4 de fevereiro de 2014

Joaquim Barbosa manda prender deputado João Paulo Cunha

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).
Um dos poucos condenados do processo do mensalão que permanece em liberdade, o parlamentar petista passou a manhã em seu apartamento em Brasília. À GloboNews, o advogado Alberto Zacharias Toron informou que o cliente dele se encontra em Brasília e irá se entregar à Polícia Federal (PF) nas próximas horas.
O mandado de prisão foi assinado no início desta tarde, segundo a assessoria de imprensa do STF. Ainda não há informações sobre se a Polícia Federal (PF) já recebeu a ordem de prisão e se João Paulo Cunha vai se entregar.
Antes de Barbosa sair de férias no começo de janeiro, ele decretou o fim do processo do mensalão para Cunha, mas não expediu o mandado de prisão. Barbosa reassumiu a presidência do tribunal nesta segunda e, nesta terça, expediu o mandado.
Os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que assumiram a presidência do tribunal provisoriamente por conta da ausência de Joaquim Barbosa, não tomaram nenhuma decisão sobre o caso. Durante a viagem, Barbosa chegou a criticar os colegas de tribunal por não terem assinado a ordem de prisão do parlamentar, mas ninguém se envolveu na polêmica.
Na Europa, Barbosa também comentou uma entrevista dada por João Paulo Cunha, que criticou a atuação do presidente do Supremo. O magistrado afirmou que não ficaria "de conversinha com réu" e afirmou que, na opinião dele, a imprensa dá espaço indevidamente a condenados e que eles deveriam permanecer no "ostracismo".
A declaração gerou reações entre petistas e, segundo o coordenador da área júridica do PT, Marco Aurélio Carvalho, foi responsável pela arrecadação de R$ 1 milhão em doações para o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares pagar a multa imposta no julgamento do processo do mensalão.
Além da definição sobre a situação de João Paulo Cunha, o retorno de Joaquim Barbosa ao Supremo deve dar fim ao impasse relacionado a outro réu, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Jefferson pediu o direito a prisão domiciliar, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou para que ele cumpra a pena na cadeia. Joaquim Barbosa, agora, terá de dar uma decisão final.
Dos 25 condenados pelo STF no julgamento do processo do mensalão, 19 estão em presídios, um em prisão domiciliar (José Genoino), outro foragido (Henrique Pizzolato) e dois aguardam julgamento de recursos (João Cláudio Genu e Breno Fischberg). Dos que já poderiam estar presos, somente Cunha e Jefferson permanecem em liberdade.
Mariana OliveiraDo G1, em Brasília

Aos 39 anos, Lúcio Bala já pensa em carreira pós-futebol: cantor de arrocha


Após passagens por grande times do país, como Flamengo, Botafogo e Santos, o atacante Lúcio Bala chegou este ano ao Luziânia para a disputa do Campeonato Brasiliense. É o 24º clube defendido pelo jogador, de 39 anos, que já tem planos para quando aposentar as chuteiras, provavelmente, no ano que vem: seguir carreira como cantor de arrocha.

- Estou colocando no papel. Pretendo mostrar para alguns cantores sertanejos. O gênero do arrocha agora está no momento, está fazendo sucesso. Então, quero mostrar. O Lúcio Bala do Arrocha - revelou.


Lúcio Bala é compositor das próprias músicas, e já tem até uma canção gravada, que faz sucesso com os companheiros do novo clube.
Nascido em Tocantins, o atacante surgiu no Goiás em 1996. Revelação do Esmeraldino no Brasileirão daquele ano, o jogador chegou ao Flamengo na temporada seguinte, onde ganhou o apelido "Bala". 

- O Romário começou a chamar, brincar. O Júnior Baiano também, nos vestiários, nas viagens. Acabou pegando.

Além de ter jogado ao lado do Baixinho, outro orgulho do atacante é a lista de títulos estaduais que conquistou ao longo dos 20 anos de carreira.
Lúcio Bala Luziânia (Foto: Divulgação / Luziânia)Luziânia é o 24º clube da carreira de Lúcio Bala (Foto: Divulgação / Luziânia)
- No Goiás, fui bicampeão. No Flamengo, ganhei o Carioca. No Cruzeiro, ganhei também. No Atlético-MG, ganhei também. No Fortaleza, fui bicampeão.

Agora, Lúcio pretende ajudar o Luziânia a conquistar seu primeiro título candango. E já sonha com a decisão, que será no novo Estádio Mané Garrincha. Local que traz boas recordações para o atacante. Foi lá que, em 1997, venceu a extinta Copa dos Campeões com o Flamengo.

