24 de fevereiro de 2011

PESQUISA - BRASIL OCULPA SEXTA POSIÇÃO NO RANKING DE HOMICIDIOS DE JOVENS.



            O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, divulgado hoje pelo Ministério da Justiça, a taxa de homicídio entre pessoas de 15 a 24 anos subiu de 30 mortes por 100 mil jovens, em 1998, para 52,9, em 2008. Nesse período, o número total de homicídios registrados no país cresceu 17,8%, ao passar de 41,9 mil para 50,1 mil.
No primeiro lugar do ranking aparece El Salvador, com 105,6 mortes violentas em cada grupo de 100 mil jovens. Em seguida vêm as Ilhas Virgens (86,2), a Venezuela (80,4), Colômbia (66,1) e Guatemala (60,6).

De acordo com o autor da pesquisa, Julio Jacobo, os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes de jovens no Brasil. O estudo aponta que as taxas mais elevadas, acima de 60 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens, estão na faixa dos 19 aos 23 anos de idade. “O jovem morre de forma diferente na atualidade. A partir da década de 80, houve um novo padrão de mortalidade juvenil”, destacou o pesquisador.

Em alguns estados, a morte de mais da metade de jovens foi provocada por homicídios. Alagoas é o estado que tem a taxa de homicídio juvenil mais alta do país (60,3), seguido pelo Espírito Santo (56,4), por Pernambuco (50,7), pelo Pará (39,2) e Amapá (34,4).

Segundo Jacobo, os índices de homicídio nas capitais e regiões metropolitanas tiveram uma queda de 3,1% entre 1998 e 2008. No entanto, houve um crescimento considerável das taxas no interior do país. “Chamamos isso de interiorização da violência. A partir de 2003, ocorreu uma queda das taxas de homicídios nas capitais, no entanto, as taxas de homicídio no interior estão crescendo assustadoramente.”

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esse quadro de violência entre jovens no país exige das autoridades públicas uma profunda reflexão. “Isso coloca sobre os nossos ombros desafios, aos quais temos que responder com integração e superação de obstáculos, para que possamos ter uma política nacional de combate à violência que surta efeitos.”

Cardozo anunciou que vai desenvolver um sistema de informação que mostre o mapa da violência em tempo real. “Apesar de todo esforço dos pesquisadores, as bases de dados disponíveis são de 2008. Temos uma defasagem de três anos. Não temos uma situação atualizada em tempo real do crime. É impossível ter uma ação de segurança pública sem informação.”

Segundo ele, a política de repasse de verbas para a área de segurança aos estados será feita com base nesse sistema. “A ideia é que isso seja transparente, ou seja, que a sociedade possa acompanhar em tempo real onde acontecem os crimes.”


Jornal do Brasil

FUTEBOL - INGRESSOS DE TECIDO CHAMAM A ATENÇÃO.

Ingresso de tecido para Grêmio x Junior Barranquilla (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Ingresso de tecido, com informações bordadas

        Entradas para a partida contra o Junior Barranquilla-COL são diferentes do usual.
         Ao invés de papéis ou de cartões magnéticos, os ingressos para a partida entre Junior Barranquilla-COL e Grêmio são de tecido.
E as informações, impressas nos bilhetes convencionais, estão bordadas em linhas azuis, vermelhas e brancas - as cores do time da casa.
O tecido bordado chama a atenção dos torcedores do Grêmio. Serão cerca de 80 tricolores no Estádio Metropolitano, onde a partir das 23h45m (horário de Brasília) desta quinta-feira as duas equipes se enfrentam.
Em grupos egressos de diversas cidades gaúchas, os gremistas despedem-se dos hoteis e já são vistos nas ruas de Barranquilla com camisas e bandeiras.
Para o setor adversário, os ingressos custam cerca de R$ 50. São esperados aproximadamente 50 mil torcedores do Junior Barranquilla-COL, conhecido por "Papa" ou "Tubarão".


Globo esporte

COPA DO BRASIL - TÚLIO ESTREIA PELO BARRAS - PI CONTRA O ABC-RN.




           Se o time potiguar possui Leandrão, que vem se destacando na temporada como um dos principais artilheiros do alvinegro na temporada, os piauienses resolveram buscar um verdadeiro especialista na arte de fazer balançar a rede adversária e que está na batalha para se juntar a Pelé e a Romário atingindo a marca de mil gols: Túlio Maravilha (956 gols) chegou ao clube e assanhou os torcedores após marcar seis vezes no treino de apronto para o confronto de hoje, às 21 horas, no Estádio Albertão, em Teresina.

