentivo para adotar sistemas de irrigação

Aneel determina que as distribuidoras são responsáveis pela instalação de relógios de medição do consumo de energia na irrigação e na aquicultura

Além dos ganhos de produtividade, os produtores rurais terão um estímulo a mais para aderir à irrigação, sistema de produção utilizado em apenas 6 milhões de hectares no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) repassou às distribuidoras de energia o custo de aquisição e instalação dos equipamentos necessários para a aplicação dos descontos concedidos para as atividades de irrigação e aquicultura. Até agora, esta responsabilidade era do produtor rural. A regra vale a partir do ano que vem.

A mudança é resultado do trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que vinha articulando em várias frentes para desonerar o produtor. Projeto neste sentido já havia sido aprovado pelo Senado, com o apoio da CNA, e estava prestes a entrar na pauta de votação da Câmara. Para o assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Nelson Ananias Filho, a decisão da Aneel pode contribuir para que o potencial de irrigação de 30 milhões de hectares seja inteiramente utilizado.

Entre as vantagens da irrigação, Ananias destacou o aumento da produtividade agropecuária, sem necessidade de ampliação da área plantada. "A produtividade de um hectare irrigado é mais que duas vezes superior ao rendimento de um hectare de sequeiro", explicou.

O benefício entra em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2015. O produtor rural deve fazer solicitação formal à concessionária, que avaliará a necessidade de instalação dos equipamentos na propriedade. Faz jus ao benefício o produtor que tenha no mínimo 80% (oitenta por cento) da carga (kW) instalada utilizada exclusivamente para a atividade de irrigação ou aquicultura.

Para a coordenadora da Assessoria Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Aline Veloso, a decisão trará reflexos positivos não apenas para os produtores beneficiados, uma vez que também abrirá portas ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de medidores com mais funcionalidades, diminuindo custos dos equipamentos à concessionária pelo ganho em escala.

 Equipe Capril Virtual

Everton Goiano é o novo técnico do Treze para a sequência da Série C

Everton Goiano, técnico do Rio Branco (Foto: João Paulo Maia)Everton Goiano estava comandando o Águia de Marabá (Foto: João Paulo Maia)
O Treze tem um novo técnico para sequência da Série C. Na manhã desta quinta-feira o treinador Everton Goiano foi confirmado pelo gerente de futebol do Galo, Ari Barros, como o escolhido para substituir Givanildo Oliveira e tentar livrar o Alvinegro da parte de baixo da tabela. O comandante de 49 anos deve chegar em Campina Grande na manhã desta sexta-feira, onde já comanda a equipe no coletivo da tarde, no Estádio Presidente Vargas.
O treinador já teve passagens por clubes como Mixto, Goianésia, Sampaio Corrêa, Sobradinho-DF, Gama, Juventude, Anapolina-GO, Rio Branco, Gurupi-TO e, por último, o Águia de Marabá, na Série C deste ano. 
Everton vai assumir o Galo em uma situação desconfortável na tabela. Atualmente o Treze ocupa a oitava posição do Grupo A, com 16 pontos conquistados, um a mais que o Águia, que é o primeiro colocado da zona de rebaixamento. O comandante vai ter três rodadas para livrar o Galo da queda. Mas apesar de lutar para não cair, o Treze tem chances remotas de classificação para a segunda fase da Série C.
Na próxima rodada, o treinador já vai ter a difícil missão de vencer o líder do grupo fora de casa. Treze e Fortaleza se enfrentam às 21h30 da próxima segunda-feira no Estádio Castelão. Esse jogo será válido pela 15ª rodada e vai ter como árbitro central o maranhense Mayron dos Reis Novais.
*João Brandão Neto, sob supervisão de Cadu Vieira
Por Campina Grande

Diretoria do América Mineiro anuncia o retorno do técnico Givanildo Oliveira

Diretoria confirma Givanildo Oliveira

A Diretoria do América confirmou no início da tarde desta quarta-feira, 17/09, a contratação de Givanildo Oliveira como novo técnico do clube. Givanildo chega para seu quarto período comandando o Coelho. Sob seu comando, o time foi campeão brasileiro da Série B em 1997 e Série C em 2009. O treinador já comanda a equipe na partida contra o Vila Nova, no sábado, às 16h10, em Goiânia, pela 23ª rodada da Série B. Ele deve se juntar à delegação americana em Goiânia, na sexta-feira.