- Foi uma das coisas para que eu viesse também para o Luziânia. Brasília é uma sede da Copa do Mundo e o Mané Garrincha, um estádio onde eu tenho uma história no passado, no antigo Mané Garrincha. Quem sabe não ajude a escrever história também no novo? - concluiu.

Após três rodadas, o Luziânia do Lúcio Bala é o líder do Candangão. Foram três vitórias em três partidas. A última - vitória por 1 a 0 sobre o Capital no domingo -, marcou a estreia do atacante.
Por Brasília

Papa Francisco reforça importância dos catadores de lixo

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos catadores de papel argentinos, reforçando a importância de seu trabalho. No vídeo, Francisco estimula os catadores e pede para que continuem a desempenhar seu trabalho digno e tão importante para o meio ambiente. Além disso, o Papa pediu que as pessoas do mundo inteiro sejam mais conscientes e atentas ao desperdício de alimentos.

O vídeo foi gravado durante uma audiência no Vaticano, celebrada no dia 5 de dezembro, com um dirigente do Movimento dos Trabalhadores Excluídos, e, segundo a Rádio Vaticano, a mensagem foi transmitida durante uma assembleia da Federação de Catadores e Recicladores. Por meio da mensagem, Francisco falou sobre a fundamental importância destes profissionais. “Pensem como prosseguir no trabalho de reciclar, perdoem-me a palavra, o que sobra, o que sobra do rico. Hoje em dia, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar os restos”, declarou.

Na mensagem, Francisco também reforçou o potencial de sustentabilidade dos catadores. “Quando reciclam, vocês fazem duas coisas: um trabalho ecológico necessário e uma produção que fraterniza e oferece dignidade a este trabalho. São criativos na produção e criativos no cuidado com a Terra”, acrescentou.

O Pontífice também aproveitou o vídeo para fazer uma advertência sobre os impactos do consumismo e do descarte. “Estamos vivendo uma cultura do descarte, onde facilmente deixamos sobrar não só coisas, mas pessoas”, advertiu o Papa, lembrando que “com o alimento produzido, poderia se dar comida a todos os famintos do mundo”.

Por Gabriel Felix - 
Redação CicloVivo

9 maneiras de reduzir o consumo de água em casa

O Estado de São Paulo está enfrentando a maior estiagem de todos os tempos, algo inédito para o verão. Diante da situação crítica a Sabesp, Companhia de Abastecimento de Água de São Paulo, lançou no último sábado um programa de incentivo à redução de consumo de água.

Se a população reduzir em pelo menos 20% seu consumo de água, a empresa promete dar 30% de desconto na conta. (saiba mais)

Para ajudar a população a alcançar a meta de redução no consumo de pelo menos 20%, a Sabesp recomenda as seguintes medidas:

Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.
Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Foto: Bark/Flickr
Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.
Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.
Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Foto: Artmast/SXC
Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.
Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.
A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

Redação CicloVivo

Primeiro voo de helicóptero elétrico acontece na Alemanha

Com capacidade para apenas duas pessoas, o helicóptero sustentável, da E-volo, teve seu primeiro voo em terras europeias. Um dos fatos que chamou atenção foi o silêncio em sua decolagem.
Batizado de Volocóptero, o veículo possui 18 hélices, que substituem o tradicional motor a combustão. Tendo como missão ser seguro e menos poluente do que os helicópteros atuais.
Pesquisadores da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, realizaram diversas simulações antes do voo. Entretanto, não foi possível testar os ruídos e vibrações, que são comuns nos veículos tradicionais, devido sua estrutura complexa, design leve e feito de fibra de carbono.
Nesse quesito, os desenvolvedores tiveram uma grata surpresa: nem um sinal de vibração foi capturado. O que ainda torna o Volocóptero mais confortável do que os modelos tradicionais.
Entre as vantagens do veículo, destacada pela E-volo, está o custo operacional baixo e baixa manutenção. De acordo com o site Inovação Tecnológica, o Volocóptero já possui recursos suficientes para produzir em escala.
Abaixo, vídeo do Volocóptero em ação:
Redação CicloVivo 

Seca afeta merenda escolar no Nordeste e comércio no Sul do país

Estiagem também está afetando o setor de bovinos, caprinos e ovinos

Os produtos da agricultura familiar que compunham 42% da merenda escolar no município de Araripe, a 500 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, atualmente, representam apenas 21%. A queda na participação dos produtos dos pequenos agricultores na merenda dos alunos da rede pública de ensino reflete os prejuízos provocados pela seca na região. Os produtores nordestinos foram, ao lado dos sulistas, os mais afetados pela estiagem este ano no país.

No caso de Araripe, cerca de 60% das lavouras de milho, feijão e mandioca foram perdidas, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente do município. A seca afetou também o setor de bovinos, caprinos e ovinos. Os órgãos locais ainda não têm levantamentos da pecuária, mas reconhecem que os prejuízos ultrapassaram as cercas das propriedades rurais e chegaram à cidade.