Vale lembrar que por ser um clube melhor classificado no ranking da CBF, o ABC pode garantir sua classificação ainda hoje. Para tanto terá que vencer o Barras por uma vantagem de dois ou mais gols. Caso não consiga eliminar o Leão do Marataoan, o confronto de volta em Natal/RN será realizado no próximo dia 3 de março. Quem se classificar vai enfrentar na próxima fase da competição o Vasco da Gama/RJ.

 A experiencia de Túlio é uma das maiores apostas do treinador do vice-campeão piauiense, Denílson Azevedo, para que o time da casa quebre o tabu de não chegar sequer à segunda fase da competição nacional em três Copas da Brasil que já participou. Fundado há apenas 6 anos o Barras tornou-se um dos clubes de ponta do futebol piauiense e em 2007 esteve no octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro, que teve em 2010 o ABC como campeão. “O Túlio veio para jogar, ele já disse que quer atuar os 90 minutos e tem um objetivo que é fazer gols e é isso que esperamos dele neste momento”, disse o técnico Denílson Azevêdo.

O Barras Futebol Club, sediado na cidade de Barras, 45 mil habitantes, 169 anos de fundação, distante 120 quilômetros da capital Teresina, não é nenhum desconhecido para os potiguares. Os dois clubes já se enfrentaram pela série C do Brasileiro em 2007 e o ABC levou a melhor nos confrontos. Após empatar por 2 a 2, no jogo de ida, venceu o Barras por 3×1 em Natal, placar repetido em um amistoso realizado também em Natal após a Série C de 2007.

O desafio contra Túlio não causa nenhum tipo de temor em Leandrão, ele se diz até feliz em poder protagonizar um duelo a parte com o astro nacional. “Respeito muito o Túlio pelo atleta que é e o que ele representa para o futebol, mas espero levar a melhor neste duelo. Será interessante ver dois ex-ídolos do Botafogo em campo lutando por objetivos distintos”, ressalta o “homem-gol” abecedista.

Com algumas baixas no elenco e sem poder contar com Cascata, contundido, Leandro Campos definiu Gabriel como substituto do camisa dez e vai promover uma alteração no esquema, trocando o 4-4-2 pelo cauteloso 3-5-2.

No Barras, Denílson Azevedo já pensa no jogo contra o Vasco, dando a vaga como certa: “Não tem bicho-papão no futebol”.

Ficha técnicaBARRAS F. C.

Baby, Cláudio Ribeiro, Ricardo, Alex Costa, Rildo, Fred, Marquinhos Vitória, Luciano, Teles , Túlio  e Neném (Tinho). Denílson Azevedo.

ABC F. C.Welligton; Irineu, Tiago Garça e Alessandro Lopes; Pio, Basílio, Ricardo Oliveira, Gabriel e Renatinho; Leandrão e ÉDERSON. Técnico: Leandro Campos.

Árbitro: José Cleuton Souza Lima (CE).
Assistentes: Francisco Rudson Rocha Aquino (CE) e Aelson Mariano Campelo Gomes (MA).
Horário: 21 horas

Estádio: Estádio Albertão (capacidade para 55 mil expectadores), em Teresina/PI


Tribuna de Barras

FUTEBOL - APESAR DO TROPEÇO, MURICY ELOGIA, O FLUMINENSE.


      Treinador compreende vaias, explica mudança na forma de atuar da equipe e se mantém tranquilo em briga por vaga: ‘Está tudo em aberto’.

              As vaias dos pouco mais de 10 mil torcedores presentes ao Engenhão deixaram evidentes a insatisfação dos tricolores com a atuação do Fluminense no empate por 0 a 0 com o Nacional, do Uruguai, nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores. Muricy Ramalho, no entanto, lamentou apenas os pontos perdidos em seus domínios.
Mesmo criando poucas chances claras e assustando pouco a meta uruguaia, o treinador gostou da exibição de sua equipe e apontou evoluções. Segundo Muricy, o Fluminense tem “mais cara de time” e pecou apenas nas finalizações.
- Nesses 10 (primeiros) jogos (do ano) não conseguir o resultado é o que me incomoda. O posicionamento já está melhor, estamos em cima dos adversários, mais organizados e com cara de time. O que não acontecia no início do ano. O que mais gostei é que o time não desistiu. Foi até o final. Apertamos, criamos oportunidades, corremos pouco susto... Faltou o gol.
Apesar dos vacilos que permitiram o limitado Nacional levar perigo ao gol de Ricardo Berna, o comandante tricolor elogiou a atuação do setor defensivo, que não teve um bom início de 2011.
- O que não estava funcionando era a defesa. Estávamos tomando muito gol e sofrendo muito. Agora, acertamos. Precisamos acertar o meio-campo e o ataque.
Com dois tropeços em dois jogos no Engenhão, o Fluminense se vê em situação delicada na Libertadores, precisando vencer compromissos fora de casa. Muricy, porém, manteve a tranquilidade.
- Está tudo em aberto ainda. Costumamos jogar melhor fora de casa, porque os times saem para jogar. Aqui as equipes se fecham bastante.