Nesta quarta-feira, o auxiliar técnico Cláudio Prates, que comandou a equipe interinamente na derrota por 2 a 0 para o Bragantino, comandou um treino técnico no CT Lanna Drumond para os jogadores que não participaram do jogo. Os demais ficaram na Academia do CT, fazendo um trabalho regenerativo.

Para o confronto contra o Vila Nova, o time não contará com o volante Andrei Girotto, suspenso pelo terceiro amarelo. Em contrapartida, o lateral Gilson volta de suspensão. A meta é vencer o time goiano e quebrar a sequencia de maus resultados no campeonato.

“Chegou o momento de trabalhar mais e falar menos. Tem que colocar a cabeça no lugar e voltar a fazer as coisas que estávamos fazendo bem feitas. Não é por acaso que o América chegou a estar no G4 durante 17 rodadas. É muita coisa. Somos uma equipe que buscou bastante a vitória, o tempo todo o América sempre foi um time que prezou o ataque, então temos que procurar o que está acontecendo e voltar e repetir isso. Não é possível que um time que fez isso em um turno inteiro, não foi em 2 ou 3 jogos esporádicos, foi em um turno. Uma regularidade maravilhosa e hoje a gente não está conseguindo encontrar isso. Tem que voltar a vencer logo, porque com vitórias alegria vai voltar, o bom futebol vai voltar e a confiança vai voltar”, afirma o polivalente Pablo, que na última partida começou jogando na lateral e depois foi para o meio.

Sobre o novo treinador, Pablo nunca chegou a trabalhar com Givanildo, mas espera que a mudança traga mais confiança para o grupo voltar a vencer.

“O ciclo do Moacir aqui já acabou, iniciou-se o ciclo do Claudinho, mesmo que interinamente, e, hoje, como treinador também já se encerrou porque está chegando o Givanildo. A gente torce para que ele chegue e coloque tudo que ele pensa e que a gente possa entender o mais rápido possível tudo que ele pedir. Agora o campeonato ficou curto, não podemos mais errar. A gente já errou além do que podia. Torcemos para que ele chegue motivando cada vez mais a gente, e o principal, que a gente entenda o mais rápido possível o que ele pedir”, encerra Pablo.

Os jogadores voltam a treinar nesta quinta-feira, às 17h, no CT Lanna Drumond, ainda sob o comando do auxiliar técnico Cláudio Prates, que chegou ao clube em parceria com o próprio Givanildo. Em 2011, quando o técnico deixou o clube, Cláudio Prates foi efetivado como integrante da comissão técnica permanente. 

America Mineiro.com

Diretoria do Santa Cruz anuncia demissão do técnico Sérgio Guedes

Sérgio Guedes não é mais o técnico do Santa Cruz. A demissão foi confirmada de forma surpreendente no início da tarde desta quinta-feira, após uma reunião da diretoria do clube. O treinador já foi comunicado do desligamento e por enquanto quem comanda a equipe de forma interina é o auxiliar Adriano Teixeira, que foi zagueiro do clube e também treinador em 2007.   
- Marcamos uma coletiva para falar sobre o assunto, mas a decisão foi tomada por conta de um balanço do histórico. Falaremos mais na coletiva, comentou o diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior.   
Sérgio Guedes Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Sérgio Guedes não resiste às derrotas e é demitido do Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
A saída de Sérgio Guedes do Santa Cruz se deu depois de duas derrotas consecutivas do clube coral na última semana. Os tricolores viajaram para Curitiba e Lucas do Rio Verde sonhando em voltar com, pelo menos, quatro pontos, mas acabaram perdendo por 3 a 2 pelo Paraná e por 2 a 1 pelo Luverdense.   
Contratado pelo Santa Cruz no final de abril, Sérgio Guedes não chegou a completar cinco meses no clube. Foram 26 jogos, com nove vitórias, dez empates e sete derrotas. O treinador deixa o Arruda com o Santa Cruz na 12ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro e com um aproveitamento de 43%
Por Recife