"Temos um considerável impacto em toda a economia do município. Aqui, se a agricultura vai mal, toda a economia vai mal, afeta todos os setores. No comércio, por exemplo, já estimamos perdas em torno de 20% a 30%", declarou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Rutemberg Fortaleza.

Segundo ele, no caso da merenda escolar, Araripe é um dos poucos municípios nordestinos que conseguem superar, com folga, a meta estipulada pela lei de participação da produção local na composição da refeição escolar. "É muito difícil atingir a meta de no mínimo 30% de produtos locais na merenda escolar. Tínhamos um padrão acima desta meta até o primeiro semestre deste ano (42%), mas tivemos muitas perdas. Vamos aguardar o inverno para tentar retomar isso", explicou Fortaleza.

Uma das medidas de apoio aos pequenos produtores é a garantia de transporte do milho comercializado a preços subsidiados em relação ao valor de mercado estipulado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O produto tem sido demandado pelos agricultores para alimentação animal. Para obter as sacas ao preço de R$ 18,10 (quase a metade do valor de comércio), os agricultores precisam fazer um cadastro e efetuar o pagamento.

Como o milho é enviado para o depósito da Conab em Juazeiro do Norte, município a mais de 100 quilômetros de Araripe, prefeituras da região do Cariri estão disponibilizando veículos para buscar o insumo. "Só na última terça-feira, trouxemos 330 sacas de milho. O envio do caminhão depende do volume de produtores que se cadastram. No mês passado o transporte foi feito três vezes por semana, para atender 48 produtores. A gente sabe que o pequeno produtor não tem condições de pegar o produto e este mês mais produtores estão se cadastrando", explicou.

Na outra ponta do mapa, na Região Sul do país, onde a seca também castigou a produção de grãos, o impacto dos prejuízos recaiu sobre outros setores da economia, com efeitos praticamente nulos sobre a composição das merendas escolares. Em Ijuí, no Rio Grande do Sul, as estimativas apontam para uma participação de 35% dos produtos da pequena agricultura na composição da merenda escolar este ano.

"Embora a seca tenha prejudicado bastante as lavouras de soja, o abastecimento de água para animais e as pastagens não tivemos uma queda muito grande no fornecimento do alimento porque a produção dos pequenos é basicamente de hortaliças com produção irrigada. Os agricultores sentiram a falta de água, mas tinham fontes alternativas para irrigação", explicou Eloir Torres Haas, coordenador do Núcleo de Produção Vegetal da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí, no Rio Grande do Sul.

A produção agrícola de pequeno e médio porte no município é variada em tipos de cultivo e complementada pelas agroindústrias que produzem, principalmente, derivados de carne, como linguiça, e panificados como biscoitos e pães. "Mais de 30 produtos destas fontes compõem a merenda", acrescentou Haas. Ijuí é ainda responsável pelo abastecimento de merenda escolar em outros três municípios vizinhos (Cruz Alta, Santo Ângelo e Carazinho), atendendo 56 escolas estaduais e municipais desta região.

O conforto em relação à situação do abastecimento da rede pública de ensino não se repete no comércio. "Nosso Produto Interno Bruto é muito variado, mas o comércio é a principal fonte econômica e existe uma forte relação entre o comércio e a agricultura", destacou Edezin Bernick, técnico em Agropecuária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Ijuí.

O resultado da equação é um impacto direto no segmento ligado a insumos agrícolas e máquinas e equipamentos. Pelas contas da Emater, as perdas dos produtores locais de soja e milho chegam a quase 80% da produção. No caso do leite, a estimativa aponta queda de 40% na produção. "O reflexo é grande. Estimamos que, pelo período de estiagem, vamos fechar com uma perda R$ 1,5 bilhão só na agricultura, diretamente", acrescentou.

Capril Virtual

10 maneiras de reutilizar garrafas PET

As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários, bem como a contaminação do solo. Encaminhar estes resíduos para reciclagem é de extrema importância.
Apesar disso, infelizmente a reciclagem não consegue dar conta de todo o material produzido pelas indústrias. Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartada e dar vida nova aos materiais.
O CicloVivo separou dez ideias de como você pode reutilizar as garrafas PET usando muita criatividade.