Conca Fluminense x Nacional (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Conca recebe carga por trás durante o jogo
Em relação ao time escalado diante dos uruguaios, o treinador explicou que não mandou para campo uma formação com três zagueiros, apesar da origem dos jogadores, e elogiou o desempenho de Digão, auxiliando Mariano pelo lado direito.
- Jogamos com duas linhas de quatro. O jogador que fazia o lado direito tem zagueiro no currículo, mas não fez essa função. O Digão deu mais consistência, atuou como lateral-direito e foi bem. Soltou o Mariano como ponta.
Já sobre Conca, que mais uma vez teve atuação apagada, Muricy deu a entender que, no momento, seu lugar é mesmo ao lado do homem de área, no caso desta quarta Rafael Moura, até que reencontre a boa forma de 2010.
- Isso não é novidade para o Conca. Já jogou assim com o Washington, o Fred, e atuou solto como deve ser. Ainda não está em sua melhor forma.
Muricy não se privou de comentar também os protestos dos torcedores com mais um empate, e se mostrou compreensivo.
- Está todo mundo chateado, e o torcedor tem direito. Até porque vem ao estádio neste horário, paga caro e fica chateado. Mas peço paciência. O time já jogou melhor do que nos outros jogos.
Com dois pontos, o Fluminense é o segundo colocado do Grupo 3 da Libertadores, e encara o América do México, na próxima quarta, às 21h50m (de Brasília), no estádio Azteca. Nesta quinta, os mexicanos encaram o Argentinos Juniors, em Buenos Aires.

Globo esporte

FUTEBOL - FLUMINENSE EMPATA NO RIO.




               Nesta quarta-feira o Tricolor enfrentou o Nacional-URU, pela segunda rodada, e não passou de um empate sem gols em pleno Engenhão.


           Atual campeão brasileiro, o Fluminense ainda não encontrou a fórmula de furar as retrancas na Copa Libertadores. Nesta quarta-feira o Tricolor enfrentou o Nacional-URU, pela segunda rodada, e não passou de um empate sem gols em pleno Engenhão. Na estreia o time das Laranjeiras também empatou em casa, contra o Argentino Juniors, por 2 a 2.

Confira!
 
A situação do clube não é nada boa na classificação. Os dois pontos deixam o Fluminense na segunda colocação do Grupo 3, mas com um jogo a mais que o líder América-MEX e o terceiro colocado Argentino Juniors. Por isso a ameaça de eliminação já na primeira fase é real e assusta. Já o Nacional é o lanterna da chave com um ponto.


Flu para na retranca
Precisando da vitória após estrear com um empate em casa contra o Argentinos Juniors, o Fluminense não fez um bom primeiro tempo e esbarrou na retranca armada pelo time uruguaio. O Tricolor chegou com perigo aos quatro minutos, quando Rafael Moura subiu de cabeça e desviou à direita do gol, assustando.

Com dificuldades para penetrar da defesa do Nacional, o Flu abusou dos chutes de fora da área. Aos 15 minutos, Marquinho chutou no canto direito da entrada da área e a bola passou tirando tinta da trave. Aos 26 foi a vez de Mariano arriscar de fora da área, mas a bola subiu demais e se perdeu ela linha de fundo.
No final do primeiro o técnico Muricy Ramalho não escondeu a insatisfação com o futebol apresentado pela equipe e reclamou muito com os jogadores à beira do gramado. A última chegada do Flu na etapa inicial foi aos 42 minutos com Mariano, que fez grande jogada individual, cruzou rasteiro e a bola foi rebatida para fora da área.

Nada de gols!
Na etapa final o Fluminense voltou mais disposto e aos cinco minutos ficou pedindo um pênalti. Mariano cruzou para a área, Rafael Moura bateu de primeira e a bola explodiu no braço do defensor uruguaio, mas o árbitro mandou seguir. Com o passar do tempo e sem marcar gol, os jogadores do time carioca não conseguiam esconder a ansiedade.