Sorteio da Copa do Nordeste vai apresentar nova taça, nova bola e a mascote do torneio

Evento vai acontecer em Recife nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/CBF)
Evento vai acontecer em Recife nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/CBF)
A Copa do Nordeste-2015 terá seu primeiro grande evento nesta quinta-feira, em Recife, onde acontecerá o sorteio dos grupos. A festa vai apresentar algumas novidades para a competição do próximo ano.
A Penalty vai lançar e apresentar a bola oficial do torneio a “Asa Branca-II”, em homenagem a uma das canções mais emblemáticas de Luiz Gonzaga. O nome foi escolhido pelos torcedores a partir de uma enquete promovida pela marca. Neste ano, foi usada a “Asa Branca”.
O cobiçado troféu de campeão vai ter um novo design, que terá de contemplar a entrada dos times do Maranhão e do Piauí. Além disso, a marca da Copa do Nordeste também será modificada e terá novo visual.
Na outra novidade da noite, o torneio vai apresentar uma mascote. O novo símbolo da Copa do Nordeste não foi revelado e só deverá ser conhecido durante o sorteio.
Lembrando que os cabeças de chave, definidos pelo ranking da CBF, já estão definidos. Assim no Pote 1 ficam: Sport, Náutico, Bahia, Vitória e Ceará-CE. Eles serão sorteados por último, para aumentar a expectativa dos confrontos da primeira fase. No pote 2: Fortaleza, América-RN, Salgueiro, CRB e Sampaio Correa. No pote 3: Campinense, Botafogo, Confiança, Coruripe-AL e Moto Club. Enquanto no pote 4 ficarão: River, Piauí, Socorrense-SE, Globo-RN e Serrano-BA.
Com a entrada de dois clubes do Maranhão e do Piauí, a Copa do Nordeste passará a ter nove estados (eram sete) e vinte clubes (eram 16). Assim, a primeira fase terá cinco grupos (e não quatro) com quatro clubes dentro de cada um.
Classificam-se para a fase de mata-mata os cinco primeiros colocados e os três melhores segundos colocados. A competição está prevista para acontecer de 4 de fevereiro a 29 de abril.
A festa em Recife contará com o Presidente da CBF, José Maria Marin, o Vice (que irá assumir a presidência em abril), Marco Polo Del Nero, o Presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela e o Secretário Executivo de Esportes do Ministério de Esportes, Toninho Nascimento, que irá representar o Ministro Aldo Rebelo. Além deles, estarão também os presidentes das federações e representantes dos clubes participantes.
O sorteio será transmitido ao vivo pelo Esporte Interativo, logo após o horário político, a partir das 21h20.
Blog do Mario Kemps

Eleições 2014: saiba como utilizar a urna eletrônica

No dia 5 de outubro, eleitores de todo o país deverão comparecer aos seus locais de votação, das 8hs às 17hs, para votar em candidatos aos cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República.
Usando o teclado da urna, é só digitar o número do candidato escolhido. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde Confirma.
Cola
Para lembrar os números dos candidatos, o eleitor pode levar à cabine de votação uma “cola” eleitoral. Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato, aperte a tecla laranja – Corrige – e repita a operação.
Branco e nulo
Para votar em branco, basta apertar as teclas Branco e Confirma. O voto será nulo se você digitar e confirmar um número de candidato ou de partido que não exista. Ao fim da votação para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais forte e prolongado e aparecerá na tela a palavra Fim.
Em trânsito
Vale lembrar que uma das novidades das eleições deste ano é que municípios com mais de 200 mil eleitores poderão receber voto em trânsito de cidadãos que estarão fora de seus domicílios eleitorais no primeiro e segundo turnos das eleições e fazem questão de votar. Nesse caso, eles poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. No primeiro turno, 84.418 eleitores pediram autorização para voto em trânsito, a maioria do estado de São Paulo.
Ordem
Saiba a ordem de votação no dia das eleições:
  • - 1º - Deputado estadual ou distrital (para votar em um candidato, é preciso teclar cinco dígitos na urna)
  • - 2º - Deputado federal (devem ser digitados quatro dígitos)
  • - 3º - senador (três dígitos)
  • - 4º - Governador (dois dígitos)
  • - 5º - Presidente da República (dois dígitos)
Com informações da Agência Brasil