1. Vaso de “Cristal
A dica é fazer um vaso de garrafa plástica, com um acabamento que lembra um vaso de cristal, mas com a vantagem de ser inquebrável, sem custo algum e que ainda pode ser reciclado posteriormente. Clique aqui para aprender como fazer.
2. Luminária Oriental
Usando a criatividade é possível criar peças úteis e personalizadas. A luminária oriental pode ser facilmente produzida, mas com o toque criativo dos ideogramas ela fica muito mais bonita. Clique aqui para ver como fazer uma.
3. Quadro de Tampinhas
Apesar de grande parte das garrafas PET serem recicladas ou reutilizadas,  muitas pessoas não sabem o que fazer com as suas tampinhas. Pensando nisso, ensinamos como fazer um quadro com estes objetos, o resultado é uma ótima peça de decoração, que pode ser feito por adultos e crianças. Veja como fazer clicando aqui.
4. Horta Vertical do “Lar Doce Lar”
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou passo a passo como fazer um modelo parecido. Clique aqui para ver as instruções.
5. Jardineira
A jardineira de garrafa PET é muito simples e pode ser feita em poucos minutos. Além disso, sua praticidade estimula o plantio de hortas em casa. Clique aqui e aprenda como fazer.
6. Cofrinho
A norte-americana Martha Stewart ensinou uma técnica simples para transformar a garrafa PET em um cofrinho em formato de porco. O artesanato aplica a técnica de Upcycle e também serve para ensinar as crianças, como cuidar adequadamente das finanças. Veja o passo a passo clicando aqui.
7. Horta Caseira
Demos a dica de como se construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET. A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças.  Além disso, a horta caseira é decorativa e deixa um aroma agradável no ambiente. Clique aqui e aprenda a fazer uma.
8. Porta-lápis
Nesta matéria o ensinamos a reutilizar garrafas de refrigerante para fazer um porta-lápis sustentável. Ele é muito prático e ainda por cima tem um design muito criativo. Clique aqui para ver como fazer.
9. Vasos Decorativos
As flores são sempre ótimas opções para decoração doméstica. Por isso, separamos uma dica diferente: um vaso plantado de cabeça para baixo, criado a partir de materiais reciclados, como as garrafas plásticas. Clique aqui para ver como fazer um.
10. Caixinha “Porta-treco”
Uma sugestão muito criativa de artesanato com este material é transformá-lo em pequenas caixas “porta-treco” ou apenas decorativas. O efeito fica muito legal. Clique aqui e veja como fazer.

Redação CicloVivo

Crianças que vão à escola de bike se concentram mais, diz estudo

Um estudo dinamarquês mostrou que há uma relação interessante entre a execução de tarefas escolares que exigem concentração e o tipo de transporte que leva as crianças ao colégio. De acordo com a pesquisa, certos deveres eram cumpridos de modo mais satisfatório por crianças que pedalavam antes de entrar na aula.

O mesmo ocorre com crianças que vão a pé. O estudo exemplificou que a montagem de um quebra-cabeça era mais fácil para essas crianças. O “efeito” da caminhada ou pedalada pode durar até quatro horas após o exercício físico.

A pesquisa “Danish Science Week” é da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Um dos autores, Niels Egelund, afirma que o estudo integra um projeto chamado Mass Experiment, que busca avaliar a capacidade de concentração a partir de relações com dieta e exercício físico. Ele se diz surpreso com o fato da segunda opção ter um efeito maior do que a dieta.

Durante o estudo, foram analisadas aproximadamente 20 mil crianças de cinco a 19 anos. Os alunos foram analisados entre os que andavam de bicicleta ou caminhavam em contraposição aos que são levados pelos pais de carro ou utilizam transporte público.

Um estudo semelhante, do pesquisador urbanista Donald Appleyard, já havia afirmado que as crianças que só saem de carro não têm conhecimento sobre a localização das regiões próximas ao local em que vivem, além disso, elas desconhecem a maior parte da paisagem ao seu redor.

Seja por segurança ou praticidade, o fato é que levar os filhos de carro para todos os lugares cria uma dependência ao veículo que tende a tornar-se cada vez maior com o passar dos anos. 

Com informações do Ecycle.

Redação CicloVivo

Rinoceronte-negro-do-oeste é declarado oficialmente extinto

rinoceronteO rinoceronte-negro do oeste, uma subespécie tradicional da região ocidental africana, foi declarado oficialmente extinto.
O rinoceronte negro ocidental ( Diceros bicornis longipes ), subespécie que tinha como habitat Camarões na África ocidental, foi declarado extinto oficialmente. A notícia foi dada na atualização da Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), que cataloga e classifica as espécies em risco de extinção. De acordo com a organização, apesar dos esforços dos programas de conservação 25% das espécies de mamíferos correm risco de extinção.
As subespécies de rinoceronte branco na África Central ( Ceratotherium simum cottoni ) foi classificada como possivelmente extinta na natureza. O rinoceronte javanês ( Rhinoceros sondaicus ) também está quase desaparecendo, as subespécies Rhinoceros sondaicus annamiticus , rinoceronte javanês que habitava o Vietnã, está provavelmente extinta, desde que o último animal que se tinha conhecimento foi caçado no Vietnã, em 2010. A espécie de rinoceronte javanês só não foi declarada extinta, pois ainda existe uma pequena população em declínio desta espécie em Java. De acordo com a entidade, é possível que outra subespécie, o rinoceronte-branco-do norte, típico da África Central, também esteja extinta.