O Nacional recuou ainda mais e a partida ficou "ataque contra defesa". Aos 23 minutos por pouco a torcida tricolor não tirou o grito de gol da garganta. Mariano cruzou para a área, Burián falhou e saiu mal do gol, mas Rafael Moura não conseguiu finalizar. No minuto seguinte o He-Man até balançou as redes, mas foi marcado impedimento e o gol anulado.
Numa das poucas chegadas ao ataque, o time uruguaio teve ótima chance para marcar. Aos 25 minutos Garcia aproveitou a falha da defesa do Fluminense, invadiu a área com a bola dominada e passou pelo goleiro, mas perdeu o equilíbrio e finalizou por cima do gol, dando um grande susto na torcida.
A equipe uruguaia se defendia com maestria, e quando tinha a bola nos pés, mantinha a posse em seu campo de ataque trocando passes para faezr o tempo passar. Desta forma, o time uruguaio conseguiu voltar para casa com um ponto na bagagem e deixou o Tricolor em situação delicada.

Ficha Técnica

FLUMINENSE 0 x 0 NACIOANL -URU

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Carlos Amarilla-PAR
Assistentes: Nicolas Yegros-PAR e Malcides Saldívar-PAR
Cartões amarelos: Conca, Rafael Moura e Leandro Euzébio (Fluminense); Piriz, Cabrera, Fornarolli e Garcia (Nacional)


FLUMINENSE

Ricardo Berna; Digão (Araújo), Gum e Leandro Euzébio; Mariano, Valencia (Tartá), Diguinho, Marquinho (Souza), Conca e Carlinhos; Rafael Moura.
Técnico: Muricy Ramalho.


NACIONAL -URU

Burián; Gabriel Marques, Lembo, Coates e Nuñez; Mauricio Pereyra, Piriz, Cabrera (Calzada) e Viudez; Fornarolli (García) e Vigneri.
Técnico: Juan Ramón Carrasco



 
Agência Futebol Interior
0.19969053780078738

FUTEBOL - JOGADOR REGINALDO JR DO FORTALEZA.


                                                 “Hoje eu vivi um sonho”


             O atacante Reginaldo Júnior foi decisivo na vitória do Leão sobre o Fast Clube. Além de fazer um gol logo no primeiro minuto de jogo, o atacante marcou o gol da classificação do Leão, aos 39 minutos do segundo tempo e fez a festa da torcida Tricolor. Revelado nas Categorias de Base do Fortaleza, o atacante não escondeu sua felicidade em ter marcado dois gols em uma partida tão importante para o Tricolor do Pici.

“Já sou muito feliz de poder vestir essa camisa, mas hoje eu vivi um sonho. Agradeço a todos os meus companheiros e ao professor Flávio que vem me dando oportunidades. Trabalho sempre querendo fazer o melhor para o Fortaleza e estou muito feliz por tudo ter dado certo neste jogo”, afirmou Reginaldo Júnior, após o jogo de ontem.



fortalezaec.net

FUTEBOL - FLÁVIO ARAÚJO ATRIBUI SUPERAÇÃO E APOIO DA TORCIDA COMO FATORES DECISIVOS NA VITÓRIA DO LEÃO.


           Depois da emocionante vitória do Leão no jogo de ontem, quando a equipe goleou o Fast Clube por 4 a 1 e garantiu vaga na segunda fase da copa do Brasil, o técnico Flávio Araújo falou com a imprensa. O comandante se mostrou muito feliz com a postura da equipe dentro de campo e disse que a torcida Tricolor, que lotou o Estádio Alcides Santos, foi decisiva para o resultado final da partida.

“Conquistamos essa vitória devido a dois fatores: a superação dos jogadores dentro de campo e apoio que recebemos das arquibancadas. A torcida do Fortaleza foi impressionante. Esteve com o time do início ao fim e deu ainda mais motivação aos nossos atletas, que batalharam muito dentro de campo para conquistar essa classificação”, afirmou Flávio Araújo.

Para o comandante Tricolor, outro fator fundamental foi a rápida reação da equipe ao gol de empate do Fast Clube. “Quando sofremos aquele gol, não nos deixamos abater. Obviamente que lamentamos um pouco porque sabíamos que tínhamos o domínio da partida, mas os jogadores continuaram de cabeça erguida. Eles mostram a união desse grupo”, comentou.

Segundo Flávio Araújo, com o resultado a equipe vai ainda mais motivada para o jogo de sábado, contra o Guarany de Juazeiro, válido pela semifinal do Campeonato Cearense. “O grupo sai fortalecido deste jogo. Agora nossas atenções se voltam para o Estadual, pois teremos mais uma batalha pela frente”, ressaltou o treinador.


fortalezaec.net

COPA DO BRASIL - FORTALEZA GOLEIA FAST CLUBE E ENCARA O FLAMENGO.