Barbalha e Iguatu duelam em jogo decisivo pela Taça Fares Lopes.

Depois da saída do técnico  mais três jogadores, William Carioca, Dim e Renam o Barbalha entra em campo tentando a classificação, após a vitória do São benedito por 1 x 0 sobre o Ceará acendeu as esperanças da Raposa Barbalhense pois a situação agora é outra, basta vencer o Iguatu e torcer pelo tropeço do Guarani contra o Icasa o Barbalha fica com a vaga para outra fase.
Foto: Eugênia Else / Rota Esportiva
O Iguatu com 7 pontos e classificado briga somente pelo primeiro lugar do grupo. O time de Washington Luíz vem para o jogo com dois desfalques os meias Serginho e o Rápido Leílson que foi expulso no último jogo contra o Guarani, em compensação tem o retorno do zagueiro Regineudo que volta após cumprir supenção.
Barbalha e Iguatú se enfrentam nesta quinta-feira (18), no Inaldão às 21:00. Valor do Ingresso: R$ 20,00 (social e geral) e R$ 40,00 (cativas).

Rota Esportiva

Associação Esportiva Tiradentes, o "Tigre da Polícia Militar"completou 53 anos de existência !

O Tiradentes, o "Tigre da Polícia Militar" completou, nesta segunda feira, 53 anos de fundação. Mantido pela Polícia Militar de nosso Estado, a equipe este ano foi rebaixada para a Série B do Estadual e, atualmente, faz uma campanha ruim na Taça Fares Lopes que definirá outro representante cearense na Copa do Brasil em 2015.

Situado em nossa capital, no Bairro de Antônio Bezerra, possui as cores azul e vermelho e disputou seu primeiro estadual em 1966. Em 1968 conquistou o título da Segunda Divisão Estadual.

Em 1992, em uma das maiores polêmicas de nosso Futebol, o Tiradentes "dividiu" o título estadual com o Icasa, Ceará e Fortaleza, que venceu no campo, mas depois foi condenado pelo Tribunal por utilizar o jogador Fernando, de forma irregular.

Na antiga categoria denominada "Juniores" o Tiradentes" levantou a taça" em 1990, sendo até então a única equipe a conquistar esta categoria afora os "grandes" de nosso Estado, Fortaleza, Ferroviário e Ceará. Em 2011, o "Tigre" conquistou seu único campeonato cearense na categoria "Sub 15".

Em 2013 o Tiradentes surpreendeu e fez uma campanha excepcional na Série D do Brasileirão onde ficou na 5º colocação, ficando atrás apenas das equipes que subiram para a Série C.

Por Ricardo Matos 
Artilheiro.com

Guarani de Juazeiro decide seu futuro na Fares Lopes diante do Icasa nesta quinta no Romeirão

O Guarani irá entrar para o clássico com a missão de vencer para conquistar a vaga do segundo melhor terceiro colocado para passar à fase seguinte da Fares Lopes. O verdão já classificado briga pela liderança da chave e o direito de decidir os jogos do mata-mata em casa.

O zagueiro Tony Belém que ainda não se recuperou de contusão e o atacante Roberto Jacaré cumprindo o terceiro amarelo, irão ficar de fora do clássico. Pelos lados do Verdão a dificuldade é escalar um time competitivo, pois a maioria dos atletas que disputam a Fares Lopes terão compromisso na partida preliminar valendo pela Copa do Brasil. Dos titulares apenas Busatto, Dodó poderão compor o banco de reservas, a cara do Icasa no jogo de logo mais será com jogadores que não vem sendo aproveitado na série B. 
O jogo será nesta quinta (18), no Romeirão às 21:00. Valor do ingresso: R$ 10,00 (arquibancada) e R$ 20,00 (cativa). Carga de 300 ingressos.