savetheanimalsincludeyou

Movimento tenta tirar Eunício da corrida ao Governo

                           
Um movimento articulado por setores do PT e PMDB tenta tirar o senador Eunício Oliveira da disputa ao Governo do Estado. O peemedebista, que pode se tornar dissidente da aliança com o PROS e o PT teve, nessa segunda-feira (03/02), o nome citado para assumir o Ministério da Integração Nacional.
A referência ao nome de Eunício Oliveira surgiu durante reunião de dirigentes nacionais do PMDB com a presidente Dilma Rousseff e marcou mais uma etapa de negociações da reforma ministerial. Um dos articuladores para uma possível saída honrosa do senador peemedebista da disputa à sucessão estadual é o deputado federal José Nobre Guimarães (PT). A missão de Guimarães é formar um palanque único no Ceará, unindo PMDB, PT e PROS.
Eunício tem mantido uma agenda de pré-candidato ao Governo do Estado e reafirmou em diferentes oportunidades que independente do apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes entraria na corrida ao Palácio Iracema. O ex-ministro e atual Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, já disse que o candidato a governador sairá dos quadros do PROS.
A declaração desagradou a aliados de Eunício que, ao invés de desanimar, colocou o pé na estrada e intensificou visitas aos municípios do Interior do Ceará. Senador na metade do mandato, Eunício não se manifestou sobre a referência ao seu nome para o Ministério da presidente Dilma Rousseff e, na semana passada, por meio da assessoria de imprensa, defendeu o cearense Francisco Teixeira na pasta da Integração Nacional. Quanto ao sonho de ser governador, Eunício o alimenta e se coloca como o candidato mais viável, em termos eleitorais, dentro do grupo liderado pelo Governador Cid Gomes.
A viabilidade eleitoral, como expõe o próprio Eunício Oliveira, está nas pesquisas de opinião pública que o colocam – entre os pré-candidatos da base governista, com a preferência dos eleitores para a sucessão de Cid Gomes. Os outros pré-candidatos são o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembléia Legislativa, José Albuquerque, e o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino – todos filiados ao PROS.
Em 2010, quando foi eleito senador, Eunício elegeu o projeto de se lançar, quatro anos mais tarde, ao Governo do Estado. Ao longo dos últimos três anos, fez é o dever de casa para quem alimenta sonhos na vida pública e política: manteve uma agenda intensa de visita aos municípios, desempenha bem o mandato no Senado, é assíduo nas reuniões de comissões técnicas e nas sessões plenárias e articula a liberação de recursos para o Governo do Estado e para os municípios.
Com essa estratégia, Eunício se consolidou como liderança e alternativa ao Governo Estadual. Agora, tirá-lo da sucessão estadual não é, para muitos, tarefa fácil. O peemedebista é considerado o nome mais forte para enfrentar o candidato do PROS à sucessão estadual e, ao invés de gerar prejuízos ao palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff no Ceará, acaba por fortalecê-lo como mais um cabo eleitoral. A mesma análise não vale para o esquema político dos irmãos Cid e Ciro Gomes que vêem a candidatura de Eunício Oliveira como estímulo a oposição e ameaça de um segundo turno nas eleições ao Governo do Estado. Um dos nomes da oposição é do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), que atrai PSB, PSDB e setores do PT, PV e PRB.
cearaagora

Leão de Aço apresenta o volante Corrêa

Corrêa estava atuando na Portuguesa, e disputou a Série A do Brasileiro no ano de 2013. Agora chega ao Fortaleza para qualificar o elenco na temporada. Reforço foi apresentado pelo diretor de futebol, Evangelista Torquato. (Fotos: Nodge Nogueira)

A noite desta segunda-feira (03), a diretoria do Fortaleza, representada pelo diretor de futebol, Evangelista Torquato, apresentou mais um reforço para a temporada de 2014. Trata-se do volante Corrêa, que veio da Portuguesa e disputou a Série A no ano passado. O jogador chegou ao clube na última sexta-feira, vem treinando fisicamente e foi apresentado na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho. 

Primeiramente Dr. Evangelista Torquato fez uma prévia de como foi o acerto com o jogador, que já teve passagens por grandes clubes Brasileiro, e tem vasta experiência no futebol. 

