13 de dezembro de 2016

Por vídeo, Tiago Cardoso se despede oficialmente da torcida do Santa Cruz

Tiago Cardoso Santa Cruz (Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)Tiago Cardoso foi vitorioso em passagem pelo Santa Cruz (Foto: Marlon Costa/ PE Press)
A relação do goleiro Tiago Cardoso com o Santa Cruz, oficialmente, chegou ao fim. Nesta terça-feira, o clube divulgou um vídeo, em seus perfis oficiais na internet, do ídolo se despedindo da torcida tricolor.
Apesar do final negativo, que culminou com o rebaixamento à Série B e problemas de salários atrasados, Cardoso preferiu exaltar os bons momentos com o Santa Cruz.
- Estou aqui gravando este vídeo para expressar minha gratidão a todos os torcedores, toda nação tricolor, por esses seis anos maravilhosos. Um clube que eu e minha família aprendemos a gostar. Muito obrigado pelo carinho. Foram muito mais alegrias que tristezas aqui - afirmou.
E, de fato, foram muitas glórias. Quando Tiago Cardoso chegou, o Santa Cruz estava no momento mais baixo da sua história. Acabara de ser rebaixado da Série C - e precisava garantir a vaga na recém-criada quarta divisão. Era 2011.
O goleiro conseguiu o título estadual daquela temporada. E mais outros quatro (em um deles, estava lesionado). Além de três acessos (com um título da Série C no caminho) e a Copa do Nordeste desta temporada.
Por tudo isso, o goleiro ressaltou a relação que construiu com o clube coral e a torcida ao longo dos seis anos em que defendeu a meta tricolor.
- Quero dizer que cresci muito como pai, profissional e pessoa nesse período. Vocês vão estar sempre no coração - disse.
Por Recife

Paulo César Parente é o novo técnico do Juventude-RS.

Paulo Cesar Parente PC técnico Juventude (Foto: Arthur Dallegrave/Juventude)Paulo Cesar Parente foi anunciado na manhã desta segunda (Foto: Arthur Dallegrave/Juventude)
Depois de perder Antônio Carlos Zago para o Inter, o Juventude anunciou seu novo comandante nesta segunda-feira. Trata-se de Paulo Cesar Parente, com passagens como lateral pelo PSG, Flamengo e Santos, entre outros clubes, e que era o técnico do time sub-20 da equipe gaúcha. O nome de PC, inclusive, foi uma indicação de Zago. 
A diretoria anunciou na noite de domingo que Zago não permaneceria para 2017, abrindo caminho para a confirmação da contratação pelo Inter na manhã desta segunda, e já marcando a apresentação do novo comandante. Paulo Cesar Parente tem 38 anos e havia sido auxiliar no XV de Piracicaba e no Criciúma. Como jogador, tem passagens por PSG e Toulouse, na França e Flamengo, Santos, Vitória e Fluminense. 
Por Caxias do Sul, RS

Com 22 jogadores, Itapipoca inicia pré-temporada para o Campeonato Cearense


Jogadores do Ita iniciaram os treinos (Foto: Josa Filho)Jogadores do Ita iniciaram os treinos (Foto: Josa Filho)
Depois de alguns dias observando valores da região, o técnico Neto Maradona finalmente recebeu o elenco do Itapipoca para o início dos treinamentos. O Guerreiro do Norte apresentou 22 jogadores entre remanescentes e novos contratados, que vão realizar a pré-temporada no estádio Perilão. A estreia da equipe no Campeonato Cearense está marcada para o dia 15 de janeiro, contra o Maranguape.
Além de Elanardo, principal contratação do Garoto Travesso para 2017, outros nomes conhecidos da torcida se apresentaram. Casos do zagueiro Estelson, do volante Renato Frota e do atacante Wescley. O lateral direito Paulo Ricardo, o volante Théo e o meia Betinho são alguns dos jogadores que estavam na equipe no último estadual. Entre os reforços, destaque para o goleiro David (ex-Guaraju, Fortaleza e Horizonte) e os atacantes Ribinha (ex-Icasa e Tiradentes) e Marciel (ex-Guarany de Sobral e Horizonte).
O técnico Neto Maradona ainda aguarda a chegada de mais alguns jogadores para completar o elenco. Confira o grupo que já iniciou a pré-temporada:
GOLEIROS – David e Sérgio
LATERAIS – Paulo Ricardo, Cabidel, Renan e Robson
ZAGUEIROS – Douglas, Thiago Santos, Edvan e Estelson
VOLANTES – Elanardo, Renato Frota e Théo
MEIAS – Betinho, Kesley e Juninho
ATACANTES – Marciel, Ribinha, Wescley, Cristiano, Marquinhos Itapajé e Du
Com informações do Blog do Fabiano Rodrigues

Fortaleza enfrentará o Guarani de Juazeiro na Taça dos Campeões Cearenses 2017

Em busca do bi-campeonato da competição, o Fortaleza enfrentará o Guarani de Juazeiro pela Taça dos Campeões Cearense de 2017
O Fortaleza enfrenta o Guarani de Juazeiro pela Taça dos Campeões Cearense de 2017. A competição ganha pelo Leão do Pici sobre o Guarany de Sobral nessa temporada, será disputada em partida única, no domingo, dia 8 de Janeiro de 2017, às 16 horas, ainda sem local definido. 

O vencedor conquista a taça e em caso de empate, decisão por pênaltis. Cada clube terá direito a seis substituições. Essa será a terceira edição do torneio que foi vencido pelo Fortaleza em 2016. 


Volante Jackson Caucaia acerta com o Ceará por duas temporadas

(Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)





















A Diretoria do Ceará acertou a contratação do volante Jackson Caucaia. O jogador de 29 anos já teve diversas passagens pelo futebol cearense. Na última temporada, defendia o Figueirense. Natural de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, Jackson iniciou sua carreira profissional em 2008. Além do novo reforço, o Alvinegro já acertou o retorno do meia Ricardinho, renovou com Felipe Menezes, Sandro e Lauro, e contratou os zagueiros Rafael Pereira e Luiz Otávio e os laterais Everton Silva e Romário.

“Eu escolhi o Ceará pelo projeto que a diretoria e o técnico Gilmar me mostraram. Sei que o Ceará é um clube que sempre está brigando por títulos. O projeto para o ano que vem é o acesso e estou animado para começar a trabalhar. Conheci o Gilmar no meio do ano passado. Mesmo chegando na metade do ano, fizemos bons jogos e quase subimos com o Náutico. Espero que juntamente com ele e todo o elenco, possamos fazer um 2017 muito bom com a conquista principal, que é o acesso”, ponderou Jackson Caucaia.

Confira a ficha técnica de Jackson Caucaia, o mais novo contratado do Vozão!

Francisco Jackson Menezes da Costa
Posição: volante
Nascimento: 21/05/1987 (29 anos)
Naturalidade: Caucaia/CE
Altura: 1.77
Peso: 72 kg
Clubes: Caucaia/CE, Horizonte/CE, Tiradentes/CE, Atlético/MG, Fortaleza/CE, Ituano/SP, Bragantino/SP, Vasco/RJ, Náutico/PE, Figueirense/SC e Ceará/CE.

Com informações do site oficial do Cearasc.com

Senado aprova PEC do Teto do Gasto em segundo turno

Brasília - Plenário do Senado antes do inicio da Ordem do dia (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Após discussões entre a base aliada e a oposição, o Senado aprovou nesta terça (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos (PEC 55/2016). O placar foi semelhante ao visto no primeiro turno: 53 favoráveis e 16 contrários. Não houve abstenção. O plenário analisa agora dois destaques. A emenda deve ser promulgada pelo Congresso ainda nesta semana.

No início da sessão, senadores da oposição contestaram a forma como o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), conduziu a discussão em torno da medida. Para eles, a realização de três sessões de discussão no mesmo dia, fato que aconteceu na última quinta (8), feriu o direito dos parlamentares de realmente debater o assunto.
O clima chegou a esquentar no início da sessão quando o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acusou Renan de ser “devedor do Supremo Tribunal Federal” por ainda ser presidente da Casa. Ele fez referência ao imbróglio resolvido pelo Supremo na semana passada sobre se um réu em ação penal poderia continuar na linha sucessória da Presidência da República. A Corte decidiu que Renan poderia continuar no cargo mas não pode assumir o comando do país em caso de ausência do titular.
“Vossa Excelência só está nesta cadeira por causa da PEC 55″, disse Lindbergh. Ao que Renan retrucou: “Hoje rezei muito para não aceitar provocação”.
Antes de iniciarem a votação, o plenário rejeitou adiar a votação do segundo turno da PEC por 46 votos a 13. A oposição apresentou um requerimento para isso mas foi derrotada. Senadores contrários à proposta argumentam que a proposta irá reduzir os investimentos feitos, principalmente, em saúde e educação nos próximos anos.
Já o governo afirma que ela é indispensável para recuperar o crescimento da economia no país e não pode ficar para o ano que vem. Na votação do primeiro turno, que ocorreu em 29 de novembro, a PEC foi aprovada por 61 votos a 13.
A sessão de votação foi realizada em um horário pouco usual para o Senado. Acostumado a realizar suas votações nos fins de tarde e noites, o Senado discutiu e votou a matéria na manhã desta terça. A votação chegou a demorar para ser concluída porque alguns senadores haviam se ausentado do Congresso no horário do almoço e tiveram que voltar correndo. Renan segurou a votação por quase meia hora para que desse tempo de votar.
Clima tranquilo
Enquanto os senadores votaram a proposta, o clima ao redor do Congresso Nacional nesta terça foi completamente diferente do que o visto no dia em que a Casa aprovou a PEC em primeiro turno. Em novembro, a manifestação contra a aprovação da medida foi marcada por violentos embates entre os milhares de manifestantes e a Polícia Militar, confronto que acabou com prédios públicos depredados, como as pichações no Museu da República e na Catedral de Brasília, carros queimados e manifestantes presos.
Já nesta terça, pouca gente apareceu no gramado do Congresso Nacional durante a discussão da medida. O governo do Distrito Federal chegou a reforçar o esquema de segurança na Esplanada dos Ministérios para que os manifestantes fossem revistados antes de entrar na área delimitada para o protesto. O trânsito na região também foi boqueado e desviado para vias marginais.
Com informações do Congresso em Foco

Antônio Carlos Zago assume o comando técnico do Internacional

Antonio Carlos Zago é apresentado como novo técnico do InternacionalTreinador assinou até dezembro de 2017 e será apresentado nesta terça (Foto: Arthur Dallegrave)
O Sport Club Internacional comunica que Antônio Carlos Zago será o treinador da primeira equipe a partir da próxima temporada. Ele terá a companhia de Galeano, auxiliar técnico, e Carlos Pacheco, preparador físico. O contrato se estende até dezembro de 2017. A apresentação oficial acontecerá na terça-feira, 10h30, na sala de conferências do Estádio Beira-Rio.
Zago iniciou a carreira de treinador em 2009, no São Caetano. Na ocasião foi contratado quando o time estava na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma campanha de recuperação, levou o clube do ABC Paulista ao 7º lugar, tendo como destaque a solidez defensiva, a terceira melhor do torneio.
Como jogador:
Antes de ser treinador, Antônio Carlos Zago foi atleta profissional de futebol por mais de 20 anos. Começou a carreira no Ubiratan-MS, em 1986, e defendeu os quatro principais clubes de São Paulo: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. No Brasil, ainda atuou pelo Juventude. No exterior, Antônio Carlos jogou no Albacete (Espanha), Kashiwa Reysol (Japão), Roma (Itália) e Besiktas (Turquia). Foram 16 títulos como atleta, incluindo a conquista da Copa América em 1999 pela Seleção Brasileira. Antônio Carlos jogou 42 vezes pelo Brasil.
Ficha técnica:
Nome: Antônio Carlos Zago
Nascimento: 18/05/1969 – 47 anos
Natural: Presidente Prudente (SP)

Trajetória como treinador:
2009: São Caetano
2010: Palmeiras
2010: Grêmio Prudente-SP
2011: Mogi Mirim-SP
2011: Vila Nova-GO
2012: Audax-SP
2013: Roma – Itália (auxiliar técnico)
2013-2015: Shakhtar Donetsk Ucrânia (auxiliar técnico)
2015-2016: Juventude-RS
2017: Internacional
Conquistas:
2014: Campeão Ucraniano (Shakhtar)
2014: Campeão da Supercopa da Ucrânia (Shakhtar)
2015: Campeão da Supercopa da Ucrânia (Shakhtar)
2016: Vice-campeão Gaúcho (Juventude)
2016: Acesso para a Série B do Brasileirão (Juventude)
Com informações do site oficial do Internacional.com

Japão e Rússia podem resolver conflito territorial de 70 anos

Moscou – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje existir uma “chance” de que seu país e o Japão ponham fim a uma disputa territorial de 70 anos sobre as ilhas Kurill.
A questão pode ser tratada durante a visita do russo ao Japão na próxima quinta-feira. Moscou e Tóquio nunca encerraram formalmente às hostilidades desde a Segunda Guerra por causa da disputa territorial.
Putin afirmou a jornalistas japoneses que é difícil para ele dizer o quão grande é a chance “porque depende de fatores como a flexibilidade de nossos parceiros’, de acordo com uma entrevista traduzida pelo Kremlin.
“Acredito que não temos problemas territoriais. É o Japão que acredita ter problemas territoriais com a Rússia”, disse Putin.
Com informações da Associated Press.

Governo do Ceará anuncia plano para compensar perda de R$ 850 milhões por ano e manter investimentos

Prevendo R$ 850 milhões anuais com corte de despesas e geração de receitas, o Governo do Estado lançou ontem o Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado, que tem dez medidas. O pacote inclui corte de 10% do salário dos secretários e dirigentes de órgãos, doação de 10% do salário do governador e da vice, além de redução de quatro secretarias e três órgãos da administração indireta. Entre as medidas, também está o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, de 11% para 14%, e da alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que vai de 17% para 18%.


O pacote prevê, ainda, teto de gastos para os três Poderes do Estado. Com ele, as despesas não poderão crescer acima da inflação ou ficarão limitadas a 75% da Receita Corrente Líquida (RCL) do ano anterior, conforme determinar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cuja proposta para 2017 deve ser aprovada até o próximo dia 22 pela Assembleia Legislativa. As medidas chegam hoje à Casa e, caso aprovadas, valerão por 10 anos, podendo ser revistas no sexto ano, por meio de Projeto de Lei.
O projeto foi apresentado pelos secretários Mauro Filho, da Fazenda, Hugo Figueirêdo, do Planejamento, no Palácio da Abolição, acompanhados de outros integrantes do Governo. Apesar de a reunião constar na agenda do governador Camilo Santana, ele não compareceu ao anúncio à imprensa.
Sobre aumento da alíquota previdenciária, Hugo esclareceu que a medida afeta 100 mil servidores (60 mil ativos e 40 mil inativos). São aqueles que entraram depois de 2012 e os inativos que ganham acima do teto do INSS, que hoje está em R$ 5.189,82. Aqueles após 2012 são tratados em outro fundo que possui equilíbrio atuarial e garante aposentadoria dos servidores. Ao todo, ficam de fora 40 mil. Esse item da Previdência faz parte de acordo com a União. Estados que cumprirem terão aval para obter financiamentos.
Segundo ele, o aporte anual na previdência do Estado gira entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões. Pela projeção do Governo, o déficit com servidores deve atingir R$ 3 bilhões em 2020 caso nada seja feito e já fechará 2016 em R$ 1,5 bilhão.
Com elevação de alíquota patronal - ou seja, de responsabilidade do Estado - deve ser adicionado R$ 260 milhões ao fundo do Estado ao ano. Da contribuição do servidor serão mais R$ 130 milhões ao ano.
Sobre o teto de gastos, que será feito por meio de emenda à constituição estadual, Mauro diz que ela não irá incluir investimentos. Além disso, as diretrizes da emenda preservam os gastos de 12% com saúde e os 25% com educação. Ele acrescenta que, apenas com a fusão de secretarias haverá uma economia de R$ 32 milhões.
Se aprovado este mês, o aumento do ICMS começará a vigorar em março, respeitando o princípio da noventena. Com a medida, a expectativa é arrecadar R$ 130 milhões ao ano. 
Saiba mais
LISTA DE MEDIDAS
1 - Redução das despesas correntes
Redução de até 10% das despesas de custeio do Estado para garantir eficácia na administração pública.
2 - Redução de cargos e salários comissionados
Redução de 10% dos salários dos secretários e todos dirigentes de órgãos.
Doação de 10% do salário de Camilo Santana e Izolda Cela. Manutenção do corte de 25% dos valores dos cargos comissionados, com exceção de saúde, segurança e educação.
3 - Redução do número de secretarias e órgãos
Estrutura organizacional reduzida em quatro secretarias e três órgãos da administração indireta. A Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas será transformada em uma coordenação submetida ao Gabinete do Governador.
Secretaria de Relações Institucionais, Casa Militar e Conselho Federal de Educação serão vinculadas ao Gabinete. O Departamento de Arquitetura e Engenharia será extinto e suas atribuições serão incorporadas pela Seinfra. Ideci será extinto e ficará vinculado ao Ipece.
4 - Concessões
O Governo do Estado pretende avançar nas concessões já no primeiro semestre de 2017.
5 - PEC do crescimento sustentável
Limitação das despesas primárias correntes, vinculada a variação da Receita Corrente Líquida (RCL) ou IPCA (inflação), resguardando as despesas de educação e saúde.
6 - Equilíbrio da Previdência
Atualização da contribuição da previdência patronal de 22% para 28% e da contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%.
7 – Atualização da modal do ICMS
Alíquota geral de ICMS passará de 17% para 18%.
8 – Fim da anistia e remissão de tributos
Não haverá anistia ou remissão de tributos devidos ao Estado por 10 anos.
9 – Fundo de Combate à Corrupção
Criação de um fundo com recursos oriundos das multas cobradas pela PGE que serão destinadas para o combate à corrupção.
10 – Comitê de Governança para o Desenvolvimento Sustentável
Grupo formado por representantes da sociedade civil organizada, com objetivo de manter de maneira permanente o diálogo com o poder público estadual.
Com Informações do Jornal O Povo

Senado vota hoje PEC do Teto dos Gastos Públicos

Brasília - Plenário do Senado antes do inicio da Ordem do dia (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Plenário do Senado terá dia movimentado nesta terça-feira com a votação da PEC dos GastosFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
























O Senado Federal deve concluir nesta terça-feira (13) a votação da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos (PEC 55/2016), que limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos. O texto foi aprovado em primeiro turno em 29 de novembro, por 61 votos a 14. Caso seja aprovada em segundo turno, deverá ser promulgada na quinta-feira (15).

Primeiro item da ordem do dia do Senado, a PEC teve uma tramitação acelerada: o texto passou por três sessões de discussão em um único dia, na quinta-feira (8).

Na sessão marcada para hoje às 10 horas, parlamentares de oposição anunciaram que pretendem recorrer a todos os dispositivos regimentais para obstruir a votação. Além disso, a oposição anunciou já ter ingressado com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para suspender a votação da PEC do Teto de Gastos.

A base do governo, por sua vez, promete se empenhar pela conclusão da votação ainda hoje para permitir a promulgação da matéria antes do recesso parlamentar do final de ano.

Encaminhada pelo governo do presidente Michel Temer ao Congresso com o objetivo de conter o gasto público, a PEC é polêmica e divide os senadores. Segundo os apoiadores da medida, o teto de gastos por 20 anos é necessário para o ajuste fiscal e não vai prejudicar os gastos sociais.

Para a oposição, a PEC vai impedir investimentos públicos, agravar a recessão e prejudicar principalmente os mais pobres, ao diminuir recursos para áreas como educação e saúde.

Outra proposta em pauta que divide opiniões é o projeto que permite que a administração pública venda para o setor privado os direitos sobre créditos tributários e não tributários. O projeto de lei, do senador licenciado José Serra (PSDB-SP), é o segundo item da ordem do dia.

Abuso de autoridade
Destacam-se ainda na pauta da sessão plenária o Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/2016, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que define os crimes de abuso de autoridade; a PEC 113-A/2015, que trata da reforma política, dando fim à reeleição para cargos do Executivo; o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, que regula os contratos de terceirização e as relações de trabalho dela decorrentes; e a PEC 62/2015, que dá fim ao efeito cascata nos salários dos agentes públicos da União, dos estados e municípios.

Com informações da Agência Senado

Fortaleza contrata o goleiro Marcelo Boeck

Experiente goleiro de 32 anos é multi-campeão e com vasta experiência no futebol português
O goleiro Marcelo Boeck é o novo goleiro do Fortaleza para 2017. Aos 32 anos, o atleta jogou a última temporada na Chapecoense-SC onde ganhou o título Catarinense e da Copa Sul-Americana. 

FICHA TÉCNICA 
Nome: Marcelo Boeck 
Data de Nascimento: 28 de Novembro de 1984 (32 anos) 
Local de Nascimento: Vera Cruz, Rio Grande do Sul 
Pé: Destro 
Altura: 1,91 m 
Peso: 86 kg 
Clubes anteriores: Internacional-RS (2005-2007), Marítimo-POR (2007-2011), Sporting-POR (2011-2016) e Chapecoense-SC (2016) 
Títulos: Campeonato Gaúcho de 2005, Copa Libertadores de 2006 e Campeonato Mundial de Clubes de 2006 (Internacional-RS), Taça da Madeira 2008-2009 (Marítimo-POR), Taça de Portugal 2014-2015 e Supercopa de Portugal de 2015 (Sporting-POR), Campeonato Catarinense de 2016 e Copa Sul-Americana de 2016 (Chapecoense-SC).