Rota Esportiva

Mais de 90% do queijo de coalho têm produção ilegal

Produção ilegal de queijo no CE
Queijarias têm aproveitado melhor o leite fabricado nas bacias do Interior
FOTO: MELQUÍADES JÚNIIOR
Mais de 90% do queijo artesanal comercializado no Estado não têm registro de inspeção sanitária. São mais de 500 queijarias funcionando apenas no Estado, enquanto os registros para mercado não ultrapassam o número de 50.
Neste ano, já foram apreendidos 2,5 toneladas de queijos, e destinados à incineração, número que não para de crescer, apesar dos esforços para a regulamentação dos estabelecimentos no Interior do Estado.
O presidente da Adagri, Augusto Júnior, disse que o crescimento da produções de queijos artesanais é um forte desafio para a ação do órgão, que, além de seus quadros, conta com o apoio das Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF). Segundo ele, a ação não poderia ter 100% de eficiência, diante da prática que ocorre numa grande extensão territorial.
Isso se dá porque, além do âmbito no comércio estadual, em que os produtos de origem animal devem apresentar registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), a vigilância também verifica os selos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Serviço de Inspeção Federal (SIF), quando o comércio extrapola os limites ou divisas, respectivamente, das áreas de vigilância sanitária.
Controle
Atualmente, há apenas 50 estabelecimentos regulares perante o Estado, enquanto que o número dos que entraram com pedido para processo de legalização chega a apenas 60.
Por sua vez, o Estado não tem controle do número daquelas que buscam comercializar o produto dentro das normas legais.
De acordo com o último relatório de resultados das ações desenvolvidas pelo Sebrae no setor de laticínios do Baixo e Médio Jaguaribe, divulgado em setembro do ano passado, nesta região há cerca de 250 estabelecimentos produtores de queijo, representando metade da produção de todo Estado, onde a estimativa é de que hajam 500 estabelecimentos. A região, segundo o relatório, é a segunda maior bacia leiteira, mas é a primeira em referência na produção de queijo e derivados. Só na região são processados cerca de 125 mil litros de leite por dia, representando cerca de 90% de toda a produção de leite.
A fiscalização intensificada vem ocorrendo por conta da expansão das queijarias. Afinal, o mercado do queijo apresenta preços bem mais favoráveis para os produtores de leite.
Com a seca que ocorre no Estado, o custo do produto "in natura" dobrou de R$ 0,45 para R$ 0,90, ocasionando um restrição na compra pela indústria de beneficiamento e, com isso, havendo uma disparidade em relação à oferta. O produto ficou mais valorizado para ser mais utilizado pelas queijarias, clandestinas ou não. Apesar das condições favoráveis para o negócio, os proprietários das queijarias são relutantes com relação à regulamentação. As explicações mais frequentes são o rigor da legislação e o longo processo burocrático.
Mudanças
O diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Walmir Severo, diz que o órgão está sensível em apoiar os produtores, não apenas no sentido da regulamentação como na melhoria da qualidade. Como observa, o mercado mudou significativamente. Ao contrário do queijo de cor amarela, gorduroso e muito comum no passado, a tendência atual é pelo de cor branca e mais leve.
Segundo a articuladora regional de Sebrae, na região do Jaguaribe, Wandrey Pires, a demora no processo, o excesso de burocracia e os altos custos são os principais entraves para que os produtores se modernizem. "Não é barato modernizar as pequenas queijeiras porque é preciso muito capital para construir uma completa estrutura, com todos os padrões exigidos. Além disso, há poucos fiscais para acompanhar o processo, sendo que há processos que estão há mais de um ano aguardando a inspeção", conta.
Apesar disso, ela conta que alguns estabelecimentos estão se modernizando. Dos 61 acompanhados pelo Sebrae, 25 já possuem o Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e outros 10 estão em processo. "Percebemos que há uma vontade dos produtores em se adequar, mas é preciso que haja mais apoio dos governos e mais acesso às linhas de crédito para que sejam feitas as adequações", acrescentou Wandrey.
Dificuldade
A produtora Arnóbia Galiza, de Limoeiro do Norte, é uma das que está em busca do SIE. Atualmente sua produção é permitida à venda somente no município. "Tem que estar muito determinado para conseguir o SIE, porque é muito papel e também o investimento é muito alto", disse.
O consultor da Unidade de Laticínios do Sebrae na área de agroindústria de laticínios, Rafael Jales, reconhece que há um excedente de leite no Estado, por conta do aumento da oferta não absorvida pela indústria.
Assim, sugere que a solução a curto prazo seria a industrialização de queijos em queijarias regularizadas, favorecida por um mercado promissor.
Mais informações:
Adagri
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo, Fortaleza
Telefone: (85) 3101.2500
www.adagri.ce.gov.br
Marcus Peixoto
Repórter