"Dentro da programação de tentar trazer três a quatro nomes de maior peso, nós chegamos até o Corrêa e estamos aqui apresentando o jogador. Não precisamos dizer muito sobre ele, a sua própria história fala por si só. O Corrêa vem de uma série A onde, no ano todo, jogou cerca de 50 jogos, e levou apenas um cartão amarelo. Vale ressaltar também que o atleta chegou aqui com apenas 7% de gordura, voltando de férias. Esse jogador contratou um preparador para, durante as ferias, ter cuidado com o corpo, isso e muito louvável, e quero deixar registrado. Nosso preparador físico disse, que o atleta está praticamente preparado. Agora é esperar o grande trabalho dele", destacou o diretor de futebol, Evangelista Torquato. 

O dirigente também falou sobre as negociações que trouxeram o jogador até o Fortaleza: "Parte da sua vinda pra cá foi em função dele conhecer o clube e a sua torcida. Ele vem pra cá com uma missão e esperamos que ela seja cumprida com êxito até o final do ano", concluiu. 

Corrêa 

O jogador começou a coletiva falando sobre a satisfação de vir jogar no clube de Maior Torcida do Estado. 

"É um prazer estar aqui, quem já jogou contra sabe da grandeza do Fortaleza. Pra mim é um prazer, e um desafio, eu sei que o Fortaleza não está onde merece, e tem um projeto muito interessante para a temporada. Eu chego para somar com expectativa de estar em campo em breve, e fazer o meu melhor pra dar alegria a esse time e essa torcida", ressaltou. 

O novo volante tricolor ressaltou, assim como o nosso diretor de futebol, que está praticamente preparado para estrear, porém, não determinou uma data de estreia com a camisa do Leão: "É difícil falar, venho trabalhando forte e espero estar o mais rápido possível à disposição". 

Corrêa também falou sobre a sua posição dentro de campo, e sobre o elenco do Fortaleza. 

"Minha função é segundo volante ajudando na marcação e saindo pro jogo, também já joguei muitas vezes na lateral. Acho que o futebol precisa de juventude mas precisa de experiência também. Nosso grupo é mesclado com jogadores da base e experientes, acho que o time está no caminho certo, com um bom treinador que é o Marcelo", disse. 

Quando perguntado em que posição prefere atuar dentro das quatro linhas, o jogador foi enfático: "Onde o professor optar me colocar vou dar tudo para ajudar o time e representar essa camisa da melhor forma, que eu sei da responsabilidade. Quero fazer meu melhor para conquistar os objetivos do Fortaleza". 

O jogador, de 33 anos, também falou sobre o que pesou na sua escolha em vir jogar pelo Tricolor de Aço. 

"Eu achei o projeto do clube interessante, e também escolhi vir para cá pela grandeza do clube e pela grandeza da torcida. Além do desafio também, jogar no Nordeste é uma novidade pra mim, e caso a gente conquiste os objetivos, isso pode repercutir muito para o jogador, todas essas coisas me fizeram escolher estar aqui", afirmou. 

O volante marcou um gol em 2013 enquanto atuava na Portuguesa, na vitória sobre o Vasco da Gama, por 2 a 0, e foi o assistente da equipe da lusa no campeonato Brasileiro, com cerca de sete a oito assistências. Apesar das boas atuações, o jogador concluiu a entrevista falando sobre sua humildade. 

"Humildade é a base de tudo, não adianta chegar e falar e dentro do campo não corresponder. O cara que está acostumado a jogar em clube grande está acostumado a pressão da torcida, to trabalhando, estou me esforçando, estou ciente dos objetivos do clube, e quero corresponder as expectativas dentro do campo e não fora", finalizou. 

Xuxa demite equipe, faz inventário e prepara mudança para os EUA

Xuxa se despede do "TV Xuxa" (Foto: Reprodução/Globo)
Xuxa Meneghel, 50, apresentadora e empresária, está fechando seu escritório pessoal e dispensando funcionários. Além disso, Xuxa está fazendo uma espécie de inventário de todo seu acervo  --de figurinos a fotografias, de troféus a jóias, de imóveis a carros.

O motivo de tudo isso é que, sem programa, ela decidiu mudar para os Estados Unidos, onde deverá ficar ao menos até meados de 2015.

Segundo esta coluna apurou, houve muito choro nos últimos dias, já que Xuxa teve de dispensar pessoas que trabalharam com ela durante anos. Apesar do corte de pessoal, a Fundação Xuxa, que cuida de crianças carentes, ficará intacta.

Boa parte da equipe que trabalhava em seu programa na Globo também foi demitida pela emissora. Poucos tiveram a sorte de ser alocados para outras produções.