                  Próximo adversário dos cearenses será o Flamengo

               O Fortaleza realizou uma verdadeira proeza nesta quarta-feira ao garantir classificação à segunda fase da Copa do Brasil. Depois de derrota por 2 a 0 fora de casa, o Tricolor de Aço bateu o Fast Clube por 4 a 1, em Fortaleza, e confirmou presença na próxima fase.


Se teve um adversário tranquilo pela frente e já teve dificuldades, o Fortaleza terá que abrir o olho, já que na próxima rodada enfrentará o poderoso Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo. Os duelos ainda não têm data para acontecer, já que a CBF espera a definição de todos os confrontos da segunda fase para definir datas e horários.


O jogo


A partida começou ótima para o Fortaleza, que logo no primeiro minuto abriu o placar, graças a gol do atacante Reginaldo Júnior. Os cearenses pressionaram para mudar o marcador ainda no primeiro tempo, mas não tiveram sucesso.
Logo no começo da segunda etapa, o Fast Clube empatou a partida com Pedro Henrique, forçando o Fortaleza a fazer mais três gols caso quisesse sair do estádio com a vaga. Gilmack desempatou a partida e Guto, logo em seguida, fez 3 a 1 para o Fortaleza.

No final, aos 42 minutos, Reginaldo Júnior aproveitou a sobra na grande área e fez o gol da classificação, para delírio da torcida.



FICHA TÉCNICA
Fortaleza 4 x 1 Fast Clube

Local: Estádio Alcides Santos, em Fortaleza-CE
Árbitro: Suelson Diogenes de França Medeiros-RN
Assistentes: Flávio Gomes Barroca-RN e Vinícius Melo de Lima-RN
Público: 6.168 pessoas (5.375 pagantes)
Renda: R$ 79.392,00
Cartões Amarelos: Léo Andrade, Tatu e Marcos Paulo (Fortaleza); Carlinhos e Pedro Henrique (Fast Clube-AM)
Gols: Reginaldo Júnior a 1'/1T e aos 39'/2T, Gilmak aos 20'/2T e Guto aos 30'/2T (Fortaleza); Pedro Henrique aos 16'/2T (Fast Clube)



FORTALEZA:

Fabiano; Roniery, Plínio, Gilmak, Guto; Régis, Marcos Paulo, Bismarck, Luciano Henrique (Vinicius); Reginaldo Júnior (Leandro) e Léo Andrade (Tatu).
Técnico: Flávio Araújo.



FAST CLUB:

Josias; Pedro Henrique, Ricardo, Weverton (Rogério Baiano), Carlinhos (Alberto); Fábio Gomes, Souza, Wilker (Viola), Michel; Clailson e Dioni Júnior.
Técnico: Sérgio Duarte.



Agência Futebol Interior

NOTICIAS - MAIS DE UM MÊS APÓS ACIDENTE, SHAOLIN CONTINUA EM COMA.



             Um mês após sofrer um grave acidente de trânsito, o humorista Shaolin continua em coma na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, segundo informou a assessoria da unidade de saúde.

Francisco Josenilton Veloso, de 39 anos, passou por algumas cirurgias para reconstruir o braço e não está mais sedado.

O carro do comediante foi atingido lateralmente por um caminhão na noite do dia 18 de janeiro, na BR-230. O veículo capotou e chegou a sair da pista.

Ele foi atendido primeiramente no Hospital Regional de Campina Grande e foi transferido para o Hospital Antônio Targino, onde a aquipe médica constatou que ele sofreu traumatismo craniano. Desde o dia 21 de janeiro ele se encontra internado no Hospital das Clínicas, onde passou por uma traqueostomia e intervenções no membro superior esquerdo.


Sidney Rezende

POLITICA - COLLOR É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.



           O senador Fernando Collor (PTB-AL) foi eleito na manhã desta quarta-feira (23) presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), vice-presidente do colegiado. A reunião para eleição dos dirigentes da comissão foi presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). A CRE é integrada por 19 senadores e igual número de suplentes. Collor, em 2009/2010 presidiu a Comissão de Infraestrutura e Cristovam, a de Direitos Humanos.

 Agência Brasil

POLITICA - DILMA ROUSSEFF ANUNCIA REAJUSTE DO BOLSA FAMILIA NO SERTÃO NORDESTINO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA.


           A presidente Dilma Rousseff vai anunciar, na próxima terça-feira, o primeiro reajuste de seu governo no valor dos benefícios do Bolsa Família. Ela vai aproveitar a visita que fará a Irecê, município a 478 km de Salvador, no sertão baiano, para fazer o anúncio, segundo a "Folha".

O valor do aumento não foi divulgado. O benefício não é alterado desde setembro de 2009, quando o ex-presidente Lula concedeu um aumento de 4% ao programa. Caso o governo faça o reajuste mediante a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o aumento do benefício pode chegar a 8,55%, o que representaria um aumento de R$ 2 no benefício mínimo. O valor máximo do benefício é de R$ 200.

Dilma já havia anunciado o reajuste no Bolsa Família logo após sua eleição, dizendo que não sabia ao certo qual seria a mudança, beneficiando as 12,7 milhões de famílias atendidas pelo programa, mas garantiu que aconteceria.


Folha.

REGINHO E BANDA SOFREM ACIDENTE NA BAHIA.



             Músico do sucesso "Minha Mulher Não Deixa Não" morre em acidente na BR-110

           O baixista Lenine Filho, integrante da banda do cantor Reginho morreu na madrugada de hoje em um acidente envolvendo o ônibus do grupo que levava os músicos do Rio de Janeiro para o Recife. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente aconteceu por volta das 2h30 na BR-110, próximo à cidade de Jeremoabo, na Bahia. O corpo da vitima está preso às ferragens.
Vinte e sete pessoas estavam no ônibus e 16 delas ficaram feridas. O estado mais grave é o da dançarina Márcia, que teve fratura exposta em uma das pernas e foi levada para o Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso.
No mesmo hospital estão Reginho, que não teve ferimentos graves, e outros três integrantes da banda, todos aguardando o resultado de exames. Os demais integrantes do grupo feridos foram socorridos para um hospital de Jeremoabo.
De acordo com as primeiras informações, o motorista do ônibus tentou livrar de outro veículo que vinha na contramão, desviou para o canteiro e o veículo acabou capotando.

Diario de PE.

SEGURANÇA - SINDICATO DOS DELEGADOS CONFIRMA HOJE, GREVE GERAL A PARTIR DO DIA 1º DE MARÇO.




              O presidente do Sindicato dos Delegados da Paraíba, Isaías Olegário, disse a reportagem do ClickPB que o governador Ricardo Coutinho vem frustrando a cada dia a categoria, já que não recebe nenhum representante para uma negociação pacífica. Isaías afirmou que nesta quinta-feira (24) os delegados irão confirmar um indicativo de greve para ter início durante o carnaval.

Isaias afirmou que a categoria dos delegados, juntamente com os policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários continuarão acampados na frente do Palácio da Redenção, em protesto contra a intransigência de Ricardo Coutinho. Hoje completam 12 dias de acampamento de protesto. “Só sairemos daqui quando o governador Ricardo Coutinho decidir nos receber em audiência”, finalizou Isaías Olegário, presidente do Sindicato dos Delegados da Paraíba.


CLIK PARAIBA

POLITICA - COMISSÃO DA AL - CEARENSE APROVOU UM CRÉDITO DE R$ 598 MIL PARA COMPRA DE COMPUTADORES DESTINADOS ÁS ESCOLAS.

                                                        

            Em reunião, a comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou a liberação de R$ 598 mil com finalidade de criação de um crédito especial para educação. Os recursos têm o objetivo de comprar computadores para escolas públicas estaduais do ensino médio.

O projeto pede uma readequação orçamentária do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). "Esta é uma mensagem que busca a melhoria da qualidade de ensino no Estado do Ceará", analisou Lula Morais (PCdoB).


Diario do Nordeste

POLITICA - DEPUTADOS QUEREM DEBATER ACQUÁRIO.


Deputados Cearense querem debater sobre acquário.

 
            Foi aprovado, ontem, na comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia um requerimento do deputado Dedé Teixeira (PT) solicitando a realização de audiência pública, ainda sem data marcadas, para discutir o projeto do Acquario Ceará. A obra está orçada em R$ 250 milhões e ainda gera questionamentos entre os parlamentares.

Durante o encontro, o deputado estadual Roberto Mesquita (PV) contestou a construção do Acquario e propôs que o governador Cid Gomes (PSB) sugerisse a obra quando fosse eleito Presidente do Brasil: "O governador pensa grande demais. Suas obras parecem ser criadas hoje, mas sempre pensando em um futuro político. Cid Gomes poderia deixar a construção do Acquario para quando for eleito o presidente da República", ressaltou Mesquita.

O deputado Sérgio Aguiar (PSB), mesmo aprovando o requerimento, disse não concordar com as afirmações de Roberto Mesquita. Ele classifica o Acquario como uma estrutura que vai oferecer educação e entretenimento e garante que os recursos para a construção do empreendimento são provenientes de compensações ambientais, principalmente da Petrobrás.

A audiência pública vai requerer a presença de representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e entidades de turismo e da Procuradoria-Geral do Estado.


Diario do Noredeste

TECNOLOGIA - GOOGLE VAI PRIORIZAR CONTRATAÇÕES E AQUISIÇÕES NO BRASIL.


            Contratações e aquisições de empresas no Brasil são as palavras de ordem que devem conduzir a estratégia do Google neste ano. 
          Em encontro com a imprensa ontem, o vice-presidente do buscador para as Américas, Denis Woodside, afirmou que o Google quer aproveitar a boa fase de adoção tecnológica pela qual passa o Brasil atualmente para expandir os negócios.
"As estatísticas mostram que apenas 15% dos usuários de internet no Brasil têm banda larga, o que indica uma oportunidade. Precisamos estar preparados quando a demanda vier", disse.

A ponta mais expressiva do momento de expansão do Google no país está nas contratações, encabeçadas pela indicação de Fábio Coelho, ex-iG, para a presidên- cia do buscador no país.

Com 250 funcionários, a empresa espera chegar rapidamente próximo dos 400, entre engenheiros, executivos de negócios, vendas e especialistas em tecnologia.
Investir em empresas locais é outro assunto que interessa ao buscador.

Quase seis anos depois de adquirir a Akwan Technologies, empresa brasileira de inteligência para busca na internet, o Google voltou a colocar no radar companhias nacionais de tecnologia.

Segundo o executivo, o Google está sempre olhando para tecnologias interessantes e para a contratação de engenheiros.

"Para acelerar [os negócios], precisamos estar mais agressivos na região, e por isso vamos olhar para empresas daqui. Essa é definitivamente uma tarefa em que o Fábio [Coelho] estará envolvido", disse. 



Folha Online

EDUCAÇÃO - SEGUNDA ETAPA DE INSCRIÇÕES DO PROUNI TERMINA HOJE.


           Podem participar da segunda etapa de inscrições candidatos que não participaram ou não foram aprovados no primeiro processo seletivo.

         Estudantes interessados em participar da segunda etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta quinta-feira (24) para se inscrever pela internet.

Para receber uma bolsa do programa, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

Podem participar da segunda etapa de inscrições candidatos que não participaram ou não foram aprovados no primeiro processo seletivo. Quem já conseguiu o benefício não pode se inscrever novamente na disputa.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita (por membro da família) de até 1,5 salário mínimo. As parciais, que custeiam 50% da mensalidade, são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

Para o primeiro semestre de 2011, o Ministério da Educação (MEC) ofereceu 123 mil bolsas, mas não há informações sobre quantas já foram preenchidas na primeira etapa de inscrições.

A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada domingo (27). Os aprovados devem comparecer até 4 de março às instituições para comprovar as informações e apresentar os documentos necessários. Há previsão de uma segunda chamada no dia 13 de março, caso ainda haja bolsas disponíveis. As informações são da Agência Brasil.

Correio da Bahia

SAÚDE - SÃO PAULO INICIA PRODUÇÃO NACIONAL INÉDITA DE VACINAS CONTRA A GRIPE.

         Para a Campanha de Vacinação do Idoso deste ano o Instituto Butantan irá entregar cerca de 3 milhões de doses produzidas na unidade

          O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde irá entregar neste ano, ao Ministério da Saúde, as primeiras vacinas antigripe produzidas nacionalmente em toda a história. Cerca de três milhões de doses serão disponibilizadas em abril pelo Instituto Butantan, para a Campanha de Vacinação do Idoso. A instituição completou 110 anos de existência ontem.
”No ano que vem, 22 milhões de vacinas contra a gripe serão produzidas pelo Butantan, atendendo todo o País. O Brasil ficará totalmente independente, terá autossuficiência na produção. Novas vacinas estão sendo estudadas contra a dengue, rotavírus e vamos, em 30 dias, definir os investimentos para completar a fábrica de hemoderivados”, anunciou o governador Geraldo Alckmin.
Até o próximo ano, o país se tornará autossuficiente na produção de vacinas contra a Influenza, graças à fábrica do Butantan. Além de produzir vacinas contra gripe comum, a fábrica tem capacidade de produzir outros subtipos de vírus de Influenza, como a H1N1, gripe suína, e H5N1, gripe aviária, em caso de pandemia.“Com a produção das vacinas pelo Butantan, São Paulo dá uma grande contribuição para a saúde pública nacional, aliando tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados”, afirmou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.”Os investimentos em pesquisa e produção voltados à Saúde Pública permitirão que o Instituto Butantan entregue neste ano mais de três milhões de doses de vacina contra gripe totalmente produzidos no Brasil. Moderna e com altíssima tecnologia, a fabrica tornará o Brasil autossuficiente em vacinas contra influenza”, detalhou o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.
Parte das doses de vacina contra a gripe solicitadas pelo Ministério para a campanha deste ano serão formuladas e envasadas no Butantan, e outras virão prontas do exterior.


    Jornal de Barretos 

EDUCAÇÃO - PISO NACIONAL DO PROFESSOR SOBE QUASE 16% E VAI PARA R$ 1,18 mil.


          O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai divulgar nesta quinta-feira (24) o novo do piso nacional do professor do ensino básico, que terá um reajuste de 15,9%. O valor vai subir de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,97.
Pela lei, nenhum professor de nível médio, com jornada de 40 horas semanais, pode ganhar menos que isso. O piso é determinado com base no custo por aluno do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) –atualmente, R$ 1.722,05.
O MEC (Ministério da Educação), no entanto, não tem competência para determinar o reajuste, por problemas na legislação. Haddad deve divulgar amanhã uma espécie de documento-referência para Estados e municípios.
Esse documento também deve regulamentar a transferência de recursos da União para o pagamento do piso mínimo salarial do professor. A exemplo do que acontece com o mínimo a ser investido por aluno, a União complementa o piso naqueles municípios que não têm condição de pagá-lo.
Segundo o presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Carlos Eduardo Sanches, não havia um caminho que detalhava como os municípios poderiam pedir o dinheiro. Por causa disso, o dinheiro “destinado” ao piso acabou voltando para a conta geral do Fundeb.
Por mais que haja a obrigatoriedade, o piso nacional ainda provoca muitos atritos entre os três níveis de governo. Estados já chegaram a argumentar que a lei que instituiu o valor mínimo é inconstitucional. No Congresso, tramita um projeto que pretende dar ao MEC o poder de regular o aumento.
A docência não é o único ponto de problemas no financiamento da educação básica. Segundo Sanches e especialistas, se não houver “dinheiro novo”, não será possível incluir todas as crianças de 4 a 17 anos, como a lei prevê que aconteça até 2016.


Correio do Povo

DINHEIRO - SENADO APROVA O MÍNIMO DE R$ 545; REAJUSTE PASSA A SER POR DECRETO.


          Durante os próximos quatro anos, o mínimo será reajustado pela inflação do ano anterior mais o PIB. Em 2012, salário deve chegar a cerca de R$ 620.

          Acabou a discussão. Foi aprovado o novo salário-mínimo de R$ 545. Foi uma vitória folgada sem nenhuma mudança. O novo mínimo deve entrar em vigor já a partir do próximo dia 1º.
Como agora existe a regra, durante os próximos quatro anos o mínimo vai ser reajustado pela inflação do ano anterior mais o PIB, a soma de tudo que é produzido na economia do país, de dois anos atrás. Por isso, já dá para fazer a conta. Em janeiro do ano que vem, o salário-mínimo deve chegar a cerca de R$ 620.
Nos próximos quatro anos, será assim: o salário-mínimo vai ser reajustado por decreto. A decisão não terá de passar pelo Congresso. O governo também aprovou o valor que queria para o salário-mínimo: R$ 545.
“Não temos a realidade de prefeituras que possam pagar salários-mínimos muitas vezes que estados mais ricos e municípios mais ricos podem pagar”, ponderou o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
“Não é pecado pedir valor maior do que a proposta que o governo fez. Não é pecado votar a favor de R$ 600, como vou fazer”, afirmou o senador Paulo Bauer (PSDB-SC).
A oposição já chegou ao plenário certa da derrota e tentou aprovar um salário maior, mas não teve jeito. A maioria dos senadores votou com o governo. A proposta de R$ 600 não passou nem perto de ser aprovada, nem a de R$ 560. Ao todo, 54 senadores votaram contra.
Até definir o valor, foram seis horas de discursos e alguns desentendimentos. O salário-mínimo segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A oposição vai recorrer à Justiça. Vai tentar derrubar o mínimo por decreto no Supremo Tribunal Federal.

Globo