15 de abril de 2015

Ligações de orelhões da Oi em 15 estados serão gratuitas a partir de hoje (15)

A partir desta quarta-feira (15), as ligações locais para telefones fixos realizadas nos orelhões da operadora Oi não poderão ser cobradas em 15 estados brasileiros. A medida é resultado do trabalho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no monitoramento dos patamares mínimos de disponibilidade dos telefones públicos da concessionária em sua área de atuação. As chamadas devem permanecer gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados, mediante aprovação da Anatel.
Na medição realizada no último dia 31 de março, a Oi não atingiu, de acordo com a Anatel, os patamares mínimos de disponibilidade nos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo).

Diario de Pernambuco

Conta de luz dos cearenses terá aumento médio de 11,6%

Image-0-Artigo-1834551-1
Para os consumidores residenciais, o aumento gerado pela revisão tarifária periódica será de 6,87%
FOTO: ALEX COSTA
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, em Brasília, a revisão tarifária periódica da Companhia Energética do Ceará (Coelce), estabelecendo o efeito médio do reajuste em 11,69%, sendo 22,74% para os consumidores de alta tensão, do qual faz parte o setor industrial, e 7,15% para os da rede de baixa tensão - para os consumidores residenciais, o valor é 6,87%. A revisão, contudo, foi aprovada em caráter provisório, uma vez que as metodologias do 4º ciclo de revisão tarifária da Agência ainda não estão definidas.
Os índices, que entram em vigor na próxima quarta-feira, serão homologados quando as metodologias forem aprovadas. Prováveis alterações nos cálculos decorrentes dessas mudanças serão consideradas no reajuste tarifário de 2016, segundo a Aneel. Das 63 concessionárias que passarão pelo processo de revisão tarifária neste ano, a Coelce é a única que vai aguardar a conclusão das novas regras do cálculo.
Os valores da revisão são menores do que as estimativas apresentadas no dia 31 de março, em Brasília, durante reunião com os representantes da Aneel, da Coelce e de conselhos de consumidores. De acordo com o cálculo anterior, o efeito médio seria de 13,81%, sendo 25,2% para os consumidores de alta tensão e 8,84% para aqueles ligados à rede de baixa tensão.
Jéssica Colaço
Repórter
Diário do Nordeste

Ligações de orelhões para fixos são gratuitas a partir de hoje no estado do Ceará.

orelhao
Decisão da Anatel visa punir a Oi por não cumprir meta de disponibilidade de telefones públicos
As ligações de telefone público para números fixos (de qualquer operadora) em todo o Ceará passam a ser gratuitas a partir de hoje, segundo determinou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em punição a Oi
A operadora responsável por atender o território cearense com telefones públicos não atingiu a meta estabelecida pela agência, que é de, pelo menos, 90% do Estado.
As chamadas devem permanecer sem custo algum até que "os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados". Estão previstas novas medições para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses. 
Punição com gratuidade
Caso a Oi não atinja os patamares exigidos pela Anatel nestas próximas medições, será obrigada a disponibilizar ligações gratuitas de orelhões para longa distância nacional, destinadas telefones fixos, a partir de 1° outubro de 2015; Ligações Locais para telefones móveis, a partir de 1° de abril de 2016 e ligações de Longa Distância Nacional, para telefones móveis (sem restrição de DDD, ou seja, para qualquer local do País) a partir de 1° de outubro de 2016.
Diário do Nordeste