Uma equipe enxuta cuidará dos negócios de Xuxa no Brasil enquanto ela estiver fora. Atualmente, entre outras coisas, Xuxa lançou uma franquia de casas para festas de criança; ela também tem negócios no ramo de CDs, DVDs, além de uma infinidade de produtos licenciados com sua marca.

Sobre o inventário, a eterna rainha dos baixinhos pode estar de olho no futuro --quem sabe num eventual museu Xuxa; além disso também pretende desocupar muito espaço (e, obviamente, gastos em manutenção).

UOL 

DO CEARÁ PARA O MUNDO GABI É SHOW!

A2
Gabi posa com a medalha de ouro que ganhou coma Seleção e a camisa amarela, autografada pelas amigas que fez durante a disputado Sul-Americano Sub-20, no Uruguai
BEATRIZ BLEY
Ex-jogadora do Caucaia, Gabi ‘Neymar’ conquista seu espaço na Seleção Brasileira e vai jogar com Marta e Cia
"Vim do Norte, vim de longe. De um lugar que já nem há. Vim dormindo pela estrada, Vim parar neste lugar. Meu cheiro é de cravo, minha cor de canela. A minha bandeira é verde e amarela". Gabriela veio do Nordeste, e tal qual os versos de Tom Jobim, a moça da pele cor de canela encantou lá no Sul.
E a camisa brasileira - verde e amarela - virou sua segunda pele. Gabi, a 'Neymar' do Caucaia, voltou da temporada com a Seleção Brasileira Sub-20 e já conquistou algo que o xará do Barcelona vai buscar em junho: ganhou a sexta estrela de sua categoria. E, de quebra, vai realizar o sonho de defender a Seleção Brasileira principal, ao lado de Formiga, Marta e cia.
Hexacampeã
A atleta esteve ontem na redação do Diário do Nordeste e concedeu entrevista à TV DN, que pode ser conferida, na íntegra, através do QR-Code abaixo.
Gabi relembrou a trajetória até conquistar o hexacampeonato do Sul-Americano Sub-20 pela Seleção, no Uruguai. A jovem, de apenas 19 anos, brilhou durante a disputa do torneio. Gabi marcou dois gols - um deles, uma pintura, contra a Colômbia - e conquistou o coração do treinador da Seleção. "Recebi a notícia (da convocação para a seleção principal) depois da final. Comecei a chorar, não acreditava. Agora que cheguei na Seleção, e já fui campeã da sub-20", enfatizou a volante.
Família
No peito, a medalha que ganhou, de campeã Sul-Americana. No corpo, a camisa amarela número 5, com o nome às costas, e repleta de autógrafos das amigas de Sub-20. "A Seleção é uma grande família", explicou, saudosa dos tempos que esteve no Uruguai com o grupo.
Agora de volta para casa, Gabi já traz muitas novidades. Uma delas, é que vestirá uma nova camisa na temporada. O contrato com o Caucaia chegou ao fim, e o novo desafio da cearense será no São José/ SP, que foi o campeão da Copa do Brasil feminino de 2013.

Confira vídeo da entrevista com Gabi


Realizando sonhos
Gabi conta que, quando criança, dizia para a mãe que um dia seria como a Marta, eleita melhor jogadora de futebol do mundo por cinco vezes. O que dizer, então, de ter a chance de jogar ao lado de quem sempre admirou? Com o sentimento à flor da pele, Gabi revela que não sabe se conseguirá conter a emoção ao ver Marta e Formiga, outra de suas inspirações, dividindo o mesmo espaço, na seleção principal. "Vai ser uma emoção muito grande jogar ao lado delas, que são atletas experientes. Acho que não vou acreditar quando chegar do lado delas, pois são jogadoras que admiro", disse, frisando que ficou temerosa quanto à concorrência com Formiga.
"Eu disse (ao técnico da Seleção, Adílson Santos ) 'nossa, eu vou ter que tomar a posição da Formiga?' e ele falou que eu podia ficar tranquila, pois eu vou jogar ao lado dela", revelou.
Despedida
A jovem afirma que sonha em ainda disputar o Mundial Sub-20 pela Seleção, como uma despedida da categoria. Até lá, terá que trabalhar para mostrar que o apelido e o brilho meteórico na carreira não são mera coincidência.
Gabi deixou um recado para quem acompanha sua carreira que, agora, decolou na velocidade do seu chute. "Quero mandar um beijo para todos os cearenses que torcem por mim. Para o Caucaia, para minhas fãs e amigos. Aqui é Brasil!", encerrou.
DN

Brasil Afora: time paulista cultiva sete melancias como talismãs para acesso

A alegria toma conta dos bastidores do União Barbarense. É nítida a felicidade de dirigentes, jogadores e membros da comissão técnica. Tamanha euforia não é por conta de algum título importante conquistado pelo Leão da Treze – mas é como se tivesse sido. São exatamente sete os motivos que fazem com que sorrisos brotem nas faces de cada um que convive no dia a dia do clube. Brotar. Esse é o verbo que traduz fielmente o que acontece pelos lados do Antônio Lins Guimarães, Estádio pertencente à equipe na disputa da Série A-2 do Paulista. 

Há alguns meses, uma vegetação rasteira se espalhou rapidamente ao lado do banco de reservas da equipe mandante, e dali algo incomum viria a nascer. Quando a primeira melancia surgiu no local, todos logo correram para ver de perto. A explicação é que os atletas costumam consumir pedaços da fruta sentados naquele local e descartavam as sementes no chão. 

mosaico Melancias União Barbarense (Foto: Editoria de arte)Frutas fazem parte da rotina de treinos do Leão da Treze no Estádio Antônio Lins Guimarães (Foto: Editoria de Arte)

– Estamos acostumados a comer melancia aqui do lado do banco. A gente come e joga o caroço bem ali, onde nasceu a rama. Antes tinha somente a planta, e não sabíamos qual fruta era. Quando surgiu a primeira melancia, o pessoal ficou feliz. Temos que ficar de olho nos 'fominhas' – brincou o lateral-direito Thyego.

Agora, as sete melancias viraram talismãs no União Barbarense. Das sete, uma já está quase no tamanho considerado ideal para a colheita e pesa sete quilos. Outras duas crescem bem rápido e, em aproximadamente duas semanas, também já irão atingir o tamanho para serem servidas como alimento. Mas no clube o pensamento não é esse.

É uma coisa divina. Nasceu aqui e aqui vai permanecer. Não pensamos em retirá-las. Vai com a gente na caminhada da Série A-2. Eu acredito sim que é um sinal de sorte"
Almir Dionísio, supervisor
– Isso é sinal de sorte, e a decisão é que vai permanecer lá mesmo para a Série A-2 durante os jogos, ninguém vai arrancar. Acredito que o árbitro não vai ver problema algum com isso – disse Marcos Maracanã, responsável pelo departamento de marketing do Leão da Treze.

Sorte ou não, a verdade é que o União Barbarense venceu em sua estreia como mandante na Série A-2. A equipe fez 2 a 0 sobre a Ferroviária, e o árbitro do jogo não fez pedido algum para que as frutas fossem retiradas do local. O dirigente, aliás, confirmou que os atletas também não querem que a vegetação seja arrancada, até mesmo por conta de poderem aproveitá-la de outra maneira. 

– Os jogadores pediram para a direção do clube não arrancar o pé da fruta. Eles querem aproveitar e comer. Claudio Britto e Acosta são os mais entusiasmados com o fato curioso. Todos os dias eles vão conferir como estão as frutas e ficam no aguardo para comê-las. Uma melancia está quase no ponto ideal, maior que as outras duas. Em breve eles vão atacá-las – completou Maracanã. 

O supervisor de futebol do clube, Almir Dionísio, é outro que defende a permanência das melancias do local, pelo menos até que o Leão da Treze retorne à elite estadual. Ano passado, o Barbarense caiu de divisão após terminar o Paulistão nas últimas quatro colocações.
BRASIL AFORA Melancia banco União Barbarense (Foto: Guto Marchiori)Com sete quilos, uma das melancias já está no ponto, mas ordem, por enquanto, é não consumir (Foto: Guto Marchiori)

– É uma coisa divina. Nasceu aqui e aqui vai permanecer. Não pensamos em retirá-las. Vai com a gente na caminhada da Série A-2. Eu acredito, sim, que é um sinal de sorte, se bem que sorte é conquistada com muito trabalho. Estamos trabalhando para chegar ao acesso. Por isso ninguém pense em levar ou cortar as melancias – disse o supervisor.

Jogadores, comissão técnica e dirigentes apontam que esse é um sinal de sorte e, por isso, cuidam muito bem das frutas. Thyego diz que molha as ramas diariamente, mantendo a terra sempre úmida. Mesmo assim, o lateral sabe que em um determinado momento será preciso deixar o carinho pela planta de lado. 

– As melancias viraram nosso xodó aqui no União. Muitos estão de olho nelas. Eu jogo água para que elas não sequem. Tem feito muito calor, e precisamos cuidar. Sei que uma hora não vai ter como, teremos que comê-las, mas é a natureza. Até lá, ninguém mexe. Vamos deixar que elas cresçam ainda mais – finalizou. 

BRASIL AFORA Melancia banco União Barbarense (Foto: Guto Marchiori)Nem todas as melancias já estão no tamanho ideal para o consumo no União Barbarense (Foto: Guto Marchiori)


Por Santa Bárbara D'Oeste, SP