Regional
Diário do Nordeste

Superando vários clubes da Série A, o Fortaleza tem a 10ª melhor média de público das divisões A, B, C e D do Brasileirão.


Fortaleza ocupa o 10º lugar no rankig de média de público do Brasileirão 2014, incluindo as Séries A, B, C e D. (Foto: Nodge Nogueira)
Apoio incondicional, essa é a palavra correta para descrever a torcida do Fortaleza no Campeonato Brasileiro 2014. Após esta última rodada, em que o Leão enfrentou o Paysandu, ocasião em que mais de 22 mil tricolores compareceram à Arena Castelão, o Leão do Pici passou a ocupar o 10º lugar no ranking de média de público do Brasileirão, incluindo as Séries A, B, C e D. 

Neste campeonato, o Tricolor já arrastou 85.312 (público pagante) torcedores apaixonados para o estádio, para torcer e apoiar o time durante os 90 minutos, atingindo uma média de público de 14.219 tricolores por jogo, sendo o único clube fora da elite do futebol nacional a figurar entre os 10 times do ranking. Além de estar no Top 10, o Fortaleza também é a 2ª equipe com maior média de público do Nordeste, perdendo apenas para o Sport, com média de 15.044 torcedores por partida. 

Falando de Série C, o Tricolor do Pici tem os três maiores públicos da competição, o primeiro com o Paysandu, nesta última rodada, quando 21.545 pagantes estiveram na Arena Castelão. Seguido por Fortaleza x Botafogo-PB, 19.958 pagantes e Fortaleza x Salgueiro, 17.612 torcedores. Apenas em dois jogos no campeonato o Fortaleza não conseguiu superar a marca de 10 mil torcedores. 

No Estado, o Leão vence com sobras o maior rival, que ocupa atualmente a 19ª colocação, com uma média de público de 9.474 torcedores. A equipe de Chamusca também aparece na frente de grandes clubes como, Atlético/MG, Santa Cruz, Bahia, Vasco, Vitória, Náutico, entre outros. A torcida que lidera o ranking também é tricolor, que é a do São Paulo. Clube paulista está em 1º lugar com uma média de público de 32.129 torcedores por jogo. 

Os números apenas demonstram a confiabilidade da torcida tricolor no atual elenco do Leão, e O apoio que esses apaixonados e fanáticos dão ao time em qualquer circunstância, estando na elite do futebol ou na Série C. Unido com todos estes tricolores, o Fortaleza segue em busca do seu maior objetivo, que é o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. 

O Tricolor do Pici só tem que agradecer a estes apaixonados que vibram, gritam, cantam, sofrem e apoiam, acima de tudo, o time nas arquibancadas. Você, torcedor, é o principal responsável pelo sucesso do clube, e o seu apoio até o final desta competição será essencial para conseguirmos chegar a vitória final. O Fortaleza Esporte Clube conta com a Maior Torcida do Estado para chegar ao tão almejado acesso! 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó