26 de novembro de 2015

Pelada com garçons, carona de fã: as histórias do agora quarentão Ronaldo Angelim

Ronaldo Angelim aposentado em Juazeiro-CE (Foto: Cahê Mota)Ronaldo Angelim mora em Juazeiro-CE, onde a história do padroeiro Padre Cícero, o Padim Ciço (Foto: Cahê Mota)
Herói do hexacampeonato brasileiro, Ronaldo Angelim é ídolo da torcida rubro-negra, mas rejeita tal status. A simplicidade sempre o marcou. Avesso à noitadas, joias e roupas de grife, coleciona passagens que escancaram o desapego às coisas materiais. Jogava pelada com garçons na Praia de Copacabana, onde também tinha o hábito de comer macarrão sentado sob uma árvore na movimentada esquina da Rua Barão de Ipanema com a Avenida Atlântica. Voltava do Maracanã no ônibus do clube, mas, na ausência do veículo oficial, já pegou até carona com torcedor, em história narrada pelo hoje santista David Braz, seu parceiro de zaga e autor do outro gol do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio em 6 de dezembro de 2009.
Angelim completa 40 anos nesta quinta-feira, e, embora tenha pendurado as chuteiras em 2013, segue subindo para cabecear a bola contra a rede do Grêmio a cada clique diário dado pelos fãs para rememorar a conquista que interrompeu jejum de 17 anos no Brasileiro. É ídolo ou não?
- Ih, rapaz, "ídolo-ídolo" é Zico. Eu acho que fiz um bom trabalho aí, mas ídolo é Zico. Tenho o reconhecimento, sei que a torcida gosta e tem carinho por mim, mas ídolo é Zico - insistiu, em contato telefônico com o GloboEsporte.com.
Ih, rapaz, "ídolo-idolo" é Zico. Eu acho que fiz um bom trabalho aí, mas ídolo é Zico". 
Ronaldo Angelim
Angelim confessa que, quando pequeno em Juazeiro do Norte, no Ceará, não vislumbrava honrar um dia a camisa do Flamengo, a mesma que vestia desde pequeno.
- Se eu falar pra você que imaginava, vou estar é mentindo e muito. Jamais imaginaria que ia jogar seis anos no clube do meu coração e conquistar títulos importantes com meus companheiros. É uma coisa que vai ficar pra sempre, para os meus filhos, netos. Não tem preço, foi maravilhoso.

Filho do vascaíno Antônio Leite, quem Angelim garante hoje estar mais para flamenguista do que cruz-maltino, passou a herança rubro-negra aos filhos Ronald e Rikelme, de 15 e 9 anos. A dupla integra a base do Icasa e não dará forra ao pai: é formada por dois defensores.
- (perguntado se não era melhor que os filhos fossem atacantes) Não (risos), eles querem jogar na posição que o pai jogou e fica mais fácil de ensinar.
Meses antes do gol do hexa, em documentário sobre o tricampeonato carioca de 2007/2008/2009, Angelim cunhou frase que o tornou ainda mais popular junto aos rubro-negros: "A minha vaidade é o Flamengo vencer". Seis anos depois, o zagueiro detalha a declaração.
- Sou torcedor mesmo, gostava tanto do clube. Acho que qualquer coisa que ouvia de pessoas que não tinham compromisso me incomodava. Jogar pelo Flamengo é oportunidade única, e algumas pessoas desvalorizam isso. Como sou um cara que visto a minha camisa, isso (descompromisso) me chateia mesmo.
"Jogar pelo Flamengo é oportunidade única, e algumas pessoas desvalorizam isso. Como sou um cara que visto a minha camisa, isso (descompromisso) me chateia mesmo". 
Angelim, explicando o site da frase "A minha vaidade é o Flamengo vencer"
E Angelim teria alguma vaidade para encarar a "fase quarentão"? 
- Vaidade nenhuma. Todos nós vamos ficar velhos, tem que agradecer a Deus. Completar mais um ano é motivo de felicidade para mim. Tô tranquilo, sossegado. O corpo é o mesmo. Procuro fazer as coisas corretas e racho (joga pelada) todo dia para não engordar. Tem que rachar (risos). Ontem, aliás, foi o dia do meu racha.
O "racha" com garçons conterrâneos, aliás, era hábito dos tempos de Rio de Janeiro, mas somente quando havia brecha no calendário rubro-negro.
- Jogava com os garçons quando não tinha compromisso sério do Flamengo, mas só participei uma vez jogando mesmo (na linha). Nas outras, eu ia pro gol pra completar o time.
CARONA COM TORCEDOR
Ronaldo Angelim David Braz treino Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Ronaldo Angelim e David Braz em treino do Flamengo em 2011 
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Autor do primeiro gol rubro-negro na partida contra o Grêmio que garantiu o hexa, David Braz era muito próximo de Angelim na época de Flamengo. Nas viagens, invadia sempre o quarto do amigo, que concentrava ao lado do lateral Juan. Nos jantares, eram sempre os últimos a subir, porque Braz adorava ouvir as histórias de Angelim. Uma das mais curiosas foi o próprio santista que presenciou.
- Num jogo, eu e ele ficamos para o antidoping e saímos muito tarde do Maracanã. O ônibus do Flamengo (que Angelim usava para se deslocar até à Gávea e de lá pegar carona com a família) já tinha ido embora. Ofereci carona a ele, que respondeu: "David, você mora na Barra e eu, em Copacabana. Vai ficar muito contramão". Estávamos no estacionamento autografando camisas e parando para fotos. Um torcedor escutou nossa conversa e disse: "Angelim, eu moro em Copacabana. Eu te levo".  O Angelim disse "Demorou, vou contigo então" e foi (risos). Eu nunca tinha visto um jogador fazer isso, era um cara muito humilde, simpático e carismático com os torcedores. Pegou a carona com um cara que nem sabia quem era. Foi muito legal - relatou Braz, em depoimento concedido um dia antes da final da Copa do Brasil.
David Braz, aliás, considera Angelim ídolo dos rubro-negros e dele próprio.
- É ídolo do Flamengo e meu ídolo também. Gostei muito de jogar ao lado dele, aprendi muito com ele, que me ajudou muito na minha passagem pelo Flamengo, até mesmo quando não atuava do meu lado. Sempre procurava me orientar, desde a chegada até o final. Até hoje a gente tem contato, a família dele me manda queijo e uns doces do Ceará. Presenteei a família dele com a camisa do Santos pela nossa amizade. Sempre estamos nos falando - emendou.
ABRAÇO DO CAPITÃO E "BATCAVERNA" DO PAPADA
Fabio Luciano e Ronaldo Angelim Flamengo x Goiás (Foto: Master Sports & Mkt)Fabio Luciano e Ronaldo Angelim assistiram juntos à semifinal da Copa do Brasil de 2013, contra o Goiás (Foto: Master Sports & Mkt)
Embora tenha tentado primeiramente contato com Ronaldo Angelim, o GloboEsporte.com só conseguiu o retorno do ex-zagueiro um dia depois. Fabio Luciano foi o primeiro dos personagens da matéria a responder e, informado das dificuldades de se encontrar Angelim, brincou: "É a Batcaverna do Papada", fazendo alusão ao estilo reservado do ex-companheiro. Em seguida, o capitão do tricampeonato carioca de 2009, encheu a bola do amigo e decretou: é ídolo, sim senhor.
- Não só para mim, mas como para todos os torcedores do Flamengo, tenho a certeza de que o Angelim será um ídolo eterno do clube. Não só pelo gol decisivo contra o Grêmio, mas também por toda dedicação e entrega vestindo a camisa do Flamengo. Por sua competência,simplicidade e eficiência, ficará marcado para sempre na memória de todos os torcedores e atletas que jogaram ao seu lado. Tenho um carinho e respeito eterno por todos os atletas que estiveram ao meu lado em todos os clubes que passei, independentemente de posição ou titularidade, mas o Angelim tem um lugar muito especial em tudo isso. Fizemos uma dupla de zaga consistente, respeitada dentro do clube e pelos adversários, mas principalmente tenho o orgulho de dizer que trabalhei com um dos caras mais incríveis que existiram no meio da bola. Íntegro, honesto, amigo, sincero, profissional e competente. Desejo a você, Magro de Aço, toda a felicidade do mundo e saúde. Que Deus abençoe seus caminhos sempre, amigo, e conte com seu Capitão para tudo e quando precisar - encerrou.
Imagem com brincadeira "There's only one Ronaldo" foi divulgada pelo "Bola nas Costas" (Foto: Reprodução)Imagem com brincadeira "There's only one Ronaldo" foi divulgada pelo "Bola nas Costas" (Foto: Reprodução)
O apelido Papada, como os companheiros de Flamengo referiam-se a Angelim, não foi criado por Fabio Luciano, mas, de acordo com o aniversariante do dia, o capitão consolidou a brincadeira.
- Quem botou apelido o de Papada foi o Fabiano Oliveira, atacante. Fabio Luciano começou a me chamar assim e pegou. Antes e depois dos treinos, a gente ficava brincando de acertar o travessão. Quando acertava, eu falava: "Ui, papada!". Aí pegou.
Papada ou Magro de Aço, Angelim é o único Ronaldo para os rubro-negros. A torcida do Fla, após o gol do hexa, adotou a frase "There's only one Ronaldo", provocação de fãs de Cristiano Ronaldo ao Fenômeno. No caso flamenguista, tratava-se de indireta também a R9, que optou pelo Corinthians em 2009. Com a traumática saída de Ronaldinho Gaúcho, em 2012, o lema ganhou ainda mais força. 
Por Rio de Janeiro

Governo vai promover cerca de 9 mil policiais militares e bombeiros do Ceará

RdesfileO mês de dezembro marcará uma conquista histórica para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Ceará. Entre os dias 16 e 23, cerca de nove mil profissionais das duas instituições serão promovidos pelo Governo do Estado. No total, serão 10 eventos - dois em Fortaleza e um em Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá.
"Decidimos fazer por região para todos os promovidos participarem dos eventos. É justo que eles possam celebrar esse momento ao lado de seus familiares e amigos. São profissionais que vêm dedicando suas vidas à segurança pública e aos cearenses, e que não tinham expectativa de quando seriam promovidos. Estamos resgatando e corrigindo um benefício desses profissionais", citou o governador Camilo Santana.

Fortaleza abrirá as solenidades de promoções no dia 16, às 9h30, no Centro de Eventos. No mesmo dia, às 18 horas, os PMs e bombeiros da Região Norte participam do evento em Sobral. Em 17 de dezembro serão realizadas a segunda solenidade na Capital, às 9h30, e a de Crateús, às 18h, que inclui os profissionais dos Inhamuns. No dia 21, o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé e região, às 9h, e de Itapipoca, que inclui todo o litoral oeste, às 18h30.

Já na terça-feira, dia 22/12, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do litoral leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.    


Lei das Promoções


Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.


A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.

"A lei é fruto da participação da categoria e vai corrigir distorções para o segmento. Vamos garantir que os policiais possam receber suas promoções dentro dos prazos estabelecidos. Por exemplo, um soldado não precisa mais passar 15, 20 anos para ser promovido. E isso vai estimular a segurança pública", afirmou o governador.

Primeira turma



Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

Confira o calendário:
agora vai26.11.2015

 Governo do Estado do Ceará

Lei que prevê impressão do voto em eleições é publicada no DOU

A edição desta quinta-feira, 26, do Diário Oficial da União traz publicada a lei que determina a impressão do voto da urna eletrônica para eventual conferência. A exigência do voto impresso nas eleições foi aprovada pelo Congresso Nacional na minirreforma eleitoral e vetada por Dilma Rousseff.

No entanto, na semana passada, o veto presidencial foi derrubado, e a impressão do voto foi reinserida na Lei 13.165/15, da reforma política.


A urna eletrônica imprimirá o voto do eleitor, que será depositado automaticamente em uma caixa lacrada, sem contato manual. “O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica”, informa a lei.

A nova regra vai valer a partir da eleição de 2018.

Agência Brasil

Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral fazem final da Taça Fares Lopes 2015

A Taça Fares Lopes movimentou mais uma vez a noite da quarta-feira cearense. No jogo de volta das semifinais, o Guarani de Juazeiro visitou o Iguatu e o Guarany de Sobral recebeu o Alto Santo. Com o interior mandando na competição, as vagas da grande final ficaram com o Cacique do Vale e com o Leão do Mercado. As duas partidas tiveram início às 20h15.
Ceará x Guarany de Sobral (Foto: Juscelino Filho)Guarany de Sobral briga por título inédito da Fares Lopes (Foto: Juscelino Filho)



No Junco, o Guarasol venceu por 2 a 1 o Alto Santo, gols marcados no segundo tempo por Dudu Itapajé e Lucas, pelo time jaguaribano. Com o empate de 1 a 1 na primeira partida, as equipes precisavam apenas da vitória simples para avançar à próxima fase. No início, o time de Sobral pressionou, mas permitiu que o time de Raimundo Vagner crescesse, equilibrando a partida. Mesmo assim, o Guarany venceu pela diferença simples e garantiu presença na final. Se vencer a decisão, o time leva o título e a vaga inédita na Copa do Brasil 2016.
Guaraju quase surpreende Alvinegro quando virou a partida no segundo tempo (Foto: Lucas de Menezes/ Agência Diário)Guaraju vai em busca do segundo título da Taça Fares Lopes (Foto: Lucas de Menezes/ Agência Diário)

No outro jogo da noite, o Guaraju fez 2 a 1 em cima do Iguatu, no Agenorzão. Afonso e Otacílio Neto decretaram a vaga da final para a equipe. Juranilson diminuiu, mas não bastou para seguir na competição. Sem a presença do técnico Edson Leivinha e do artilheiro Moré, suspenso com três amarelos, o time foi comandado por Moisés Campos. O time de Juazeiro podia perder por até dois gols devido ao 3 a 0 aplicado na primeira partida contra o Azulão.A equipe tentará resultado de 2012, quando foi campeã.
Por ter tido a melhor campanha da Taça Fares Lopes, o Guarany de Sobral receberá a decisão do título. Em jogo único, a partida será no domingo (29), a partir das 16h, no estádio do Junco, na cidade sobralense.
Por Fortaleza, CE